sexta-feira, 29 de julho de 2011

30º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA e VII FÓRUM ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

30º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA e VII FÓRUM ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Florianópolis/SC, 07 e 08 de outubro de 2011

Tema do Painel: A Comunicação Científica e os Profissionais da Informação: a produção científica e educação continuada

Tema do Fórum: O profissional da Informação e a pesquisa em biblioteca escolar

PROMOÇÃO

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS – ACB



ORGANIZAÇÃO

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)
Grupo de Acadêmicos de Biblioteconomia (GAB)
Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC)



APOIO

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Sindicato de Bibliotecários de Santa Catarina (SINDBIBLIO/SC)
Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª. Região (CRB14/SC)

INFORMAÇÕES SOBRE A ENTIDADE

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).
CNPJ: 75.370.015/0001-40
Avenida Josué Di Bernardi, 239 – Ed. Jowi – Sala 302
88101-200 – Campinas – São José – Santa Catarina – Brasil
Tel.: 48 9933 5384 (Andreia) ou 9912 7220 (Daniela).
E-mail: secretaria@acbsc.org.br
Site http://www.acbsc.org.br

Convite reunião da Associação Riograndense de contadores de historias

Convidamos a todos Contadores de historias para que participem da reunião no próximo dia 05 de agosto , sexta-feira, a partir das 18h30 , na Sala Lili Inventa o Mundo da Biblioteca Lucilia Minssen, rua dos Andradas 736, 5ª andar da casa de Cultura Mario Quintana, para discutir e aprovar o Estatuto de criação da Associação Riograndense dos Contadores de historias e formação do Quadro Social da nova entidade.

Aproveitamos para enviar em anexo a ficha de associação para aqueles que ainda não se inscreveram.

Contamos com sua presença e apoio a fundação da ARCOHS – Associação Riograndense de Contadores de historias.

Marilia Sauer Diehl – Diretora da Biblioteca Lucilia Minssen.

Marô Barbieri- Escritora e Contadora de historias. Presidente da Ablumi.

Livia Petry – Coord. da Trupe de contadores de historias da UFRGS.

Celso Sisto – Coord. Grupo Fio da Palavra da PUC

quarta-feira, 27 de julho de 2011

VAGA PARA TECNICO EM BIBLIOTECONOMIA

Fundação Saint Pastous - Rua São Luís, 132
Horário: MANHÃ E NOITE (44hrs semanais) Segunda a sexta.
Salário compativel e demais benefícios
Interessados entrar em contato pelo e-mail suannyc@serdil.com.br

Atenciosamente
Suanny Coronel
Bibliotecária - CRB10/1884
Biblioteca Serdil
Fone: 3218-1219
R. São Luís, 96
Porto Alegre / RS
CEP90620-170

