segunda-feira, 31 de maio de 2010

Livro avalia modelos de Auditoria no SUS

Livro avalia modelos de Auditoria no SUS

Florianópolis (27/05/2010) - A enfermeira Lourdes de Costa Remor, secretária da Comissão Intergestores Bipartite na Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta sexta-feira, 28 de maio, seu segundo livro, Auditoria de Conhecimento em Saúde a partir da Auditoria do SUS. Resultado de sua tese de doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, a obra será apresentada a partir das 15h, na sala do Conselho Estadual de Saúde.
Lurdinha, que já havia lançado Controle, Avaliação e Auditoria do Sistema Único de Saúde – Atividades de Regulação e Fiscalização, agora apresenta, em 144 páginas, uma proposta de utilização do relatório de auditoria no apoio à gestão de Saúde. “O objetivo é alertar que as auditorias não devem ser padronizadas, já que os serviços, que são seu principal objeto, não são padronizados”, destaca.
O método de pesquisa foi fundamentado na hermenêutica de Habermas e Thompson e, também, em princípios adaptados da psicanálise de Freud e Lacan, que coincidem em sua função de escuta e interpretação do auditor.

email para contato: lu@saude.sc.gov.br, mais informações:

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Curso de Catalogação

1) CURSO DE CATALOGAÇÃO, EM MARC21, NA PRÁTICA

Ferramenta de exercício: Base de dados PERGAMUM (turma extra)

OBJETIVO/PROGRAMA/INSTRUTORA: http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=26

Carga Horária16 h/aulas
CustoProfissional: R$363,00 Estudante: R$320,00 (Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)
Formas de pagamento
Parcelamento em até 3 vezes (entrada mais duas vezes)
Data: NOVA TURMA: 12 e 19 de junho de 2010 (2 sábados)
Horário: 9 h às 18 h com uma hora de intervalo para almoço
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS


2) CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CATALOGAÇÃO DE ACORDO COM A ÚLTIMA REVISÃO DO AACR2 (único no ano)

OBJETIVO/PROGRAMA/INSTRUTORA: http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=17

Carga Horária24 horas
CustoR$ 635,00 (seiscentos e trinta e cinco reais)
Formas de pagamento:
3 vezes (Entrada + 2 vezes) R$212,00
4 vezes (Entrada + 3 vezes) R$170,00 - 1º pgto até 30/05/2010
5 vezes (Entrada + 4 vezes) R$140,00 - 1º pgto até 30/05/2010

Data: 23 a 25 de junho de 2010 Horário: 9 h às 18 h
Local de realização: Porto Alegre/RS

Vaga para Bibliotecário - Esteio/Taquara

Dispomos de uma vaga para bibliotecária(o) para atender a Escola Profissional Unipacs de Esteio e de Taquara para o turno de trabalho preferencialmente noturno (negocia-se) com
carga horária e salário a combinar.
Entrar em contato com o Diretor das duas escolas sr. Antônio Nazário pelos fones : 3033 2771 ou 81916381.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aquecendo para a Copa

Aquecendo para a Copa:
jogos literários


Tomando como ponto de partida a última Copa do Mundo de Futebol, realizada na Alemanha em 2006, passando pela África do Sul, sede do evento em 2010 e culminando no futebol como temática literária, o Goethe-Institut e a Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre apresentam uma série de eventos sobre literatura alemã, africana e futebol na literatura.

A série está chegando ao final, assim, convidamos todos para o 6. jogo literário.


Lembrando Futebol: o lado alegre da cultura da memória
Apresentado por Christoph Schamm

Segunda-feira 31 de maio de 2010 19h30min Auditório do Goethe-Institut

As lembranças alegres do futebol: o “Milagre de Berna” em 1954 e o milagre econômico. O time alemão espetacular do início dos anos 70 conquistando a Copa Européia em 1972, a copa do mundo em 1974 em uma época de grandes mudanças sociais e costumes e finalmente a conquista da copa de 1990 no pleno processo de reunificação, serão alguns dos temas abordados.

Para comemorar esta série de jogos literários e aquecer ainda mais para a copa, convidamos todos os presentes para um quentão logo após a palestra.

Christoph Schamm nasceu em 8 de setembro de 1972 na Alemanha — ano da conquista da Copa Européia pelo Dream Team alemão — possui graduação em Línguas e Literaturas Latinas / Germanística pela Ludwig Maximilian Universität München (1995) , mestrado em Línguas e Literaturas Latinas / Germanística pela Ludwig Maximilian Universität München (1999) e doutorado em Línguas e Literaturas Latinas e Germanística pela Ludwig Maximilian Universität München (2004). Atualmente é professor de língua e literatura alemã da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor e organizador da Deutscher Akademischer Austauschdienst. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura italiana, modernismo, poesia, século XX, vanguardia e autoreflexividade.



Informação & Biblioteca / Information & Bibliothek
Goethe-Institut Porto Alegre
Rua 24 de Outubro, 112
Porto Alegre - RS
CEP 90510-000Brasil / Brasilien
Tel. (51) 2118-7800Fax (51) 2118-7810

Vaga para Bibliotecário - São Paulo

Local: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste
Carga horária: 8 horas
Salário: R$ 2.100,00 em média
Beneficios: vale-transporte, vale-alimentação
Pré-requisito: Experiência profissional

Curriculum para: biblioteca.leme@unianhanguera.edu.br

Contratação imediata.

Máster Online en Documentación Digital

Presentamos la del Máster Online en Documentación Digital, un postgrado *no presencial* en Ciencias de la Documentación por el Instituo de Educación Continua de la Universidad Pompeu Fabra de Barcelona (España).

El curso está dirigido a profesionales innovadores de la Información y la Documentación: bibliotecarios e documentalistas.

Acabamos de abrir el periodo de preinscripción.

El Máster se compone de 9 módulos que pueden cursarse de forma individual si se prefiere. Son estos:

- Módulo 1. Arquitectura de la Información en Sitios Web (del 04/10/2010 al 10/11/2010)

- Módulo 2. Organización y Gestión de la Información (del11/11/2010 al 08/12/2010)

- Módulo 3. Buscadores y Posicionamiento Web (del10/02/2011 al 09/03/2011)

- Módulo 4. Documentación Audiovisual (del10/03/2011 al 06/04/2011)

- Módulo 5. WEB Social (del 28/04/2011 al 25/05/2011)

- Módulo 6. Archivística Digital (del 10/03/2011 al 06/04/2011)

- Módulo 7. Gestión de Contenidos y Gestión delConocimiento (del 26/05/2011 al 16/06/2011)

- Módulo 8. Bibliotecas Digitales (del28/04/2011 al 25/05/2011)

- Módulo 9. Usabilidad y Accesibilidad q=Temario#modulo9> (del 13/01/2011 al 09/02/2011)

Para más información http://www.documentaciondigital.org/index.php?q=Temario#modulo1


Bom Dia Rio Grande: Lei das Bibliotecas Escolares

O telejornal Bom Dia Rio Grande veiculou ontem, 26 maio, matéria referente à Lei 12.244 de 24 maio 2010, que trata da obrigatoriedade de bibliotecas em cada uma das escolas do país.

Abaixo segue na íntegra o bloco em que foi ao ar esta matéria, a mesma foi veiculada aproximadamente aos 2min50seg do bloco.

terça-feira, 25 de maio de 2010

OFICINA DE RESTAURO LIVRO DE ARTE

A OFICINA DE RESTAURO LIVRO E ARTE - Centro de Conservação-restauração de Livros e Documentos oferece tres bolsas de estudos parciais, sendo, uma para alunos que residam no Rio Grande do Sul, outra para alunos que residam fora do Estado e outra para alunos que residam fora do Brasil.
Essas bolsas referem-se aos Módulos I e II do Curso de Conservação-Restauração de Livros, Documentos, Jornais e Paleografia, mantidos pela OFICINA DE RESTAURO LIVRO E ARTE - Centro de Conservação-restauração de Livros e Documentos, que terão início em agosto de 2010.
Estão incluídos nas bolsas de estudos os materiais permanentes utilisados nos referidos módulos, tais como bisturí, lupa, pinças.
Não estão incluídos, entretanto, os materiais de consumo (papéis, linhas de costura, tecidos para encadernação), nem as despesas de hospedagem e transporte, que ficam por conta do aluno.
Pré-requisitos: estar trabalhando, comprovadamente, com acervo arquivístico e bibliográfico.
Interessados devem enviar curriculo, e a comprovação de trabalhar com acervo arquivístico e bibliográfioco para avaliação para:
Oficina de Restauro Livro e ArteCentro de Conservação-restauração de livros e documentos.
A/C Sílvia Breitsameter
Rua Marco Polo, 505, cj. 508, Cristo Redentor
Porto Alegre - RS CEP 91350-280 Brasil

Vaga de Estágio - Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente seleciona candidatos a 2 vagas de estágio na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, na sede Av. Carlos Gomes, 2120 a partir do 2º semestre, turno tarde.
Bolsa auxílio R$ 423,00 (88 horas mensais) mais vales transportes
Cadastro no site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/

Trazer currículo e indicações de referências de trabalho.

