quinta-feira, 30 de junho de 2011

30° PAINEL DE BIBLIOTECONOMIA DE SANTA CATARINA

Caríssimos colegas,

Diante da realização do 30º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, que acontecerá na cidade de Florianópolis/SC, nos dias 07 e 08 de outubro de 2011, cuja entidade organizadora é a Associação Catarinense de Bibliotecários, apoiadora pelo CRB14/SC, SindBiblio/SC, Grupo de Acadêmicos de Biblioteconomia (GAB) da UFSC/UDESC e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC), viemos convidar a todos e solicitar apoio na divulgação do evento entre os profissionais bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia de sua região.

As submissões para envio e apresentações de trabalhos no evento já estão abertas.

Maiores informações sobre o evento no site http://paineldebiblioteconomia2011.wordpress.com/ ou na ACB (http://www.acbsc.org.br).

Solicitamos gentilmente que os reencaminhem às suas listas de contatos e aos profissionais da sua região, visando juntos promovermos um grande encontro de nossos profissionais e estudantes da área.

Cordialmente,

Andrea Sousa da Silva Daniela F. A. Oliveira Spudeit Osias do Rosário
Coordenadora Painel Vice-Coordenadora Painel Presidente ACB

*****PESQUISA*****

Prezados colegas

Com o objetivo de conhecer nossa classe, solicitamos sua participação na pesquisa que segue.
Você pode clicar no link ou copiar e colar no seu navegador.

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFA1RTU5TjQ4bEllSVhMaHg5aEs2VGc6MQ#gid=0

Informamos que as identificações serão preservadas.
Agradecemos sua contribuição.

Diretoria do CRB 10

terça-feira, 28 de junho de 2011

Transporte para Fórum em Venâncio Aires

Para participar da 23ª Reunião do Fórum Gaúcho pela melhoria das Bibliotecas Escolares em Venancio Aires, o CRB-10 estará disponiblizando uma VAN para transporte. A saída será, 01 de julho, às 8h da sede do CRB e chegada a POA às 18h. O custo , inicialmente, será de R$ 50,00 por pessoa. Solicitamos aos interessados enviar seu nome completo e RG para o e-mail fiscaletica@terra.com.br, até amanhã, a fim de organizarmos o traslado para o evento.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Livros doados já passam de dois mil exemplares - Nova Petrópolis

Livros doados já passam de dois mil exemplares


A solidariedade das pessoas com as perdas da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis tem impressionado a direção do espaço. Em pouco mais de uma semana de campanha já chegaram a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários, que tem centralizado o recebimento das doações, mais de 2.000 obras, provenientes das mais diferentes cidades. Aqueles que ainda desejam fazer sua doação podem fazê-la diretamente na corporação dos Bombeiros Voluntários ou agendar aretirada com a Secretaria da Municipal de Educação, Cultura e Desporto pelo telefone (54) 3281-8442, com Paula ou Vera. A direção da biblioteca lembra aos leitores que possuem livros emprestados em casa que a devolução pode ser feita na Secretaria da Educação, em horário de expediente da Prefeitura Municipal.

Fonte: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/

Susana Carrasco
Bibliotecária
CRB10/1326

V Leitura Comentada aborda as Tradições Gaúchas - Nova Petrópolis

V Literatura Comentada aborda as tradições gaúchas
CTG Pousada da Serra fará parte do evento



Na próxima terça-feira, 28, a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hosftätter da Silva dará continuidade às atividades destinadas aos seus leitores. A quinta edição da Literatura Comentada, transferida devido ao incêndio ocorrido no prédio da Biblioteca, será realizada no Centro de Convivências da Terceira Idade, junto ao Parque Aldeia do Imigrante. Nesta edição, a temática abordará as tradições gaúchas, com presença de integrantes do CTG Pousada da Serra. Após a apresentação, o espaço será aberto para perguntas e participação do público. O evento iniciará às 19h e seguirá até às 20h30min.

Fonte: www.novapetropolis.rs.gov.br

Susana Carrasco
Bibliotecária
CRB10/1326

Artigo sobre Open access

Artigo sobre Open access de Hélio Kuramoto no JC

Veja em : http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78118

Vaga de Estágio

Vaga de Estágio
A biblioteca do Colégio La Salle São João está contratando estagiário.

Horário: segunda a sexta-feira das 7h30min às 13h30min
Bolsa auxílio: R$ 460,00 + VT

Atividades
Base de dados Pergamum
Pré-catalogação em MARC 21
Atendimento ao usuário

Interessados enviar currículo para o email fabiana.freitas@lasalle.edu.br

Blog do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS

Diviulgação do blog do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS: http://sebprs.blogspot.com

O Blog ainda está em fase de agregar conteúdos. Quem tiver interessem em comentar e dar suas sugestões ou enviar um email para sebprs@gmail.com.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mais informações sobre a Vaga da FACOS/OSÓRIO

A FACOS/Osório solicita que sejam divulgadas as informações abaixo sobre a vaga para Biblioteário(a) na referida Faculdade.

Vaga para bibliotecária (o) na Faculdade Cenecista de Osório - FACOS. Entro em contato para informar que embora tenhamos a preferência pelos horário de tarde e noite poderemos avaliar a possibilidade de ser manhã e tarde. Os currículos deverão ser enviados para o endereço selecao@facos.edu.br (indicando a vaga pretendida) aos cuidados de Elenice.


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

4° Festival Estadual de Contadores de Histórias

4º FESTIVAL ESTADUAL DE CONTADORES DE HISTORIAS


O Festival Estadual de Contadores de Histórias em sua 4ª edição é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Lucilia Minssen em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, instituições da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Objetivos: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.


Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas diferentes cidades, escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

Período:

O Festival acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2011, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Haverá atividades paralelas como: Oficinas, programação especial para as crianças; Encontro dos Contadores de historias; exposição e venda de livros da(s) editora(s) apoiadoras do evento.


DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS


As inscrições serão gratuitas, estão abertas a qualquer contador do Brasil e acontecerão de 10 de junho a 10 de agosto.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar endereço de blog) e 02 (duas) fotos (podem ser scaneadas e enviadas por e-mail).

As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.

Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.

Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.


DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.

Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).

A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 22 e 26 de agosto e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, camiseta dos patrocinadores do evento e poderão assistir as apresentações dos colegas.



DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.
Haverá agendamento para grupos de escolas, inscrições para oficinas e venda de ingressos avulsos a partir do mês de agosto na Biblioteca Lucília Minssen.


DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dias 06 e 07 de outubro
Manhã e tarde: 8 rodadas de historias
Após apresentação as crianças terão atividades recreativas na Brinquedoteca.

Atividades paralelas: 06,07,08 de outubro
Oficinas de técnicas de contação de historias.



INFORMAÇÕES;
Biblioteca Lucilia Minssen
Rua dos Andradas, 736 / 5º andar Porto Alegre — RS CEP 90020-004
Fone: (51) 32257089
E-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
Visite o blog: http://festivaldecontadoresdehistorias.blogspot.com


Biblioteca Pública do RS - Cursos Braille-2011



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Vaga para Bibliotecário na FACOS/Osório

Venho por via deste solicitar a divulgação da necessidade de preenchimento de vaga para bibliotecária (o) na Faculdade Cenecista de Osório - FACOS/Osório. A jornada de trabalho é de 44 horas nos turnos tarde e noite.
Sem mais.
Att.

Elenice Gonçalves Cunha
Doutora em Administração
Professora da Faculdade Cenecista de Osório - Facos
Coord. do Setor de Gestão de Pessoas da Facos

Fone: 3663-1763
Ramal: 258


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Doação de Revistas da área jurídica

Boa tarde.
Trabalho na Biblioteca de um Escritório Jurídico, localizado na cidade de Porto Alegre.
Temos algumas revistas da área jurídica, as quais estão duplicadas, e gostaríamos de poder encaminhar este material para uma Biblioteca onde eles seriam melhor aproveitados.

Em anexo segue a relação dos itens que foram separados para este fim.

Aguardo retorno.

Att,

Cíntia Amanda Cardoso
Porto Alegre(51) 3027-8724
São Paulo(11) 2307-0855
arquivo@silveiro.com.br







Revista dos Tribunais:
Volume 531 – Janeiro de 1980 Volume 533 – Março de 1980
Volume 535 – Maio de 1980 Volume 536 – Junho de 1980
Volume 537 – Julho de 1980 Volume 538 – Agosto de 1980
Volume 539 – Setembro de 1980 Volume 541 – Novembro de 1980 Volume 542 – Dezembro de 1980

Volume 543 – Janeiro de 1981 Volume 544 – Fevereiro de 1981
Volume 545 – Março de 1981 Volume 546 – Abril de 1981 Volume 547 – Maio de 1981 Volume 548 – Junho de 1981 Volume 549 – Julho de 1981 Volume 550 – Agosto de 1981 Volume 551 – Setembro de 1981 Volume 552 – Outubro de 1981 Volume 553 – Novembro de 1981 Volume 554 – Dezembro de 1981

Volume 555 – Janeiro de 1982 Volume 556 –Fevereiro de 1982
Volume 557 – Março de 1982 Volume 558 – Abril de 1982
Volume 559 – Maio de 1982 Volume 560 – Junho de 1982
Volume 561 – Julho de 1982 Volume 562 – Agosto de 1982
Volume 563 – Setembro de 1982 Volume 564 – Outubro de 1982
Volume 565 – Novembro de 1982 Volume 566 – Dezembro de 1982

Volume 591 – Janeiro de 1985 Volume 592 – Fevereiro de 1985
Volume 594 – Abril de 1985 Volume 595 – Maio de 1985 Volume 596 – Junho de 1985 Volume 598 – Agosto de 1985 Volume 599 – Setembro de 1985 Volume 600 –Outubro de 1985 Volume 601 – Novembro de 1985 Volume 602 – Dezembro de 1985

Volume 603 – Janeiro de 1986 Volume 604 – Fevereiro de 1986
Volume 605 – Março de 1986 Volume 606 – Abril de 1986
Volume 607 – Maio de 1986 Volume 608 – Junho de 1986
Volume 609 – Julho de 1986 Volume 610 – Agosto de 1986
Volume 611 – Setembro de 1986 Volume 612 – Outubro de 1986
Volume 613 – Novembro de 1986 Volume 614 – Dezembro de 1986

Volume 615 – Janeiro de 1987 ( 2 ) Volume 616 – Fevereiro de 1987
Volume 617 – Março de 1987 ( 2 ) Volume 618 – Abril de 1987 ( 2 )
Volume 619 – Maio de 1987 ( 2 ) Volume 620 – Junho de 1987 ( 2 )
Volume 621 – Julho de 1987 ( 2 ) Volume 622 – Agosto de 1987 ( 2 )
Volume 623 – Setembro de 1987 ( 2 ) Volume 624 – Outubro de 1987 ( 2 )
Volume 625 – Novembro de 1987 (2 ) Volume 626 – Dezembro de 1987 (2)

Volume 627 – Janeiro de 1988 Volume 628 – Fevereiro de 1988
Volume 629 – Março de 1988 Volume 630 – Abril de 1988
Volume 631 – Maio de 1988 Volume 632 – Junho de 1988
Volume 633 – Julho de 1988 Volume 634 – Agosto de 1988
Volume 635 – Setembro de 1988 Volume 636 – Outubro de 1988
Volume 637 – Novembro de 1988 Volume 638 – Dezembro de 1988

Volume 639 – Janeiro de 1989 Volume 640 – Fevereiro de 1989
Volume 641 – Março de 1989 Volume 642 – Abril de 1989
Volume 643 - Maio de 1989 Volume 644 – Junho de 1989
Volume 645 – Julho de 1989 Volume 646 – Agosto de 1989
Volume 647 – Setembro de 1989 Volume 648 – Outubro de 1989
Volume 649 – Novembro de 1989 Volume 650 – Dezembro de 1989

Volume 651 – Janeiro de 1990 Volume 652 – Fevereiro de 1990
Volume 653 – Março de 1990 Volume 654 – Abril de 1990
Volume 655 – Maio de 1990 Volume 656 – Junho de 1990
Volume 657 – Julho de 1990 Volume 658 – Agosto de 1990
Volume 659 – Setembro de 1990 Volume 661 – Novembro de 1990