Programação Semanal BLM-CCMQ


Destaque da Semana
26 de julho – 20h30
13º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
Salão de Atos da Ufrgs
Obras: H. Villa-Lobos – Bachianas Brasileira nº. 8
F. Mignone – Concertino para Fagote
H. Villa-Lobos – Choros nº. 6
F. Mignone – Dança da Chico Rei e da Rainha Ginga
Regente: Roberto Duarte
Solista: Alexandre Silverio - fagote
Ingressos no local. R$20 (público em geral), R$10 (estudantes e maiores de
60 anos) e R$15 (sócios e acompanhantes do Clube do Assinante)
Casa de Cultura Mario Quintana
A partir de segunda-feira, 25 de julho
Permanente
- Passaredo – Instalação de pássaros da artista Zoé Degani na entrada da Casa
- Passarinhos de papel maché confeccionados em oficina decorando as partes internas
- Varal com bandeirinhas de poemas no Hall da ala Oeste
- Exposição sobre Mario Quintana - Hall da Biblioteca Erico Veríssimo
- Exposição bibliográfica O universo infantil e poético de MQ – Hall da Biblioteca Lucília
Minssen
- Oficinas da 1ª Semana de Arte Sapato Florido – Espaço de Arte Sapato Florido*
Atrações da Semana
25 de julho – 31 de julho
Segunda-feira, 25 de julho
12h30 às 13h30 – Quindim do Quintana: Diego Deodato (artista circense)
15h às 18h – Miniteatro móvel Marcos Ungaretti (música) – Travessa dos Cataventos
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
18h30 – I Festival de Esquetes de Humor da CCMQ – vários espaços
Terça-feira, 26 de julho
12h30 às 13h30 – Quindim do Quintana: Mágico Dudu Toledo
14h às 17h30 – Relembrando MQ: vídeos sobre MQ – Mezanino
15h às 18h – Miniteatro móvel Marcos Ungaretti – Travessa dos Cataventos
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
18h – Performance de dança com Thais Petzhold - Travessa dos Cataventos
19h – Orquestra Popular da UFRGS – Travessa dos Cataventos
19h – Inauguração do Espaço de Arte Sapato Florido com exposição da Oficina de Artes
Múltiplas dos alunos do Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE)
20h – O Reator – Teatro Bruno Kiefer
20h – Show de Paulinho Cardoso e Léo Ferrarini - Teatro Carlos Carvalho
Quarta-feira, 27 de julho
12h30 às 13h30 – Quindim do Quintana: PoeMáscara com o ator Walney Costa
15h – Lançamento CD e coquetel Vinícius Lummertz– Jardim Lutzenberger
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
19h30 – Mostra de Vídeo Independente – Sala A2B2
20h – Show Vinícius Lummertz – Teatro Carlos Carvalho
20h – Show lançamento CD Marco Aurélio Vasconcellos – Teatro Bruno Kiefer*
20h30 - Sarau de poemas de Bruna Lombardi e Lila Ripoll com Marcos Araujo - Mezanino
Quinta-feira, 28 de julho
12h30 às 13h30 – Quindim do Quintana: Kelvin Koubik (música)
14h às 16h – Oficina o imaginário mundo do menino Mario com Leonor Pereira– Biblioteca
Lucília Minssen*
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
19h - Mario Pirata convida Armindo Trevisan e Ricardo Silvestrin sobre a obra de MQ – C2
19h - Inauguração do Buraco do Cabaré – novo espaço de exposição da CCMQ no Mezanino
20h – Mostra Artística Cabaré do Verbo - Mezanino
Sexta-feira, 29 de julho
12h30 às 13h30 – Quindim do Quintana
15h – Performance do grupo DDI de teatro – Travessa dos Cataventos
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
16h30 – Performance de teatro e dança Man-chá - Travessa dos Cataventos
18h - Quindim do Quintana
19h – Sarau Mario Quintana Sempre – Sala Lili inventa o mundo
20h às 24h - Baile com DJs antigos e contemporâneos
Encontro dos amigos do Facebook no baile
Sábado, 30 de julho
12h – Torneio de Yu-gi-oh
15h – Apresentação de marionetes com Marcia Reichert – Travessa dos Cataventos e vários
espaços
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
16h – apresentação de Tango – vários espaços
16h – Opereta Pé de Pilão – Teatro Bruno Kiefer
16h - Teatrinho do Mario: trupe de palhaços – Teatro Carlos Carvalho
16h - Lançamento livro Contos subterrâneos e pocket show com Mauro Araujo – Biblioteca
Erico Verissimo
17h - Malabares com Circo Sul - Travessa dos Cataventos
18h - Intervenção Cigana com Clarice Nejar – Travessa dos Cataventos
18h30 – Desnudo: striper performático om Aline Karpinski - Passarela 4° andar
19h30 – Teatro e vídeo projeções com grupo Constantin – Sala de Literatura
19h – A culpa é minha – Teatro Bruno Kiefer
20h – Os primos - Teatro Carlos Carvalho
21h – O nexo do sexo - Teatro Bruno Kiefer
21h – Ensaio aberto Leve-nos para casa (teatro) – Sala Claudio Heemann
Domingo, 31 de julho
16h – Leitura 105 poemas de MQ com Michele Zgiet – vários espaços
16h – Opereta Pé de Pilão – Teatro Bruno Kiefer
16h - Espetáculo infantil Os bobos – Teatro Carlos Carvalho
17h - Performance do grupo Vai Teatro! – Travessa dos Cataventos
20h – Tem Quintana na Casa – Teatro Carlos Carvalho
20h - Encerramento com Orquestra Popular da UFRGS – Teatro Bruno Kiefer
*A maior parte da programação é GRATUITA:
As oficinas da 1ª Semana de Arte Sapato Florido custam R$ 100,00 (adultas) e R$ 40 (infantis)..
A oficina O imaginário mundo do menino Mario, com Leonor Pereira, custa R$ 7,00.
O show de Marco Aurélio Vaconcellos custa R$ 15,00.
Música
25 e 26 de julho – 15 às 18h
Mini-teatro Móvel de Marcos Ungaretti
Travessa dos Cataventos
GRATUITO
26 de julho – 19h
Travessa dos Cataventos
31 de julho – 20h
Teatro Bruno Kiefer
Orquestra Popular UFRGS
GRATUITO
26 de julho - 20h
Show de Paulinho Cardoso e Léo Ferrarini
Teatro Carlos Carvalho
GRATUITO
27 de julho
Show e lançamento de CD de Vinicius Lummertz
15h – Lançamento do CD e coquetel – Jardim Lutzenberger
20h – Show – Teatro Carlos Carvalho
GRATUITO
27 de julho - 20h
Show e lançamento de CD de Marco Aurélio Vasconcellos
Teatro Bruno Kiefer
R$ 15,00
30 e 31 de julho - 16h
Opereta Pé de Pilão
Teatro Bruno Kiefer
GRATUITO
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Exposições
26, 27, 28, 29 e 30 de julho – 9h às 18h
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
Entrada franca
Oficinas e Cursos
HISTÓRIA EM QUARINHOS (em andamento)
Com promoção da Associação de Amigos, o curso é realizado aos sábados (desde 1997), com
duração de cinco meses, com os seguintes temas: Character Design (criação de personagens
para HQ e animação), Argumento e Roteiro (HQ e outras mídias), Layout, Perspectiva
e Sombras, Figura Humana (com modelo-vivo), Materiais e Técnicas de finalização,
Letreiramento, com acompanhamento do professor Daniel HDR e instrutores. Esta primeira
turma (Nível 1) tem dois horários (das 10h às 12h ou das 13h às 15) com uma introdução
prática e objetiva das técnicas gráficas utilizadas na Produção das HQ (Cartum, Caricatura,
Desenho de Imprensa e Ilustração Publicitária, em diversos estilos e gêneros, escolhidos pelos
alunos). O desenhista Daniel HDR é autor de Histórias em Quadrinhos para editoras como
Marvel Comics, Avatar Press e Dark Horse/EUA, além de professor de arte-seqüencial e mangá
na Feevale, há mais de 15 anos no setor, com publicações no Brasil e no exterior.
OFICINA DE FANZINE (inscrições abertas)
Atividade gratuita voltada aos estudantes (da 7ª série do ensino fundamental até o último ano
do ensino médio), realizada após uma visita guiada à exposição História da Comunicação,
estimulando a livre expressão em relação aos temas abordados durante a visitação, com a
confecção de um fanzine.
CURSO A HISTÓRIA DO CINEMA: A ESCRITA DA LUZ. DO CINEMATÓGRAFO À ERA DIGITAL
(em andamento)
Ministrado por Fernando Telles de Paula, o curso acontece entre os dias 19 de maio e 15 de
dezembro, em encontros quinzenais, das 18h30min. às 21h30min, totalizando 40 horas/aula.
A atividade prevê a apresentação de um programa de estudos sobre a história do cinema e o
desenvolvimento da noção da linguagem cinematográfica como meio de expressão artística.
LINHAS EDITORIAIS DA NOTÍCIA: UMA BREVE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO
BRASIL E SEU IMPACTO SOCIAL. (inscrições abertas).
Oficina realizada em parceria com a UFRGS, através da disciplina de Educação Patrimonial,
ministrada pelos alunos do curso de História, direcionada aos estudantes (da 7ª série do
ensino fundamental até o último ano do ensino médio). Os horários disponíveis para
agendamento são nas terças, quintas e sextas, no turno da tarde; e nas quartas, pela manhã.
Os materiais necessários para a realização da atividade serão disponibilizados pela instituição e
pelos monitores da oficina. Entrada franca.
CICLO DE CINEMA
CINEMA E HISTÓRIA: PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS (em andamento).
Em parceria com o Centro Acadêmico de Estudantes de História (CHIST), da UFRGS, realizado
14 sessões (quinzenal), aos domingos, às 19 horas, entre os dias 19 de junho e 27 de
novembro. Apresentação de filmes seguidos de debates sobre questões contemporâneas, com
os alunos de graduação e pós-graduação, além de participações especiais. A entrada é franca e
as vagas são limitadas.
31 de julho: QUESTÃO DE GÊNERO (Brasil, 90 min.), de Rodrigo Najar, com comentários de
Carolina Rosa e Marina Reidel.
Memorial do Rio Grande do Sul
Exposições
26, 27, 28, 29 e 30 de julho – 10h às 18h
31 de julho – 13h às 17h
Exposição História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura.
Local: Salas do Tesouro.
26, 27, 28, 29 e 30 de julho – 10h às 18h
31 de julho – 13h às 17h
Exposição O Barão de Mauá.
Local: Sala Multiplos Usos, segundo andar do Memorial do RS.
25 de julho – 18h30min
Curso de extensão
O trabalhismo no Rio Grande do Sul: o pensamento de Alberto Pasqualini
Prof. Alexsandro Witkowski
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
26 de julho – 18h30min
Curso de Extensão
O Estado rio-grandense e os governos militares
Dr. Claudira do Socorro Cirino Cardoso - FAPA
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
27 de julho – 18h30min
Curso de Extensão
O cenário econômico no RS contemporâneo
Ms. Iván Gerardo Peyre Tartaruga - FEE
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
28 de julho – 18h30min
Curso de Extensão
Modernidade e tradição no cenário cultural rio-grandense
Ms. Cláudio de Sá Machado Júnior - FAPA
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
29 de julho – 18h30min
Curso de Extensão
Relações Internacionais no RS contemporâneo
Dr. Diego Pautasso - ESPM
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
30 de julho – 9h
Seminários e Debates: A questão negra em evidência.
Local: Auditório Oswaldo Goidanich
Theatro São Pedro
26, 27, 28, 29 e 30 de julho – 21h
31 de julho – 20h
O CIRCO DE BONECOS
Grupo Tholl (RS)
30 e 31 de julho – 15h
O CIRCO DE BONECOS
Grupo Tholl (RS)
De 13 a 31 de julho
WORKSHOPS E OFICINAS COM O GRUPO THOLL
Multipalco Theatro São Pedro
Cinemateca Paulo Amorim – Espaço Banrisul de Cinema
SALA PAULO AMORIM
26, 27, 28, 29, 30 e 31 de julho – 14h50 e 19h10
HOMENS E DEUSES
26, 27, 28, 29, 30 e 31 de julho – 17h
EM UM MUNDO MELHOR
SALA NORBERTO LUBISCO
26, 27, 28, 29, 30 e 31 de julho – 15 e 17h
A CASA
26, 27, 28, 29, 30 e 31 de julho – 19h
A MINHA VERSÃO DO AMOR
SALA EDUARDO HIRTZ
MOSTRA OS MELHORES DA ACCIRS 2010:
26 de julho
15h – VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
16h30min - A FITA BRANCA
19h - VINCERE
27 de julho
15h15min - VINCERE
17h30min - VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
19h - A FITA BRANCA
28 de julho
14h30min - A FITA BRANCA
17h - VINCERE
19h10min- VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
29 de julho
14h30min - A FITA BRANCA
17h - VINCERE
19h10min - VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
30 de julho
15h15min - VINCERE
17h30min - VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
19h - A FITA BRANCA
31 de julho
15h - VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
16h30min - A FITA BRANCA
19h – VINCERE
PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS E QUARTAS-FEIRAS: R$ 8,00
(R$ 4,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 10,00
(R$ 5,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
QUINTAS-FEIRAS (COM EXCEÇÃO DE FERIADOS): R$ 5,00 PARA TODOS, EM TODAS AS SESSÕES.
CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES (COM EXCEÇÃO DAS
QUINTAS, QUANDO A MEIA-ENTRADA É PARA TODOS)
ESTUDANTES DEVEM APRESENTAR CARTEIRA DE IDENTIDADE ESTUDANTIL OU
COMPROVANTES DE MATRÍCULA.
A MEIA-ENTRADA NÃO É VÁLIDA EM FESTIVAIS, MOSTRAS E PROJETOS QUE TENHAM
INGRESSO PROMOCIONAL .
IEAVi
25, 26, 27, 28 e 29 de julho
1ª Semana de Arte Sapato Florido – Integrada à programação da Semana do Poeta,
inauguram-se as atividades oficiais da Oficina de Arte e do Espaço de Arte Sapato Florido
Sala da Oficina de Arte Sapato Florido, 5º andar da CCMQ
25, 26, 27 e 28 de julho
Exposição Aqui, Ali e Acolá, de Nilton Santolin
Fotogaleria Viriglio Calegari – 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
25, 26, 27 e 28 de julho
Exposição Vagas Naus, de Nina Moraes e Carla Barth
Espaço Mauricio Rosemblatt, 3º andar da CCMQ
25, 26, 27 e 28 de julho
Exposição Empilháveis IV, do Atelier Plano B
Galeria Augusto Meyer, 3º andar da CCMQ
Teatro de Arena
25 e 27 de julho – 20h
Grupo Sarcáustico – Ensaio Aberto
Gratuito
28, 29, 30 e 31 de julho – 20h
Breves Entrevistas com Homens Hediondos
R$ 20 (50% de descontos legais)
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura
Organização: Isadora Orlandi
Coord. de Comunicação: Maria Emilia Portella
Asscom Sedac – 3288.7507

