terça-feira, 31 de maio de 2011

Vaga para Bibliotecário

Vaga Bibliotecário - Temporário

Lippert & Cia. Advogados seleciona profissional habilitado em Biblioteconomia para uma oportunidade de trabalho temporário.

Local: Porto Alegre, Bairro Praia de Belas
Horário: de segunda à sexta-feira (9h. às 18:30 min. / 1h. de intervalo para almoço)
Remuneração: salário a combinar + VT + VR (R$ 17,00/dia)
Período de trabalho: em torno de 6 meses
Admissão: imediata

Interessados, por favor, enviar currículo, com pretensão salarial, para o e-mail: biblioteca@lippert.com.br



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Vaga de Estágio

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente seleciona candidatos a 1 vaga de estágio :

Local: na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier da sede Av. Carlos Gomes, 2120 a partir do 2º semestre, turno tarde.

Bolsa auxílio (R$ 5,14 a hora) R$ 452,32 para 88 horas mensais ( 4 h diárias) com possiblidade de estender para 132 h mensais ( 6 horas diárias) R$ 678,48 e vales transportes

Cadastro no site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/
Trazer currículo e indicações de referências de trabalho.
Contato: Carmem Hoonholtz bibliotecária mat.09072.7 CRB 10/473 - Chefe da Equipe de Bibliotecas – Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Concurso na UFSC

Aberto Concurso UFSC 3 vagas para bibliotecário inscrições até dia 13/06.

http://www.pciconcursos.com.br/concurso/ufsc-universidade-federal-de-santa-catarina-sc-153-vagas









A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vaga de Estágio

Estágio Biblioteconomia
Requisito: 2º ao 6º semestre
Carga Horária: 6 horas
Contrato: FDRH
Local: Escola de Saúde Pública/ Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde (ETSUS)
Rua Nelson Duarte Brochado, 9
Bairro Partenon
Porto Alegre RS
Telefone: 3901 1505

Enviar currículo para o e-mail: ceids@saude.rs.gov.br



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.




Doação de Livros

Informo que a Biblioteca da SPM possui obras para doação.

Temos 37 exemplares para doação da obra:
Porto Alegre. Secretaria do Planejamento Municipal. Grupo de Planejamento do Parque Estadual Delta do Jacuí. Parque Estadual Delta do Jacuí: plano básico. Porto Alegre: PLANDEL, 1979. 88 p., il. (Planejamento municipal, 3).

Possuímos, ainda, 1 exemplar de cada obra abaixo:
FERIANOS, Eduardo Emílio. Almanaque Kur’yt’yba. Curitiba: Univer Cidade, 2002. 160 p., il. [sobre história de Curitiba]
BULHÕES, M. A.; KERN, M. L. B. A Semana de 22 e a emergência da modernidade no Brasil. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 1922. 61 p.
RIO DE JANEIRO. Prefeitura Municipal. [Mapas da cidade do Rio de Janeiro]. Rio de Janeiro: IPLANRIO, 1993. Mapas (parte de Anuário estatístico da cidade do Rio de Janeiro).
AS TESTEMUNHAS de Jeová resistem ao ataque nazista. 1997. Documento multimídia: 1 fita de vídeo, 28 min; 7 folhetos; 1 Guia de estudo do documentário em vídeo.

Interessados podem contatar-me por telefone ou diretamente na Biblioteca da SPM, na Borges de Medeiros, 2244, 6º andar. Telefone 3289-8612. Horário: 9h às 11h45min e 13h45min às 17h30min.

Como temos urgência em liberar espaço, as obras serão doadas preferencialmente a quem primeiro vier retirá-las na Biblioteca.

Obrigada!
Atenciosamente,
Karin Kreismann Carteri
Bibliotecária - CRB10/1382

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vaga de estágio

Vaga de estágio na CPRM - Serviço Geológico do Brasil.Biblioteca especializada na área de Geociências.

Trabalho a ser desenvolvido: alimentação do catálogo on line - PHL, atendimento ao usuários, pesquisa, registro de fotografia aéreas e mapas.
valores:
4 horas diárias R$269,07 (bolsa)
R$374,50 (vale-alimentação - em cartão da Visa-vale,)
VT - cartão TRI
Enviar curriculum para ana.coelho@cprm.gov.br


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estágio em Biblioteconomia

Estágio Biblioteconomia
Requisitos: Estar cursando semestres iniciais
Horário: 17h às 21h30
Bolsa Auxílio: R$650,00 + VT
Enviar currículo para o e-mail: biblioteca@femargs.com.br



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.



Publicações disponíveis para dowload no site do IBICT

Seguem algumas publicações disponíveis para download no site do IBICT.

ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa (Orgs.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento – eroic. Brasília,DF:Ibict, 2010. v + 335 p. ISBN: 978-85-7013-072-3.
Conteúdo: Representação da informação; Representação do conhecimento; Organização da informação; Organização do conhecimento; Grupo de Pesquisa
Texto completo

DEMO, Pedro. A força sem força do melhor argumento: ensaio sobre as "novas epistemologias virtuais". Brasília,DF:Ibict, 2010 139 p. ISBN: 978-85-7013-077-8.
Conteúdo: Novas episremologias virtuais; Força sem força; Internet;Internet na esfera pública; Internet e conhecimento; Autorias na internet; Wikipédia
Texto completo

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro. Informação e democracia: a reflexão contemporânea da ética e da política. Brasília,DF:Ibict, 2010. 174 p. ISBN: 978-85-7013-076-1.
Conteúdo: Informação;Informação em rede; Informação e democracia; Ética do discurso; Informação - Quiestões éticas; Sociedade digital-Inclusão; Redes sociais; Habermas; Foucalt
Texto completo



ROCHA, Eliana da Conceição; SOUSA, Márcia de Figueiredo Evaristo. Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação. Brasília,DF:Ibict, 2010.84 p. ISBN: 978-85-7013-068-6.
Conteúdo: Ciência da Informação; Gestão da informação; Sense Making; Análise heurística
Texto completo

LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília,DF:Ibict, 2009.120 p. ISBN: 978-85-7013-067-9.
Conteúdo: Ciência da informação; Gestão do conhecimento; Gestão da informação; Repositórios institucionais;Comunicação científica
Texto completo





Cursos - Informar

Abaixo segue o link de alguns cursos oferecidos pela INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda. que estão com inscrições abertas. Venha se atualizar!
Vagas limitadas!

INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda
Endereço: Av. Goethe, n. 23 Lj 09 - Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS
Fone/Fax: 51 3029.7042 Cel.: 51 9181.5553
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br


Atualização em CDU: 2ª edição - 5 E 6 DE AGOSTO DE 2011 (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=43)


Curso de atualização em catalogação de acordo com a última revisão do AACR2 - 13 A 15 DE JUNHO DE 2011 (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=17) Podendo ser adiada


Curso de gestão documental - 22 E 23 DE JULHO DE 2011 (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=77)


Desenvolvimento de Projetos e Ações Culturais em Biblioteca - 28 DE MAIO E 04 DE JUNHO (TURMA LOTADA) (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=44)


Leitura e transcrição de manuscritos: Paleografia - JULHO DE 2011 (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=48)


Redes e Sistemas de Informação II - 29 E 30 DE JUNHO E 1º DE JULHO (http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=66)


Entre em contato e faça sua inscrição!

INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda
Endereço: Av. Goethe, n. 23 Lj 09 - Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS
Fone/Fax: 51 3029.7042 Cel.: 51 9181.5553
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br

Doação de livros

Envio abaixo uma lista de livros para doação.

Os interessados podem entrar em contato pelo email: biblioteca@acele.com.br


ALENCAR, José de. Iracema. Porto Alegre: L&PM, 2006. 130 p. (L&PM Pocket ; v. 74).
AVILA, João Henrique Machado de. Um bipolar que deu certo. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2006. 139 p.
BRADLEY, Marion Zimmer. O prisioneiro da árvore. Rio de Janeiro: Imago, 1986. 283 p. (livro 4 de "As brumas de Avalon).
HAYCRAFT, John; CREED, Terence. Inglês da BBC London: curso completo de inglês: advanced level. Rio de Janeiro: Salvat, c1978. Volume III, Fascículos: 1-46 (duplicatas do fascículo 16).
Inglês da BBC London: curso completo de inglês. Rio de Janeiro: Salvat, c1978. Fascículos: Apresentação e instruções, 21-50; 70-79.
Inglês juvenil da BBC London: o curso de inglês que diverte. Rio de Janeiro: Salvat, c1980. Fascículos 1-14; 17-120 (duplicatas dos fascículos 45 e 70).
JUSTER, Norton. Tudo depende de como você vê as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 257 p.
KILBY, Janice Eaton; MORGENTHAL, Deborah; TAYLOR, Terry. O livro secreto dos bruxos: feitiços, poções e coisas mágicas para todo aprendiz fazer. São Paulo: Melhoramentos, 2002. 72 p.
LEITURAS obrigatórias: vestibular UFRGS 2008. Porto Alegre: Leitura XXI, 2007. 151 p.
MANDELLI, Victor Segundo. Inglês: para o vestibular unificado (20 minutos por dia). Porto Alegre: Sagra, [198-?]. 232 p.
WALSH, Anthony; WALSH, Grace J. Vive la différence: uma celebração do sexo. Rio de Janeiro: Objetiva, 1993. 153 p.

II Fórum sobre Bibliotecas Públicas: Serviços de Informação e Mediação de Leitura

I I FÓRUM SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Chamada de Trabalhos – Prorrogado o prazo!

A Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - CGSNBP, da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, realizará no período de 8 e 9 de agosto de 2011, no XXIII CBBD - Maceió/AL, o I I Fórum sobre Bibliotecas Públicas: serviços de informação e mediação de leitura.

No período de 28/04 a 27/05 do corrente, a CGSNBP/FBN estará recebendo trabalhos voltados para o tema do evento: “Serviços de informação e mediação de leitura”, contendo os subtemas:
1) Serviços de informação para a comunidade;
2) Mediação de leitura nas bibliotecas públicas


Remeter trabalho para o e-mail: cgsnbp@bn.br e por sedex para:
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional
Rua da Imprensa, 16/11º andar - Centro
20030-120 – Rio de Janeiro - RJ
O resultado será divulgado no dia 10/06 no site http://www.bn.br/snbp e remetido por e-mail para os autores.
Normas para apresentação dos trabalhos no site www.bn.br



Curso in Company de Catalogação em MARC21, na prática

CURSO IN COMPANY DE CATALOGAÇÃO EM MARC21, NA PRÁTICA

A partir de Junho de 2011, além do oferecimento do curso em sua sede, em Porto Alegre, a INFORMAR - Ger. de Doc e Informações LTDA estará agenciando a realização do Curso de Catalogação na Prática na instituição onde o bibliotecário trabalha.
O curso de prática de catalogação em formato MARC21 é destinado a qualquer profissional bibliotecário, independente do sistema (software) que este utilize na sua biblioteca, e com a comodidade do profissional não precisar se deslocar até Porto Alegre e poder incluir nos exercícios práticos materiais específicos da instituição em que trabalha.
Obtenha mais informações enviando e-mail para atendimento@informar-rs.com.br.


INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda
Endereço: Av. Goethe, n. 23 Lj 09 - Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS
Fone/Fax: 51 3029.7042 Cel.: 51 9181.5553
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br
Site: http://www.informar-rs.com.br



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Concurso para a Prefeitura de Tramandaí

Estão abertas as inscrições para o Concurso da Prefetura de Tramandaí.

Informações no link abaixo:

http://www.pontuaconcursos.com.br/


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Semana Acadêmica integrada da Ciência da Informação






Semana acadêmica integrada da Ciência da Informação: Informação, Cultura e Educação

Segunda-feira:

08:30: "Fotonovela" - Guilherme Verzoni, escritor, publicitário e produtor de conteúdo para mídias digitais. Local: Auditório 1

10:00: "A Literatura na era digital" - Marcelo Spalding, escritor vice-presidente da Associação Gaúcha de Escritores na gestão 2010-2011. Como acadêmico, é especialista em miniconto e em Literatura Digital. Local: Auditório 1

14:00: Mesa redonda: Museus universitários. Convidados: Museu da PUCRS e da UFRGS. Mediação: Coordenadora da rede de museus da UFRGS. Local: Auditório 2

16:00: Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, com Beatriz Muniz Freire (IPHAN). Local: Auditório 2

18:30: Abertura da Semana Acadêmica e Seminário Digitalização versus Microfilmagem. Local: Auditório 1

Terça-feira:

8:30: " O Bibliotecário e a ética profissional" - Nelson Oliveira da Silva, Presidente do CRB-10 Local: Auditório 2

10:00: CineCABAM Especial Woody Allen: Melinda e Melinda. Local: Auditório 2

14:00: Curso de segurança em instituições, com Corpo de Bombeiros. Local: Auditório 2

16:00: Apresentação de trabalho de alunos. Local: Auditório 2

18:30: Continuação e conclusão do Seminário Digitalização versus Microfilmagem. Local: Auditório 1

Quarta-feira:

9:00: Apresentação de trabalho de alunos. Local: Auditório 2

9:00: Oficina de fotografia pinlux, com Ana Maria Mattos Reckziegel. Local: Sala 312

14:00: CineCABAM Especial Woody Allen. Local: Auditório 2

16:00: Visita à exposição Padre Landell de Moura.

