quarta-feira, 31 de março de 2010

Curso de Atualização em Catalogação

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CATALOGAÇÃO DE ACORDO COM A ÚLTIMA REVISÃO DO AACR2

Vagas limitadas

Objetivo
Mediante aula teórica e prática, a autora, que possui 40 anos de experiência em catalogação e é considerada uma das mais renomadas profissionais da catalogação no Brasil, autora de obras de suma importância quanto ao uso do AACR2, faz, neste curso, a revisão das regras de catalogação para diferentes tipos de materiais, expondo exemplos que vão do genérico aos mais complexos, incluindo orientações acerca da última revisão do Código de Catalogação.
Conteúdo Programático
Estrutura do AACR2;
Estrutura da descrição;
Sistema de pontuação;
Níveis de descrição;
Fontes de informação para catalogação;
Catalogação descritiva

Regras gerais detalhadas (Cap. 1)
Regras especiais através de projeções:
Livros, folhetos e folhas soltas impressas (Cap. 2);

Materiais cartográficos (Cap. 3);
Manuscritos: teses, dissertações etc. (Cap. 4);
Música (Cap. 5);
Gravações de som (Cap. 6);
Gravações de vídeo e filmes cinematográficos (Cap. 7);
Materiais gráficos (Cap. 8);
Recursos eletrônicos (Cap. 9);
Materiais tridimensionais e reália (Cap. 10);
Microformas (Cap. 11);
Recursos contínuos (Cap. 12);
Catalogação analítica (Cap. 13).
Pontos de acesso:

Escolha dos pontos de acesso (Cap. 21);
Estabelecimento da forma dos cabeçalhos:

Autores pessoais (Cap. 22);
Nomes Geográficos (Cap. 23);
Entidades (Cap. 24)
Metodologia⇒Aulas expositivas e participadas; ⇒Exercícios através de estudo em conjunto de casos projetados e executados
Instrutora
Antonia Motta de Castro Memória Ribeiro - Graduação em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional, e Especialização em Pesquisas Bibliográficas em Ciências Médicas pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (hoje, IBICT). Autora dos livros AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules: Descrição e Pontos de Acesso. Brasília, 1995. 561 p. (3 edições); Catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR2R 2002: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition, 2002 Revision. Brasília, 2003. 1 v. (várias paginações) + 1 CD-ROM ISBN 85-900114-3-7 (2 edições); Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2 R em MARC 21. 3. ed. Brasília, 2006. 1 v. (várias paginações) + 1 CD-ROM; ou 4. ed. de 2009.
Materiais
O aluno deverá trazer para o curso: Código de catalogação anglo-americano, 2ª. edição, revisão 2002. Tradução da FEBAB, 2004.
e/ou
RIBEIRO, A.M.C.M. Catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR2R 2002: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition, 2002 Revision, Edições de 2003, ou 2004 ou a de 2006, 3. ed., 2008, 4. ed. 2009, AACR2R em MARC21. (Esta obra, de autoria da instrutora, poderá ser adquirida juntamente com a inscrição do curso a um custo de R$150,00, ou em separado na INFORMAR).
Carga Horária24 horas
CustoR$635,00
Formas de pagamento:1) Até dia 15/04/2010 10% de desconto (pagamento à vista ou entrada + 1 vez)2)
Parcelamentos:3 vezes (Entrada + 2 vezes) R$212,00
4 vezes (Entrada + 3 vezes) R$170,00
5 vezes (Entrada + 4 vezes) R$140,00
Data: 26 a 28 de maio de 2010
Horário: 9 h às 18 h
Local de realização: Porto Alegre/RS
ServiçosCoffee Break
Certificado de participação
INSCRIÇÕESINFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Segunda-feira: Das 14 h às 18 h.
De terça a sexta-feira: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
Cancelamentos:
Cancelamentos por parte do candidato devem ser feitos por escrito em até 5 dias antes da data do curso. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, consideram-se as seguintes alternativas:
a) o valor pago poderá ser utilizado integralmente para qualquer outro curso de igual valor, ou como abatimento em curso de maior valor.
b) em caso de desistência por parte do aluno, com solicitação de reembolso, será feita a devolução de 80% do valor pago, sendo 20% retidos a título de taxas administrativas.
Cancelamentos, adiamentos ou qualquer outra modificação na realização do curso que ocorram por parte da INFORMAR, e que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmente, no prazo de até 3 dias.

Estágio Biblioteconomia - Canoas

Vaga: Estagiário(a) de biblioteca escolar
Local: Colégio La Salle Niterói (Canoas/RS)
Atividades: atendimento ao público, organização do acervo, auxílio no processamento técnico (sistema Pergamum)
Requisitos: desejável conhecimento do Sistema Pergamum, cursando Biblioteconomia (a partir do 2º semestre)
Contrato: 30hs semanais
Bolsa-auxílio: R$ 400,00 + VT
Horário: tarde
Contratação: Imediata
Interessados enviar currículo para fabiana.brigidi@lasalle.edu.br para posterior agendamento de entrevista.

Concursos - Fórum de Discussão

Novo fórum para discussões sobre concursos - só para bibliotecários - participem!

terça-feira, 30 de março de 2010

Vaga para Bibliotecário - Porto Alegre

Buscamos o contato de pessoas formadas em biblioteconomia que estejam disponiveis no mercado de trabalho, para fazerem parte do nosso processo seletivo para a vaga disponível na nossa biblioteca.

Interessados enviar contato para rh@grupogens.com.br para posterior agendamento de entrevista.

Marília Gomes
Auxiliar - Recursos Humanos

segunda-feira, 29 de março de 2010

Cursos Intensivos B&C Acervos

CURSOS INTENSIVOS B&C ACERVOS
PRIMEIRO SEMESTRE 2010


Restauração de Documentos 12 a 16 de abril 4 vagas R$ 800,00
Conservação de Fotografias 10 a 12 de maio 4 vagas R$ 500,00
Restauração de Livros 14 a 18 de junho 4 vagas R$ 800,00