terça-feira, 26 de julho de 2011

6º Festival de Inverno


A programação de Literatura do 6º Festival de Inverno traz profissionais de importantes áreas do conhecimento como história, letras, jornalismo, psicologia, filosofia que estarão no Centro Municipal de Cultura para debater temas atuais e abrangentes.

O poeta Affonso Romano de Sant’Anna vem ao Teatro Renascença para falar de Amor na Poesia Brasileira. Já o comunicador e professor Tatata Pimentel falará de um tema pelo qual é apaixonado: Ópera, abordando a história e os protagonistas do gênero.

Ignácio Varchausky, que se apresenta à frente do Cuarteto La Bordona como uma das atrações da Música, um dia antes de seu show, na sexta-feira, fará uma palestra sobre Los Estilos Fundamentales del Tango, gênero ao qual o contrabaixista dedica-se não só como músico, mas também como pesquisador.

E a Legalidade, que em agosto completa 50 anos, estará presente na pauta do Festival através dos depoimentos de Paulo Markun, Duda Hamilton, Juremir Machado da Silva, Gunter Axt e Ricardo “Kadão” Chaves. Eles se revezarão na Sala Álvaro Moreyra lembrando os principais momentos daquele que foi um dos episódios mais importantes da história política brasileira.



Confira abaixo programação completa.


Promoção:

Ao se inscrever em três cursos, você poderá escolher GRATUITAMENTE outro curso (as palestras não estão incluídas nessa promoção). A inscrição gratuita deverá ser escolhida no ato da inscrição dos demais cursos.


Inscrições:
Na CLL (Erico Verissimo, 307 – subsolo da biblioteca), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Sábado, na bilheteria do Teatro Renascença, das 8h30 às 12h.

Informações:
3289 8072/8071
cll@smc.prefpoa.com.br

www.coordenacaodolivro.blogspot.com

www.portoalegre.rs.gov.br/festinverno







Programação completa:



O MUNDO ÁRABE CONTEMPORÂNEO
Analúcia Danilevicz Pereira e Paulo Visentini
25, 26, 27 e 28 de julho – segunda a quinta-feira
9h às 10h30

Teatro Renascença
R$ 20

OFICINA DE CONTO - ESGOTATO
Alcy Cheuiche
25, 26, 27, 28 e 29 de julho – segunda a sexta-feira
9h às 10h30

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20


O AMOR NA POESIA BRASILEIRA
Affonso Romano de Sant’Anna
26, 27 e 28 de julho – terça a quinta-feira
10h30 às 12h

Teatro Renascença
R$ 20


OFICINA DE CRÔNICA - ESGOTATO
Walter Galvani
25, 26, 27, 28 e 29 de julho – segunda a sexta-feira
10h30 à 12h

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20



Palestra 50 ANOS A MIL
Lobão
25 de julho – segunda-feira
15h

Teatro Renascença
R$ 5



SIMÕES LOPES NETO E A GAUCHESCA
Luís Augusto Fischer
25, 26, 27, 28 e 29 de julho – segunda a sexta-feira
14h às 15h30

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20

A ÓPERA EM QUATRO PARTES
Tatata Pimentel
25, 26,27 e 29 de julho – segunda a quarta e sexta-feira
15h30 às 17h

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20

BRASIL DE 1954 - 1964
Voltaire Schilling
26, 27 e 28 de julho – de terça a quinta-feira
17h às 18h30

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20



Palestra MÚSICA, POESIA E DINÂMICAS PARA COMPOSIÇÃO
Arnaldo Antunes
27 de julho – quarta-feira
15h

Teatro de Câmara Túlio Piva
R$ 5



Palestra Los Estilos Fundamentales Del Tango

Ignacio Varchausky

29 de julho

17h

Sala Álvaro Moreyra

R$ 5



FELICIDADE?
Marcia Tiburi
25, 26, 27 e 28 de julho – segunda a quinta-feira
18h30 às 20h

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20

50 ANOS DA LEGALIDADE
25 de julho: Paulo Markun e Duda Hamilton
26 de julho: Juremir Machado
27 de julho: Gunter Axt
28 de julho: Ricardo “Kadão” Chaves
20h às 21h30

Sala Álvaro Moreyra
R$ 20



CAIO F.: 15 ANOS DEPOIS
25 de julho – segunda-feira: Teatro e Jornalismo
Luciano Alabarse e Juarez Fonseca
26 de julho – terça-feira: Astrologia e Amizade
Amanda Costa e Déa Martins
19h às 21h
Teatro Renascença

Gratuito – com distribuição de senhas 1 hora antes.

FBN convida: Quarta às Quatro - De João do Rio a Drummond, a crônica da cidade - com Maitê Proença - 03/Agosto/2011 - 16h00

VAGA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

VAGA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Matérias/Disciplinas: Ação Cultural; Tecnologia da Informação; Serviço de Referência

EDITAL DISPONÍVEL EM:
http://www.sarh.furg.br/arquivos/editais/002766.pdf

Processo nº 23116.003537/2011-91
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI - Telefone: (53) 3293.5076 –ichi.administração@furg.br
Matérias/Disciplinas: Ação Cultural; Tecnologia da Informação; Serviço de Referência
Regime de trabalho: 40 horas semanais.
Titulação exigida: Bacharelado em Biblioteconomia
Tipo de prova: exame de títulos e didática.
Número de vagas: 1
Remuneração: R$ 2.130,33
Taxa de inscrição: R$ 60,00

CONVITE SARAU DOS AMIGOS

SARAU DOS AMIGOS E ENCERRAMENTO DA MOSTRA FOTOGRÁFICA


TRAGA OS SEUS AMIGOS E VENHA PARTICIPAR DO O SARAU DOS AMIGOS NO DIA 29 DE JULHO DE 2011, AS 19:30H NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL.





PROGRAMAÇÃO



Esquete Teatral com:

Cia. Afrocena

Manuela e Mirella

Apresentação Musical:

BANDA BRAGUILHAS ABERTAS de ESTRELA e seus AMIGOS

Apresentação de Poemas

Com amigos da leitura e da Biblioteca

Contação de Histórias:

Rosaria e Potira

VAGA ESTÁGIO

Local: Centro Tecnológico de Mecatrônica e Autotrônica - SENAI / Caxias do Sul

Setor: Núcleo de Informação Tecnológica (NIT)

Carga horária: 30 horas semanais

Bolsa auxílio: R$ 700,00

Auxílio alimentação: R$ 7,50 p/dia

Auxílio transporte: R$ 4,89 p/dia

Sistema utilizado: Pergamum



Atividades pertinentes à área de Biblioteconomia.