Contato: Carmem Hoonholtz
Bibliotecária mat.09072.7
CRB 10/473
Chefe da Equipe de Bibliotecas
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520

Vaga para Bibliotecário - Paraná

Solicito a divulgação de vaga para bibliotecário(a), para trabalhar na biblioteca da nossa instituição.
Temos o ensino médio pela manhã e ensino técnico/superior à noite.
O regime de trabalho é de segunda a sexta-feira e pode ser de 20 ou 40 horas semanais.
Solicito o envio de currículos das interessadas.

Vagas para Bibliotecário - Santa Catarina

1 - Segue link com informações para uma vaga para bibliotecário no Senai Criciúma - Último dia

http://www.sc.senai.br/trabalheconosco/documentos/103921_comunicado_124_pdf.pdf


2- Vaga para FACC - Faculdade Concórdia - SC com urgência mandar currículo para eva@facc.com.br
Saber utilizar CDD e experiênica de no mínimo um ano.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contar histórias já é negócio de gente grande

Exclusivo VEJA.com
Contar histórias já é negócio de gente grande
21 de maio de 2010
Por Maria Carolina Maia
O israelense naturalizado brasileiro Ilan Brenman vive de escrever e narrar histórias (Foto: Divulgação)
"Há muito, muito tempo, existia um imperador chamado Gengis Khan. Esse imperador era muito poderoso. Quando ele não estava conquistando terras, ficava descansando no seu castelo de veraneio. O hobby preferido do imperador era caçar. Com quem? Com uma águia, que ele levava no braço." Este é um trecho de O Imperador e a Águia, uma das histórias que compõem o repertório do contador Ilan Brenman. Israelense naturalizado brasileiro, Ilan, 37, vive de contar histórias. Mas se engana quem pensa que contadores como ele têm como público as crianças, apenas. A atividade de narrar histórias se tornou um negócio de gente grande - tanto para públicos infantis quanto para maduros. Por cada palestra que dá em escolas sobre o tema, ele recebe de 2.000 a 3.000 reais.
VEJA TAMBÉM

Vídeo

Descubra do que é feita - e como é narrada - uma boa história


Sem moralismo:
Contadores rejeitam o politicamente correto

"Vivo de contar histórias e vivo muito bem", diz outra narradora, a atriz Ana Luísa Lacombe, 46. Ela enveredou pelo ramo há oito anos e hoje se apresenta em locais variados, de clubes a projetos sociais, contando histórias para adultos e crianças de todas as idades. "Só faço isso."
Brenman começou há quase duas décadas. Ao longo desse tempo, viu a atividade crescer - especialmente nos últimos anos - e arregimentar um público cada vez maior. Uma das fontes de renda de Brenman, um projeto de narração de histórias para adultos, feito em uma livraria de São Paulo, teve início com uma apresentação por semana, há seis anos. Hoje, já são quatro apresentações semanais, com a casa cheia. "Recentemente, houve um boom atroz da atividade. Quando eu comecei, contar histórias era uma coisa rara, hoje é uma avalanche. Os guias culturais passaram a trazer notícias de apresentações de contadores. É um mercado que se expandiu", comenta Brenman.
Doroty Rojas, programadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, atesta. "É visível que a demanda se intensifica, não somente em nossos endereços, mas também em espaços culturais privados e alternativos." Uma das bibliotecas geridas por Doroty, a Hans Christian Andersen, do Tatuapé, duplicou o número de vagas em seus cursos de formação de contadores para atender à procura. Em 2008, a biblioteca realizou dois cursos de 35 pessoas cada. Neste ano, serão duas turmas de 70 alunos.
O número de inscritos por classe - que no segundo semestre de 2008 chegou a atingir 412 pessoas - permanece alto. São cerca de 200 pessoas para cada turma, contra 65 no primeiro semestre de 2008 e apenas 30 em 2007.
No município de Cordisburgo, Minas Gerais, contar histórias é também uma forma de ter um futuro acadêmico e profissional mais promissor. O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto focado em textos de Guimarães Rosa, encaminha jovens de classe baixa da cidade natal do escritor para a narração de histórias e para a educação - leia mais aqui.
Institucionalizaçã o e moda - Para Ilan Brenman, o aumento do interesse pelas narrativas orais pode ser visto como uma reação da sociedade ao ritmo do mundo atual. Um ritmo acelerado, em que as pessoas pouco se falam e se tocam. A opinião do contador é partilhada pela cineasta Laís Bodanzky, que no último dia 11 participou do Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias, evento anual de narração de histórias realizado em São Paulo – saiba mais aqui. "Os contadores de história nos lembram da importância de nos desplugarmos do nosso pequeno universo e aprender a ouvir e a olhar nos olhos das pessoas."
Pesquisadora e professora da USP, Regina Machado, també m idealizadora do evento, faz coro a Brenman e Laís. "No mundo, hoje, há muita réplica e excesso de informação, mas pouca qualidade nas relações humanas, nos contatos e nos encontros, e a narração de história propicia isso", pondera Regina, para quem há uma expansão da atividade não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Regina só não gosta do alvoroço em torno da atividade, surgido no embalo de seu recente aumento. Abomina, por exemplo, o termo "contação" de história, que, para ela, representa um "modismo". "Eu não faço contação de histórias. Para mim, esse é um nome que vulgariza a coisa. A narração de histórias é uma forma de aprendizado para quem ouve e para quem narra. Mas quem entra na onda da moda não aprende muito."
Mas se, como toda moda, essa passará, o trabalho dos contadores deve continuar. Para a pesquisadora, não se pode prescindir da narração oral. "As histórias têm uma função simbólica importante para o ser humano de qualquer época e de qualquer lugar."

Para especialistas, narração constrói a memória e a identidade do país
21 de maio de 2010
Por Maria Carolina Maia
Debate: a antropóloga Lilia Schwarcz, a filósofa Olgária Matos, a mediadora Beatriz Machado e a cineasta Laís Bodanzky, durante encontro internacional de contadores de história, em São Paulo (Foto: Pedro Machado)
No Brasil oitocentista, recém-emancipado de Portugal, um novo órgão público - o Instituto Histórico e Geográfico, ancestral do IBGE - lança um concurso: "Como Escrever a História do Brasil". Entre os concorrentes, sagrou-se campeão o naturalista alemão Karl Friedrich Phillipp Von Martius, com a tese de que o Brasil era um grande caldo formado pelo volumoso rio branco (ou português) e seus dois confluentes, os rios negro e indígena. Estava criado o mito das três raças, até hoje constituinte da identidade nacional. "Este é um exemplo gritante de como as nações constroem os seus mitos e inventam uma identidade a partir de um corpo de histórias que se transformam em versões oficiais", explica a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz.
No caso dos contadores profissionais ou amadores, além de uma criação constante de explicações para os fenômenos da vida cotidiana, há um trabalho de perpetuar a memória do país. É o que diz a cineasta Laís Bodanzky. "Um grande foco dos contadores de história é o público infantil, o que é ótimo. Este é um público que absorve tudo com rapidez, inclusive esse repertório de Brasil que vem de geração em geração e desemboca nas crianças, muitas vezes, através dos contadores de história."