Local: Rua Olavo Bilac nº 586
Horário: 9 às 12 e das 13 às 18horas

Informações:
(51) 3221.0282 / 3343.6531
contato@bc-acervos.com.br

Curso estimula profissional da informação a empreender

http://www.furg.br/
26/03/2010 - 109 acessos

Curso estimula profissional da informação a empreender

O bibliotecário Nelson Oliveira da Silva, moderador e gestor de conteúdo do grupo de mensagens Bibliovagas, é responsável pelo curso “Empreendedorismo para profissionais da informação”, que termina neste sábado, 27, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A promoção é do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – Ichi/FURG e do curso de Biblioteconomia, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) 10ª Região. Para uma platéia formada por acadêmicos e profissionais de diversas áreas, Silva está apresentando diferentes formas de atuação no mercado profissional para quem atua com o gerenciamento de informações. O objetivo é despertar o profissional para detectar as próprias aptidões e procurar conhecer o mercado para encontrar oportunidades de atuação.O curso, com oito horas aula, iniciou na tarde de sexta-feira, 26. Pela manhã, Silva proferiu a palestra “Entidades de classe e a atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª região”, com o objetivo de esclarecer os papéis de conselhos e de entidades de classe. “Muitos pensam ‘não vou contribuir com o conselho, pois ele não faz nada por mim’. Mas os conselhos existem em prol da sociedade. Sua função é garantir que a sociedade seja assistida por profissionais qualificados. Sua ação não pode ser direta para o profissional”, explica. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silva atuou como auditor interno da ISO 9000 no Sistema Senai-RS e como avaliador do PGQP-RS. Possui experiência em biblioteca universitária, implantação e treinamento de sistemas de automação de bibliotecas e trabalha com consultoria desde 2005.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Vaga de estágio - Porto Alegre

A Fundação Saint Pastous está selecionando estágiario do Curso Superior de Biblioteconomia.
Turno: NOITE (5 horas)
Benefícios: bolsa-auxilio de R$417,00 e vale-transporte.


Interessados mandar currículos para suannyc@serdil.com.br

Abril é o mês do Livro

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSSEN
Abril é o mês do Livro

Exposição bibliográfica em homenagem a Hans Christian Andersen , Monteiro Lobato , Miguel de Cervantes e William Shakespeare

02 de abril - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL em homenagem a Hans Christian Andersen, o maior escritor de contos de fada do mundo.
Mostra de fotos do escritor dinamarquês, sua biografia, e um painel com livros de suas mais conhecidas histórias.

18 de abril - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL Homenagem a Monteiro Lobato, criador e pai da literatura para crianças e jovens do Brasil.
Mostra bibliografica com ilustrações dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, criadas pela artista plástica Graça Cerutti.

23 de abril - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO AUTORAL.em homenagem a Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Mostra bibliográfica dos escritores acompanhada do minibook de Dom Quixote .
Período da exposição: 08 a 30 de abril na vitrine e hall da Biblioteca Lucilia Minssen.

Seminário: Por que ler os clássicos infanto-juvenis?
Promoção Reinações: Confraria da Leitura de textos infanto-juvenis.
Programa:
Dia 22 de abril - Mesa de abertura
19h - Por que ler os clássicos infanto-juvenis? — Elaine Maritza (editora)
19h30min: Pinóquio: uma viagem em busca do humano — Hermes Bernardi Jr (escritor e ilustrador) e Dilan Camargo (escritor)
Dia 23 de abril
19h - Peter Pan: um vôo à Terra do Nunca — Caio Riter (escritor e professor) e Jacira Fagundes (escritora)
Dia 24 de abril
14h - Reinações de Narizinho: um mergulho no Reino das Águas Claras — Marô Barbieri (escritora), Zilá Mesquita (professora ) e Christian David (escritor)
Local: Sala C2 – 2 andar da CCMQ
Inscrição: R$ 25,00 ou R$ 10,00 por dia. Haverá certificado de participação.
Reservas e inscrições na biblioteca ou através de deposito bancário na conta da Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen : Banrisul – Agencia 0839 – conta nº 41.852295.0-0

Oficina: LeiturArte: criando através das histórias de Monteiro Lobato.
Ministrante: Leonor Pereira
Proposta: A oficina é voltada para crianças de séries iniciais com objetivo de desenvolver atividades criativas e lúdicas através da Literatura Infantil. O tema é o Universo de Monteiro Lobato “pai da Literatura infantil no Brasil”.
Período: nas quintas-feiras das 14h às 16h .
Inscrições na Biblioteca: R$ 6,00 com material incluído.


Hora do Conto com os Clássicos de Andersen : Adaptação de Paulo Bocca
No mês do livro infantil, Castelo de Contos leva ao público três das maiores histórias do escritor Hans Christian Andersen: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e O Rouxinol. As histórias são ligadas numa narrativa de viagem de fantasia de um contador de histórias, que traz a sua mala e seu violão.
Dias: nas quintas-feiras, sessões 10h e 15h com agendamento para escolas.
Ingressos: R$ 7,00 por aluno.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo, no 5° andar da Casa de Cultura Mário Quintana.

Teatro infantil: Dom Quixote o Cavaleiro das historias
Apresentação da Trupe Quem Conta um Conto.
Release: A trupi dos contadores de história, orgulhosamente apresenta o espetáculo de contação de história D. Quixote, o cavaleiro das histórias, baseado na obra de Cervantes, retomando várias passagens do livro como o capítulo sobre os moinhos de vento, sobre os exércitos espantosos, entre outros. Nesta adaptação, buscamos fazer um Quixote que resgatasse a essência da cultura espanhola e ao mesmo tempo fosse divertido para adultos e crianças. Venha rir com as aventuras deste cavaleiro andante e se divertir com seu amigo Sancho Pança.
Período: 11 a 25 de abril - sessões às 16h nos sábados e domingos
Local: Sala Lili Inventa o Mundo:
Ingressos: R$12,00 com 50% de desconto para clubinho ZH e 10% de desconto para adultos acompanhados por duas ou mais crianças.

Hora do Conto: Emilia e as grandes invenções
Apresentação Grupo O nariz postiço
Release: E tudo começa a partir de um livro, Emilia e Dona Benta desenrolam uma história repleta de surpresas e acontecimentos.
Dias: nas quartas-feiras as 10h e 15horas com agendamento de escolas. Ingressos: R$ 5,00
Local: Sala Lili Inventa o Mundo

Teatro de bonecos: Branca Rosa , a Princesa fedorenta.
Apresentação Grupo Trupi di trapu com Anderson Gonçalves e Carmen Lima.
Release: Na terra dos contos de fadas uma Princesa que não gosta de tomar banho enfrentará grandes aventuras para encontrar seu príncipe encantado.
Dias: nas terças-feiras as 15horas agendamento de escolas. Ingressos: R$ 6,00
Local: Sala Lili Inventa o Mundo

Visita na CCMQ com A Traça Biblió
Dias: de 3ªf a 6ªfeiras mediante agendamento prévio de grupos ou turmas de escolas. O projeto apresentado de forma lúdica pela Traça Biblió (Dinorah Araújo), que conduzirá o público pela casa de cultura, abordando a vida e a obra de Mario Quintana e do antigo Hotel Majestic. O preço Escola Pública: R$5,00 e Escola Particular R$ 8,00 por aluno, com mínimo de 40 crianças e máximo 60 alunos.



CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Período de 11 a 27 de maio nas terças, quartas e quintas
Hora: 19 às 21:15 horas
Público: Professores, educadores de todas as áreas, alunos de Magistério e de cursos superiores e interessados em geral.
Carga horária: 20 horas com certificado de participação.
O curso oferece ao aluno fundamentos de teatro para o desempenho de contar histórias infantis. O responsável pelo curso é o ator e diretor teatral Paulo Bocca, também contador de histórias e acadêmico de Letras do Instituto Superior de Educação de Sapucaia do Sul. Além da experiência em vários espetáculos infantis e adultos, ele já deu várias oficinas de capacitação para professores em vários municípios do Estado e na Casa de Cultura Mário Quintana com o apoio da Biblioteca Lucília Minssen.
PROGRAMA: As aulas utilizarão contos infantis universais e do folclore brasileiro, fábulas, poesia e cantigas, bem como os contos de autores contemporâneos. O curso vai abordar: Ritmo e entonação para contar histórias; Expressividade corporal e gestual;
Improvisações utilizando contos infantis; Utilização de poesia na hora do conto;
Orientação técnica para cenário, figurinos e acessórios.
Investimento: O aluno pagará uma parcela R$80,00 ou duas de R$40,00.
Informações e inscrições abertas na Biblioteca Lucília Minssen, fone: 32257089


Informações e agendamentos : fone: 3225 70 89 e-mail: ablumi@terra.com.br
Acompanhe a programação também no blog : http://blmrs.blogspot.com
Pesquisas use o catálogo on-line no endereço http://blm.phlnet.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Vaga para Bibliotecário

Vaga para Bibliotecário

Contratante: Antonio Meneghetti Faculdade
Município: São João do Polêsine (30 Km de Santa Maria).
Carga-horária: 40 horas Semanais.
Requisito: Superior Completo em Biblioteconomia, registro no CRB
Atividades: Coordenação de Biblioteca de Ensino Superior.
Catalogação, gestão do acervo, atendimento ao público, suporte aos usuários.
Perfil: profissional comunicativo e dinamico, organizado e com bom relacionamento interpessoal.

Interessados enviar currículo para amf@faculdadeam.edu.br

Maiores informações acesse: www.faculdadeam.edu.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

Entrevista com a Bibliotecária Maria Cristina Burger

A trajetória de Maria Cristina Burger na UFRGS quase sempre esteve ligada a bibliotecas. Atualmente, o seu local de trabalho é no Departamento de Serviço ao Usuário da Biblioteca Central, onde ela encontrou um público diferenciado, adquiriu novos conhecimentos e descobriu o seu lugar na universidade.

Estagiário - Porto Alegre

Bom dia,

Estamos com uma vaga para ESTAGIÁRIO DE BIBLIOTECONOMIA para o turno da manhã – 6 horas.

FUNÇÕES:
- Atendimento ao público;
- Inserção de dados na base (PERGAMUM);
- Pesquisa em bases de dados especializadas na área de Direito;
- Arquivamento de material;
- Rotinas administrativas

PRÉ-REQUISITOS:
- Aptidão para atendimento ao público;
- Conhecimentos básicos em CDU;
- Conhecimentos básicos em indexação;
- Domínio em ferramentas de texto (Word);
- Conhecimentos em navegação web;
- Disponibilidade de 1 vaga: turno da manhã

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS:
- Pró-ativo
- flexível
- comprometido com as tarefas

Horário – das 7:30 às 13:30 de segunda a sexta-feira
Bolsa auxílio – R$ 540,00 + VT
Semestre – a partir do 3º semestre

Qualquer dúvida, estou a disposição.
Muito obrigada,

Cíntia Andrade
Assistente de Recursos Humanos

www.fmp.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Vaga de Estágio - Porto Alegre

Prezados colegas

Gostaríamos que fossem divulgadas duas vagas de estágio na Biblioteca de Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

Alunos do curso Superior em Biblioteconomia (a partir do 2º semestre)

Estágio pelo CIEE

Carga horária: 6 horas diárias (segunda a sexta-feira)

Turnos: tarde - das 13h as 19h
noite - das 15h30min as 21h30min

Bolsa: R$ 520,00 + R$ 6,00 por dia

Interessados enviar curriculo para: biblio@ufcspa.edu.br informando turno de preferência.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estágio em Biblioteconomia - Porto Alegre

Diuvulgamos de uma vaga para estágio na Biblioteca do Colégio Farroupilha
Estágio pelo CIEE
Horário: 12h30min – 18h30min
Mandar currículo para: currículo@farroupilha.g12.br

Curso Protocolo e Arquivo Corrente

Curso: Protocolo e Arquivo Corrente
Instrutora: Tânia Maria de Souza Pimenta possui o curso de MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, é arquivista pela Uni-Rio, contadora pela UFRRJ, professora pela FANIP. Sua experiência profissional inclui o cargo de Arquivista Chefe do Arquivo Central da Fundação Getulio Vargas, docência em cursos de Contabilidade e práticas de Arquivologia para a FGV, GLOBOSAT, SONANGOL e INPI. Membro da Diretoria da Associação dos Arquivistas Brasileiros no período 1997-2001, onde integrou o Grupo responsável pela elaboração do “Código de Ética dos Arquivísticas
Objetivo: Orientar arquivistas, estudantes de Arquivologia e profissionais que lidam com documentos quanto à importância da Gestão de documental, no sentido de preservar e garantir o acesso à informação.
Programa:
I – Conceituação
1 – Arquivo: documento de arquivo
2 – As três idades
3 – Gestão de documentos
4 – Protocolo
5 – Valor primário e valor secundário

II - Arquivo corrente
1 – Objetivos – Funções – Modelos
2 – classificação
3 – Métodos de Arquivamento
4 – Procedimentos de Gestão (de um Serviço de Arquivo Corrente)

III - Protocolo
1 – Operações (recebimento, registro, conferencia, etc.)
2 – Instrumento de Gestão (formulários, manuais, sistemas)
3 – Protocolo Eletrônico

IV- Exercícios
Carga horária: 16 horas. Data: 29 e 30 de março de 2010
Local: Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de JaneiroRua Amoroso Lima, 15 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 9hs às 17hs

Investimento:
Profissional - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00

Inscrições até o dia 25 de março de 2010, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) de 10 às 12h das 13 às 17h:30, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541.

Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
FICHA DE INSCRIÇÃO Sócio da AAB ( ) sim ( ) Não Profissional ( ) Estudante ( ) Nome________________________________________________________________ End. resid.____________________________________________________________ Bairro________________ Cidade_____________________UF____ CEP __________ Tel. __________________ Fax ________________ E-mail ______________________ ______________________________________________________________________ENDEREÇO COMERCIAL Local Trab._______________________________ End. _________________________ ______________________________________________________________________ Bairro_________________ Cidade ___________________ UF______ CEP ________ Função ________________________________________ Tel.________________ Fax __________________ E-mail _______________________ ______________________________________________________________________ Assinatura _______________________________________ VALOR PAGO: R$____________

Vaga de Estágio - Porto Alegre

Vaga de estágio para alunos do curso de biblioteconomia a partir do 2º semestre.
Carga horária: 5 horas diárias
Bolsa + auxílio alimentação + VT
Local: Centro de Informação Toxicológica do RS - bairro Santana

Interessados enviar curriculo para citdoc@fepps.rs.gov.br

Agradecimento - Pesquisa

Prezados Colegas do CRB 10, na realização de pesquisa cientifica geralmente se aplica um questionário, um instrumento fundamental é extremamente útil na elaboração de novos conhecimentos. Primeiramente, agradeço a todos que se propuseram a participar do meu questionário sobre Estágio na Biblioteconomia e, deixo o convite para aqueles que gostariam de participar que estarei recebendo as informações até dia 25 de março. Abaixo envio o questionário que é muito simples para preencher

Questionário
envie para marli@marlidias.pro.br
1 Instituição de Ensino de Superior que você graduou-se em Biblioteconomia?
2 Em que ano você se graduou?
3 Você realizou estagio não obrigatório durante o seu curso?Sim ( ) Não ( ) se, sim em que área e local
4 Você realizou estágio obrigatório?Sim ( ) Não ( ) se, sim em área e local
5 Qual o objetivo e importância do estágio não obrigatório e do estagio obrigatório na sua percepção?
6 Em que momento o acadêmico deveria iniciar as atividades inerentes ao estágio obrigatório?
7 Para você o estágio foi um determinante significativo para a sua empregabilidade?
8 Você percebe o Trabalho de Conclusão de Estágio também como determinante
9 Com relação a conhecimento (saber); habilidades (saber fazer) e atitudes (ser humano) o quê o estagio lhe acrescentou?
10 Que inovações importantes você acrescentaria as atividades de Estágio obrigatório e não obrigatório?

Muito Obrigada
Marli Dias de Souza Pinto

Marli Dias de Souza PintoDoutora em Engenharia de Produção (UFSC)
marli@marlidias.pro.br

Estágio em Biblioteconomia - Porto Alegre

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), está recrutando estagiário para a sua Biblioteca.
Requisitos:
· Alunos do Curso Superior em Biblioteconomia (a partir do 2º semestre)
· Turno: tarde
Benefícios Bolsa + Auxílio Alimentação no valor de R$95,70 + Auxílio – Transporte (conforme valor de 02 passagens municipais por dia trabalhado).
Interessados entrar em contato com Odete pelo telefone 3233-9667

Empréstimo Interbibliotecário

Prezado(a) colega:
Necessito dos materiais a seguir para empréstimo interbibliotecário. Atenciosamente.

Carmem Hoonholtz bibliotecária mat.09072.7 CRB 10/473 - Chefe da Equipe de Bibliotecas R. 7520 - Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520 www.portoalegre.rs.gov.br/smam

PIVA, R.C.

Bem ambiental. São Paulo: Max Limonad, 2000. 179p.
AHRENS, S. O instituto jurídico da reserva (ambiental) legal: conceito, evolução e perspectivas. Monografia de Graduação em Direito. Curitiba:
Pontífícia Universidade Católica do Paraná; Curso de Direito, 2001. 58f.+anexos.
BORGES, R.C.B. Função ambiental da propriedade rural

São Paulo: LTr, 1999. 229p.
COSTA NETO, N.D. de.
Proteção jurídica do meio ambiente: I - florestas. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. 407p.
SILVA, L.P. da. O Código Florestal e sua execução. Revista de Direito Administrativo, v.2, n.1, p.387-397. 1945.
MAGALHÃES, J.P. Direitos e restrições ao uso da propriedade florestal. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 6. 1990. Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Silvicultura, SBS; Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, SBEF, 1990. p.51-52.

Reunião Mensal do Grupo Jurídico

Prezados (as) Colegas:

Convidamos a todos(as) para participarem da reunião mensal do grupo Jurídico que ocorrerá na 4ª feira, dia 24 de março, às 14h, na Sede da Associação Riograndense de Bibliotecários - ARB, na Rua Barão do Gravataí, 244 Conj. 705.

Pauta:

1. Eleição da coordenadoria do GIDJ 2010/2012.

2. Assuntos Gerais.

Contamos com sua presença.

Atenciosamente,

Coordenação GIDJ 2007/2009

Joceli Müller ( UFRGS - Fac. Direito) Coordenadora F. 3308-3480
Bárbara Vianna - 1a. Secretária 9180-8379
Katia M. Leal (FMP) - 2a. Secretária
Ivete Tazima (JFRS) - 1a. Tesoureira - F. 3214-9047
Vera Regina Coutinho - 2a. Tesoureira

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sarau da Casa das Rosas

CONVITE

No próximo dia 20/03, às 20h00, o bibliotecário e professor Dr. Antonio Miranda, diretor da Biblioteca Nacional de Brasília e professor da UNB, participará de um Sarau da Casa das Rosas.
Sábado, 20 de março, 20h.Convidados: Antônio Miranda e Caco Pontes. Música: Potiguara Menezes.
O Sarau é aberto à participação do público. A cada encontro, o Sarau da Casa recebe dois poetas contemporâneos que são entrevistados pelos apresentadores do evento e fazem leituras de seus poemas. O objetivo é valorizar a multiplicidade e a pluralidade da poesia que está sendo produzida hoje.

XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Prezados Colegas, O XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias está recebendo inscrições de trabalhos científicos.As normas e os modelos para a submissão de trabalhos científicos estão disponíveis no site do evento: http://www.snbu2010.com.br/trabalhos.asp

Segue abaixo o cronograma de submissão:
Envio do Resumo: até 15/04/2010
Comunicação do Resultado Parcial: até 20/05/2010
Envio do Trabalho Final: até 01/07/2010
Comunicação do Resultado Final: até 17/09/2010

Atenciosamente,
Profa. Dra. Marta Valentim
Coordenadora Comissão Científica
XVI SNBU

Divulgação a pedido: POSITION VACANCY – LIBRARIAN (LOC)

Dear Sirs,
This is a follow-up to the phone call you received from Valéria Cussa from the Library of Congress Rio Office. Attached please find the vacancy announcement for the position of Chief Librarian in the Library of Congress Office in Rio de Janeiro. Please distribute this as widely as possible to your constituents and any other interested qualified parties. We very much appreciate your assistance in helping us recruit for this position. Please note that candidates must submit the application in ENGLISH, as stated in the announcement. Thank you.
Debra McKern Field Director
Prezados Senhores,
Conforme contato telefonico mantido entre a funcionária Valéria Cussa da Biblioteca do Congresso, Escritorio do Rio, e os senhores, queiram por favor encontrar anexo o anúncio da vaga de Bibliotecária(o)-Chefe para o Escritório da Biblioteca do Congresso no Rio de Janeiro. Contamos com sua prestimosa ajuda no sentido de divulgar/distribuir esse anuncio para abranger o maior número possivel de candidatos e outros profissionais qualificados e interessados. Agradecemos a atenção com que nos distinguem no recrutamento para esta vaga. Por favor notem que o candidato deve submeter o curriculo em INGLÊS, conforme exigência no anúncio. Obrigada.
Debra McKern Diretora
UNITED STATES CONSULATE GENERAL
RIO DE JANEIRO, BRAZIL