Interessados, enviar currículo para: christiane.santos@mecatronica.org.br ou nit@mecatronica.org.br

VAGA ESTÁGIO

Fundação Saint Pastous - Rua São Luís, 132

Horário: NOITE, das 17hrs às 22hrs.

Bolsa-auxílio e vale-transporte

Interessados entrar em contato pelo e-mail suannyc@serdil.com.br

Boletim da Biblioteca Nacional nº195: Internacionalização da literatura brasileira tem repercussão mundial

Internacionalização da literatura brasileira tem repercussão mundial

A imprensa estrangeira continua repercutindo positivamente os esforços brasileiros para ampliar a presença dos autores e da literatura do país no mercado editorial internacional. As notícias sobre o Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, anunciados pela Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) foram distribuídas, inicialmente, pelas agências EFE (espanhola) e Lusa (portuguesa) e pelo jornal português Público. Esta semana, o espanhol El País, um dos principais jornais do mundo, destinou um bom espaço para o tema (leia abaixo e na seção O Que Saiu na Mídia). A partir da próxima semana, o Itamaraty vai intensificar a divulgação dessa política em todas suas embaixadas e consulados.

El País: “Brasil dará ayudas para traducir su literatura”

O Brasil, que já é uma potencia econômica emergente, agora busca também o mesmo título no campo cultural, em especial na área da literatura. Esse é tom o tom dado pelo jornal espanhol El País, do Grupo Prisa, que publicou, no último dia 20/7, a notícia Brasil dará ayudas para traducir su literatura. Em artigo assinado pelo correspondente Juan Arias, o periódico, que é um dos mais influentes da Europa, destaca, ainda, a paixão da presidenta Dilma pelas artes em geral e, particularmente, pelos livros.


Veja: "Nunca houve ferramenta tão robusta..."

Ao classificá-lo como “ambicioso”, a revista Veja chamou a atenção de seus leitores para o fato do programa de bolsas de tradução e publicação de autores brasileiros lá fora da Fundação Biblioteca Nacional indicar orçamentos, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, até 2020. Numa análise assinada pelo colunista do TodoProsa, Sérgio Rodrigues, a iniciativa deverá ter forte impacto na Feira de Frankfurt em 2013, quando o Brasil será pela segunda vez o país homenageado. “O fato é que nunca houve uma ferramenta tão robusta de divulgação de nossa quase secreta literatura no exterior”, escreveu.
O edital do Programa, publicado no Diário Oficial da União de 08/07 pode ser lido em inglês e português no Portal da Biblioteca Nacional. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para translation@bn.br.


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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Notícias Cataventus!!!

*Estamos agendando contação de histórias nas escolas, instituições, asilos... para o segundo semestre.Deixe sua data confirmada! Também agendamos para uma roda de histórias na Usina do Gasômetro às quartas feiras. É só fazer contato por e-mail.

*Novos cursos de capacitação para contadores de histórias:
Módulo I:
Data: 23 e 30 de julho (dois sábados com certificado de 20h)
Hora: 9 às 18
Local: Barão de Itaqui Jd São Pedro (espaço Cataventus)
Investimento: $100,00
Informações (51) 3334 5155 (51) 9902 1716 ou cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Aspectos importantes da Hora do Conto
Perfil do contador de histórias
Expressão corporal
Amostragem e manuseio de recursos
Interação e improviso

Módulo II:
Data: 6 e 13 de agosto (dois sábados com certificado de 20 horas)
Hora: 9 às 18
Local: Barão de Itaqui Jd São Pedro (espaço Cataventus)
Investimento: $100,00
Informações: (51) 3334 5155 (51) 9902 1716 ou cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Confecção de recursos com material alternativo
Para este módulo o aluno precisa trazer restos de papel colorido (cartaz, gessado, color set etc), restos de lã, fitas e material para reciclar como tampinhas de garrafa coloridas, CDs, caixinhas (sabonete, perfume...). Traga tudo e juntamos aqui. Neste módulo trabalhamos com material coletivo.

*No mês de agosto teremos o projeto AgitAção, com diversas atividades (contação de histórias, oficinas variadas e a orquestra Vila Lobos para o encerramento) na Escola Ivo Corseuil.

*Forinho está chegando!!!
Junto com o Fórum Social Mundial (janeiro de 2012) teremos o Forinho Social e para isso aconteça estamos trabalhando muito. Já são muitos parceiros mas... estamos buscando voluntários, parceiros, oficineiros, diferentes atividades para que as crianças tenham certeza que “UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.
Junte-se à nós !!! Faça a diferença! Este evento vai acontecer na última semana de janeiro mas precisamos organizar com antecedência. A movimentação já começou dia 14 de março. Corra...busque seu espaço, seu grupo, sua escola, seu trabalho... podem estar no Fórum Social.

*Postos de coleta de notas e cupons fiscais.
A Cataventus participa da campanha “A nota é minha” do governo do estado e para isso precisamos de mais postos de coleta de notinhas e cupons fiscais. Faça parte desta campanha e faça a sua parte, juntando no seu grupo, seu trabalho, seu condomínio... informe-se conosco. Desde já agradecemos.

Erica Mylius - Presidente da Cataventus

Vaga de Estágio - Procuradoria-Geral do Estado

Horário: segunda a sexta-feira das 12h às 18h
Bolsa auxílio da FDRH: valor conforme o semestre

Atividades:
Base de Dados PHL
Pré-Catalogação e Indexação

Atendimento ao usuário

Organização do acervo

Interessados enviar currículo para o email: biblioteca@pge.rs.gov.br


Fone para contato: 32881656

terça-feira, 19 de julho de 2011

LIVRO E LEITURA EM PORTO ALEGRE - PESQUISA DE OPINIÃO

Prezados Bibliotecários,

Conforme já divulgamos o CRB-10 está participando da elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre. Já foram realizadas 8 oitivas nas regionais do Orçamento Participativo e 3 discussões temáticas.
Integra o diagnóstico, a avaliação da situação do livro e leitura em Porto Alegre, entre formadores de opinião. O objetivo final do PMLL é ampliar a inclusão social e diminuir a miséria na periferia de Porto Alegre, tendo a leitura como fator de transformação social.
Gostaríamos de saber sua opinião sobre estas questões. Sua contribuição e opinião são muito importantes para a melhoria das biblitotecas e dos serviços bibliotecários da nossa cidade.

Para mais informações acesso ao site www2.portoalegre.rs.gov.br/pmll/

1. Você conhece ações públicas e inovações que favoreçam a promoção da leitura em nossa cidade? Quais?



2. Como você avalia as políticas e ações públicas para o livro e a leitura na nossa cidade?



3. Quais são os principais problemas que afetam a promoção da leitura e a realização de ações e políticas públicas nesta área? E, em sua opinião, quais seriam as soluções para esses problemas?



4. Quais são as necessidades, desafios e perspectivas mais urgentes a serem levados em conta na elaboração de um Plano Municipal para o Livro e Leitura para Porto Alegre?



CRB-10
Gestão 2009-2011

Vaga de Estágio - Colégio La Salle São João

Horário: segunda a sexta-feira das 7h30min às 13h30min
Bolsa auxílio: R$ 460,00 + VT

Atividades:
Base de Dados Pergamum
Pré-Catalogação em MARC 21
Atendimento ao uúário

Interessados enviar currículo para o email: fabicfreitas@gmail.com

Divulgação blog UDESSM

Prezados colegas,


segue o link do novo Blog da Biblioteca Setorial de Silveira Martins da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).



http://bibliotecaudessm.blogspot.com/




Att.,
Biblioteca UDESSM.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Oficina de Formação de Contadores de Histórias

Oficina de Formação de Contadores de Histórias com a

Trupe de Contadores “Quem Conta um Conto”



Ministrantes: Lívia Petry , Kleber Valenti Schenk e Luciene Rivoire.
Período: de 02 a 26 de agosto, nas terças, quintas e sextas-feiras.
Horário: das 19h às 21h.
Carga horária: Curso com caráter teórico-prático, 24 (horas/aula) - 12 encontros de 2 horas.
Programa: Curso com destaque na performance e na improvisação, um momento poético que recupera o ato de contar histórias, tão antigo quanto a linguagem.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo – 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana.
Investimento : R$ 250,00. Com possibilidade de parcelamento.