Em Minas, contar histórias de Guimarães Rosa dá futuro
20 de maio de 2010
Por Maria Carolina Maia
No Museu Casa de Guimarães Rosa, em Cordisburgo, 'Miguilim' narra texto do escritor (Foto: Maria Carolina Maia)
"Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas." A cena em que Miguilim, personagem do livroManuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa, experimenta pela primeira vez os óculos, é uma metáfora poderosa para o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Criado em 1995, o grupo, que narra apenas histórias de Rosa, vem transformando a perspectiva de jovens de classe baixa de Cordisburgo, cidade natal do escritor mineiro. O projeto demanda de seus participantes que tenham bom desempenho na escola, da qual a maioria sai para trilhar outros estudos.
Para Tiago, a passagem pelos Miguilins foi fundamental para que ele continuasse os estudos. "Contar histórias me abriu várias portas e me permitiu atravessar bem a adolescência. Se eu não tivesse participado dos Miguilins, talvez eu não tivesse lido Guimarães Rosa e agora não estivesse estudando." Além da condição de ter boas notas enquanto participante do projeto, e do incentivo para não deixar de estudar, a ligação com o grupo dos Miguilins proporcionou moradia em BH. Explica-se: a médica Calina Guimarães, prima de Guimarães Rosa e criadora do projeto, mantém na capital um apartamento que recebe meninos de Cordisburgo e os ajuda a estruturar a vida na cidade grande.

Censo CFB/CRB

PREZADOS PROFISSIONAIS

O Sistema CFB/CRB está realizando o censo profissional, através do site do CFB, os profissionais podem solicitar senha de acesso diretamente no CRB através do e-mail crb10@terra.com.br ou pelo fone 51-3232-2856.
Veja as instruções abaixo, ou acesse o link http://www.cfb.org.br/censo/censo.pdf




Vaga para Bibliotecário - Ponta Grossa, PR

Nome da Empresa Cescage - Ponta Grossa / Paraná
Email recrutamento@cescage.edu.br
Pessoa para contato Kátia
Horário disponível 08:00 - 18:00
Exigências
Graduação em Biblioteconomia e experiência em Biblioteca acadêmica
Conhecimentos em:
Internet
Informática
Elaboração de projetos

Vaga para estágio - Gravataí

Vaga para estágio na Biblioteca do SESC Gravataí.

Hórário: segunda-feira a sexta-feira das 14h as 20 horas com 15 minutos de intervalo.
Bolsa: + ou - R$ 441,00 + vale transporte.

Contato bimmich@sesc-rs.com.br

Feira do Livro de Guaíba

Feira do Livro de Guaíba
Estamos divulgando a programação da Feira do Livro de Guaíba. Início 25/05/10.
Link: http://www.guaiba.rs.gov.br/Noticias/2010/20100513_feira_livro/index.htm

Atenciosamente,
Tatiana Cardoso Mayer
Bibliotecária - Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja
Guaíba/RS

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sistema de Bibliotecas da UFMG seleciona artigos

Sistema de Bibliotecas da UFMG seleciona artigos para periódico científico
A Biblioteca Universitária-Sistema de Bibliotecas da UFMG irá selecionar, até o dia 18 de junho, artigos científicos, revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas bibliográficas com a finalidade de compor o primeiro volume da revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas.
A Revista, que é voltada para pesquisadores e profissionais de informação, tem como objetivo difundir o conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação, temas pertinentes às bibliotecas universitárias, abrangendo as questões teóricas e práticas das áreas em seus aspectos tecnológicos, humanos, sociais e afins.
Com periodicidade semestral, a revista será disponibilizada em formato impresso e digital e a submissão de artigos será realizada pelo portal da revista.
Mais informações no site da revista www.bu.ufmg.br/rbu , pelo telefone 3409-5521 ou revista@bu.ufmg.br.
Sistema de Bibliotecas da UFMG - Biblioteca Universitária
Assessoria de Comunicação SocialTelefone: 3409-5521

Vaga para Bibliotecário - Osório/RS

CNEC – CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
Rua Jorge Dariva, 1042 – Osório – RS – Cep: 95520-000
Telefone: 3663-1420



EDITAL Nº05 /2010

SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO

O Diretor da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS e Instituto de Educação Cenecista Marquês de Herval, no uso de suas atribuições regimentais, torna público, por este Edital, a seleção e contratação de funcionário para O CARGO DE BIBLIOTECÁRIO para atuar na CNEC/Osório.
Forma de seleção e condições de contratação:

I. DAS INSCRIÇÕES
1.1 - As inscrições serão através do envio de currículo para o e-mail selecao@facos.edu.br identificando a vaga pretendida, no período de 18/05/10 a 26/05/10.
1.2 - Os candidatos selecionados para as entrevistas serão comunicados via ligação telefônica no dia 27/04/10. Neste contato será agendado local, data (31/05) e horário das entrevistas e prova de conhecimentos técnicos.

II. REQUISITOS GERAIS
O candidato deverá ter formação em Biblioteconomia e apresentar conhecimentos em informática.

III. DA SELEÇÃO
1ª Etapa: Análise de currículo.
2ª Etapa: Entrevista e Prova de conhecimentos técnicos.

Cargo
Bibliotecário
Inscrição para os cargos
18/05 a 26/05/2010.
Contato com candidatos pré-selecionados para entrevista
27/05/2010
Neste dia será marcado o horário da entrevista que ocorrerá em 31/05



IV – DA VAGA E JORNADA DE TRABALHO
A vaga e sua respectiva jornada de trabalho é a seguinte:
Bibliotecário: 01 (uma) vaga, com jornada de 20 (vinte) horas semanais e horários das 19h às 23h.

V – DA REMUNERAÇÂO E DO CONTRATO
A remuneração será de acordo com a política praticada pela Instituição respeitados os pisos estabelecidos em Convenção Coletiva.
As relações de trabalho serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Os candidatos aprovados serão chamados tão logo a Instituição achar conveniente.
È facultada a participação de candidatos portadores de necessidades especiais.

Osório, 18 de maio de 2010.
Adelar Hengemühle
CNEC - Osório

Projeto Sino Azul

Caros amigos e colegas

Recentemente participei do Projeto Sino Azul, da Fundação Telefônica, que teve como um de seus objetivos a disponibilização, via Internet, dos conteúdos da Revista Sino Azul, publicada pela antiga Companhia Telefônica Brasileira a partir da década de 20.

A Revista é parte da documentação arquivística, bibliográfica e museólogica que hoje é mantida pela Fundação Telefônica e trata de temas diversos que transitam entre ciência, tecnologia, cotidiano, história das telecomunicações, cultura, etc.

Ao ser convidado pela Audoc.con (http://www.audoc.com.br/), tive a oportunidade de coordenar o projeto específico de catalogação, indexação (atribuição de palavras-chave ou assuntos) e disponibilização, em formato digital, de cada um dos fascículos que compõem a Coleção Sino Azul.

O Projeto, desenvolvido junto a uma equipe multidisciplinar composta por bibliotecários e profissionais de Tecnologia da Informação, é resultado de uma profunda reflexão informacional e histórica acerca da Revista Sino Azul que sem dúvida é uma fonte para diferentes tipos de interesses e de pesquisas.

Gostaria de compartilhar com vocês este momento indicando os três links abaixo:

1) Matéria sobre o Projeto Sino Azul: "Telefônica lança versão digital da revista histórica Sino Azul":

http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4437126-EI3615,00.html
2) Vídeo sobre a exposição e sobre o Projeto Sino Azul (com pequena entrevista feita comigo ao final):

http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-303050/Telefonica-digitaliza-revistas-historicas-e-lanca-site.htm
3) Link para acesso ao catálogo completo da Revista Sino Azul:

www.colecaosinoazul.org.br

Nesta versão on-line do catálogo ainda há alguns ajustes a serem feitos, seja em relação às estratégias e resultados de pesquisa ou mesmo na exibição do Formato Marc 21, mas gostaria de divulgar o Projeto desde já.
Conto com suas sugestões e/ou opiniões.

Espero que gostem e divulguem!

Um abraço,
André de Araújo - Bibliotecário (CRB-8: 6831)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Censo CFB/CRB

PREZADOS PROFISSIONAIS

O Sistema CFB/CRB está realizando o censo profissional, através do site do CFB, os profissionais podem solicitar senha de acesso diretamente no CRB através do e-mail crb10@terra.com.br ou pelo fone 51-3232-2856.
Veja as instruções abaixo, ou acesse o link http://www.cfb.org.br/censo/censo.pdf





Lançamento de livro

CONVITE

A Biblioteca Lucilia Minssen o Departamento de Livro e Bibliotecas Publicas do Estado junto com a escritora Marlene Dalva da Silva Rothbarth tem o prazer de convidar os bibliotecários e professores para participarem do lançamento do livro Julia e Gabriel visitam Itajaí no dia 01 de junho as 14horas , no hall da biblioteca, na rua dos Andradas 736 – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
Haverá um bate-papo com a autora e doação de livros para as bibliotecas publicas e escolares , para tanto solicitamos que nos confirmem o nome de um representante da biblioteca e/ou escola que participará do evento através do telefone: 32257089. Como espaço é limitado a 50 lugares estaremos inscrevendo os primeiros que nos derem retorno.