Management Notice No. 10-010
March 18, 2010

TO: ALL POST PERSONNEL
FROM: PANFILO MARQUEZ, MGT OFFICER
SUBJECT: POSITION VACANCY – LIBRARIAN (LOC)

The Consulate General Human Resources Office is seeking an individual for the position of LIBRARIAN in the Library of Congress Office, in Rio de Janeiro.
Open to: All Interested Candidates
Position: LIBRARIAN (LOC)
Opening date: March 17, 2010
Closing date: March 31, 2010
Enter on duty (EOD) date: As soon as possible after selection
Work hours: Full-time, 40 hours per week
Compensation Grade: FSN-10/FP-5 {steps 5 through 14} - (To be confirmed by Washington)
NOTE: ALL APPLICANTS WHO ARE NOT THE FAMILY MEMBERS OF USG EMPLOYEES OFFICIALLY ASSIGNED TO POST AND UNDER CHIEF OF MISSION AUTHORITY MUST HAVE THE REQUIRED WORK AND RESIDENCY PERMITS TO BE ELIGIBLE FOR CONSIDERATION.
BASIC FUNCTION OF THE POSITION:
As Chief Librarian and Head of Acquisitions, supervises all professional librarians, technical and support personnel engaged in the whole range of program-activities on behalf of the Library of Congress and Cooperative Acquisitions Program participants. The incumbent is second in command to the Field Director, head of Agency at post. The incumbent is the expert in acquisitions operations, including all formats and sources. S/he directly supervises all staff in the Acquisitions Section and indirectly supervises all LC-Rio LES staff.
Acquisitions includes both the basic mission of acquiring and processing materials for LC’s collections and the concomitant mission of administering the Cooperative Acquisitions Program (CAP) which serves the acquisitions needs of over 40 research institutions in the U.S. and Europe. Processing includes the creation of initial cataloging records and integration wherever possible with LC-Washington systems.
A copy of complete Position Description is available in the Human Resources Office. Contact telephones: 21-3823-2608, or 21-3823-2612.
REQUIREMENTS
NOTE: All applicants must address each selection criterion detailed below with specific and comprehensive information supporting each item.
  • Education: University degree in Library Science is required.
  • Work Experience: Progressively responsible library experience and supervisory experience is required.
  • Language: Level IV (fluent) in written and spoken English and Portuguese is required. BOTH WILL BE TESTED.
  • Knowledge: Must have a thorough knowledge of library acquisitions practices; general knowledge of the organization and functioning of government institutions & NGOs in Brazil, Uruguay, Suriname, Guyana and the French Guiana; knowledge of the book trade and literature of the areas covered. Knowledge of cataloguing rules and practices, library science concepts, theories and practices, and management principles.
  • Skills & Abilities: Must have excellent oral and written communications skills. Ability to work independently. Ability to organize work, establish priorities, anticipate future needs, meet deadlines and multi-task. Ability to manage complex library operations and provide leadership to a group of librarians and library clerks. Expert skills in standard office software systems and Internet searching for acquisitions purposes.
IMPORTANT NOTE: Applicants may be required to take other tests related to the position.
SELECTION CRITERIA
When equally qualified, US Citizen Eligible Family Members (US EFMs) and U.S. Veterans will be given preference. Therefore, it is essential that the candidate address the required qualifications above in the application.
ADDITIONAL SELECTION CRITERIA
1. Management will consider nepotism/conflict of interest, budget, and residency status in determining successful candidacy.
2. Current employees serving a probationary period are not eligible to apply.
3. Currently employed US Citizen EFMs who hold a FMA appointment are ineligible to apply for advertised positions within the first 90 calendar days of their employment (not applicable to WAEs).
4. Currently employed NORs hired under a Personal Services Agreement (PSA) are ineligible to apply for advertised positions within the first 90 calendar days of their employment.
5. Current employees with an Overall Summary Rating of Needs Improvement or Unsatisfactory on the most recent Employee Performance Report are ineligible to apply.
TO APPLY Interested applicants for this position must submit IN ENGLISH the following or the application will not be considered:
  • Application for U.S. Federal Employment (SF-171 or OF-612); OR a current resume or curriculum vitae that provides the same information as an OF-612; plus
  • Candidates who claim U.S. Veterans preference must provide a copy of their Form DD-214 with their application.
  • Any other documentation (e.g., essays, certificates, awards, copies of degrees earned) that addresses the qualification requirements of the position as listed above
SUBMIT APPLICATION TO:
DEFINITIONS
1. AEFM: A type of EFM that is eligible for direct hire employment on either a Family Member Appointment (FMA) or Temporary Appointment (TEMP) provided s/he meets all of the following criteria:
A. US citizen;
B. Spouse or child who is at least age 18;
C. Listed on the travel orders of a Foreign or Civil Service or uniformed service member permanently assigned to or stationed at a US Foreign Service post or establishment abroad with a USG agency that is under COM authority;
D. Is resident at the sponsoring employee’s or uniform service member’s post of assignment abroad, approved safehaven abroad, or alternate safehaven abroad; and
E. Does not receive a USG annuity or pension based on a career in the US Civil, Foreign, or uniform services.
2. EFM: Family Members at least age 18 listed on the travel orders of a Foreign of Civil Service or uniformed service member permanently assigned to or stationed to a US Foreign Service post or establishment abroad with a USG agency that is under COM authority who do not meet the definition of AEFM above.
3. Member of Household: A MOH is a person who: 1) Has accompanied, but is not/not on the travel orders of a U.S. citizen Foreign or Civil Service employee or uniform service member permanently assigned to or stationed at a U.S. Foreign service post or establishment abroad; 2) Has been declared by the sponsoring employee to the Chief of Mission as part of his/her household; and 3) Resides at post with the sponsoring employee.
4. Ordinarily Resident (OR): A citizen of the host country or a citizen of another country who has shifted the main residency focus to the host country and has the required work and/or residency permits for employment in country.
5. Not-Ordinarily Resident (NOR): Typically NORs are US Citizen EFMs and EFMs of FS, GS, and uniform service members who are on the travel orders and under Chief of Mission authority, or other personnel having diplomatic privileges and immunities.
CLOSING DATE FOR THIS POSITION – Wednesday, March 31, 2010
The US Mission in Brazil provides equal opportunity and fair and equitable treatment in employment to all people without regard to race, color, religion, sex, national origin, age, disability, political affiliation, marital status, or sexual orientation. The Department of State also strives to achieve equal employment opportunity in all personnel operations through continuing diversity enhancement programs.
The EEO complaint procedure is not available to individuals who believe they have been denied equal opportunity based upon marital status or political affiliation. Individuals with such complaints should avail themselves of the appropriate grievance procedures, remedies for prohibited personnel practices, and/or courts for relief.