18:30: Um depoimento sobre a experiência da microfilmagem e digitalização da documentação do DECORDI, com Luis Carlos Stürmer. Local: Auditório 2

18:30: Oficina de conservação de documentos (Turma A), com Maria Lucia Ricardo Souto. Local: 312

19:45: Pesquisa de Mestrado sobre a preservação do documento digital, com Karine Georg Dressler. Local: Auditório 2

Quinta-feira:

9:00: “O profissional bibliotecário e as mídias digitais”. Local: Auditório 2

9:00: Oficina de fotografia pinlux (continuação), com Ana Maria Mattos Reckziegel. Local: Sala 312

14:00: Oficina de Museu Escolar, com professor Guy Barros Barcellos. Local: Auditório 2

18:30: Reformatação para preservação, com Lorete Mattos. Local: Auditório 2

18:30: Oficina de conservação de documentos (Turma B), com Maria Lucia Ricardo Souto. Local: Sala 312

19:45: Apresentação de trabalho de alunos. Local: Sala 312

21:00: Festa de encerramento da Semana Acadêmica da FABICO

Sexta-feira:

08:30: CineCABAM Especial Woody Allen: Vicky, Cristina Barcelona Local: Auditório 2

10:20: Reunião aberta da Gestão do CABAM. Local: Auditório 2

14:00: Projeto pedagógico da Bienal do Mercosul, com Monica Hoff. Local: Auditório 2

16:00: Reunião aberta da Gestão do CABAM. Local: Auditório 2

18:30: Preservação de informação com a digitalização, com Rejane Tonetto. Local: Sala 312

19:30: Oficina de reciclagem. Local: Sala 312



INSCRIÇÕES:

No dia: R$ 12,00



CABAM
Centro Acadêmico da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da UFRGS
www.ufrgs.br/cabam
www.twitter.com/cabam

quarta-feira, 18 de maio de 2011

IV Literatura comentada traz universo do teatro para leitores de Nova Petrópolis

IV Literatura Comentada traz universo do teatro para leitores de Nova Petrópolis



Nesta quinta-feira, dia 19, o plenário da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis será palco da quarta edição da Literatura Comentada. O evento, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, abordará o teatro e de que maneira esta arte está inserida no município. As apresentações iniciarão às 19h, destinadas aos leitores da Biblioteca.

Para explicar sobre a arte teatral, foi convidado o grupo Arte e Manha, de Pinhal Alto. A equipe de atores, liderada por Paulo Staudt, falará sobre as principais características do teatro, como ele repercute no município e o que pode ser feito para valorizar ainda mais esta arte. Toda a explicação será encenada pelos membros do grupo. Após, o espaço será aberto para perguntas e participação do público.

A Literatura Comentada encerra às 20h, com um coquetel de confraternização e sorteio dos livros “O Código da Vinci”, de Dan Brown; “Revolucione sua qualidade de vida”, de Augusto Cury e “Comédias para se ler na escola”, de Luis Fernando Veríssimo.



--------------------------------------------------------------------------------

Susana Beatris Fonseca Carrasco
Bibliotecária CRB10/1326

Processo Seletivo 2011 - Estagiários

http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/concursos/estagios

PROCESSO SELETIVO 2011

Na página da Fundação Conesul de Desenvolvimento:

- Publicação do Edital: 10.05.2011;

- Inscrições: de 11 a 25.05.2011;

- Confirmação das inscrições: 26 a 30.05.2011.

Edital 01/2011 (Anexos I, II, III, IV e V)
Bolsa-Auxílio/carga horária/duração do estágio


Valor da bolsa: R$ 520,00 + auxílio-transporte
Carga horária: 20h semanais, 4h diárias
Duração do Estágio: máximo de 24 meses
Contatos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Coordenação de Ingresso e Remoção
Av. Praia de Belas, 1100 sala 508 – CEP 90110-903
Porto Alegre - RS
estagios@trt4.jus.br
Fones: (51) 32552463 e (51) 32552464

Fundação Conesul de Desenvolvimento
Av. Cel. Aparício Borges, 2664 - CEP 90680-570
Porto Alegre - RS
estagios@conesul.org
Fone: (51) 33205205

Solicitação de doação

Visando completar a coleção, solicitamos doação dos fascículos do periódico:

Revista LTr: legislaão do trabalho. São Paulo: LTr, v. 60, jun. 1996.

Revista LTr: legislaçã do trabalho. São Paulo: LTr, v. 69, jul. 2005.

Favor entrar em contato com: laurabib@gmail.com

Obra para doação

Obra para doação:

VERBO: Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa: Verbo, 1963. 15 v.

Contatos pelo e-mail: biblioteca@aabbportoalegre.com.br

Cursos 100% on-line

Cursos 100% on-line da Content Mind para profissionais da informação

Boas práticas na preservação de documentos e informações digitais
Humberto Innarelli

Projeto de Memória Institucional: do planejamento à divulgação na web 2.0
Eliana Almeida de Souza Rezende

OJS/SEER: oficina modular na web para editoração eletrônica de publicações periódicas
Suely de Brito Clemente Soares

Web 2.0 e o que é "Ser 2.0": conceitos fundamentais, principais ferramentas e aplicações
Renate Landshoff e Suely de Brito Clemente Soares
Cursos presenciais:

Suelybcs e Renate Landshoff:
"Unidades de informação na web 2.0: conceitos, estratégias e práticas"
Data: 21 e 22 de junho de 2011 (terça e quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h > 1 micro por aluno
Local: Av. Paulista 807, 18º andar, próximo à estação de metrô Trianon/Masp, São Paulo


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Notícias Cataventus

Vem aí a 9ª edição do Dia da Solidariedade
A Cataventus estará lá!!!





O Dia da Solidariedade 2011 neste ano será realizado no sábado 21 de maio de 2011, das 10h às 17h, na USINA DO GASÔMETRO em Porto Alegre.
Este ano o tema que norteia o evento é: RESPONSABILIDADE – VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS ATITUDES.
No Dia da Solidariedade os parceiros do Comitê (que são representações dos três setores), levam seus serviços para a comunidade de forma totalmente gratuita, fazendo ações solidárias, com exposição institucional das organizações.
Também são oferecidos serviços de saúde (medição de glicose, colesterol, massagem, alongamento), de embelezamento pessoal como cortes de cabelo, ou uma oficina de artes, reciclagem, contação de histórias e até uma apresentações artísticas. O Instituto de Identificação estará confeccionando 100 carteiras de identidade (primeira via). A FGTAS estará confeccionando carteira do artesão, dentre outros serviços.
O Dia da Solidariedade foi instituído conforme Lei Estadual 11.693/2001, para disseminar o conceito de solidariedade, trabalhando para uma mudança cultural, estimulando a população a praticar ações em benefício de pessoas menos favorecidas. Hoje faz parte do Calendário Oficial de Porto Alegre.
Para informações: www.comitedasolidariedade.com.br