Escritora itajaiense lança livro infantil na Capital Gaúcha.
Publicação será distribuída em escolas da região sul do Brasil

Paixão pelo patrimônio histórico. Essa foi uma das inspirações que resultou na obra infanto-juvenil, “Júlia e Gabriel visitam Itajaí”. Os personagens passeiam pela cidade, guiados por um Siri, que conta a história das construções antigas mais importantes situadas nas primeiras ruas que deram origem à cidade.
As crianças são personagens vivas que autora escolheu para ilustrar esta história: Júlia, neta da amiga Lindinalva, (autora das ilustrações do livro), e Gabriel, seu neto. Eles se encantam com as histórias contadas pelo siri, conhecendo o Centro Histórico de Itajaí, aprendendo vocábulos específicos que contribuem para enriquecer o aprendizado da Língua Portuguesa.
O livro tem como estratégia, envolver alunos, pais e professores, que conhecerão a importância do patrimônio histórico e, conseqüentemente, devem estimular sua preservação.
Como slogan para divulgar a importância do Patrimônio Histórico ficará a frase: “Quem cuidará do retrato desta Cidade para que o tempo não danifique sua fisionomia e as gerações futuras possam valorizar seus antepassados e falar deles com carinho?”
O objetivo é divulgar o livro e a autora pela região sul. O projeto foi aprovado via Lei Rouanet – pela primeira vez, um itajaiense tem um projeto de livro aprovado pela lei - e a autora vai fazer a distribuição de 3.000 unidades do livro nas três capitais da região sul, 1.000 unidades para cada, que devem ser repassadas a bibliotecas públicas municipais e estaduais.

Sobre a autora
Conhecida como Dona Marlene Rothbarth, a autora é uma pessoa expressiva e popular. Nasceu em Itajaí é formada em Pedagogia e especializada em administração escolar. Teve longa carreira dedicada à educação, em que foi Diretora, Inspetora, além de ser Diretora do Museu Histórico de Itajaí, membro fundador da Academia de Letras e da PROARTE de Itajaí.
Aos 77 anos, esbanja vitalidade. Recentemente a escritora foi escolhida para receber a Medalha Antonieta de Barros, uma homenagem da Assembléia Legislativa às mulheres de destaque em Santa Catarina.
Outras obras da autora: Uma História de Família; Famílias de Itajaí - Mais de um século de história; A Saga da Família Asseburg; Famílias de Itajaí - Mais de um século de História, II volume.

Agenda
13/05/2010 - Divulgação e doação de 700 exemplares na Capital do Paraná, sendo: 300 exemplares ao sistema de bibliotecas públicas municipal, 200 exemplares ao sistema de bibliotecas públicas Estadual, 100 exemplares ao IPHAN, 50 exemplares ao Museu Paranaense e mais 50 sorteados entre os presentes na solenidade, que será realizada no Colégio Estadual do Paraná, Avenida João Gualberto nº 250 – Alto da Glória – com inicio as 13:30horas;
26/05/2010 - Cidade de Florianópolis, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina;
01/06/2010 Porto Alegre, na Biblioteca Lucilia Minssen na Casa de Cultura Mário Quintana.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Censo CFB/CRB

PREZADOS PROFISSIONAIS

O Sistema CFB/CRB está realizando o censo profissional, através do site do CFB, os profissionais podem solicitar senha de acesso diretamente no CRB através do e-mail crb10@terra.com.br ou pelo fone 51-3232-2856.
Veja as instruções abaixo, ou acesse o link http://www.cfb.org.br/censo/censo.pdf




segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIVULGAÇÃO DA REUNIÃO DO GISIS

REUNIÃO DE MAIO DE 2010

O Grupo de Usuários de CDS/ISIS do Rio Grande do Sul - GISIS/RS convida a todos os interessados na utilização dos softwares da família CDS/ISIS a participarem de sua próxima reunião.
DATA: 19/05/2010, (quarta-feira).
LOCAL: PROCERGS
HORÁRIO: 10 h às 12 h
ENDEREÇO: Rua Doutor Mário Totta nº 64, Bairro Tristeza
PAUTA PARA ESTA REUNIÃO:
1) Soluções de softwares para bibliotecas - Palestrante: Alexandre Junqueira Thomé – PROCERGS;
2) Relatos do Curso de ABCD (Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação), ministrado por Edwin Hübner nos dias 05 a 07 de maio, promovido pela Control. A coordenação do GISIS-RS agradece à Equipe da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho - TRT 4ª Região, pela forma generosa com que recebeu o Grupo GISIS/RS em abril.
Se você deseja receber a Reunião do GISIS em sua instituição, por favor, entre em contato (gisis@grupos.com.br), para que possamos avaliar a possibilidade.
Contamos com a presença e participação de todos no dia 19/05/2010.
Atenciosamente,
Andréa Fontoura
Coordenadora do GISIS/RS
(0 XX 51) 3029-7042
(0 XX 51) 9636-0707

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Concurso do Troféu Prêmio Laura Russo

Prêmio de cinco mil reais para o melhor troféu
CRB-8 abre concurso para criação de troféu para o Prêmio Laura Russo


Estão abertas as inscrições do Concurso para criação de um projeto de design de troféu do Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo – considerado uma das mais importantes iniciativas do movimento bibliotecário brasileiro. Pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil podem participar com quantos projetos quiserem.
Iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8ª. Região), o Prêmio Laura Russo foi criado em 1998 com o objetivo de reconhecer as iniciativas culturais e de incentivo ao uso da biblioteca e estímulo à leitura. O vencedor receberá o valor de R$ 5.000,00 reais e Certificado.O resultado será anunciado dia 30 de setembro.
A inscrição é gratuita e deve ser feita em duas etapas:
Adesão: 20 de junho
Entrega da proposta da arte: 31 de agosto.
A proposta de troféu deve ser inédita, original e não ultrapassar o valor de R$ 200,00 para a fabricação.

Concurso do Troféu Prêmio Laura Russo
Inscrição para adesão: 20 de junho
Envio de propostas: 31 de agosto
Resultado: 30 de setembro
Premiação: R$ 5.000,00 e Certificado.

Consulte Regulamento em www.crb8.org.br
Para mais informações envie mensagem para concursotrofeu@crb8.org.br

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Curso de Especialização em Gestão Pública

Curso de Especialização em Gestão Pública A Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) criou o curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Este curso de pós-graduação tem como objetivo desenvolver as competências de profissionais graduados em Administração, Turismo e técnicos de nível superior de instituições públicas e privadas para atuarem na gestão de órgãos públicos ou privados voltados para o desenvolvimento local e regional.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio. Informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas na secretaria do curso, na Faculdade de Administração e de Turismo pelos telefones (53) 3222-7981, 3225-4573, das 13h30min às 20h. Também pelo e-mail gestaopublicaufpel@gmail.com.

Inscrições para o Lendo pra Valer e o Fome de Ler - Câmara Rio-Grandense do Livro


Inscrições para o Lendo pra Valer e o Fome de Ler abrem em 17 de maio

Escolas estaduais da 1ª, 5ª, 12ª, 27ª e 28ª Coordenadorias Regionais do Ensino interessadas em participar do Programa Lendo pra Valer, que a CRL desenvolve em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, podem obter o formulário de adesão clicando aqui.

Depois de preencher o formulário, indicando os nomes de cinco autores que lhe interessem prioritariamente, a escola deve entregá-lo à Câmara Rio-Grandense do Livro (Praça Osvaldo Cruz, 15 – 1708 – Centro – Porto Alegre) ou enviá-lo pelo fax 3286.4517 ou pelo e-mail agenda@camaradolivro.com.br, a Ana Paula Cecato, no período de 17 a 31 de maio.

Se a escola for contemplada, sua biblioteca receberá acervo de obras do autor que a visitará, disponibilizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SEBE, da Secretaria de Estado da Educação.

Paralelamente, podem se inscrever, para participar do Programa Fome de Ler, escolas municipais de Canoas e de onze municípios da região Centro-Sul do Estado (Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. O processo de adesão é semelhante ao do Lendo pra Valer, mas existe um formulário específico, que pode ser encontrado aqui.