quinta-feira, 18 de março de 2010

12 de Março no Correio do Povo

Com quase uma semana de atraso divulgamos notícia sobre o nosso dia:


12/03/2010 Correio do Povo Ensino p. 27 Positiva,]


Bibliotecários comemoram hoje seu dia em todo o país


Hoje é comemorado, em todo o país, o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída em 1980 para homenagear o bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Em todo o RS, existem 2 mil profissionais que atuam na área e são filiados ao Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB). No Brasil, são cerca de 50 mil. A presidente do CRB, Loiva Teresinha Serafini, lembra que o profissional é imprescindível à Educação. "É agente cultural. Além de ser um pesquisador, ajuda na busca do conhecimento", define. Apenas a Universidade Federal do RS (Ufrgs), na Capital, e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, oferecem curso de graduação em Biblioteconomia no RS. O mercado de trabalho é promissor. Segundo a presidente do CRB, hoje há mais oferta de trabalho do que de profissionais. "No Estado, temos 6 mil bibliotecas escolares, 496 municipais e um sistema estadual de bibliotecas que atende a vários polos", revela. Para a professora da Ufrgs Eliane da Silva Moro, o bibliotecário tem um papel importante para a sociedade. "Ele tem como meta a inclusão social por meio do acesso e do uso da informação, tanto no suporte bibliotecário quanto por intermédio das mídias eletrônicas", salienta. Para comemorar a data, o Conselho Regional de Biblioteconomia, a Associação Riograndense de Bibliotecários (ARB), o Instituto Goethe e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs realizam hoje coquetel na sede da ARB (Barão do Gravataí, 244), a partir das 18h.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Parabéns Formandos !!!! - Correção

O CRB-10 PARABENIZA OS NOVOS BIBLIOTECÁRIOS E DESEJA SUCESSO NA VIDA PROFISSIONAL
GESTÃO 2009-2011
FORMANDOS UFRGS 2009/2
COLAÇÃO DE GRAU - 13/03/2010


ADRIANE CURI DA SILVA
ANA PAULA MEDEIROS MAGNUS
ANDREA INES CALINI
BÁRBARA PILATTI PIFFER
CARMEN LUCIA OLIVEIRA COSTA
CAROLINE SILVEIRA SARMENTO
CLARISSE OLGA REND
DIEGO MONSANI
ELISABETRE LORENSI FERREIRA
GISELE STREY
GRACIELA CORREA TRAVESSAS
GRAZIELA MONACO VARGAS
JOÃO VITOR DITTER WALLAUER
JULIANO LEAL CAMARGO
LEONISE VERZONI GONZALES
LUCIA HELENA CUNHA VIDAL
LUCIANA KRAMER PEREIRA
LUECI DA SILVA SILVEIRA
MARCELO RIBEIRO BOHM
MARCIA PADILHA SARTORI
MARCIA TEREZINHA METZ
MARIA TEREZA RIBEIRO DUARTE
REINALDO ROLLSING
ROBERTO CARLOS CARDOSO
ZULEIKA DE SOUZA BRANCO

Vaga de Estágio

Estágio em Biblioteconomia pela FDRH

LOCAL: Biblioteca da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
CARGA HORÁRIA: 30h SEMANAIS
ENDEREÇO: Rua dos Andradas, 1223 - 6° andar

Fone: 3227 9205
Enviar currículo para biblioteca@uergs.edu.br
A/C Cleci Grandi

terça-feira, 16 de março de 2010

Biblioteca de NY vira refúgio durante a crise econômica

Biblioteca de NY vira refúgio durante a crise econômica
Com 40 milhões de visitas em 2009, a instituição ajudou a população a enfrentar uma fase difícil
[Disponível em: http://bit.ly/b2rcA5]

Qual é o local mais visitado do planeta? Acertou quem respondeu Times Square, o coração de Manhattan que recebe uma média de 35 milhões de visitantes por ano. A estatística é imprecisa e pode ser questionada. Mas, qual a instituição que atraiu mais visitantes na região metropolitana de Nova York em 2009 e é mais frequentada do que todas as outras atrações culturais e esportivas somadas? A Biblioteca Pública de Nova York. A casa recebeu 40 milhões de visitas em 2009; NY tem 8 milhões de habitantes. E, se o leitor está coçando a cabeça com a ideia de que o desemprego e a recessão transformaram os nova-iorquinos em diletantes, pense de novo. Imagine a economia com a conta de aquecimento a óleo se é possível enfrentar o desemprego em pleno inverno no calor aconchegante de uma sala de leitura? E se o funcionário da biblioteca pode ajudá-lo a escrever umcurrículo e tem conhecimento suficiente para informar quais as áreas que estão contratando? O crash de setembro de 2008 encheu as bibliotecas americanas não só de desempregados como também de crianças cujos pais perderam acesso a babás e programas pós-escolares. Veja no vídeo desta entrevista com Paul LeClerc, disponível no Portal Estadão, como se criou oculto à biblioteca na vida americana e como a Biblioteca de NY adaptou programas para ajudar a população a enfrentar a crise. O homem elegante, como convém a um acadêmico especializado em literatura francesa, desliza ao nosso encontro na mais bela sala de leitura da América do Norte. Paul LeClerc não dá sinais de que está em contagem regressiva para deixar o cargo que ocupa há 16 anos e vai abandonar só após as comemorações do centenário da biblioteca, em maio de 2011. A sala restaurada em 1998 é um dos maiores espaços sem colunas de sustentação do país. A Rose Reading Room, na sede da biblioteca, foi rebatizada com o nome do casal de filantropos que bancou a restauração, Frederick e Sandra Rose. No salão revestido de carvalho, ao contrário do imenso interior da estação Grand Central, o outro refúgio para as massas em Manhattan, o barulho mais importuno é o arrastar de cadeiras. Conheça, em outro vídeo do portal, o interior da Rose Reading Room.LeClerc é um dos personagens centrais da transformação digital de arquivos na passagem do século. Ele tomou decisões importantes, navegando entre debates filosóficos, tecnológicos e jurídicos. A primeira decisão foi a de começar o processo digital por imagens. A galeria digital da biblioteca é um sucesso, acessada mais de 7 milhões de vezes por mês por internautas que podem baixar qualquer uma de suas 700 mil imagens de domínio público para fins não comerciais.Há cinco anos, a biblioteca se juntou ao Google no processo de digitalização de 300 mil livros em domínio público. No ano passado, a instituição"emprestou" livros digitais mais vezes - cerca de 350 mil além do que qualquer outra biblioteca americana, para leitores de 220 países e territórios. Os leitores usam um software para baixar o livro na íntegra e a obra desaparece no fim do empréstimo de três semanas. Mas LeClerc admite que a questão do copyright e da produção contemporânea está longe de resolvida. Mas, se disputas sobre direitos autorais podem ter uma solução negociada, outra ausência de consenso assusta mais o presidente da biblioteca nova-iorquina. É o dilema sobre a preservação da cultura daqui para frente, qual a tecnologia digital que vai se mostrar duradoura e economicamente viável. Ele aponta para a coleção de papel à sua volta e diz: "Temos uma Bíblia do Guttenberg de 1452. Está em boas condições e podemos preservá-la por pelo menos mais 500 anos.""Uma das maiores questões enfrentadas por qualquer país avançado, inclusive o Brasil, é como preservar a informação produzida de forma digital", diz. Ele não está pensando no futuro imediato e sim no próximo milênio. "Vivemos num ambiente em que a informação já nasce digital. Então, como preservar esta cultura? Como é que uma pessoa que tentar escrever a história social e econômica do seu país ou do meu vai encontrar a informação? O fato é que não temos solução para este problema."Pergunto se o avanço da internet pode enfraquecer o papel da biblioteca pública nas economias emergentes. "É só olhar para o enorme sistema de HongKong, os investimentos feitos por chineses e também em Cingapura, que tem o maior tráfego de biblioteca do mundo, para confirmar que a aposta no capital humano continua a ser fundamental", argumenta. "Há cinco mil anos não inventam lugar melhor do que a biblioteca para democratizar o acesso ao conhecimento."