Índice Geral 579 à 614 Vol. I – 1984 à 1986
Índice Geral 615 à 638 – 1987 à 1988

 Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:
Volume 104 – Jan. e Fev. de 1987
Volume 105 – Mar. e Abr. de 1987
Volume 106 – Maio e Jun. de 1987
Volume 107 – Jul. e Ago. de 1987
Volume 108 – Set. e Out. de 1987
Volume 109 – Nov. e Dez. de 1987 + Índice Geral de 1987

Volume 110 – Jan. e Fev. de 1988
Volume 111 – Mar. e Abr. de 1988
Volume 112 - Maio e Jun. de 1988
Volume 113 – Jul. e Ago. de 1988
Volume 114 – Set. e Out. de 1988
Volume 115 – Nov. e Dez. de 1988 + Índice Geral de 1988

Volume 116 – Jan. e Fev. de 1989
Volume 117 – Mar. e Abr. de 1989
Volume 118 - Maio e Jun. de 1989
Volume 119 – Jul. e Ago. de 1989
Volume 120 – Set. e Out. de 1989
Volume 121 – Nov. e Dez. de 1989 + Índice Geral de 1989

Volume 122 – Jan. e Fev. de 1990
Volume 123 – Mar. e Abr. de 1990
Volume 124 – Maio e Jun. de 1990
Volume 125 – Jul. e Ago. de 1990
Volume 126 – Set. e Out. de 1990
Volume 127 – Nov. e Dez. de 1990 + Índice Geral

Volume 128 – Jan. e Fev. de 1991
Volume 129 – Mar. e Abr. de 1991
Volume 130 – Maio e Jun. de 1991
Volume 131 – Jul. e Ago. de 1991
Volume 132 – Set.e Out. de 1991
Volume 133 – Nov. e Dez. de 1991 + Índice Geral





 LEX – Jurisprudência dos Tribunais de Alçada de São Paulo:
Volume 101 – Jan. e Fev. de 1987
Volume 102 – Mar. e Abr. de 1987
Volume 103 – Maio e Jun. de 1987
Volume 104 – Jul. e Ago. de 1987
Volume 105 – Set. e Out. de 1987
Volume 106 – Nov. e Dez. de 1987
Índice Geral 101/106 – 1987

Volume 107 – Jan. e Fev. de 1988
Volume 108 – Mar. e Abr. de 1988
Volume 109 – Maio e Jun. de 1988
Volume 110 -
Volume 111 – Set. e Out. de 1988
Volume 112 – Nov. e Dez. de 1988
Índice Geral 107/112 - 1988

Volume 113 – Jan. e Fev. de 1989
Volume 114 – Mar. e Abr. de 1989
Volume 115 – Maio e Jun. de 1989
Volume 116 – Jul. e Ago. de 1989
Volume 117 – Set. e Out. de 1989
Volume 118 – Nov. e Dez. de 1989

Volume 119 – Jan. e Fev. de 1990
Volume 120 – Mar. e Abr. de 1990
Volume 121 – Maio e Jun. de 1990
Volume 122 – Jul. e Ago. de 1990
Volume 123 – Set. e Out. de 1990
Volume 124 – Nov. e Dez. de 1990
Índice Geral 119/124 – 1990

Volume 125 – Jan. e Fev. de 1991
Volume 126 – Mar. e Abr. de 1991
Volume 127 – Maio e Jun. de 1991
Volume 128 – Jul. e Ago. de 1991
Volume 129 – Set. e Out. de 1991
Volume 130 – Nov. e Dez. de 1991
Índice Geral 125/130 – 1991

 Revista do Superior Tribunal de Justiça
N. 31 – Março de 1993 – Ano 4
Brasília - DF

 LEX – Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:
Volume 01 – Janeiro de 1979
Volume 02 – Fevereiro de 1979
Volume 03 – Março de 1979
Volume 04 – Abril de 1979
Volume 05 – Maio de 1979
Volume 06 – Junho de 1979
Volume 07 – Julho de 1979
Volume 09 – Setembro de 1979
Volume 10 – Outubro de 1979
Volume 11 – Novembro de 1979
Volume 12 – Dezembro de 1979
Índice Geral 1/12

Volume 13 – Janeiro de 1980
Volume 15 – Março de 1980
Volume 16 – Abril 1980
Volume 18 – Junho de 1980
Volume 19 – Julho de 1980
Volume 20 – Agosto de 1980
Volume 21 – Setembro de 1980
Volume 22 – Outubro de 1980
Volume 23 – Novembro de 1980
Volume 24 – Dezembro de 1980
Índice Geral 13/24

Volume 25 – Janeiro de 1981
Volume 26 – Fevereiro de 1981
Volume 27 – Março de 1981
Volume 28 – Abril de 1981
Volume 29 – Maio de 1981
Volume 32 – Agosto de 1981
Volume 33 – Setembro de 1981
Volume 34 – Outubro de 1981
Volume 35 – Novembro de 1981
Volume 36 – Dezembro de 1981
Índice Geral 25/36

Volume 37 - Janeiro de 1982
Volume 39 – Março de 1982
Volume 40 – Abril de 1982
Volume 41 – Maio de 1982
Volume 42 – Junho de 1982
Volume 44 – Agosto de 1982
Volume 45 – Setembro de 1982
Volume 46 – Outubro de 1982
Volume 47 – Novembro de 1982
Volume 48 – Dezembro de 1982
Índice Geral 34/48 + Regimento Interno

Volume 61 - Janeiro de 1984
Volume 62 – Fevereiro de 1984
Volume 63 – Março de 1984
Volume 64 – Abril de 1984
Volume 65 – Maio de 1984
Volume 66 – Junho de 1984
Volume 67 – Julho de 1984
Volume 68 – Agosto de 1984
Volume 70 – Outubro de 1984
Volume 71 – Novembro de 1984
Volume 72 – Dezembro de 1984
Índice Geral 61/72


 LEX – Legislação Federal e Marginália
Janeiro à Março de 1977
Abril à Junho de 1977
Julho à Setembro de 1977
Outubro à Dezembro de 1977
Índice de Consolidação 1964 à 1977

 LEX – Legislação do Estado do Rio Grande do Sul:
Índice de Consolidação - 1964 à 1977

 LEX – Legislação do Estado do Rio Grande do Sul + Prefeitura de Porto Alegre: 1977

 Revista Forense
Índice Geral – Vol. 1 à 132 ( 1904 à 1950 ) ( 2 exemplares )

Curso de Gestão Documental

CURSO DE GESTÃO DOCUMENTAL
Acesse também: http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=77
Objetivo
a)Capacitar os participantes quanto aos procedimentos ligados a gestão documental;
b)Capacitar os participantes para a produção e utilização de planos de classificação e tabelas de temporalidades de documentos.