O Fome de Ler é desenvolvido pela CRL em parceria com o os Cursos de Letras da Ulbra Guaíba e da Ulbra Canoas, a Rede Ulbra de escolas e as prefeituras dos municípios acima indicados, que se encarregam da aquisição das obras para a leitura prévia aos encontros.

Em ambos os casos, os encontros com autores residentes no RS ocorrerão entre os meses de agosto e novembro, devendo suas datas, horários e formatos ser definidos de comum acordo entre as escolas e os autores. Os autores de fora do Estado visitarão as escolas na primeira quinzena de novembro, em datas definidas pela Comissão Organizadora da Feira do Livro, dado que também terão compromissos a cumprir na programação do evento.


vitrina da leitura

O Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares promove sua reunião mensal, dia 14 de maio, na Câmara de Vereadores de Osório, tendo, como tema central, Cidadão Leitor - A integração das bibliotecas escolares, públicas e comunitárias na inclusão social e no acesso à Leitura, no município de Osório. Confira a programação em: http://camaradolivro.com.br/arquivos/190.pdf
Contato
Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 · Conj. 1708/1709
CEP 90030-160 · Porto Alegre · RS · Brasil
Fone: +55 51 3286 4517

Nova Tradução:"Liberdade de informação"

Nova tradução: “Liberdade de informação”
Foi recentemente publicada a tradução para o português da obra sobre a liberdade de informação.
MENDEL, Toby. Liberdade de informação: um estudo comparado. Brasília: UNESCO, 2009. 172 p. (PDF: 1,2 Mb). URL:
http://www.unesco.org/pt/brasilia/single-view/news/liberdade_de_informacao_um_estudo_de_direito_comparado/back/9679/cHash/652cf07cc3/
Resumo:
A importância do direito a informação ou do direito ao conhecimento é enfatizada cada vez mais por quem trabalha em prol do desenvolvimento, pela sociedade civil, por acadêmicos, pela mídia e pelos governos. Que direito é esse, trata-se realmente de um direito e como os governos procuram aplicá-lo? Estas são algumas das questões que o livro busca responder, fornecendo ainda um relatório acessível das leis e das práticas que dizem respeito à liberdade de informação e uma análise do que está funcionando e por que.
Este é um importante documento que precisa ser conhecido por aqueles que trabalham com a coleta, organização e difusão da informação.Murilo Cunha

terça-feira, 11 de maio de 2010

Vaga para Bibliotecário - Porto Alegre

Atividades principais:
- Indexação de fotos e textos dos jornais e sites do Grupo RBS
- Pesquisas para os veículos do Grupo RBS

Requisitos:
- Bacharel em Biblioteconomia
- Conhecimento de inglês (leitura)
- Desejável conhecimento de Espanhol

Horário de trabalho: das 11:00 às 19:00 – disponibilidade para trocar de horário conforme demanda e para trabalho aos finais de semana

Interessados, enviar currículo com pretensão salarial para paula.moreira@gruporbs.com.br, colocando no assunto do email BIBLIOTECONOMIA.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vaga de Estágio - Porto Alegre

A Fundação Saint Pastous está selecionando estágiario do Curso Superior de Biblioteconomia ou do Curso Técnico de Biblioteconomia.

Requisitos: ter disponibilidade todas as manhãs.
Turno: MANHÃ (5 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.


Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br

Furg vai revitalizar a biblioteca de Arroio Grande

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/Furg) e a Secretaria da Cultura de Arroio Grande firmaram cooperação no Projeto de Extensão "Revitalização da Biblioteca Pública: um Polo Cultural". A coordenação é do professor Claudio Renato Moraes, lotado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi). As acadêmicas Clarice Fonseca da Silva e Maria Inês Piva Penteado desenvolvem o projeto.

O prefeito Jorge Luiz Cardozo manifestou a satisfação na cooperação e enalteceu a importância da parceria com a Universidade, uma vez que há projetos futuros em outras áreas do conhecimento. O coordenador e as acadêmicas são a contrapartida da Furg no que diz respeito à coordenação/supervisão do trabalho e à operacionalização por parte das alunas.

A revitalização da Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande se faz necessária para melhor atender à comunidade local (usuários atuais e futuros). O coordenador do projeto diz que a intenção é transformar a biblioteca em um órgão vivo de ação pedagógica, cultural e histórica, um Polo de Pesquisa e Cultural para a cidade e região.

O professor Moraes, que é do curso de Biblioteconomia, e as estagiárias, realizarão o trabalho. “A biblioteca deve ser o grande centro de difusão de informação e passará a ser realmente uma instituição de e para a comunidade”, afirma ele.

A equipe elaborou uma série de normas e procedimentos que deverão ser adotados para tornar a biblioteca um local onde as pessoas terão fácil acesso às obras. Também é projetado o aumento de sócios para enriquecer e manter o acervo, entre outras ações.

Extraído de Jornal Agora http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=81255 acesso em 10 maio 2010.

Censo CFB/CRB - Como obter a senha de acesso

Prezados Bibliotecários
para obter a senha de acesso ao Censo CFB/CRB entre em contato com o CRB-10 por telefeone ou e-mail fornecendo seu nome e número de Registro.
CRB-10
51-3232-2856/3232-2880 crb10@terra.com.br

Censo CFB/CRB


PREZADOS PROFISSIONAIS

O Sistema CFB/CRB está realizando o censo profissional, através do site do CFB, os profissionais podem solicitar senha de acesso diretamente no CRB através do e-mail crb10@terra.com.br ou pelo fone 51-3232-2856.
Veja as instruções abaixo, ou acesse o link http://www.cfb.org.br/censo/censo.pdf





Cursos da Biblioteca Lucilia Minssen

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSSEN
Maio é o mês do Brincar


Oficina Jogos Infantis : Vamos brincar
Ministrante: Fabiana Rocha Racoski , Professora de Ed. Infantil e Psicopedagoga.
Proposta: Confecção de vários jogos para Educação Infantil e Fundamental : Jogos Matemáticos, Jogo 10 amigos , Centopéia Matemática , Painel de números , Jogo do
tira e põe , Dados (Cubos ), Jogo das baratas.

Lista de material do aluno: E.V.A grande de várias cores (todos os jogos são com E.V.A), tesoura , cola quente , caneta de retro, papel para moldes , lápis, olhinhos de artesanato, palitos de picolé ,lâ , velcro, fitas mimosas, 1 caixa de ovos .
Investimento: R$ 20,00 – Informações e inscrições através do fone: 32257089
Data: 21 de maio (sexta-feira) das 14h as 17h
Local: Sala Lili Inventa o Mundo.

CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Período de 11 a 27 de maio nas terças, quartas e quintas
Hora: 19 às 21:15 horas
Público: Professores, educadores de todas as áreas, alunos de Magistério e de cursos superiores e interessados em geral.
Carga horária: 20 horas com certificado de participação.
O curso oferece ao aluno fundamentos de teatro para o desempenho de contar histórias infantis. O responsável pelo curso é o ator e diretor teatral Paulo Bocca, também contador de histórias e acadêmico de Letras do Instituto Superior de Educação de Sapucaia do Sul. Além da experiência em vários espetáculos infantis e adultos, ele já deu várias oficinas de capacitação para professores em vários municípios do Estado e na Casa de Cultura Mário Quintana com o apoio da Biblioteca Lucília Minssen.
PROGRAMA: As aulas utilizarão contos infantis universais e do folclore brasileiro, fábulas, poesia e cantigas, bem como os contos de autores contemporâneos. O curso vai abordar: Ritmo e entonação para contar histórias; Expressividade corporal e gestual;
Improvisações utilizando contos infantis; Utilização de poesia na hora do conto;
Orientação técnica para cenário, figurinos e acessórios.
Investimento: O aluno pagará uma parcela R$80,00 ou duas de R$40,00.
Informações e inscrições abertas na Biblioteca Lucília Minssen, fone: 32257089

Seminário

4º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio, realizado pelo Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas
O evento será realizado de 24 a 29 de setembro de 2010.
As inscrições abrem no final de maio.
Mais informações no site: http://simpufpel.wordpress.com/

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Contação de Histórias - Vaga para Porto Alegre

Funções: Contação de Histórias de classe bêbê á 4ª séries, criação de material para contar as histórias, atividades de auxiliar de biblioteca em períodos em que não houver turma para contar histórias.