Histórias sob a luz do abajur

HISTÓRIAS SOB A LUZ DO ABAJUR
DIA MUNDIAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS
NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

DIA 19 DE MARÇO
HORA: 19:30
Contação de histórias com:
Geison Aquino
Potira heinen
Rosaria Costa
Apresentação musical: Saxofonistas da Orquestra Municipal
Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 515, Centro.
Venâncio Aires -RS

Vaga de Estágio

1 vaga na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier. da sede Av. Carlos Gomes, 2120
Perfil: conhecimento ref. pré-catalogação em Winisis e/ou, Pergamum

Bolsa auxílio R$ 400,00 mais vales transportes

Cadastro no site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/>



Trazer currículo e indicações de referências de trabalho.

Contato: Carmem Hoonholtz bibliotecária mat.09072.7 CRB 10/473 - Chefe da Equipe de Bibliotecas - Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Av. Carlos Gomes, 2120 F.51-3289- 7520

Convite - Ciclo de Painéis e Palestras "Bibliotecas: desafios e perspectivas"

CONVITE

O Goethe-Institut Porto Alegre, com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região, da Associação Riograndense de Bibliotecários e da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação FABICO/UFRGS, convida para Ciclo de Painéis e Palestras “ Bibliotecas: desafios e perspectivas” com a seguinte programação

PROGRAMA

29 de março de 2010 - 10h – 12h
Bibliotecas na era digital: desafios e perspectivas, as atividades da Biblioteca Estadual da Baviera
A Biblioteca Estadual da Baviera é considerada uma das mais importantes bibliotecas da Europa, tendo recebido o honroso prêmio alemão “Biblioteca do Ano 2008” pela excelência de seus serviços.
É referência na Alemanha na área de preservação e restauração de acervos raros, digitalização e armazenamento permanente, além da Web 3D.
Palestrante: Klaus Ceynowa, Diretor da Biblioteca Estadual da Baviera

Local: Auditório do Instituto Goethe/Térreo
Rua 24 de outubro, nº 112
Entrada livre / vagas limitadas por ordem de chegada / com Certificado de participação
Tradução simultânea do alemão
Informações
(51) 32322880 e (51) 32322856

30 de março de 2010 – 9h-12h
Painel “Bibliotecas Públicas como referência cultural: perspectivas e desafios
8h30min- Recepção
9 h Abertura
9h 30mim - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – A Biblioteca Pública como referência cultural: perspectivas e desafios
Bibliotecária Tânia Mayer Evangelista Coordenadora do SEBP
10h 30 mim - Biblioteca Pública de Venâncio Aires – ações de cultura e leitura
Bibliotecária Rosária Garcia Costa – Diretora da Biblioteca
11h30min - debate

31/03/2010 - 9h-12h
Painel “Práticas de Gestão em Bibliotecas Universitárias”
Com objetivo de divulgar práticas de planejamento, organização, liderança e controle aplicadas na gestão da biblioteca universitária (alguns exemplos: metodologia de planejamento estratégico, plano de ações, plano operacional, gerenciamento de projetos, gerenciamento de documentos, ferramentas ou métodos desenvolvidos para planejar, organizar e controlar alguma atividade específica, práticas ecologicamente amigáveis etc.).
Coordenação do painel: Eliane Gonçalves, Bibliotecária Especialista - Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e Conselheira do CRB-10
8h30min - Recepção
9h-9h10min - Abertura
Painelistas
9h10min-9h40min - Bibliotecária Ana Glenyr Godoy - Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UNIRITTER
9h40min-10h10min - Bibliotecária Patrícia de Borba Pereira - Biblioteca da Escola Superior de Educação Física e daBiblioteca
Agrotécnica da UFPel
10h10min-10h40min – Bibliotecária Sônia Holderbaum Vieira -Coordenadora Geral da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUC
10h40min-11h10min – Bibliotecária Viviane Carrion Castanho - Diretora da Biblioteca Central da UFRGS
11h10min-12h Debate
Com certificado de Participação /Vagas limitadas por ordem de chegada / Entrada livre
Informações
(51) 32322880 e (51) 32322856
crb10@terra.com.br
Local: Auditório da FABICO/ Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
R. Ramiro Barcelos, 2705 – Campus Saúde / Bairro Santana /Porto Alegre, RS

Doação de Revistas

Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha - Revistas

Envie apenas os itens de seu interesse para o endereço : biblioteca-rs@correios.com.br.
O atendimento das solicitações será realizado de acordo com a ordem de recebimentosendo que as despesas de envio serão de nossa responsabilidade.
Obs: Estas doações destinam-se apenas para Instituições .