Temos três cursos de capacitação agendados:
Cursos de Capacitação para Contadores de Histórias
Módulo I (maio - turno TARDE):
Data: 23 a 27 de maio (certificado de 20 horas)
Hora: 14h às 17h30
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Aspectos importantes da hora do conto
Perfil do contador de histórias
Expressão corporal
Amostragem e manuseio de recursos
Interação e improviso na contação

Módulo I (junho - turno MANHÃ):
Data: 13 a 17 de junho (certificado de 20 horas)
Hora: 8h30 às 12h
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Aspectos importantes da hora do conto
Perfil do contador de histórias
Expressão corporal
Amostragem e manuseio de recursos
Interação e improviso na contação

Módulo II
Data: 18 e 25 de junho (dois sábados, com certificado de 20 horas)
Hora: 9h às 18h
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: confecção de recursos com material alternativo.
* Para este módulo, o aluno precisa trazer restos de papel colorido (cartolina, cartaz, color set, etc.), restos de lã, fitas, e algum material para reciclar, como tampinhas de garrafa coloridas, CDs, caixinhas (sabonete, batom, entre outras), etc. Traga o que você tiver em casa, e juntamos tudo aqui! O material é coletivo.

Erica Mylius
Presidente do Conselho de Administração
CATAVENTUS - Ação de Integração Social e Cultural





A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Concurso para a Prefeitura de Camaquã

A seguir o link do edital do Concurso público da Prefeitura de Camaquã.

http://www.camaqua.rs.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=39681



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Vaga para estágio

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), está recrutando estagiário(a) para a sua Biblioteca.


Requisitos:

 Alunos do Curso Superior em Biblioteconomia (a partir do 6º semestre)

 Carga horária: 30 horas semanais


Benefícios:

Bolsa + Auxílio Alimentação no valor de R$139,26 + Auxílio-Transporte (conforme valor de 02 passagens municipais por dia trabalhado).


Interessados entrar em contato com Odete pelo telefone 3233-9667 ou 8466-2429


A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FURG terá especialização à distância em Ciência da Informação

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG aprovou em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira, 13, a criação do Curso de Especialização em Ciência da Informação, modalidade a distância. Serão oferecidas, para portadores de diploma de curso superior, 150 vagas, igualmente distribuídas para os polos de Educação a Distância atendidos pela Universidade, localizados em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Mostardas, Hulha Negra, São José do Norte e Santo Antônio da Patrulha.

A carga horária total será de 375h distribuídas em três módulos. O curso não tem data prevista para o início. No primeiro módulo, serão ministradas as disciplinas de Alfabetização Digital, Ciência da Informação e Questões sociais, Segurança da Informação e Preservação Digital na Área de Ciência da Informação.

O segundo terá as disciplinas de Sistema de Informação de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), Modelos de Representação da Informação e do Conhecimento, Métricas do Conhecimento, Produção de Conhecimento e Editoração Eletrônica, As Redes Sociais na Ciência da Informação. O último módulo é dedicado às disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação e Trabalho de Conclusão de Curso.

http://www.furg.br/index.php?id_noticia=17046

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vaga para Bibliotecário

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA SERRA
SELECIONA

BIBLIOTECÁRIO

 Graduação completa em Biblioteconomia;
 Disponibilidade para residir em Caxias do Sul;
 Horário: 14:00 às 23:00 horas;
 Salário atrativo e a combinar;
 Perfil dinâmico, pró-ativo.

Interessados enviar currículo para
recrutamentocxrs@yahoo.com.br




A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

terça-feira, 10 de maio de 2011

BIBLOS - Novo número e processo de submissão aberto


Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, disponível através www.biblos.furg.br, está com o seu mais novo número disponível. A mudança de foco da revista, onde antigamente somente História e Biblioteconomia tinham espaço, passou a abarcar a Ciência da Informação, ampliando seus horizontes e deixando os profissionais da informação mais próximos da revista.
Dessa forma, está aberto o processo de submissão da revista, para as áreas da  Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia ou trabalhos relacionados à informação.


Att.,
--
Elisângela Mota Pires
Assistente de editor da BIBLOS, Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação.
Acadêmica de Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande. 7º semestre.
Monitora do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande - RI-FURG
Demais contatos:
Celular: (53) 9135 1115 / (53) 8111 1312

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oficina - Bancos e Arquivos de Imagens Fotográficas

Oficina

Bancos e Arquivos de Imagens Fotográficas
Princípios de Gestão da Informação

PROPOSTA DO CURSO

Construir competências para gerenciar, estruturar e implementar Bancos e Arquivos de imagens fotográficas em instituições, empresas e organizações públicas e privadas. Desenvolver habilidades estratégicas e operacionais para analisar e organizar fotografias; construir estratégias, metodologias e sistemas de pesquisa, busca e recuperação de informação fotográfica; construir linguagens e Vocabulários Controlados para a gestão da informação em Bancos e Arquivos de Imagens Fotográficas.

CONTEÚDO
1) Arquivos e Bancos de Imagens Fotográficas: conceitos e funções
2) Imagens Fotográficas: informação e documentação
3) Contextos de produção e uso de imagens fotográficas
4) Usuários e clientes: necessidades e demandas
5) Imagem fotográfica: leitura, análise e descrição
6) Sistemas, metodologias e estratégias de pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas
7) Noções elementares de organização e conservação de fotografias
8) Princípios e parâmetros para a criação de projetos e avaliação de desempenho de bancos e arquivos de imagens fotográficas
9) Laboratório de construção de Vocabulário Controlado para imagens fotográficas

A QUEM SE DESTINA

Estudantes e profissionais das Ciências da Informação, Comunicação, Linguagem e Educação e todos os interessados pelo tema

CARGA HORÁRIA

4 horas – Será emitido Certificado

INVESTIMENTO

Até dia 06 de abril: estudantes (R$30,00) – Profissionais (50,00)
De 07/04 a 15/05: estudantes (R$50,00) – Profissionais (70,00)
Dia 15/05 a 28/05: estudantes (R$60,00) – Profissionais (90,00)
No dia 29 de maio: estudantes (R$80,00) – Profissionais (100,00)

Forma de pagamento: depósito bancário
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 2899 – Conta Poupança: 013.3379-7
Titular da conta: Irma Fernanda Moreira Brito
CPF: 316.257.998-88

LOCA E DATA

Local: Porto Alegre, RS
Data: 29 de maio de 2011
Horários: das 14h00h às 18h0

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

Preencher e enviar os seguintes dados:

Nome:
RG.:
E-mail:
Telefone:
Data da Oficina:
Local de realização da oficina:
Horário:
Categoria: ( ) estudante ( ) profissional

Ao enviar os dados, solicitamos, por gentileza, anexar comprovante de depósito bancário.
Enviar e-mail para: informacaoaudiovisual@gmail.com ou ronnidossantos@gmail.com

APOIO DIDÁTICO

Todos os participantes receberão material de apoio didático e o e-book: “Audiovisual & Informação: princípios elementares”, 2011, autor: Ronni Santos Oliveira

PROFESSOR

Ronni Santos Oliveira
Gestor e Consultor, com 13 anos de experiência, em projetos de criação, implantação e reestruturação de Bancos e Arquivos de Imagens Fotográficas em empresas no Brasil e no exterior (Latinstock/Stockphotos, Getty Images Latin America, Sambaphotos etc) e tratamento, análise e indexação de fotografias (jornal Folha de S. Paulo).
Bibliotecário, professor e autor: “Que frio!”, editora Scipione, 1993; “Audiovisual & Informação: princípios elementares”, 2011.
E-mail: ronnidossantos@gmail.com - informacaoaudiovisual@gmail.com

Blog: informacaoaudiovisual.blogspot.com





A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.