Carga Horária: 30hrs Turno Tarde

Necessário: Experiência em contar histórias para crianças, experiência em ambiente escolar e muita vontade e aptidão para lidar com crianças e pré-adolescentes. Comprometimento com horários. Dinamismo.

Oferecemos : salário 690,00 + VT.

Contato: e-mail: moni_rs@yahoo.com.br

Curso à distância de Atualização em Normalização Bibliográfica

UFMG oferece 5º Curso a distância de Atualização em Normalização Bibliográfica - CANB

A Biblioteca Universitária e o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG promovem, a partir de 01 de agosto de 2010, o 5º Curso de Atualização em Normalização Bibliográfica, na modalidade a distância. A coordenação é de Júnia Lessa França, uma das autoras do Manual para Normalização de Publicações Técnico-científicas (Editora UFMG), obra de referência na área, já na 8ª edição, revista (2009).
O objetivo é promover a atualização dos participantes em normalização bibliográfica, em conformidade com as normas da ABNT sobre documentação, através da modalidade da educação à distância. O curso tem como público alvo os bibliotecários, pesquisadores, estudantes, profissionais de editoração e demais interessados em normalização de publicações. Com duração de 182 horas é ministrado ao longo de cinco meses (agosto a dezembro).
Segundo a coordenadora, a bibliotecária Júnia Lessa França, a iniciativa se repete devido aos bons resultados obtidos nas quatro primeiras edições. O curso é composto de 20 tópicos divididos em dois módulos, com exercícios para fixação de conceitos e de correção.
O CANB é aberto à comunidade e vale certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Biblioteca Universitária da UFMG. São oferecidas 100 vagas por semestre e o investimento é de R$ 1.200 a vista ou em seis parcelas de R$ 200.
Mais informações podem ser obtidas no site da FUNDEP e as inscrições podem ser feitas a partir de 01 de maio de 2010, no seguinte endereço:
http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=4379

Vaga para Bibliotecário e Estagiário - Porto Alegre

Bibliotecário(a)
Atividades:
Gestão da biblioteca em todos os processos técnicos.
Orientação de equipe. Pesquisa em jurisprudencia, doutrina elegislação.
Leitura diária dos principais Jornais Locais e DiariosOficiais, Confeccção de Clipping de noticias e Legislativo.
Atualização de dados da Base de Dados Informa.
Entre outras atividades

44h /semanais

Remuneração: R$1600,00
Beneficios: Unimed Empresarial, VT, VR



Estagiário(a)
Atividades:
Atendimento ao público interno;
Controle de Acervo (registro, reposições);
Cadastro de usuários no sistema;
Controle periódico e controle de circulação (empréstimos e devoluções).

É necessário possuir conhecimento básico no Pacote Office.
6h diárias (a combinar)

Bolsa-auxílio: R$500,00
Benefícos: VT

Interessados:
encaminhar Currículo para Aline Machado: rh.poa@veirano.com.br

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Curso - Tabela de Tenporalidade - RJ

Curso: Tabela de Temporalidade – sua importância

Instrutora: Sebastiana Batista Vieira, advogada, arquivista. Foi chefe do Arquivo Geral Correios DR/RJ, Seis Selos Ouro 5S, indicado à certificação ISO. Consultora de Arquivo dos Correios em todo Brasil e de várias empresas e pessoas.

Objetivos: Analisar a importância dos prazos de guarda dos documentos. Demonstrar diferenças entre: teor administrativo, legal, técnico e histórico. Incentivar a prática da avaliação, de todo documentos.

Público Alvo
Gestores e profissionais de todas as áreas e níveis com interesse na matéria.

Metodologia
Exposição verbal com relato de experiência de 32 anos com documentação legal. Recursos visuais atuais. Debates provocados e direcionados. Elaboração de Tabelas de temporalidade em conjunto. Pedimos que tragam relação de documentos para estudos .

Programa:
Todos de relevância para elaboração de Tabela de Prazos de documento de arquivo
Tabela de Prazos – o que é, quem, onde, quando, porque, como fazer
Falta da Tabela – caos no arquivo
Arquivos terceirizados e Tabela de Prazos
Avaliação – mais importante que prazos
Cálculo de Prazos – nem excessivos nem escassos
Valor x Prazos
Mídia eletrônica x Prazos
Termo de Eliminação – oficialidade do descarte
Legislação x Normas
Eliminação – se não ocorrer

Carga horária: 16 horas
Data: 20 e 21 de maio de 2010
Local: Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Amoroso Lima, 15 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 9hs às 17hs
Investimento:
Profissional - R$ 500,00
Estudante não sócio – R$ 250,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 200,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 100,00

Inscrições até o dia 18 de maio de 2010
Procedimentos para inscrição Preencher a ficha de inscrição on-line e efetuar o pagamento através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3) e posterior envio do comprovante bancário por Fax (021) 3852-2541.
Preencha aqui sua ficha de inscrição
Ou diretamente na sede da AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 10 às 12h das 13 às 17h:30
Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ). Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br

Programação da Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis


Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Biblioteca Pública Municipal
Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva



Programação do mês de maio da Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva mais uma vez vai além dos serviços de empréstimo domiciliar e consulta local e promove um encontro intitulado LITERATURA COMENTADA, que acontecerá no próximo dia 19 de maio (quarta-feira). O objetivo é colocar o público leitor em contato com escritores local na área de leitura, literatura, educação e história do município a fim de divulgara a produção literária do município e incentivar a hábito da leitura.
A segunda parte da programação desse dia, que acontece às 19hs na Biblioteca, inclui a participação do público em geral, que será convidado a comentar sobre os títulos lidos com o temática “Os 5 livros que li e mais gostei”.

Ações:
· Convidar autores locais para apresentarem sua obra
· Convidar os leitores em geral para prestigiarem o evento e comentarem sobre os títulos que mais gostaram de ler

Confira a programação:

19h - Recepção com música “Livros – Caetano Veloso” (4min47s)

Abertura

19h15min – Apresentação dos autores convidados Ilse e Vitor Gans

19h30min - Apresentação da autora convidada Joana Ester Bonorino

19h45min - Apresentação da autora convidada Roselaine Bitencourte Oliveira Grams

20h – Coquetel
Sorteio do Livro “Pantaleão e as visitadoras – Mario Vargas Llosa”


20h15min - LITERATURA COMENTADA: O público manifesta-se com a temática os “Os 5 livros que li e mais gostei”.

21h - Encerramento

Divulgação do próximo encontro e dos próximos autores a se apresentarem


Susana Beatris Fonseca Carrasco
Bibliotecária CRB10/1326

Oficina de Restauro Livro e Arte

OFICINA DE RESTAURO LIVRO E ARTE OFERECE:

CURSO DE COSTURA COPTA – 3 ENCONTROS
12/17 E 19 DE MAIO DE 2010
HORÁRIO: DAS 09:00h AS 12:00h
VALOR: R$ 220,00
LOCAL: OFICINA DE RESTAURO LIVRO E ARTE
4 VAGAS

CURSO DE MARMORIZAÇÃO DE PAPÉIS
DIA 24 DE MAIO DE 2010
HORARIO: DAS 09:00h AS 12:00h
VALOR: R$ 80,00
LOCAL: ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL
10 VAGAS

ENCADERNAÇÃO - CONFECÇÃO DE LIVRO –
4 ENCONTROS
DIAS 02/07/09 E 14 DE JUNHO DE 2010.
VALOR DO CURSO R$ 300,00
LOCAL: OFICINA DE RESTAURO LIVRO E ARTE
4 VAGAS

Cursoshttp://silviarestaura.blogspot.com/

Oficina de Restauro Livro e Arte
Centro de Conservação-restauração de livros e documentos.
Rua Marco Polo, 505, cj. 508, Cristo Redentor
CEP 91350-280
Porto Alegre - RSFone/Fax: (51) 3348-4608 Celular: (51) 9946-6206

terça-feira, 4 de maio de 2010

Processo Seletivo

Colegas, Encaminho abaixo os dados do processo de seleção para o cargo de Diretor da BIREME/OPAS/OMS, que se abre devido à aposentadoria das Nações Unidas do atual Diretor Abel L. Packer.Por favor divulguem em suas listas e redes.