Público alvo
Arquivistas, Bibliotecários, estudantes de Arquivologia e biblioteconomia, e demais profissionais interessados em gestão documental.

Metodologia
Aulas Teóricas Dialogadas.

Conteúdo Programático

Gestão documental:
Histórico
Conceito
Objetivos
Fases

Classificação de documentos:
Conceito
Métodos
Plano de Classificação

Avaliação de documentos
Conceito
Valor dos documentos
Comissão de Avaliação de Documentos
Legislação
Instrumentos: Tabela de temporalidade, lista de eliminação, listas de transferência e recolhimento


Instrutora
Flavia Helena Conrado - Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Possui graduação em Arquivologia pela mesma Universidade. Atualmente, é professora substituta do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e exerce atividades de arquivista, desde 2006, na mesma Universidade.

Carga Horária
16 h/aulas

Custo
Profissional: R$290,00
Estudante (Curso Técnico e Graduação): R$260,00

Formas de pagamento
À vista até dia 05/07: 10% de desconto

Parcelamentos:
Pagamentos efetuados até 25/06 3 x (entrada + 2 vezes)
Pagamentos efetuados até 08/07 2 x (entrada + 1 vez)
Após 11/07: 1 vez

Aceitamos nota de empenho
REserve já sua vaga!

Data: 22 e 23 de julho de 2011
Horário: 9 h às 18 h com uma hora de intervalo para almoço
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Serviços:

Coffee Break

Apostila

Certificado de participação

INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br

::PRÉ-INSCRIÇÃO - Importante: informe o título do curso::


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.



Curso de Atualização de CDU

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CDU - 2. edição

Objetivo
Atualizar os profissionais Bibliotecários quanto ao uso da edição Padrão Internacional da CDU em Língua Portuguesa, editada pelo IBICT.

Público alvo
Profissionais que desejam se atualizar ou revisar o conteúdo da edição Padrão da CDU em Língua Portuguesa.

Requisitos
Formação em Biblioteconomia.

Conteúdo Programático


CDU - Padrão Internacional em Língua Portuguesa e suas atualizações;

Tabelas Sistemáticas – utilização de classes específicas. Expansão das tabelas. Apresentação da Classe 004. Exemplos e exercícios práticos;

Tabelas Auxiliares – alterações significativas. Exemplos e exercícios práticos.


Metodologia
⇒Aulas teórico-prática

Instrutora
Magali Aquino
Bibliotecária formada pela Universidade Federal de Rio Grande. Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Rio Grande e mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Trabalha atualmente com as disciplinas de Sistemas de Classificação; Indexação; Fundamentos da Representação Temática e Bibliotecas Escolares na Universidade Federal de Rio Grande.


Materiais
Apostila e material didático.
OBS: O aluno deverá trazer a edição Padrão Internacional da CDU em Língua Portuguesa, 2ª edição.

Carga Horária
16 horas

Custo
R$375,00

Formas de pagamento:
10% de desconto para pagamento à vista até 5/07/2011

Parcelamentos:
entrada mais 2 vezes para pagamento até 05/07/2011
a partir de 06/07/2001 entrada mais 1 vez

Aceitamos Nota de Empenho
Faça já sua reserva, vagas limitadas!!!

Data: 5 e 6 de agosto de 2011
Horário: 9 h às 18 h com 1 para intervalo para almoço
Local de realização: INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Serviços
Coffee Break
Certificado de participação

INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Segunda-feira: Das 14 h às 18 h.
De terça a sexta-feira: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br

::PRÉ-INSCRIÇÃO - Importante: informe o título do curso::


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.




terça-feira, 14 de junho de 2011

Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais com Suporte em Papel

CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS COM SUPORTE EM PAPEL - Matrículas a partir de 05 de julho.

PRIMEIRO SEMESTRE - NÍVEL 1
Conservação-restauração de documentos - 8 aulas (32 h/a)
História do papel, o que é marca d’água, dicas úteis para preservação de livros e documentos em papéis, fatores de degradação do papel, pragas mais freqüentes, medição de ph e controle de acidez do papel, reconhecimento de pigmentos e de papéis das obras apresentadas por alunos, tratamento químico do papel, principais papéis empregados na restauração de documentos, porque conservar/restaurar, procedimentos do restauro, manchas mais freqüentes e soluções, reestruturação do documento, código de ética do conservador-restaurador, embalagem para armazenamentos de documentos. Higienização de acervo documental.

Conservação-restauração de Jornais - 2 aulas (8 h/a)
Identificação dos fatores de degradação dos jornais, reestruturação, velatura e laminação de jornais degradados, alcalinização e planificação de jornais, pastas para armazenamento.

Paleografia - 2 aulas (8 h/a)
História da paleografia e história da escrita. Normas técnicas para transcrição paleográfica e edição de documentos manuscritos, aulas práticas de transcrição paleográfica com reconhecimentos da linguagem de época e sua conotação/denotação. (Com a Professora Vanessa Gomes de Campos)

Conservação-restauração de livros - 20 aulas (80 h/a)
História da encadernação, fatores de degradação do livro, principais papéis empregados na restauração de livros, reconhecimento das partes do livro, pequenos reparos, solução de problemas de acervo bibliográfico como capas soltas, lombadas danificadas, cantos de livros amassados ou rotos, perdas de revestimentos de lombadas e pastas, costuras danificadas, folhas soltas e código de ética do conservador-restaurador. Higienização de livros e bibliotecas.

SEGUNDO SEMESTRE - NÍVEL 2
Conservação-restauração de documentos - 3 aulas (12 h/a)
Procedimento na restauração de documentos - Velatura de documentos rompidos e "quebra-cabeças". Laminação de documentos. Isolamento de pigmentos. Tratamento químico de documento fungado.