Vagas para estagiários

DUAS vagas para Estagiários em BIBLIOTECONOMIA

Para Escritório de Advocacia em Porto Alegre

Pré-requisitos:
Residir em Porto Alegre.
Não é necessário experiência na área. Sem preferência de idade ou sexo.

Vaga (1) Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 16h (TOTAL 6 horas)
Vaga (2) Horário: 10h30 às 12h e 13h30 às 18h (TOTAL 6 horas)

Benefícios:
Vale-transporte (para Porto Alegre)
Vale-Refeição: R$ 12,00
Bolsa: R$ 600,00

Interessados, por favor, enviar currículo COM URGÊNCIA para os e-mails:
cintia@garciaegarcia.com.br

com cópia para paulapaz@garciaegarcia.com.br



A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

Cursos à distância da FEBAB

Inscrições Abertas para Cursos à distância da FEBAB

Para informações acessar www.febab.org.br ir em Cursos EAD e clicar no curso desejado para efetuar a inscrição

FEBAB- FONE 11-3257-9979 - E-MAIL: secretaria@febab.org.br

Gestão de Pessoas e o impacto nos resultados
Profª Rejane Gontow
Data: 20 de maio a 18 de julho de 2011
Carga Horária: 80 Horas
Inscrições on-line: Até 20 de maio


Investimento
Parcela única de R$ 350,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 450,00 (não associados).

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.




Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.


Apresentação: O advento da era da competitividade vem exigindo um novo papel da Gestão de Pessoas, com um caráter mais estratégico.
Muito foi investido em treinamentos técnicos e empresariais. No entanto, percebe-se que os resultados são insatisfatórios, pouco expressivos no que diz respeito à efetividade da implantação dos processos de mudança de atitude e comportamento, em geral.

Uma abordagem diferenciada de treinamento, portanto, é necessária – muito mais efetiva, assertiva e também muito mais mobilizadora, uma vez que as informações são repassadas, mas não são adequadamente absorvidas e implementadas pelos colaboradores, muito provavelmente por que não se sentem comprometidos com a empresa e seus resultados.

Torna-se de fato cada dia mais evidente, a necessidade de programas de capacitação contínua com foco em Competências Comportamentais, visando obter o engajamento e o comprometimento dos colaboradores e um pensar sistemático sobre o impacto de suas decisões no desempenho da organização.
Justificativa: As organizações tendem a operar em um ambiente cada vez mais ‘co-opetivo’ (competitivo e cooperativo), global e multicultural no qual a força de trabalho muda constantemente e o cenário de avanços tecnológicos apresenta-se cada vez mais acirrado.

Além disso, as organizações começam a apresentar demandas de conhecimentos diferenciados para o atingimento dos resultados desejados, o que exige a formação de equipes formadas por pessoas que se complementam, com diferentes competências técnicas e comportamentais.
Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente das organizações, é o aumento do nível de qualificação e de conhecimento que passou a ser exigido dos profissionais, com implicações diretas nos modelos de gestão de pessoas.

Um maior comprometimento e dedicação dos colaboradores com os resultados a serem alcançados pela organização como um todo, também é exigência deste novo contexto, o que só é possível quando se tem competência para uma interação e contribuição mais ampla – competências comportamentais bem desenvolvidas e crenças e valores construtivos e saudáveis. Os colaboradores se identificam com os objetivos da empresa e passam a sentir orgulho por pertencer, fazer parte dela.

As organizações passaram a dar mais valor às pessoas e ao resultado que elas geram, quando trabalham juntas.
As pessoas precisam, portanto, estar mais comprometidas umas com as outras, com a qualidade dos relacionamentos e com os resultados das organizações para garantir sua empregabilidade.

Objetivos: Despertar o melhor das pessoas para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal, preparando o profissional – colaboradores e não funcionários, para o mercado de trabalho;

• Estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimento de uma maneira mais participativa, com o propósito de contribuir com os resultados da organização como um todo, não só com sua área de atuação;

• Desenvolver a capacidade de liderança e de administrar conflitos; e

• Incentivar comportamentos assertivos, quanto à expressão de sentimentos, opiniões e críticas.


Público-alvo: Profissionais de Informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, entre outros) e interessados em Gestão de Pessoas.

Conteúdo Programático

1 Gestão de Pessoas
1.1 As pessoas fazem a diferença
1.2 Modelo de Gestão de Pessoas
2 Gestão por Engajamento
2.1 Engajamento e seu Impacto no Resultado
2.2 A Era do Conhecimento e a Concentração nas Competências
2.3 Autoconhecimento
2.4 O Trabalho em Equipe
2.5 Cooperação
2.6 Ambiente Saudável e Engajamento
3 Liderança
3.1 O líder catalisador de talentos
3.2 A Importância do Saber Ouvir
3.3 Comunicação: Verbal e Não Verbal
3.4 Comprometimento
3.5 Aprendizagem continuada
4 Gestão de Mudança
4.1 Resistência à Mudança
5 Interações na Web 2.0
5.1 Redes Sociais
6 Negociação
6.1 Negociação e Conflitos
7 Clima e Cultura Organizacional
7.1. A Identidade Organizacional




BIBLIOMETRIA: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA INICIANTES


Profa. Dra. Telma de Carvalho
Data: 13 de junho a 22 de julho de 2011
Carga horária: 30 horas
Inscrições on-line: de 16 de março a 10 de junho de 2011


Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP


Apresentação do curso
O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior e/ou centros de pesquisa. A averiguação da atuação da biblioteca é um item relevante no processo avaliativo pelo fornecimento das informações referentes aos pesquisadores e às próprias instituições de origem.

Um processo de avaliação da organização e de seus pesquisadores é constituído por várias etapas, dentre elas a verificação da produtividade científica.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos avaliativos deve ser valorizada e estimulada, uma vez que ele possui habilidades específicas para trabalhar com as informações extraídas das bases de dados que fornecem material para subsidiar as avaliações bibliométricas.

Ementa do curso
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.