Cordialmente, Elenice de Castro, Profa. Dra.BIREME/OPAS/OMS



http://www.bireme.org/*****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Vacancy Notice No: PAHO/10/FT215 Title: Center Director, Latin American and Caribbean Center on Health Sciences and Information (BIREME) Grade: P5 Duration of contract: Two years, first year probationary period


Application Deadline: 11 June 2010 Duty Station: Sao Paulo Brazil Organization unit: AM Americas (AM)Knowledge Management & Communications (KMC)/Deputy Director (DD)
URL: https://erecruit.who.int/public/hrd-cl-vac-view.asp?o_c=1000&jobinfo_uid_c=22958&vaclng=en

OBJECTIVES OF THE PROGRAMME :The Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information (BIREME)'s objective is the promotion of technical cooperation in scientific and technical health information with the countries and among the countries of Latin America and the Caribbean, aiming to develop the means and the capacities for the provision and the equitable access to the relevant and up-to-date scientific and technical health information, rapidly, efficiently and at adequate costs.
Description of duties:Under the general guidance of the PAHO Director (D), the general supervision of the Deputy Director (DD), and the direct supervision of the Manager, Knowledge Management and Communication (KMC), the incumbent is responsible for, but not necessarily limited to, the following assigned duties:a) Manage, plan, organize, execute and monitor BIREME's program of work within the scope of the Center's core mandates, in coordination and convergence with KMC's program of work to accomplish the mission, objectives and functions in technical cooperation, standardization, training, research and operation of methodologies, technologies, products, services and events on scientific information, knowledge management and scientific communication for health; b) Manage, plan, implement and monitor the technical cooperation programs and activities with the Brazilian Government on health sciences information, knowledge management and scientific communication, under the leadership of the PAHO/WHO Office in Brazil and within the Country Cooperation Strategy (CCS) framework;c) Promote the development, strengthening, expansion and innovation of health information sources and web-based systems, such as the Virtual Health Library, through decentralized national and thematic networks of health related libraries, documentation and information units, editors and publishers to improve the cooperative gathering, indexing and dissemination of health sciences literature produced at local, national and regional levels; d) Promote and establish networks, collaboration and partnerships with international, regional and national organizations to improve regional and national health sciences information and communication according to the international state of the art, such as the US National Library of Medicine; develop and implement a regional strategy to provide access to a multilingual collection of high caliber international, regional and national health information, including LILACS, MEDLINE, Cochrane Library, PAHO/WHO Web, and WHO Institutional Repository and WHOLIS. e) Cooperate with governments of member countries in the design, planning, and execution of proposals for soliciting external financing for research and field activities in health sciences information, knowledge management and scientific communication, in coordination with PAHO Country Offices (Country Cooperation Strategies) and Regional Office;f) Coordinate the development and updating of the Descriptors of Health Sciences (DeCS) in English, Portuguese and Spanish to improve search and navigation through health concepts regardless of language and to improve Scientific Production in Latin America and the Caribbean region; develop web-based information services to organize and disseminate up to date scientific evidence to improve informed policies and support knowledge based decision at the collective and individual level; promote and develop network-based research and development programs related to information sciences and librarianship.g) Organize technical meetings and scientific forums (such as the Virtual Health Library Regional Coordinating Meeting and the Regional Congress on Health Sciences Information) to share experiences, lessons learned and advance lines of action and public health innovations to reach the international and regional state of the art in scientific information, knowledge management and scientific communication. h) Promote and implement training programs on scientific information, knowledge management and scientific communication, combining in-person and distance learning oriented to users of health education, health research and health care systems, in coordination with the PAHO Virtual Campus Team and KMC.i) Coordinate the participation of BIREME as the Technical Secretariat to the PAHO Director's Advisory Committee of BIREME; Present an annual progress report on BIREME and submit it to the Advisory Committee for review and recommendations to the Director of PAHO; represent BIREME and PAHO at national and international events, forums, networks and instances relevant to its programmatic functions and in convergence with PAHO's priorities and KMC program of work;j) Promote, expand and strengthen inter-operability among national, regional and global information systems and networks, including the Virtual Health Library, the Global Health Library, PAHO Virtual Campus of Public Health, ePORTUGUÊSe, EVIPNET, SciELO, ScienTI, TropIKS.net, etc.; promote, establish and disseminate innovative and open source solutions to overcome barriers to access and contextualize updated quality health information and knowledge, including those barriers related to language, connectivity, economic, education, social and cultural conditions. k) Coordinate with the Universidade Federal de São Paulo cooperative programs and activities on the development of common products, services and events. l) Develop, define and establish the objectives, strategy, plan and budget of the Center; ensure that results and products delivered by the Center are aligned with the Organizational Strategy and make significant contributions with the Expected Results (ER) and Strategic Objectives (SO) in order to achieve equity in health; administer, allocate and monitor the Center's financial, logistical and staff resources; plan and organize the formulation, development, implementation and control of information systems to monitor and improve the Center's business processes. Oversee negotiation and approve contracts and agreements with suppliers, distributors, federal and state agencies, and other organizational entities. Establish contingency and business continuity plans for the Center; ensure that relevant staff is knowledgeable and trained accordingly; m) Participate in the definition of the Center's personnel component, including selection, training and development. Initiate and recommend approval of personnel actions for all staff and assure timely personnel evaluations. Monitor the competencies of the Center to ensure optimal performance and staff development, monitor workloads to ensure equitable distribution of work and maintain job satisfaction, efficiency and output; follow up on any deviation of work results from objectives;n) Provide a stable managerial framework that demonstrates credibility, trust and value to Member States, clients and donors, while optimizing staff performance; o) Promote team work across the Center and the establishment of an environment which encourages participation, stimulates each staff member's creativity, and fosters a multidisciplinary approach to the solution of specific problems; p) Provide leadership, guidance and monitoring of supervised staff by setting clear work objectives, ensuring timely and effective use of performance reviews and feedback mechanisms, engaging in regular communications, and solving interpersonal or technical conflicts; establish and support a learning environment; q) Direct and participate in the development of policies and their implementation and provide authoritative advice in relation to policy and procedures under the areas of responsibility;r) Perform other related duties, as assigned.
REQUIRED QUALIFICATIONS
Education:Essential: A bachelor's degree in one of the health or information sciences and a master's degree in knowledge management, information systems or public health from a recognized university. Desirable: Formal training in emerging technologies and methodologies for knowledge management and communication and public health would be an asset.
Skills: -- Intrainstitutional Action: Displays, through leadership and decisions, understanding of the political systems and underlying drivers. Plans and evaluates both unit and individual results to achieve the PAHO's mission. Requires that projects be grounded in scientific evidence and that they be consistent with PAHO's mission and values, and appropriate for the setting in which they will be carried out. Demonstrates a full commitment to the mission and values of the Organization by aligning the Entity of work with the strategic direction of the Organization. -- Communication: Instills a culture that encourages effective communication in multicultural environments. Models effective dialogue that seeks all opportunities of conversation with key players by displaying or underlying drivers. Seeks to align the Entity of work with a strategic direction of the organization by displaying underlying values. -- Analysis, Synthesis, and Forecasting: Leads one's Entity toward a culture of decision-making that is based upon objective analysis of situational evidence and application of previously acquired knowledge. Provides oversight in the verification process that targets how Entity of work takes action in situations that will require future intervention, based on ongoing analysis. Presents solutions evaluating the advantages and disadvantages of each option. Is capable of anticipating the implications of an analyzed situation for two years or more.-- Performance Management: Evaluates the performance of subordinates in terms of the organizational strategy, provides feedback offering measurable suggestions and promotes their professional development. Develops and implements realistic and achievable work plans--including tasks, priorities, resources and schedules. Adjusts goals and courses of action to meet changing needs. In a systematic way develops people through demanding and challenging projects utilizing each employee's competencies. Effectively uses the Organization's official performance evaluation processes and systems. Provides constant and positive feedback to focus development efforts. -- Teamwork: Develops a high performing team in one's operational Entity and also encourages teamwork across the Organization. Establishes and models the standard for teams and teamwork. Provides significant contributions when participating in internal and external work teams. Initiates and leads mutually beneficial productive interpersonal relationships based on trust, both inside and outside the Organization. -- Knowledge Management: Systematically seeks and disseminates knowledge that can serve as evidence, lessons learned, and good practices within a particular area and the Organization as a whole. Encourages a culture where more experienced professionals share their knowledge within the Organization, letting others learn, create the best criteria and reinforce their knowledge. -- Resource Mobilization: Establishment of an internal culture that supports the Organization's strategic direction program of work and the organizational results to enable effective resource mobilization. Supports and makes all efforts to increase the level of resources that are considered necessary for operations. Is capable of negotiating with different types of organizations. Uses the financial and non-financial resources with objectivity. Is able to achieve the goals and results with the resources they have.Technical Expertise:- Managerial: Extensive experience in senior, progressively responsible positions in the management of a large public or private health information organization, administration of matters requiring sensitive negotiation and high level intervention and in organizational development. Management of health information systems and services and knowledge of relevant international legislation. Resourcefulness, initiative, highly developed judgment and interpersonal skills to deal with difficult situations and sensitive areas.- Administrative: Skills or experience in resource mobilization and familiarity with financial management, and the creation and integration of administrative platforms for the delivery of the highest quality Finance, Budget, Human Resources, General Administrative and Infrastructure services. Courtesy, tact, sensitivity to manage confidential information, and ability to establish and maintain effective working relations with people of different professional levels, discipline, nationalities, and cultural background.- Technical: Extensive progressive experience at a senior decision-making level, in particular in managing complex public health information programs/systems at both national and international levels. Wide and varied knowledge of public health information sources and systems, including innovative use of the web and social media. Monitor and report program performance; provide technical advice.IT Skills: Demonstrated ability to effectively use a computer and utilize software programs such as Microsoft Office Word, Excel, PowerPoint and Outlook. Demonstrated understanding of and experience with scientific, web-based and open source information systems as well the ability to operate desktop, web related applications, knowledge management and virtual collaboration tools and methodologies.
Experience:Thirteen years of combined national and international progressively responsible experience in technical cooperation in the management and operation of scientific information, knowledge management and scientific communication programs, products and services in institutions concerned with public health.
Languages:Very good knowledge of Spanish or Portuguese with a working knowledge of English. Knowledge of French would be an asset.