Conservação-restauração de livros - 27 aulas (108 h/a)
Desmonte de livros, tratamento químico do papel (alcalinização por imersão), procedimentos do restauro das folhas, costuras próprias a encadernação original, salvamento de capas internamente, marmorização de espelho e guardas, pintura de tecido para reencadernação com marmorização, embalagem para armazenamentos do livro.

TERCEIRO SEMESTRE - NÍVEL 3
Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a)
Lombadas e cantos em tecido aparente, costuras próprias a encadernação de época, guardas costuradas (encadernação Sec. XIX), cabeceados bordados em tecido, colocação de marcadores, falsos nervos de lombada, reforço de cantos internos das capas, fechamento de livros.

QUARTO SEMESTRE - NÍVEL 4
Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a)
Encadernação plena e meia em capa de couro, tipos de couros empregados na restauração, tratamento de couro deteriorado e roto, costura estilo de época, marmorização de cortes, lombadas com nervos reais e falsos nervos.

QUINTO SEMESTRE - NÍVEL 5
Conservação-restauração de livros - 30 aulas (120 h/a)
Encadernação plena em pergaminho, aplicabilidade do pergaminho, costura quatrocentista de uno nervo e duo nervo, confecção de cabeceado simple e duplo em algodão e seda no corpo do livro, encadernação meia capa em couro com falsos nervos, aplicação de papéis marmorizados na encadernação de luxo.

Início das aulas: 22 de agosto de 2011.

TODOS OS NÍVEIS

Horários e locais dos cursos:
Turma I - Terças e quintas-feiras - das 09:00h às 12:00h
Turma II - Terças e quintas-feiras - das 14:00h às 17:00h
Turma III - Sextas-feiras - das 09:30h às 12:00h e
das 13:00h às 16:30h
Local: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Rua 7 de Setembro, 1020, 2º Andar, Sala 20,
Antigo Prédio dos Correios - Centro - Porto Alegre - RS

Turma IV - Segundas e quartas-feiras - das 19:00h às 22:00h
Local: Oficina de Restauro Livro e Arte
Rua Marco Polo, 505, Cj. 508, Cristo Redentor - Porto Alegre -RS

VAGAS LIMITADAS A 8 ALUNOS POR TURMA

VALOR DO PRIMERIO SEMESTRE:
R$ 1.050,00 = PARCELADO EM 5 X IGUAIS DE R$ 210,00 (parcelado no cheque).

Mais informações 51-99466206 com Sílvia.






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68° Aniversário de Biblioteca Pública Fernandes Bastos - Osório



Prezados Colaboradores:

Em julho comemoramos 68º Aniversário da Biblioteca Pública Fernandes Bastos. Para tanto organizamos diversas atividades onde vocês são nossos convidados especiais. A participação é livre, mas implica em inscrições prévias pelo telefone 51 3663 74 40 ou e-mail: pmobiblioteca@hotmail.com


Esta programação encontra-se disponivel no blog da Biblioteca ( http://pmobiblioteca.wordpress.com/ ) e pedimos a gentiliza para que seja amplamente divulgada.

Obrigada,

Rosane Hammel
Bibliotecária CRB!10/1007









Seleção na Universidade de Passo Fundo para Bibliotecário

A Universidade de Passo Fundo seleciona profissional para atuar na Biblioteca Central:

Bibliotecário
Requisitos Mínimos:

- Superior completo em Biblioteconomia, com registro no CRB;
- Domínio da linguagem MARC (bibliográfico e autoridade);
- Conhecimentos em CDU;
- Domínio de informática e de ferramentas de busca e estratégias de recuperação;
- Noções básicas de línguas estrangeiras;
- Boa expressão oral e escrita com facilidade para expressar ao grande público;
- Disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais.


Oferecemos:

- Convênio de assistência médica e hospitalar;
- Plano de aposentadoria complementar PREV/FUPF;
- Demais benefícios.

Interessados deverão enviar currículo, com pretensão salarial, para o Setor de Seleção - Campus Universitário - Bairro São José, Caixa postal 611 - Passo Fundo CEP: 99001-970 ou pelo e-mail:
selecaorh@upf.br , até dia 15/06/2011. Informações pelo fone (54) 3316-8139


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Vaga para Bibliotecário - São Paulo

Vaga para Bibliotecário

USP - Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto
Inscrições: 06 a 17 de junho de 2011
Remuneração: R$ 5.691,08
Vagas: 01
Taxa: R$ 86,00
Data prevista para a prova: Não divulgada
Site: www.sistemas.usp.br/marteweb



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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sarau dos namorados - Biblioteca Pública Venâncio Aires

SARAU DOS NAMORADOS


Vamos celebrar o AMOR num Sarau Romântico sob a luz do abajur.
O Sarau acontecerá no dia 17 de junho de 2011, às 19:30 horas na Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires.
Apresentações:
Teatro: Cia. Teatral Afrocena
Histórias e poemas: Rosaria Costa e Potira Heinen
Música:
Deni Lad i- músico e educador social
Saul Zart e sua sempre Namorada Marlete
TRAGA A SUA NAMORADA E NO SARAU FAÇA PARA ELA UMA HOMENAGEM: CANTE OU TOQUE UMA MÚSICA, REPRESENTE, CONTE HISTÓRIA, LEIA UMA POESIA OU SIMPLESMENTE DIGA QUE A AMA.
TRAGA O SEU NAMORADO E NO SARAU FAÇA PARA ELE UMA HOMENAGEM: CANTE OU TOQUE UMA MÚSICA, REPRESENTE, CONTE HISTÓRIA, LEIA UMA POESIA OU SIMPLESMENTE DIGA QUE O AMA

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eleições no CRB-10

Boa tarde,

Neste ano de 2011, em novembro, acontecerão as eleições para os CRBs - triênio 2012-2014 em todo o país.
Todo bibliotecário com registro ativo pode concorrer.
Este é o momento para participar, com poder de realizar mudanças e melhorias.
Entre em contato com o CRB10 para tirar as suas dúvidas.
Para aqueles que não tem tanto tempo disponível mas possuem vontade de atuar em sua entidade de classe, informamos que existem vagas para candidatos suplentes, que somente se tornarão efetivos se houver desistência de conselheiro titular.
É normal que durante o mandato (3 anos) alguns profissionais tenham dificuldade de comparecer à alguma reunião plenária mensal. Raramente ocorrem reuniões plenárias extraordinárias
A falta de candidatos suplentes implica na realização de eleição suplementar que acaba tendo custos quase iguais a uma eleição normal.