Informações e inscrições pelo telefone: 51 3225.7089

Obras para doação

Divulgamos material que temos para doação. Será necessário que retirem aqui na Biblioteca da UniRitter.
Por favor, entrem em contato conosco pelo e-mail: bibpoa@uniritter.edu.br ou pelo telefone 3235.5117.

Obras para doação:


*** Lex coletânea de legislação e jurisprudência. Legislação federal e marginália: atualizada até 2009, aproximadamente
*** Grande enciclopédia portuguesa e brasileira.

Blog do Festival Estadual de Contadores de Histórias

Blog do Festival Estadual de Contadores de Histórias:

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Processos Seletivos - Bibliotecários - Nacional

SEBRAE Nacional - Brasília - DF
Inscrições: 07 a 17 de julho de 2011
Remuneração: R$ 7.088,39
Vagas: 01 (Experiência anterior exigida de 06 meses. Contrato temporário por 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período. O contrato poderá se tornar por tempo indeterminado, a qualquer tempo, havendo vaga, orçamento e interesse entre as partes.)
Taxa: R$ 100,00
Data prevista para a prova: 04/09/2011
Site: www.cespe.unb.br/concursos/sebrae012011/


Exército Brasileiro (Concurso Nacional)
Inscrições: 25 de julho a 15 de agosto de 2011
Remuneração: Aproximadamente R$ 5.000,00
Vagas: 02
Taxa: R$ 110,00
Data prevista para a prova: 11/09/2011
Site: www.esfcex.ensino.eb.br/esfcex/






A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Vaga para Bibliotecário - Santa Maria

Bibliotecário Auxiliar
(Biblioteca - IMC - Santa Maria)
CARGA HORÁRIA: 150h mês
HORÁRIO: 16:15 às 21:30, c/15min interv, seg a qui / 15:15 às 21:30, c/ 15min interv, sex / 8:00 às 12:00, sáb

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Representar as bibliotecas do IMC nos colegiados; apresentar à Direção e à Coordenação das bibliotecas as necessidades de investimentos; elaborar relatórios parciais e anuais das atividades; otimizar os processos técnicos e administrativos da biblioteca; orientar e acompanhar os colaboradores das bibliotecas na execução de tarefas, promovendo sua capacitação constante; manter atualizado o sistema de informação; disseminar informação para facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural e desenvolver ações educativas; gerir os bens móveis.


REQUISITOS MÍNIMOS:
- Ensino superior completo em Biblioteconomia
- Ter conhecimento e/ou experiência em planejamento e desenvolvimento de processos de uma biblioteca.
- Ter conhecimento em catalogação no formato MARC e classificação CDU.

PERFIL DESEJADO:
- Habilidade para liderança e gestão de equipes, pró-atividade, compromisso, responsabilidade, agilidade, organização e boa comunicação.

* Interessados devem encaminhar currículo para recrutamento@metodistadosul.edu.br informando no assunto vaga de interesse, ou entrar em contato com Marian ou Juliana, da Gestão de Pessoas, pelo fone (55) 3028 7012, para maiores informações


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Concusos para Bibliotecários no Rio Grande do Sul

Concursos abertos nas cidades de Bento Gonçalves e Encruzilhada do Sul

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/
http://www.encruzilhadadosul.rs.gov.br/concurso-andamento-encruzilhada.htm


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

IV Festival Estadual de Contadores de Histórias



Sarau Literário - Fabico



Vaga para Bibliotecário - Porto Alegre

Ooportunidade temporária para Bibliotecário (a) em nosso escritório.

Trata-se de um escritório de advocacia de pequeno porte que necessita de catalogar e organizar aproximadamente 1.500 livros. O contrato se findará após atingido o objetivo da organização. O pagamento será a combinar no dia da entrevista.

Aguardo contato/ currículos pelo e-mail: thais@medinaosorio.adv.br ou telefone 3312-1277 falar com Thais.



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Vaga de estágio - Porto Alegre

ESTÁGIO PARA BIBLIOTECONOMIA NO DMAE

01 vaga
Disponibilidade para 4h a 6h diárias

Vantagens:
- Bolsa-auxílio. Valor da hora: R$ 5,15 (graduação) / R$ 4,57 (técnico);
- Vale-transporte;
- Seguro de acidentes pessoais;
- Ambiente de trabalho agradável;
- Certificado ao final do estágio.

Atividades:

- Na base de dados Pergamum: Geração de relatórios e etiquetas ; Circulação de obras ; Cadastro de usuários ; Pesquisa.
- No apoio aos bibliotecários: elaboração de projetos ; desbastamento ; preparação de listas de doação ; verificação da atualização de normas técnicas e documentos externos da Gestão da qualidade ; pesquisa bibliográfica ; assessoramento e participação em reuniões (redação de atas de reunião).

Inscrições: Rua 24 de Outubro, n° 200/s.204- Moinhos de Vento - Porto Alegre – Seção de Seleção.

Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
FONE: 3289-9246 ou email lizianem@dmae.prefpoa.com.br


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vaga para estágio - Porto Alegre

Vaga para estágio de biblioteconomia na Biblioteca da EMATER/RS, preferencialmente, alunos a partir do quarto semestre.

O e-mail para contato é biblio@emater.tche.br

Endereço

Biblioteca da EMATER/RS
Rua Botafogo, 1051
Bairro Menino Deus
fone: 21254253

Interessados apresentar Currículo na Gerência de Recursos Humanos, 3° Andar, com Tatiana.

Horário: 8 às 12h
13h30min às 17h30min
de segunda a sexta-feira.


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

IMPORTANTE - Informação sobre Série

Colegas,

O Memorial do Legislativo é responsável pela guarda, conservação e organização da documentação produzida pela Assembleia Legislativa do Estado.

Começamos a organizar parte do acervo, já enviado ao Memorial, e entramos uma Série chamada "Série Documentos Parlamentares". Possuímos os números 1 (1961), 4 (1961) e 5 (1967) e procuramos as lacunas restantes (números 2 e 3).
Estamos contatando as organizações, bibliotecas e instituições através de nossos colegas para que olhem com carinho nos seus acervos para qualquer informação dos números 2 e 3 desta série.

Possibilidades de pontos de acesso:

- Série: documentos parlamentares
- ano: 1961
- publicador ou autor: Assembleia Legislativa do Estado do RS. Diretoria de Anais e Documentos Parlamentares
- assuntos possíveis do número 3: discursos parlamentares. título cidadão rio-grandense. sessão permanente. sessão solene.

Qualquer informação à respeito favor contatar com:

Débora Dornsbach Soares - Bibliotecária do Memorial (debora.soares@al.rs.gov.br)
tel: (51) 3210-1671

Regina Barnasque (maria.barnasque@al.rs.gov.br)
tel: (51) 3210-1673

segunda-feira, 11 de julho de 2011

** PESQUISA ** LINK CORRIGIDO

Solicitamos que os profissionais que ainda não responderam a pesquisa, o façam o mais breve possível.


Sua participação é importante !


Prezados colegas

Com o objetivo de conhecer nossa classe, solicitamos sua participação na pesquisa que segue.
Você pode clicar no link ou copiar e colar no seu navegador.

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFA1RTU5TjQ4bEllSVhMaHg5aEs2VGc6MQ#gid=0


Informamos que as identificações serão preservadas.

Agradecemos sua contribuição.


Diretoria do CRB 10

** PESQUISA **

Solicitamos que os profissionais que ainda não responderam a pesquisa, o façam o mais breve possível.

Sua participação é importante !