Vaga para Professor Adjunto - Pernambuco

Por não haver inscritos para o categoria de Professor Adjunto, foram prorrogadas as inscrições (até o dia 25/05) dos concursos para professores do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, desta vez para a categoria de Professor ASSISTENTE (Exigência do título de mestre).
São 2 (duas) vagas, uma para cada área abaixo:
- Disseminação da Informação (Titulação exigida: Mestre em Ciência da Informação ou Comunicação com graduação em Biblioteconomia ou Ciência da Informação ou Gestão da Informação)
- Gestão de Unidades de Informação (Titulação exigida: Mestre em Ciência da Informação ou Administração ou Engenharia da Produção com graduação em Biblioteconomia ou Ciência da Informação ou Gestão da Informação).
Maiores informações através do e-mail dci@ufpe.br obs: conforme o edital, serão aceitas as inscrições de candidatos que estejam concluindo o mestrado.
Link para o edital:
Link para programa da área Gestão de Unidades de Informação:
Link para o programa da área Disseminação da Informação:

Vaga de Estágio - Porto Alegre

A Escola Fundamental La Salle Esmeralda, Rua Mario Tavares de Souza, 400, Bairro Agronomia em Porto ALegre selecioa:
- 1 Estagiário(a) de Biblioteconomia, cursando o 2° ou 3° semestre, para exercer 20 horas semanais, no período da tarde, no horário das 13h30min às 17h30min de segundas as sextas-feiras, tendo conhecimento em informática (word, excel...) para auxiliar nas atividades das rotinas de biblioteca, atendimento à alunos do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) e Educação Infantil, e atendimento a Comunidade em geral.
Valor mensal do Estágio = R$ 300,00 + vale transporte (2 créditos para a cidade de Porto Alegre).
Contato: Sonia Teresinha Silva Telefone:33196344 só pela manhã (8h às 11h), favor enviar currículum para escolaesmeralda@terra.com.br

Vaga de Estágio - Porto Alegre

A Fundação Saint Pastous está selecionando estágiario do Curso Superior de Biblioteconomia ou do Curso Técnico de Biblioteconomia.

Turno: MANHÃ (5 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio e vale-transporte.


Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rio Grande é a quarta cidade do país com mais bibliotecas

Rio Grande é a quarta cidade do país com mais bibliotecas

Pelotas, segunda-feira, 03 de maio de 2010, 14h05min

Gaúchos são os que mais vão aos estabelecimentos à procura de lazer

Rio Grande é município gaúcho com maior número de bibliotecas por cem mil habitantes (2,03) – quarto no ranking nacional. O dado foi divulgado ontem pelo Ministério da Cultura e integra o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. Na lista dos dez maiores, no país, neste quesito, Bagé aparece com 1,72 estabelecimentos. O pior índice do Estado é Caxias do Sul (0,24). O Rio Grande do Sul tem mais municípios com bibliotecas (86%) que a média nacional (79%). A região Sul tem 67 municípios que receberão kits de implantação de bibliotecas, sendo 18 em território gaúcho. O estudo aponta que a região Sul tem uma média de 4,06 bibliotecas por cem mil habitantes. No Rio Grande do Sul o índice é de quatro. A pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério da Cultura e revela o perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país. Conforme levantamento, em 2009, 86% dos municípios gaúchos possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 437 bibliotecas em 429 municípios. Em 9% dos casos, as BPMs ainda estão em fase de implantação e em 4% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Mapeamento permitirá o aperfeiçoamento das políticas para o setor.
Lazer
Os gaúchos são os que mais vão às BPMs para o lazer em todo o Sul: 18% dos equipamentos são usados para este fim. É mais de duas vezes a média nacional (8%) e também superior à regional (13%). Trata-se do segundo melhor índice do país, atrás apenas de São Paulo (22%). Mas, assim como no restante do Brasil, o uso é maior para pesquisas escolares (51%), inferior à média nacional (65%). Os assuntos mais pesquisados pelos gaúchos são Literatura (70%), Geografia e História (64%) e Obras Gerais (59%). A resposta a esta questão era de múltipla escolha e, portanto, a soma é superior a 100%.
Assessoria de Comunicação Social - FURG
Av. Itália Km 8 - Rio Grande - RS - Brasil
Tel.: (53) 3233 6823 - (53) 3233 6824Site: www.furg.br

Censo CFB/CRB - Como obter a senha de acesso

Prezados Bibliotecários

para obter a senha de acesso ao Censo CFB/CRB entre em contato com o CRB-10 por telefeone ou e-mail fornecendo seu nome e número de Registro.

CRB-10

51-3232-2856/3232-2880
crb10@terra.com.br

Vaga para Bibliotecário - Araricá, RS

Vaga para biblotecário em Araricá, RS
Interessados contatar pelo e-mail educacao@ararica.rs.gov.br

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Digital Mundial
Foi aberta em 14 de setembro de 2009, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial da Unesco. Guarde o endereço abaixo para leitura, consultas e pesquisas. Aprendendo a navegar você amplia fotos, conhece documentários, podendo até enviar manuscritos raros, etc…
APROVEITE!

Censo CFB/CRB

PREZADOS PROFISSIONAIS

O Sistema CFB/CRB está realizando o censo profissional, através do site do CFB, onde os profissionais obtém a senha de acesso.
Veja as instruções abaixo, ou acesse o link http://www.cfb.org.br/censo/censo.pdf




Vaga de Estágio - Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente seleciona candidatos a 2 vagas ( 1 a partir do 2 semestre e 1 com conheciemtno de Winisis) de estágio na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier da sede na Av. Carlos Gomes, 2120. Bairro Três Figueiras
Bolsa auxílio R$ 400,00 mais vales transportes
Trazer currículo e indicações de referências de trabalho.
Contato: Carmem Hoonholtz bibliotecária mat.09072.7 CRB 10/473 - Chefe da Equipe de Bibliotecas - Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520

Vaga de Estágio - Porto Alegre

DMAE seleciona estagiário de BIBLIOTECONOMIA
Semestre: a partir do 2° sem.
Carga horária: 4 ou 6 horas diárias (a combinar), no turno da tarde
Valor da bolsa: R$ 4,57 a hora
Conhecimentos em informática: Word, Excel
Atividades: Atuará em rotinas de biblioteca, auxiliando no atendimento ao usuário, serviços de catalogação, classificação (CDU), tombamento, pesquisa bibliográfica, alimentação do banco de dados, organização do acervo, controle de empréstimo e digitalização.
Contato: Maurício Tavares (DVH-DMAE)
Fone: 3289-9246