Atenciosamente,

Nelson Oliveira da Silva - CRB 10/854
Presidente CRB 10 - Triênio 2009/2011

Vaga para Bibliotecária - Londrina,PR





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Tutoriais do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul

Disponibilizamos o link para os tutoriais em vídeo que o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul está disponibilizando aos seus usuários. Os vídeos foram elaborados e desenvolvidos pelos próprios bibliotecários da universidade, que ainda acrescentarão mais 3 novos tutoriais ainda neste mês de junho.

Segue o link:

http://www.youtube.com/user/BibliotecasUCS


Um abraço a todos,

Marcelo Votto Teixeira
Bibliotecário
Biblioteca Central
Universidade de Caxias do Sul

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vaga para Bibliotecário

CARGO: BIBLIOTECÁRIA (O)
DESCRIÇÃO SUMÁRIA


Analisar o conteúdo dos livros a fim de cataloga-los por assunto e/ou título, bem como atender e orientar usuários da biblioteca localizando e fornecendo os mesmos.

Requisitos: Instrução: Curso de Biblioteconomia, bom nível de cultura geral , dinâmica e
comprometida com os projetos e atividades da instituição.
Experiência: 6 a 12 meses.



Interessador entrar em contato com: direcao@concordia.g12.br



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Biblioteca de Nova Petrópolis precisa de sua colaboração

Biblioteca de Nova Petrópolis precisa de sua colaboração

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis inicia hoje a campanha para recompor o acervo de obras perdido com o incêndio no sábado, 04. Quem quiser colaborar pode deixar suas doações junto ao quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, que fica ao lado da biblioteca. Serão aceitos todos os tipos de livros, inclusive aqueles que estiverem em mau estado de conservação. Se alguém não puder entregar o livro, a Secretaria de Educação se disponibiliza a retirá-lo. O contato pode ser feito através do telefone (54) 3281-8442, com Paula ou Vera. “Ler é cultura, doar é compartilhar cultura”, salienta a bibliotecária Susana Carrasco, que tem tido uma semana difícil, com o descarte que teve de fazer de milhares de livros queimados.

O cenário em que se encontra a biblioteca hoje não é nada animador. Na parte atingida pelo incêndio todas as prateleiras estão vazias. No restante os livros foram cobertos para que se possa fazer a limpeza das paredes, pretas, em função da fumaça e fuligem, com o uso de equipamento de lavagem a pressão. O processo de limpeza começou no andar da Câmara de Vereadores. Acredita-se que se leve alguns dias para limpar paredes, chão, portas e janelas.

Hoje pela manhã o engenheiro da Prefeitura Anésio Spier avaliou os estragos. Ele colocou que será necessário trocar a estrutura de madeira atingida pelo fogo, além de algumas portas e janelas. Por fim, uma nova pintura interna. Não há como precisar exatamente o tempo que a recuperação levará mas acredita-se que dentro de um mês a estrutura esteja recuperada. “Quando começarmos os trabalhos teremos a exata dimensão do que precisamos refazer”, explica Anésio.

Sobre os números ainda não se pode colocá-los precisamente, somente fazer estimativas. O acervo total da biblioteca, contando-se obras literárias, técnicas, didáticas e de pesquisa, é de 21.600 livros. O espaço atingido contempla os livros de literatura, que somam cerca de 10.000. Desses, 6.000 foram descartados. Outros 2.000 estão sendo recuperados porque não foram atingidos diretamente pelo fogo mas por água, fuligem ou fumaça. E outros 2.000 estão intactos. Quando o sistema de informática for reinstalado e os livros que sobraram devolvidos às prateleiras, será feita a contagem oficial. As atividades da biblioteca estão momentaneamente suspensas, a exceção das aulas de alemão, que passaram a ocorrer no Colégio Padre Werner.

A Câmara de Vereadores está sem expediente externo por enquanto. As sessões legislativas passarão a ser realizadas no Centro de Convivência do Parque Aldeia do Imigrante, no horário e dia de costume, às 19h nas quintas-feiras.

Números da biblioteca – perdas com o incêndio:

Acervo total - 21.600 livros

Número de livros nos espaços incendiados - em torno de 10.000

Número de livros já descartados - em torno de 6.000

Número de livros que passarão por triagem para averiguar suas condições - em torno de 2.000

Número de livros que ficaram intactos nos espaços incendiados - 2.000

Fonte: http://www.novapetropolis.rs.gov.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Acompanhamento da Lei 3044

Prezados colegas bibliotecários


Tenho acompanhado desde 2008 a tramitação da Lei 3044 na Câmara dos Deputados.
O parecer abaixo é de nosso especial interesse, visto que dispõe sobre a atuação dos Bacharéis em Biblioteconomia nas Bibliotecas Escolares e outras providências pertinentes à matéria.
Os profissionais que desejarem acompanhar a tramitação da Lei podem cadastrar-se no site.

Atenciosamente,

Giane Zacher
Bibliotecária
CRB10/1984 - Matr. PMPA 37338.5
Biblioteca SMED/Assessoria Técnico-Pedagógica para Bibliotecas Escolares
giane@smed.prefpoa.com.br



Acompanhamento de Proposições
Brasília, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Prezado(a) Assinante,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
PL-03044/2008 - Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares e determina outras providências.

- 26/05/2011
Parecer do Relator, Dep. Sandro Mabel (PR-GO), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, com substitutivo.

Para alteração de opções de recebimento, cancelamento ou suspensão deste serviço,clique aqui.

AJUDA - Incêncio da Biblioteca de Nova Petrópolis

Olá Colegas Bibliotecários !!!

A biblioteca em que trabalho sofreu um incêndio na manhã de hoje, nem sei por onde começar. Aceito sugestões, conselhos e ajuda.

Att.
Susana Carrasco
CRB10/1326
54-91486114
sucarrasco@gmail.com


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Biblioteca de Nova Petrópolis perde
quase 6.000 livros em incêndio
Um incêndio na manhã deste sábado (4) destruiu parte do prédio da Biblioteca Pública Professora Elsa Hofstätter da Silva, em Nova Petrópolis, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Quase 6.000 obras foram perdidas. No local também funciona a Câmara de Vereadores da cidade. As informações são da Rádio Guaíba.