Prezados colegas

Com o objetivo de conhecer nossa classe, solicitamos sua participação na pesquisa que segue.
Você pode clicar no link ou copiar e colar no seu navegador.


https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform
hl=pt_BR&formkey=dFA1RTU5TjQ4bEllSVhMaHg5aEs2VGc6MQ#gid=0

Informamos que as identificações serão preservadas.

Agradecemos sua contribuição.


Diretoria do CRB 10

Vaga de estágio - Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) seleciona candidatos a 1 vaga de estágio de curso superior em Biblioteconomia, a partir do 1º semestre, turno tarde.:

Na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, Av. Carlos Gomes, 2120, Bairro Três Figueiras Bolsa mais vales transportes
Cadastro no site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/

Trazer currículo e indicações de referências de trabalho.

Contato: Carmem Hoonholtz bibliotecária mat.09072.7 CRB 10/473 - Chefe da Equipe de Bibliotecas - Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Democratização do Acesso a Bibliotecas Públicas e outros espaços de leitura

Diretoria de Cidadania Cultural
CONVITE



Convidamos a Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Elisa Machado, para fazer parte do debate público relativo a políticas culturais na área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas a realizar-se no dia 12 de julho, terça-feira próxima.
Nesta data serão realizadas discussões que abordarão “A Democratização do Acesso a Bibliotecas Públicas e outros espaços de leitura”, das 9 às 11h30min.
A Coordenadora destacará a temática considerando Plano Nacional, Plano Estadual e Planos Municipais acerca do Livro e Leitura, em nova Palestra, com enfoque específico nas ações realizadas em Porto Alegre, na mesma data durante a tarde, das 14 às 16h30min.


Contamos com sua participação!
Vagas limitadas e mediante inscrição através dos e-mails ou telefone abaixo!
Local: TEATRO BRUNO KIEFER DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA
Endereço abaixo – 6º andar




APOIADORES:
ONG Cirandar – Instituto C&A – Rede de Bibliotecas Comunitárias
Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB-10)
Associação Rio-Grandense de Bibliotecários
Instituto Estadual do Livro
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas
Ministério da Cultura – Representação Regional-Sul
Casa de Cultura Mario Quintana








Rua dos Andradas, 736/3º andar - CEP 90020-004 - Fone: 3225 1124
E-mail: coordenacao.sebp@via-rs.net; sebp@via-rs.net; sebprs@via-rs.net

Gramado, RS: Seminário em Ontologias

4º Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) 
International Workshop on Metamodels, Ontologies and Semantic Technologies
  • Data: 12 a 14 set. 2011
  • Local: Gramado, RS : Hotel Serra Azul

Em setembro, o Instituto de Informática e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação promovem o 4º Seminário de Pesquisa em Ontologias do Brasil (ONTOBRAS) e o International Workshop on Metamodels, Ontologies and Semantic Technologies. Os dois eventos ocorrem paralelamente, de 12 a 14 de setembro, em Gramado (RS). O 4º ONTOBRAS é um seminário de discussão científica sobre ontologias, modelos para representar informações que mantêm um significado para pessoas e podem, ao mesmo tempo, ser processados por computadores. Esse conceito é normalmente utilizado para que as consultas em buscadores da internet sejam processadas de acordo com o significado pretendido pelo usuário, dentre outras aplicações. Neste ano, a UFRGS é a responsável pela realização dos eventos, que são compostos por apresentações orais de artigos e de trabalhos em andamento, palestras e painéis de discussão. Também serão desenvolvidos três minicursos, ministrados por John Sowa, doutor em Ciência da Computação pela Vrije Universiteit Brussel e co-fundador da VivoMind Intelligence, Fred Fonseca, da Pennsylvania State University, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio. O evento será realizado no Hotel Serra Azul (Rua Garibaldi, 152, Gramado – RS), voltado a estudantes, profissionais e professores das áreas de Informática (Bancos de Dados, Sistemas de Informação e Engenharia do Conhecimento), Biblioteconomia, Comunicação, Filosofia, Letras e Linguística. Mais informações pelos e-mails eventos@inf.ufrgs.br e ontobras-most2011@inf.ufrgs.br ou pelo link relacionado. As inscrições podem ser realizadas no site abaixo.

Link relacionado:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Convite PMLL






Convidamos toda classe profissional para participar da elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre, em especial da oitiva de hoje as 19 horas no Centro Municipal de Cultura - Sala Álvaro Moreira e dos debates do dia 11 e 12 de julho.



OITIVA REGIONAL CENTRO
Centro
Data: 7 de julho - quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Sala Álvaro Moreyra
Endereço: Av. Erico Verissimo, 307



DEBATES EIXOS TEMÁTICOS
Eixo – Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores
Tema: Formação do leitor
Data: 11 de julho - segunda-feira
Horário: 8h30
Local: Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Campus Saúde - bairro Santana
Público participante: instituições formadoras, universidades, escolas técnicas, instituições sociais, professores e
demais interessados
Abertura do debate: Profª Eliane Moro, Profª Lizandra Estabel e Sonia Zanchetta



Eixo – Democratização de Acesso
Tema: Cidade Leitora
Data: 12 de julho – terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Teatro Bruno Kiefer
Endereço: rua dos Andradas, 736 – Centro – Casa de Cultura Mario Quintana
Público participante: bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, instituições sociais, educadores e demais
interessados
Abertura do debate: Elisa Machado – Coord..SNBP

quarta-feira, 6 de julho de 2011

"A Biblioteca que temos e a Biblioteca que queremos",



Técnicos em biblioteconomia avaliam acervo gótico em Linha Andréas







Técnicos em biblioteconomia avaliam acervo gótico em Linha Andréas

Durante a 23ª reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, realizada na última sexta-feira, 01, em Venâncio Aires, técnicos do Instituto Goethe e do Sistema Estadual de Bibliotecas visitaram Linha Andréas, interior do município, para conhecer o acervo gótico da localidade e o trabalho de recuperação da biblioteca local. Fundada em 1892, a biblioteca de Linha Andréas possui aproximadamente três mil títulos em seu acervo, a grande maioria em língua alemã gótica. A recuperação dos livros e a revitalização da biblioteca estão sendo lideradas pela Prefeitura de Venâncio Aires e Conselho Municipal de Cultura.
Durante a visita dos técnicos em biblioteconomia, o diretor da Biblioteca do Instituto Goethe, Ulrich Kaup, avaliou os livros como romances, na sua maioria policial. Ele ressaltou a importância de incentivar a proteção deste patrimônio e buscar sua restauração e instalação correta do acervo. Kaup sugeriu a criação de um “Museu do Livro” em Linha Andréias.
A secretária municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, informa que já prepara o protocolo para tombamento deste bem pertencente ao patrimônio histórico do município. Com apoio de empresas parceiras e do Conselho Municipal de Cultura, semanalmente a equipe do município visita a Sociedade de Leitura, Canto e Jovialidade para limpar, recuperar e revitalizar a biblioteca da comunidade. “A reestruturação da biblioteca inclui nova pintura do local, confecção de novos e adequados armários para os livros e colocação de forro de PVC. Essa é uma riqueza cultural de valor incalculável para o município. A comunidade manteve esse patrimônio durante gerações. Agora, também é nosso papel ajudarmos a preservar estas relíquias" ressalta a secretária.
O objetivo é reabrir o espaço para a comunidade no próximo dia 30 de julho, durante os festejos da 34ª Festa Municipal do Colono.

fonte - http://www.pmva.com.br/

Vaga de Estágio - Porto Alegre

Estágio para Técnico em Biblioteconomia
Requisito: 1º semestre
Carga Horária: 6 horas
Turno: manhã
Contrato: FDRH
Local: Escola de Saúde Pública/ Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde (ETSUS)
Rua Nelson Duarte Brochado, 9
Bairro Partenon
Porto Alegre RS
Telefone: 3901 1505

Enviar currículo para o e-mail: ceids@saude.rs.gov.br


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.





terça-feira, 5 de julho de 2011

Portaria Estadual sobre Colegiados Setoriais de Cultura RS

Divulgando portaria sobre os colegiados setoriais de cultura.