Objetivos
Embasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.

Público-alvo: Bibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.



Conteúdo programático

1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas




Fluência Linguística – Inglês - Profa. Terry Rocha
Data: 01 de agosto a 18 de novembro de 2011

Carga Horária: 60 Horas

Inscrições on-line: Até 31 de julho


Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB


*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.


Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP


Apresentação do curso


O aprendizado da língua inglesa é de essencial importância na sociedade contemporânea, visto que a era digital nos leva a percorrer distâncias jamais sonhadas em outras épocas. Hoje, podemos estar cientes dos acontecimentos mundiais no exato momento em que eles estão acontecendo. Os profissionais que não dominam o idioma inglês estão restritos a um número significativamente pequeno de oportunidades no mercado de trabalho, quando os comparamos com os demais.


Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, por exemplo, é de suma importância que o bibliotecário/profissional de informação domine outro idioma, no caso o inglês, por ser a língua usada internacionalmente. A fluência linguística proporcionará ao profissional um maior desempenho quando o mesmo se deparar com as seguintes situações:


- Receber, cumprimentar, apresentar e estabelecer uma comunicação produtiva com clientes estrangeiros.


- Efetuar o atendimento aos clientes por meio de telefone de maneira eficaz, fazendo e recebendo ligações.


- Apresentar clara e seguramente o serviço ou produto oferecido aos clientes.


- Participar de reuniões e de tomadas de decisões que envolvem o contexto globalizado da economia informacional, de forma ativa, interrompendo, interrogando, questionando, discordando, concordando de maneira ética e profissional, de forma clara e objetiva.


- Ler, interpretar e escrever cartas, e-mails, contratos, manuais técnicos, e todo tipo de troca de correspondência que utiliza no seu cotidiano.

Ementa do curso

Noções de inglês básico: gramática e redação.

Fluência básica na língua inglesa e sua aplicação ao cotidiano das bibliotecas/sistemas de informação.


Objetivo
Proporcionar o domínio do inglês aos profissionais que atuam em bibliotecas/sistemas de informação, dotando-os da condição de mobilização global para a cidadania mundial.


Público-alvo: Profissionais da informação

Conteúdo programático
Unidade 1: Pronomes pessoais/verbo 'to be' no tempo presente
Unidade 2: Presente contínuo/adjetivos possessivos
Unidade 3: Caso possessivo/there + to be
Unidade 4: Presente simples
Unidade 5: Verbo 'to be' no tempo passado/passado contínuo
Unidade 6: Passado simples
Unidade 7: A diferença entre o passado simples e o passado contínuo/this/that/these/those
Unidade 8: Some/any/some/any/no + -body/-one/-thing/-where
Unidade 9: Every/all/everybody/everything etc.../a lot/much/many
Unidade 10: O plural dos substantivos/substantivos contáveis e incontáveis
Unidade 11: Comparativo e superlativo
Unidade 12: Voz passiva
Unidade 13: What...? Which...? How...? Who...?
Unidade 14: Presente perfeito (parte 1)
Unidade 15: Presente perfeito (parte 2)
Unidade 16: Presente perfeito x passado simples
Unidade 17: Futuro com 'be going to' e 'will'
Unidade 18: 'Phrasal verbs'
Unidade 19: Verbos modais
Unidade 20: 'Would like'/THE (nomes de lugares)
Unidade 21: Verbo + infinitivo/gerúndio
Unidade 22: Preposições de tempo (AT/ON/IN)
Unidade 23: Preposições de lugar
Unidade 24: Pronomes objetivos
Unidade 25: A/an e the
Unidade 26: Pronomes relativos
Unidade 27: Still/yet/tToo/enough
Unidade 28: Pronomes reflexivos
Unidade 29: Get
Unidade 30: Advérbios

Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO e das necessidades do mercado de trabalho em contexto nacional, sob o enfoque da globalização e de uma economia informacional.

AACR2 – Profª Rosa Correa
Data: 12 de setembro a 27 de novembro de 2011
Carga Horária: 60 horas

Inscrições on-line: Até 11 de setembro

Investimento
Parcela única de R$ 300,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 400,00 (não associados).


*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.


Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.

Apresentação do curso

Paralelamente ao lançamento do Código de Catalogação Anglo-Americano 2ª. Edição – Revisão 2002, a FEBAB oferece à comunidade que atua em bibliotecas o curso “AACR2” buscando a capacitação dos profissionais dessa área.

Ementa do curso

Apresenta os conceitos e princípios do AACR2r e exemplifica as aplicações para pontos de acesso e representação descritiva de documentos em suporte físico e em meios eletrônicos, com ênfase na recuperação da informação.

Objetivo

Atualizar profissionais de bibliotecas na utilização das regras do AACR2.

Público-alvo: Profissionais de bibliotecas


Conteúdo programático

Módulo 1 – Pontos de acesso

Autoria: conceitos básicos
Autor pessoal: escolha e forma
Entidade como autor: escolha e forma
Título e título uniforme

Módulo 2 – Representação descritiva

Regras gerais de descrição
Livros, manuscritos, materiais gráficos
Materiais cartográficos
Música e gravações de som
Filmes cinematográficos e suportes disponíveis
Recursos eletrônicos
Artefatos tridimensionais, realia e microformas
Recursos contínuos

Base conceitual

O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e traduzidos para o português pela FEBAB.






Atenção! A divulgação de cursos, concursos, empregos por esta lista não caracteriza o apoio, parceria ou ratificação do CRB-10





Estágio em Biblioteconomia

Estágio Biblioteconomia
Requisitos: Estar cursando semestres iniciais
Horário: 17h às 21h30
Bolsa Auxílio: R$650,00 + VT
Enviar currículo para o e-mail: biblioteca@femargs.com.br




Atenção! A divulgação de cursos, concursos, empregos por esta lista não caracteriza o apoio, parceria ou ratificação do CRB-10

Vaga para estágio - Porto Alegre

BIBLIOTECONOMIA – CÓD.: 6522

NOME DA EMPRESA: ARTMED EDITORA S.A.
RAMO: PRODUTORA DE LIVROS
BAIRRO: SANTANA.
CIDADE: PORTO ALEGRE.

ATIVIDADES: REVISÃO E PADRONIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS EM FORMATO VANCOUVER E ABNT E AUXILIAR A EQUIPE DE BIBLIOTECONOMIA. CONHECIMENTO NO PACOTE OFFICE. INGLÊS BÁSICO. CONHECIMENTO DE NORMATIZAÇÃO (VANCOUVER E ABNT).