Segundo informações dos Bombeiros Voluntários da cidade, um popular avistou a fumaça e as chamas na Câmara e rapidamente comunicou a corporação, que tem sede ao lado do prédio.

Foram registrados danos em um acervo de livros localizado no térreo e no 1° andar do edifício. A sala da secretaria da Câmara de Vereadores, no segundo andar, também ficou danificada pelo fogo.

De acordo com o laudo preliminar da perícia, uma pane elétrica no terceiro piso pode ter provocado o incêndio. O resultado definitivo sai nos próximos dias.

As atividades da biblioteca foram suspensas e, na manhã da próxima segunda-feira (6), o prefeito Luiz Irineu Schenkel discute com a Secretaria da Educação uma forma de reparar o prejuízo.

Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/noticias/biblioteca-de-nova-petropolis-perde-quase-6-000-livros-em-incendio-20110604.html

sexta-feira, 3 de junho de 2011

27ª Semana do Meio Ambiente

27ª Semana do Meio Ambiente
Cuidado gera Cuidado
Ajude a conservar os espaços públicos e a preservar o meio ambiente

Apoio: ATP / Itati / Moeda Bar & Restaurante / Pepsi - Eu amo Porto / UFRGS / Vier / Walmart Brasil

Patrocínio: Braskem

PROGRAMAÇÃO:
4 de junho
ENTREGA DAS OBRAS DE URBANIZAÇÃO DA PRAÇA DA VILA BONSUCESSO
14h - Rua São Marcos, esquina R. Tangará – Vila Bonsucesso – Lomba do Pinheiro

Passeio Ciclístico Noturno da Redenção
17h – palestras / 20h – passeio
Estacionamento do Parque Farroupilha, junto à rótula da UFRGS
Realização: Parque Farroupilha/SMAM
Organização: ACZS
Apoio: BM, EPTC, SME, GM, Pepsi

5 de junho – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
CERIMÔNIA DE ABERTURA DA 27ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE E
LANÇAMENTO DA CAMPANHA CUIDADO GERA CUIDADO – AJUDE A CONSERVAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS E A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
11h – junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

TEATRO A INCRÍVEL DESCOBERTA DA NATUREZA
(IIº Sustentação – Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos de Porto Alegre)
15h - Praça Júlio Mesquita – Rua Gen. Salustiano, embaixo do Aeromóvel
Realização: Centro de Educação e Informação Ambiental/SMAM
Informações: (51) 9237.4694 – Anderson (Trupi di Trapu)
Obs.: em caso de chuva, a atividade ocorrerá em sala na Usina do Gasômetro

XADREZ ECOLÓGICO E MEIO AMBIENTE

15 horas - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

Realização: Conselho de Usuários do Parque Farroupilha


6 de junho
CURSO O GIRASSOL – CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
8h30 às 17h - Orquidário Gastão de Almeida Santos – Parque Farroupilha
Promoção: Centro de Educação e Informação Ambiental/SMAM
Inscrições: educacaoambiental@smam.prefpoa.com.br Informações: (51) 3289-7580 / 3289-7525

6 a 10 de junho
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ECOLÓGICAS
Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah – Parque Moinhos de Vento
9h às 11h – Agendamento escolas: (51) 3268-9200 / 3289-7520 / 3289-8311


6 de junho
PAINEL A FLORESTA URBANA E AS OBRAS NA CIDADE
9h30 - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha
Componentes: Rita Maria Valer –SMAM / SPM / SMOV
Mediação: Maria do Carmo Sanchotene

PAINEL O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE
14h - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha
Componentes: Promotora Annelise Steigleder – MP

PAINEL SOBRE O CONVÊNIO CEEE X SMAM SOBRE INTERVENÇÕES EM VEGETAIS
16h - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha
Componentes: Nelson Severo de Castro – CEEE / Flávio Barcelos – SMAM

7 de junho
LANÇAMENTO DA CÂMARA TEMÁTICA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DA COPA 2014
09h – Abertura - Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS
10h30min – Apresentações: Políticas de Resíduos Sólidos / Copa Orgânica / Mudanças Climáticas / Parques da Copa / Estádios e Construções Sustentáveis
Informações: (51) 3288.8114

CURSO CULTIVO BÁSICO DE ORQUÍDEAS
09h às 12h - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha
Realização: SMAM / Círculo Gaúcho de Orquidófilos
Inscrições e informações: 3227.3199 / 3286.4458 / 8196.5507

PAINEL MATA ATLÂNTICA EM PORTO ALEGRE
14h - junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha
Componentes: Marcelo Leal Markusons – SMAM / João Roberto Meira –SMAM

8 de junho
OPERAÇÃO AR PURO – ação de fiscalização
9h - Av. Borges de Medeiros, esquina Av. Salgado Filho
Realização: EPTC
Apoio: SMAM

COQUETEL DE PREMIAÇÃO DO CONCURSO FOTOGRÁFICO “CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE” – para fotógrafos convidados
17h - Moeda Bar e Restaurante / Santander Cultural – Sete de Setembro, 1028



9 de junho
ECONOMIZE COMBUSTÍVEL E COLABORE COM O MEIO AMBIENTE – ação educativa
9h - Av. João Pessoa, esquina Rua José Bonifácio – Parque Farroupilha
Realização: SMAM / EPTC / PETROBRAS/CONPET

9h às 17h
3º SEMINÁRIO CIDADE SUSTENTÁVEL – POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO AMBIENTAL NAS CIDADES
Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger
Promoção: SMAM
Apoio: Fundação Escola Superior do Ministério Público / PUCRS / Instituto Planeta Verde / Ministério Público RS
Informações: (51) 3258-1314
Inscrições: reservalami@smam.prefpoa.com.br

10 de junho
CURSO O GIRASSOL – CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
8h30 às 17h - Orquidário Gastão de Almeida Santos – Parque Farroupilha
Promoção: Centro de Educação e Informação Ambiental/SMAM
Inscrições: educacaoambiental@smam.prefpoa.com.br
Informações: (51) 3289-7580 / 3289-7525

PALESTRA COM O EX-DEPUTADO FEDERAL FERNANDO GABEIRA: MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA ALIMENTAR
10h - Auditório da Faculdade de Direito/UFRGS