Porto Alegre, quarta-feira, 15 de junho de 2011 DIÁRIO OFICIAL 37
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS
Diretor Presidente: José Heitor de Souza Gularte
End: Avenida Borges de Medeiros, 521 - 6º andar
Porto Alegre/RS - 90020-023
SÚMULAS
Processo Administrativo nº 000047-21.59/09-7 .
3º Termo Aditivo a Contrato de Prestação de Serviços n.º 0134/2011.
Partes: FGTAS e Banrisul Serviços Ltda .
Objeto: prorroga o prazo de vigência do Contrato nº 0127/2009 de fornecimento de cartões magnéticos para Vale Alimentação e/ou Refeição para os servidores da FGTAS, por mais doze(12) meses.
Prazo: 01(um) ano a contar de 23.07.2011 até 22.07.2012.
Fundamento Legal: Pregão Eletrônico nº 0105/CELIC/2009, Lei Federal nº 8.666/93 e legislação pertinente.
José Heitor de Souza Gularte,
Diretor Presidente da FGTAS.
Codigo: 831581
Secretaria da Cultura
Secretaria da Cultura
Secretário de Estado da Cultura : ASSIS BRASIL
End: Av. Borges de Medeiros 1501 - 19° andar, 1501 - 9º e 10° andar
Porto Alegre/RS - 90110-150
DIVERSOS
Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS Lei 13.490/2010
Projeto Aprovado
Projeto / Produtor Cultural-CEPC / Valor Aprovado / Vigência Captação / Área Cultural
PEÇA RELAÇÃO - 2011 / DANIELA STEFFEN-3800 / R$ 47.670,00 / 01/12/2011 / ARTES CÊNICAS
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DENISE VIANA PEREIRA
Diretora de Economia da Cultura
Codigo: 831606
Secretaria de Estado da Cultura
Secretária de Estado da Cultura: Assis Brasil
End: Avenida Borges de Medeiros, 1501 - 19º Andar
Porto Alegre/RS - 90110-150
PORTARIAS
PORTARIA N° 32 DE 03 DE JUNHO DE 2011.
Dispõe sobre os Colegiados Setoriais de Cultura e dá outras providências.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA , no uso das atribuições que lhe confere o artigo 90,
inciso III, da Constituição do Estado, e do artigo 32 da Lei nº 13.601, de 1º de janeiro de 2011,
R E S O L V E:
Art. 1° - Ficam instituídos, no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura, os Colegiados Setoriais,
órgãos de assessoramento imediato do(a) Secretário(a) de Estado da Cultura, tendo por finalidade analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas de cultura.
Parágrafo único. Os Colegiados Setoriais promoverão a capilaridade, a transparência, a participação e a publicização de seus debates relacionados aos temas abordados.
Art. 2° - Compete aos Colegiados Setoriais:
I - debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios para a Secretaria de Estado da Cultura para a defi nição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais;
II - apresentar as diretrizes dos setores representados para a Secretaria de Estado da Cultura;
III - promover o diálogo entre Poder Público, sociedade civil e agentes culturais, com vistas a ampliar o acesso a bens e serviços culturais, a fortalecer a economia da cultura e a circulação de idéias, de produtos e de serviços, assegurada a plena manifestação da diversidade das expressões culturais;
IV - propor e acompanhar estudos que permitam a identifi cação e diagnósticos das cadeias produtivas e criativas nos respectivos setores culturais;
V - promover pactos setoriais que dinamizem as cadeias produtivas e criativas, e os arranjos produtivos regionais;
VI - incentivar a criação de redes sociais que subsidiem a formulação, a implantação e a continuidade de políticas públicas nos respectivos setores;
VII - estimular a integração de iniciativas sócio-culturais de agentes públicos e privados de modo a otimizar a aplicação de recursos para o desenvolvimento das políticas culturais;
VIII - estimular a cooperação entre os entes públicos para a formulação, realização, acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área da cultura, em especial as atinentes ao setor;
IX - subsidiar a Secretaria de Estado da Cultura na elaboração, na avaliação das diretrizes e no acompanhamento do Plano Estadual de Cultura;
X - propor parâmetros para a elaboração de editais públicos e de políticas de fomento ao setor afim e para a avaliação da execução dos diversos mecanismos de incentivo cultural;
XI - incentivar a valorização das atividades e modalidades de exercício profi ssional vinculadas à cultura, além da formação de profi ssionais da área;
XII - incentivar a promoção de atividades de pesquisa;
XIII - incentivar a fruição da cultura; e
XIV - debater e emitir parecer sobre consulta que lhe for encaminhada pela Secretaria de Estado da Cultura.
Art. 3º - Os Colegiados Setoriais serão compostos por representantes titulares e suplentes do Poder Público e da sociedade civil, nomeados pelo(a) Secretário(a) de Estado da Cultura, conforme os segmentos e a forma de escolha indicados a seguir:
I - cinco representantes do Poder Público, escolhidos dentre técnicos e especialistas indicados pela Secretaria de Estado da Cultura; e
II - dez representantes da sociedade civil organizada.
§ 1º As indicações e escolhas dos representantes citados nos incisos I e II deste artigo observarão, quando couber, normas publicadas pela Secretaria de Estado da Cultura.
§ 2º A representação da sociedade civil deverá, sempre que possível, observar as nove regiões funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento - Coredes e os segmentos artísticos e culturais definidos nos Regimentos Internos dos respectivos Colegiados Setoriais.
§ 3º Para dirimir eventuais conflitos de interesses, o Secretário de Estado da Cultura poderá indicar, além de seus representantes, até três membros de reconhecida atuação nos setores atinentes.
§ 4º O mandato dos representantes da sociedade civil será de dois anos, improrrogável, a contar da data da posse, sendo permitida uma única recondução.
Art. 4º - Compete ao(à) Coordenador(a) de seu respectivo Colegiado Setorial:
I - convocar e coordenar as reuniões do Plenário do Colegiado, cabendo-lhe somente o voto de
qualidade;
II - preparar as pautas das reuniões ordinárias e extraordinárias.
III - ordenar o uso da palavra;
IV - submeter à votação as matérias a serem decididas pelo Plenário, intervindo na ordem dos trabalhos ou suspendendo-os, sempre que necessário;
V - assinar atas aprovadas nas reuniões;
VI - conduzir os trabalhos na primeira reunião ordinária de Câmaras Temáticas até a eleição do
seu(sua) Coordenador(a);
VII - convocar as reuniões das Câmaras Temáticas em conjunto com seu(sua) Coordenador(a);
VIII - submeter à apreciação do(a) Secretário(a) de Estado da Cultura o relatório anual do respectivo Colegiado Setorial; e
IX - zelar pelo cumprimento das disposições desta Portaria, adotando as providências que se fizerem necessárias.
Art. 5º - À Secretaria Executiva de cada Colegiado Setorial compete:
I - planejar, organizar e coordenar as atividades técnicas e administrativas do respectivo Colegiado Setorial;
II - organizar e manter, na Secretaria de Estado da Cultura, o arquivo de documentação relativo às atividades de todas as instâncias do Colegiado;
III - acompanhar o calendário e a agenda das reuniões das instâncias dos Colegiados Setoriais;
IV - promover a divulgação e garantir a transparência dos atos do Colegiado;
V - cumprir e fazer cumprir as atribuições constantes desta Portaria e os encargos que lhe forem
atribuídos;
VI - responder pela comunicação interna e externa do Colegiado; e
VII - executar as atribuições correlatas determinadas pelo(a) Coordenador(a).
Art. 6º - Aos membros dos Colegiados compete:
I - comparecer às reuniões para as quais forem convocados;
II - participar das atividades do Colegiado, com direito a voz e voto;
III - debater e deliberar sobre as matérias em discussão;
IV - requerer informações, providências e esclarecimentos junto ao(à) Coordenador(a);
V - participar das Câmaras Temáticas para as quais for indicado(a), com direito a voz e voto;
VI - coordenar, quando eleito(a), os trabalhos das Câmaras Temáticas;
VII - pedir vista de matéria, na forma do Regimento Interno;
VIII - apresentar relatórios e pareceres, nos prazos fi xados;
IX - propor temas e assuntos para a deliberação e ação do Plenário sob forma de propostas de recomendação e moção;
X - propor questões de ordem nas reuniões plenárias;
XI - solicitar a verifi cação de quorum; e
XII - observar em suas manifestações as regras básicas da convivência e do decoro.
Parágrafo único. O exercício do direito a voz e voto é privativo dos membros titulares ou, na sua
ausência, dos respectivos suplentes, não sendo permitido seu exercício por representantes, mesmo que qualificados.
Art. 7º - Os Colegiados Setoriais promoverão 2 (duas) reuniões ordinárias ao ano, podendo realizar reuniões extraordinárias sempre que necessário, mediante convocação prévia, em conformidade com o seu Regimento Interno.
§ 1° A pauta das reuniões dos Colegiados Setoriais será defi nida pelo(a) Coordenador(a), podendo ser ampliada por iniciativa do Plenário.
§ 2º O(A) Secretário(a) de Estado da Cultura poderá convocar extraordinariamente qualquer dos Colegiados Setoriais.
§ 3º Nas hipóteses de impedimento permanente ou ausência não justifi cada em 2 (duas) reuniões, consecutivas ou intercaladas, deverá ser indicado novo(a) representante.
Art. 8º - As reuniões dos Colegiados Setoriais serão públicas e instaladas com a presença da maioria simples de seus membros.
§ 1º. Fica assegurada a participação, a critério do Colegiado Setorial, de pessoas não membros sempre que se fi zer necessário para efetuar relatos ou dirimir dúvidas sobre qualquer pauta, tendo direito a voz, mas não a voto.
§ 2º. Além das reuniões presenciais, serão utilizados recursos tecnológicos como meio de intensifi car os debates, especialmente videoconferências, fóruns de discussão na internet e mecanismos públicos de consulta não presenciais, a serem viabilizados pela Secretaria de Estado da Cultura.
Art. 9º - As decisões dos Colegiados Setoriais serão tomadas por maioria simples de votos, à exceção das situações que exijam quorum qualifi cado, de acordo com seu Regimento Interno.
§ 1º. As atividades e decisões tomadas nas reuniões serão registradas em ata própria e tornadas
públicas através da Internet.
§ 2º. Todos os documentos, relatórios e atas de reuniões - presenciais ou remotas - produzidos pelos Colegiados Setoriais deverão ser postos à disposição em sítio eletrônico, remetidos aos membros do colegiado e arquivados na Secretaria de Estado da Cultura.
Art. 10 - Poderão ser criadas, no âmbito dos Colegiados Setoriais, Câmaras Temáticas com o objetivo de realizar estudos, debates, bem como fornecer subsídios para a tomada de decisão sobre temas específicos, transversais ou emergenciais, relacionados à área cultural, submetendo-as ao Plenário.
Art. 11 - Além das reuniões ordinárias dos Colegiados Setoriais, serão realizadas, em forma de plenária, reuniões semestrais do Gabinete do Secretário da Cultura com todos os membros dos Colegiados Setoriais.
Art. 12 - Serão realizadas assembléias temáticas com o objetivo de criação dos Colegiados Setoriais, nas quais serão elaborados e aprovados os Regimentos Internos dos respectivos Colegiados.
Parágrafo único. Os Regimentos Internos deverão ser homologados por ato do Secretário de Estado da Cultura.
Art. 13 - A participação nos Colegiados Setoriais será considerada relevante serviço prestado à sociedade e não será remunerada.
Art. 14 - Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação da presente Portaria serão solucionados pelo(a) Secretário(a) da Cultura.
Art. 15 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se
Porto Alegre, 03 de junho de 2011.
Assis Brasil
Secretário de Estado da Cultura
Codigo: 831888