HORÁRIO: 13:30 ÀS 18:30

CARGA HORÁRIA: 5H (SEGUNDA A SEXTA)
BOLSA-AUXÍLIO: R$ 545,00 POR MÊS
VALE-TRANSPORTE: SIM. INDIFERENTE
PASSAGEM GRANDE PORTO ALEGRE: SIM
VALE-REFEIÇÃO: SIM (R$ 8,00)

SEMESTRE: 5 ATÉ 8
CASO TENHA INTERESSE, ENVIE SEU CURRÍCULO PARA ALESSANDRA@METTACAPITALHUMANO.COM.BR, INFORMANDO NO ASSUNTO DO EMAIL O CÓDIGO DA VAGA 3769.








A divulgação de cursos, concursos, empregos
por esta lista não caracteriza o apoio,
parceria ou ratificação do CRB-10.

ENEBD 2011

Estão abertas as inscrições para o o ENEBD 2011. Esse ano ele ocorrerá pela primeira vez na UFAM - Manaus. Além de ser uma grande oportunidade de conhecer a cidade, será muito bom se um grande público puder comparecer para dar apoio a comissão que tenta levar a anos esse evento para cidade.

O site do evento com mais informações: http://enebd2011.jimdo.com/

--
Josué Sales Barbosa
Graduado em Biblioteconomia
Escola de Ciência da Informação/ UFMG

Notícias - CATAVENTUS







O que é Cataventus? É uma ONG de contadores de histórias, que tem a contação como instrumento de inclusão social. O mais interessante é que não temos sede e nem patrocínio. Nos reunimos todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro e trabalhamos com "escambo" - isso mesmo! - com trocas, para dar continuidade ao nosso trabalho. E mesmo assim, a cada ano, em média 40.000 pessoas ouvem histórias sopradas em algum lugar, em algum dia, em alguma cidade, pela Cataventus. Sopramos por todo o Rio Grande do Sul. Imaginem se tivéssemos um lugarzinho só nosso...

* Estivemos na Feira do Livro de Capão da Canoa, e acho que gostaram, pois estamos voltando... Também adoramos a organização e recepção do povo de Camaquã. A Ciranda da Leitura foi muito animada. O pessoal de lá é show!!!

* Nossa apresentação no Sesc para os funcionários sobre qualidade foi muito divertida. Começou calminha, mas em seguida o povo viu que o legal era participar. E a animação correu solta!

* Não se esqueçam: dia 21, Dia da Solidariedade! Muitos serviços e atividades na Usina do Gasômetro. A Cataventus vai estar lá!

* A partir deste mês de maio, o Projeto "Pílula Mágica" tem uma nova parceira: Via Vida, um lugar onde crianças aguardam transplantes, muitas delas bem debilitadas.
Estaremos contando histórias e levando atividades para lá.

* Estamos confeccionando jogos lúdicos com sucata para levar aos hospitais que não têm recreação e nem material para as crianças.
Você pode mandar ideias também, ou nos dar alguns jogos, em bom estado (mesmo que não sejam de sucata), ou então material para confeccionarmos.
Também já estamos montando uma ludoteca para o Forinho em janeiro de 2012, evento organizado pela Cataventus.

* Nossa parceria com o HPS continua (atendemos adultos e crianças), e agora estamos pedindo sua ajuda. Se você mora ou trabalha perto (ou se quiser dar uma passadinha por lá), leve "palavras cruzadas" para os adultos se entreterem um pouco com a demora da internação, bem como algumas canetas ou lápis...
Pode ser xerox das mesmas cruzadas, pois são para pessoas diferentes. Recorte do seu jornal antes de colocá-lo no lixo seco. Peça também para seus vizinhos. Você pode deixar na portaria do hospital para entregar para enfermeira Ângela da Neuro. Os doentes e acompanhantes agradecem! E a Cataventus também, pela sua boa vontade.

* Estamos precisando de pessoas que tenham um tempo disponível e um computador em casa para digitar notinhas na campanha "A nota é minha".
À medida que as notas e cupons aumentam... precisamos também aumentar os digitadores. Faça contato. Podemos dar atestado de horas voluntárias.
Informe-se conosco.

Temos três cursos de capacitação agendados:

Cursos de Capacitação para Contadores de Histórias

Módulo I (maio - turno TARDE):
Data: 23 a 27 de maio (certificado de 20 horas)
Hora: 14h às 17h30
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Aspectos importantes da hora do conto
Perfil do contador de histórias
Expressão corporal
Amostragem e manuseio de recursos
Interação e improviso na contação

Módulo I (junho - turno MANHÃ):
Data: 13 a 17 de junho (certificado de 20 horas)
Hora: 8h30 às 12h
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: Aspectos importantes da hora do conto
Perfil do contador de histórias
Expressão corporal
Amostragem e manuseio de recursos
Interação e improviso na contação

Módulo II
Data: 18 e 25 de junho (dois sábados, com certificado de 20 horas)
Hora: 9h às 18h
Investimento: R$100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716, ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br
Cronograma: confecção de recursos com material alternativo.
* Para este módulo, o aluno precisa trazer restos de papel colorido (cartolina, cartaz, color set, etc.), restos de lã, fitas, e algum material para reciclar, como tampinhas de garrafa coloridas, CDs, caixinhas (sabonete, batom, entre outras), etc. Traga o que você tiver em casa, e juntamos tudo aqui! O material é coletivo.


Erica Mylius
Presidente do Conselho de Administração
CATAVENTUS - Ação de Integração Social e Cultural

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vaga de Estágio em Biblioteconomia - Cachoeirinha

Estágio em biblioteca de Instituição de Ensino Superior em Cachoeirinha. O horário seria de Segunda à sexta-feira das 17h às 22h e aos sábados horários alternados, sendo ou das 8h às 13h ou das 11h às 16h.
O valor da bolsa é de R$400,00 acrescidos de passagens.

Interessados enviar e-mail para biblioteca@cesuca.edu.br

Vaga para Bibliotecário - Cachoeira do Sul

A Biblioteca da ULBRA Campus cachoeira do Sul está selecionando 01 bibliotecário(a) para trabalhar temporariamente nos turnos tarde e noite, 44h semanais. Os candidatos deverão ter conhecimento da classificação CDU, formato MARC e sistema Aleph, habilidade para lidar com o público externo e interno. Os currículos devem ser enviados para daniel.brum@ulbra.br.










Atenção! A divulgação de cursos, concursos, empregos por esta lista não caracteriza o apoio, parceria ou ratificação do CRB-10

terça-feira, 3 de maio de 2011

Programção de Maio - Biblioteca Lucilia Minssen

Secretaria de Estado da Cultura
Biblioteca Lucilia Minssen
Rua dos Andradas 736 – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Porto Alegre – fone: 51- 32257089 e-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com


Programação de Maio: Dia Internacional do brincar (28/05)

Dia 28 de maio é o Dia Internacional do brincar, e com grande alegria iremos comemorar 01 ano da Brinquedoteca Pé de Pilão. Estaremos recebendo jogos e brinquedos novos da Empresa Xalingo, nossos parceiros e patrocinadores.
A Brinquedoteca é um local especial dentro da Biblioteca Lucilia Minssen , destinado a crianças de 01 a 07 anos, onde podem brincar , jogar, ouvir historias e manusearem os livros . Enfim um local público de recreação e lazer , composto de um acervo especial e lúdico para formação dos neo leitores . Tendo como objetivo principal incentivar o gosto pelo livro e a leitura. Oportunizando também nos fins de semana momentos de convívio e interação familiar.
Funcionamento : Visitas com contação de historias de 3ªf a 6ªfeiras com agendamentos para escolas de Educação infantil, ingresso de R$ 5,00 por aluno, reservas pelo fone: 32257089
A pracinha é aberta para visita de crianças (01 a 07 anos) acompanhadas de responsáveis aos Sábados e Domingos das :14 as 17h .