Apoio: Secretaria Municipal de Educação

11 de junho
ENTREGA DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA PROF. JORGE DOS SANTOS ROSA
15h - Entre as Ruas Francisco Galecki e Érico Antunes Pinto - Rubem Berta

12 de junho
PASSEIO CICLÍSTICO INTERPARQUES
Saída em frente à Secretaria Municipal de Esportes – Parque Marinha do Brasil
Concentração: 9h30
Promoção: SMAM / SME
Organização: Bike Sul
Apoio: EPTC / PEPSI / ACZS / POA BIKERS
Inscrições: no local ou enviar nome, idade, endereço, telefone e e-mail para eventos@smam.prefpoa.com.br



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FURG é primeira do Brasil a registrar mandato de acesso livre no Roarmap

Fonte: http://www.furg.br/


FURG é primeira do Brasil a registrar mandato de acesso livre no Roarmap

O primeiro registro de universidade brasileira no banco internacional de dados Roarmap sobre repositórios institucionais é da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O registro foi uma iniciativa da equipe do Repositório Institucional da FURG, dentro das ações voltadas a dar visibilidade ao repositório em bancos de dados mundiais. A equipe atualmente conta com 16 bolsistas que atuam na reunião, registro, preservação e disseminação de toda a produção intelectual da Instituição.

O Roarmap (http://roarmap.eprints.org/) reúne informações de todo o mundo sobre políticas institucionais de acesso livre à informação. Além da FURG, o outro registro brasileiro trata-se do Projeto de Lei 1120/2007 (proposta de obrigatoriedade da disseminação da produção técnico-científica pelas instituições de ensino superior no Brasil) que foi arquivado pela Câmara dos Deputados.

O registro da FURG no Roarmap já repercute no cenário internacional, entre profissionais, especialistas e formadores de opinião que atuam com comunicação científica, como Stevan Harnad (http://openaccess.eprints.org/index.php?/archives/814-ROARMAPs-Green-Open-Access-Mandates-Pass-200-Mark.html) e Helio Kuramoto (http://kuramoto.wordpress.com/2011/06/01/brasil-registra-o-seu-primeiro-mandato-de-acesso-livre/).

O Repositório Institucional da FURG é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e registra acessos de internautas da Colômbia, Índia, Coréia, Nigéria, Estados Unidos, Iraque e Macedônia, entre outros, interessados nas pesquisas realizadas na Instituição. O acesso está disponível pelo endereço eletrônico http://repositorio.furg.br/.

Curso de Extensão Preservação de Patrimônio Cultural


II CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Autenticidade e Patrimônio Cultural


O sucesso da primeira edição do Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural Conceitos e Técnicas mostrou a carência e o desejo por parte dos profissionais em aprofundar as discussões em torno das bases teórico-conceituais que alicerçam a aplicação das técnicas restaurativas. Neste sentido, estamos organizando a segunda edição do curso contemplando novas áreas de atuação, buscando aproximar os profissionais envolvidos com a preservação de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural com pesquisadores de destaque no cenário nacional e internacional. Por meio da reflexão acerca do conceito de autenticidade em patrimônio cultural, buscamos promover o amadurecimento profissional e a conscientização do público em geral para o ato crítico e criterioso de restaurar. Dessa forma, acreditamos estimular a transparência na contratação e execução de serviços de restauração, a informação da população e a melhoria na qualidade das intervenções.

Restaurar é acima de tudo o ato extremo em busca da manutenção da memória e, como tal, deve ser criteriosamente executado para que não se corra o risco de perder o que se pretende salvar.

Neste sentido, a ACOR/RS, UFRGS, Museu, SPH, Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio da Santa Casa de Misericórdia, desenvolverão a segunda edição deste curso de extensão, que terá a seguinte programação:

Dia: 11/junho/2011 – sábado
Tema: Preservação de Arte Contemporânea
Palestrantes:
  • Isis Baldini / CCSP
  • Gaudêncio Fidelis / MARGS
Mediação: Nei Vargas - SPH/UFRGS
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS
Horário: 9h às 13h

 
Dia: 02/julho/2011 - sábado
Tema: Preservação de Livros e Documentos
Palestrantes:
  • Susana Meden / Fundación Patrimônio Histórico – Argentina
  • Silvana Bojanoski / UFPEL
Mediação:  Luiz Antônio Bolcato Custódio / representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS
Horário: 9h às 13h


Dia: 19/outubro/2011 – quarta-feira 
Tema: O Conceito de Autenticidade no Patrimônio Cultural
Palestrante: Jukka Ilmari Jokilehto / Roma
Mediação: Vera Barroso / Santa Casa
Local: Anfiteatro Hugo Gerdau (Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia)
           Av. Prof. Annes Dias, 295 – Porto Alegre / RS  
Horário: 13h30m às 17h30m


Dia: 05 de novembro/2011 - sábado
Tema: Preservação de Têxteis
Palestrantes:
  • Teresa Cristina Toledo de Paula / Museu Paulista / USP
  • Andréa Lacerda Bachettini / UFPEL
Mediação: Lígia Fagundes / Museu da UFRGS
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS
Horário: 9h às 13h


Dia: 09 de dezembro/2011 – sexta-feira (em fase de elaboração)
Palestrante:
Tema: Autenticidade e Patrimônio Cultural
Mediação: Luiz Fernando Rhoden / representante da ACOR-RS
Local: Salão da Atos da UFRGS
Horário: 9h às 13h


Público Alvo: profissionais que atuem em Museus, Arquivos, Bibliotecas, Prefeituras, Ministério Público, Universidades e público em geral.

Promoção: ACOR-RS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, UFRGS (Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS e Museu da UFRGS)

Apoio: Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia

Vagas Limitadas

Inscrições:
Reserva de vagas: cursosacorrs@gmail.com  Vagas limitadas

Informações: 
 Museu da UFRGS
(51) 3308-3390 e (51) 3308-4022

Valores:
a) Curso completo:  R$ 160,00 – público geral
                                   R$   80,00– estudantes
b) Por palestra:         R$ 50,00  – público geral
                                   R$ 25,00 -  estudantes
Isenção de pagamento para sócios da ACOR-RS em dia com anuidades