Plano Municipal de Livro e Leitura



Vaga para Bibliotecário - Canoas

Vaga para Bibliotecário

Instituição Centro Universitário La Salle, localizada em Canoas, RS seleciona:

Bibliotecário Referência
40h semanais
Turno tarde/Noite
Atividades: atendimento ao público e gestão de equipe.

Interessados enviar currículo para: charline.santos@unilasalle.edu.br


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vaga de estágio - Porto Alegre

Vaga de Estágio em Biblioteca Escolar/Faculdade

Candidatos dos cursos de Biblioteconomia (2º - 3º semestre) e Técnico em Biblioteconomia
Horário das 17h às 22h (2ª a 6ª) e sábados das 8h às 12h
Bolsa: R$500,00+VT

Interessados enviar currículo até 15/07 para: caroline.bergter@bomjesus.br

CRB-10 Amplia sede

Boa tarde colegas,


O CRB-10 comprou em junho uma sala, ao lado das instalações atuais, que permitirá uma melhoria na organização interna e garantia de espaço para futuras ampliações.
Esta aquisição é o resultado da participação da classe bibliotecária e das administrações anteriores que souberam gerir de forma responsável, sempre deixando um saldo positivo. O fortalecimento da classe passa por instituições representativas saudáveis e atuantes, a participação de todos fará com que consigamos outras vitórias.

Atenciosamente,


Nelson Oliveira da Silva - CRB 10/854
Presidente CRB 10 - Gestão 2009/2011

SITE DO PLANO MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA DE PORTO ALEGRE

SITE DO PLANO MUNICPAL DO LIVRO E LEITURA DE PORTO ALEGRE


O CRB-10 faz parte do Grupo de Trabalho que está elaborando o Plano Muncipal do Livro e Leitura de Porto Alegre. As ações e programação são divulgadas através do site:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pmll/default.php?p_secao=26

Nas próximas duas semanas haverá intensa programação para debater a democratrização do acesso à leitura, mediação da leitura, economia do livro e valorização institucional da leitura, além de oitivas em todas as regionais do orçamento participativo.

A classe bibliotecária está convidada a dar sua contribuição nestes debates, para que possamos contribuir na construção de uma cidade onde os cidadãos tenham acesso a bibliotecas, livro e leitura e aos serviços bibliotecários.

CRB-10

Notícias - 23ª Reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

Prefeito de Venãncio Aires




Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 1º, em Venâncio Aires, a 23ª reunião do Fórum Gaúcho Pela Melhoria das Bibliotecas Escolares. O evento, que tem como tema “Mais Livro, Mais Leitura – Plano Municipal do Livro e Leitura”, aconteceu no Plenário Vicente Schuck da Câmara Municipal de Vereadores. A organização é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, Instituto Goethe, Câmara do Livro, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Administração Municipal de Venâncio Aires, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.

Presente na abertura do evento, o prefeito Airton Artus destacou a importância da leitura, que segundo ele deve ser estimulada desde cedo e de muitas formas. “Esse encontro deve servir de estímulo para a melhoria de nossas bibliotecas, e assim fomentar a leitura, pois os livros são uma forma de aprendizado, mas também cultura, sabedoria e diversão”, destacou Airton. Representando a Administração Municipal na abertura do evento, também estiveram presentes o vice-prefeito Giovane Wickert, a secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, a secretária-adjunta da Educação, Rosane Jungbluth, a Presidente do Conselho Municipal da Cultura, Cloé de Azambuja e a bibliotecária municipal, Rosária Costa.
Após apresentação artística do Grupo Afro-Cena, iniciaram-se os debates. O primeiro painel teve como tema “Boas práticas em bibliotecas escolares e públicas” com o professor João Batista Gomes, representante da Secretaria de Educação, a jornalista Jaqueline Carissimi do jornal Folha do Mate e a bibliotecária Rosária Costa. O segundo painel, sob o tema “Plano Municipal do Livro e Leitura” foi abordado pela professora e doutora da Fabico, Iara Conceição Neves e pela vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchiona. No final da tarde, foi realizada uma visita à biblioteca de Linha Andréas, que passa por processo de revitalização. Durante a manhã, a Biblioteca Pública Municipal e a Escola do Chimarrão já haviam sido visitadas.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Concurso para Bibliotecário - Toledo, PR

Concurso para bibliotecário na Prefeitura Municipal de Toledo/PR. As inscrições vão até dia 5 de julho.

http://www.toledo.pr.gov.br/?q=portal/recursos-humanos/concursos-e-testes-seletivos





A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10