Evento Comemorativo ao Dia Internacional do Brincar

Brincando com Mario Quintana
Dia 24 de maio: 14h às 16h.
- Recreação e Brincadeiras através das poesias de Mario Quintana com Fernanda Blaya e Floreny Ribeiro.
Dia 25 de maio: 9h30 as 11h.
- A historia dos brinquedos com Carmem Henke.
Dia 26 de maio das 14h as 16h.
- Contação da historia Pé de Pilão com Leonor Pereira
Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucilia Minssen.
Apoio Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen.
Entrada franca com agendamento de escolas. Vagas limitadas no máximo 30 alunos.



Teatro Infantil: RÁDIO CHULÉ

Release: RÁDIO CHULÉ é um espetáculo cênico e musical, criado especificamente para divertir o público infantil. O locutor-malucantor Bartolomeu de Bormiches (César Benites) e a reportrapalhada-cantriz Vanderlúcia Sadonina (Letícia Schwartz) fazem uso do contexto radiofônico e dos velhos e bons programas de rádio para envolver os espectadores em um ambiente de grande interação. Com muito humor, os atores contagiam crianças e adultos, que são convidados a participar das divertidas canções e coreografias. As canções da RÁDIO CHULÉ são próprias e inéditas. Repletas de poesia tratam de temas recorrentes no universo infantil, mantendo uma abordagem politicamente correta. RÁDIO CHULÉ entra no ar com o objetivo de recriar e restabelecer o sentido lúdico da vida, afirmando-se como difusor da autêntica diversão educativa.

Período: 06 a 29 de maio
Dias: Sábados e Domingos as 16h . Ingresso R$ 10,00
Local: Sala Lili Inventa o Mundo



Teatro Infantil: Castelo de Contos: O SÍTIO MALUCO

Paulo Bocca apresenta o Sitio Maluco onde conta as histórias muito curiosas que acontecem no sítio de Elvira: um marreco que teve o pote quebrado, um pintinho que nasceu quadrado, uma rã que explodiu porque queria ser do tamanho de um boi e outras histórias recheadas de poesias, cantigas e brincadeiras. As músicas são executadas com violão ao vivo.

Dias: quintas-feiras, sessões às 10h e 15h com agendamento p/ escolas.
Ingresso R$ 8,00
Local: Sala Lili Inventa o Mundo



Hora do Conto: “As Aventuras de Linna Franco”

Apresentação de Fernanda Blaya Figueiró: escritora e pedagoga.

Release: Linna Franco passa por várias aventuras e faz muitos amigos, como Josefina, “A feiticeira Centenária”; Acauã, “A Ave que ataca serpente”; Gi, “A força dos Lanceiros Negros”; e Tadeu, o “Jovem Guerreiro Tamoio” abordando temas referentes à proteção da Natureza, sendo uma atividade de educação ambiental.

As crianças poderão acompanhar as historias no www.linnafranco.blogspot.com.

A atividade busca estimular a leitura e aproximar os alunos das histórias postadas no blog, valorizando a inclusão digital.

Data: nas terças -feiras as 10 e 14 horas com agendamento de escolas.
Ingresso : R$ 5,00 por aluno.
Local: Sala Pé de Pilão – Brinquedoteca da BLM.



Sarau Poemas de Amor
Homenagem ao Dia das Mães
Apresentação Grupo Marias, Amélias & Camélias
Data: 18 de maio a partir das 18h30
Local: Hall da Biblioteca Lucilia Minssen



Oficina: INTRODUÇÃO AO TEATRO SOMBRAS

Ministrante: Maria Amélia Gimmler Netto - Mestre em Artes Cênicas/UFRGS e Licenciada em Artes Cênicas/UDESC.
A oficina visa proporcionar a utilização de recursos do Teatro de Sombras, como o uso de focos luminosos, telas e silhuetas, para construir um conhecimento básico sobre a linguagem da animação de formas. Também visa estimular a criação de imagens e de dramaturgias que surjam com a prática e o manuseio da luz e da sombra, bem como, a criação de jogos corporais projetados na tela. Os encontros serão divididos em três etapas: "Descoberta da Linguagem", "Experimentação de Focos, Telas e Silhuetas" e "Criação de Cenas usando o corpo como silhueta". Haverá uma apresentação do resultado e será fornecido certificado de participação.

Local: Sala Lili Inventa o Mundo - Casa de Cultura Mário Quintana - 5° andar.
Carga Horária: 20h (10 encontros de 2h cada) - com certificado.
Período: de 03/05/2011 à 02/06/2011 - terças e quintas das 19h às 21h.
Público-alvo: estudantes, artistas, professores e demais interessados a partir de 14 anos.
Investimento: R$ 210,00 - pode ser pago em 2x de R$ 105,00


Informações e agendamentos : Biblioteca Lucilia Minssen, rua dos Andradas 736 – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana. Porto Alegre. Fone: 3225 70 89 e-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com


segunda-feira, 2 de maio de 2011

CHAMADA DE TRABALHOS - II FORUM SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Durante o XXIV CBBD estarão ocorrendo diveros eventos paralelos no período matutino.
Dias 8 e 9 de agosto acontecerá o I I FÓRUM SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Chamada de Trabalhos

A Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - CGSNBP, da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, realizará no período de 8 e 9 de agosto de 2011, no XXIII CBBD - Maceió/AL, o I I Fórum sobre Bibliotecas Públicas: serviços de informação e mediação de leitura.

No período de 28/04 a 20/05 do corrente, a CGSNBP/FBN estará recebendo trabalhos voltados para o tema do evento: “Serviços de informação e
mediação de leitura”, contendo os subtemas:
1) Serviços de informação para a comunidade;
2) Mediação de leitura nas bibliotecas públicas


Remeter trabalho para o e-mail: cgsnbp@bn.br e por sedex para:
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional
Rua da Imprensa, 16/11º andar - Centro
20030-120 – Rio de Janeiro - RJ

O resultado será divulgado no dia 10/06 no site http://www.bn.br/snbp e remetido por e-mail para os autores.
Normas para apresentação dos trabalhos no site www.bn.br