Lista 2/2010
A&E: atividades e experiências v. 10, n. 8, set. 2009.
Almanaque de cultura popular: Brasil mar. 2005.
Amanhã v. 21, n. 223, ago. 2006.
Amanhã v.21, n. 225, out. 2006.
Banas qualidade v.17, n.186 nov. 2007
Best Home ago./set./out. 2009. 2 ex.
Best Home nov./dez. 2009/jan. 2010.
BR soluções mercado consumidor, ano 06, n.35, jun/jul 2009
Brazilian Journal of Probability and Statistics v.23 n.02 dez.2009
Caderno de história memorial do Rio Grande do Sul n. 67
Carta Capital n. 270, dez. 2003.
Ciência Hoje v.1, n. 5, mar./abr. 1983.
Ciência Hoje v. 4, n. 21, nov./dez. 1985.
Ciência Hoje v. 5, n. 29, mar. 1987.
Ciência Hoje v.9, n. 52, abr. 1989.
Ciência Hoje v. 9, n. 53, maio 1989.
Ciência Hoje v.9, n. 54, jun. 1989.
Ciência Hoje v. 10, n. 55, jul. 1989.
Ciência Hoje v. 10, n. 57, set. 1989.
Cência Hoje v. 10, n. 58, out. 1989.
Ciência Hoje v. 10, n. 59, nov. 1989.
Ciência Hoje v. 10, n. 60, dez. 1989.
Ciência Hoje v. 11, n. 65, ago. 1990.
Ciência Hoje v. 13, n. 76, set. 1991.
Ciência Hoje ed. especial Amazônia, dez. 1991.
Claudia v. 48, n. 6, jun. 2009. 2 ex.
Claudia comida & bebida, jun. 2009 2 ex.
Computerworld nov. 2009, v. 16, n. 520
Consumidor v. 28, n. 149, 2007.
Contigo ed. especial, 2009
Computerworld, ano 16, n.519, out. 2009
Corrente, n 28, mês de Elul, ano 5770, set, 2009.
Cosmopolitan: a revista feminina mais vendida no mundo, v. 37, n. 6, jun. 2009.
Cultura e fé : revista de humanidades, ano 32, n.126, jul/set, 2009.
Debates sociais, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, maio 1967.
EletroEvolução sistemas de potência, n.56, set, 2009
Em questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs v.10, n.01,jan/jun 2004
Época n. 577, 8 jun. 2009.
Época n.593, 28 set. 2009
Época n. 596, 19 out. 2009.
Época n.602, 30 nov. 2009
Época Negócios n.24, fev. 2009
Época negócios n. 35, jan. 2010.
Estudos Leopoldenses ano 18, v.19,n. 71, 1983
Exame v.42, n.06, 09 abr. 2008
Exame v.42, n 10, 04 jun. 2008
Exame v.42, n 11, 18 jun. 2008
Exame v.42, n 12, 2 jul. 2008.
Exame v.42, n.13, 16 jul. 2008
Exame v.42, n. 14, 30 jul. 2008
Exame v.42, n.15, 13 ago. 2008
Exame v.42, n.16, 27 ago. 2008
Exame v.42, n.17, 10 set. 2008
Exame v.42, n.18, 24 set. 2008
Exame v.42, n.19, 8 out. 2008
Exame v.42,n. 20, 22 out. 2008
Exame v. 42, n. 21, 5 nov. 2008.
Exame v.42, n 22, 19 nov. 2008
Exame v. 42, n 23, 3 dez. 2008
Exame v.42, n 24, 17 dez. 2008
Exame v.43, n. 07, 22 abr. 2009
Exame v.43, n.19, 7 out. 2009
Exame v. 43, n. 21, 4 nov. 2009
Exame v.43 n. 22, 18 nov. 2009
Exame v.43, n 23, 2 dez. 2009.
Exame v. 43, n. 24, 16 dez. 2009
Exame v. 43 n.25, 30 dez. 2009
Exame v. 44, n. 3, 24 fev. 2010.
Exame v. 44, n. 1, jan. 2010
Exame n.2, 10 fev. 2010.
Exame melhores e maiores jul. 2008
Exame anuário jun.2008
Exame anuário dez. 2008.
Exame anuário dez. 2009
Guia Exame 2009
Guia Exame ago 2008
Globo Rural mar. 1993.
HSM Management n.1,2,5-11 (1997/98); n.12-16 (1999); n.18-23(2000) ; n.24-29(2001); n.30-35(2002); n.36-41 (2003); n.42-47(2004) n.48-53(2005) n.54-59(2006), n.60-65(2007) n.68 (2008)n.76 (2009)
Ideia socioambiental n.16, jun/jul/ago, 2009
Inatel, ano 04 n.08.
Info v.19 n. 214, jan 2004
Info v.19 n.220, jul/2004
Info Corporate n.10, jul. 2004
Istoé n.1775, 8 out. 2003
Istoé n.2021,30 jul. 2008
Latin Trade, set/out 2009
MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL. Berlim, da guerra fria à queda do muro
Movimentação & armazenagem v.16 n.93,1996
Movimentação & armazenagem v.16 n.94,1996
MPT : edição brasileira, n.03, 2009
OAB Revista ed. especial, n.03, 2009.
Pensar : revista de Ciências Jurídicas v.14, n.01, jan/jun 2009
Produtor rural ano 17, n.197, nov, 2009.
Psicologia USP v. 20, n. 1, jan./mar. 2009.
Psicologia USP v. 20, n. 2, abr./jun. 2009.
Psicologia USP v. 20, n. 3, jul./set. 2009.
Relatório de atividades : prestação de contas gestão 2006/2009 – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.
Revista AGAS, ano 28, n.284, jul/ago 2009.
Revista Agas, v. 28, n. 285, set./out. 2009.
Revista Agas, v. 28, n. 286, nov./dez. 2009.
Revista Alumínio, ano 05, n. 20, 3º trimestre, 2009.
Revista brasileira de administração v.19, n.68, jan/fev 2009
Revista brasileira de administração v.19, n.68, jan/fev 2009
Revista de design Zupi, ano 3 n 08 ,fev. 2008
Revista de Informação Legislativa, ano 46, n.183 ed especial, jul/set, 2009.
Revista Florense v.6, primavera 2009.
Revista 34
Saúde & beleza, jun. 2003
Saúde é vital, n.38
Saúde! É vital n. 245, fev. 2004.
Saúde! É vital n. 262, jul. 2005.
Saúde! É vital n. 263, ago. 2005
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 2, mar. 1980.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 3, out. 1980.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 4, dez. 1980.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 3, n. 8, mar. 1982.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 3, n. 9, ago. 1982.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 5, n. 15, ago. 1984.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 6, n. 16, dez. 1984.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.13, n.38, abr. 1992.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.13, n. 39, ago. 1992.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.13, n. 40, dez. 1992.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.14, n. 43, Dez. 1993.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.14, n. 14, ago. 1993.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 15, n. 46, dez. 1994.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 52, dez. 1996.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 53, mar. 1997.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 54, jul. 1997.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 57, jul. 1998.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 61, nov. 1999.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 62, mar. 2000.
Superinteressante n. 198, mar. 2004.
Superinteressante n. 208, 22 dez. 2004.
Superinteressante n. 217, set. 2005.
Superinteressante n. 227, jun. 2006.
T & D Inteligência corporativa v.17 edição 159
Thot n.74 out. 2000
Universo Masculino v.4, n. 36, out. 2007.
Veja v. 42, n.10, 11 mar. 2009.
Veja v. 42, n. 13, 1 abr. 2009.
Veja v. 42, n. 16, 22 abr. 2009.
Veja v. 42, n. 25, 24 jun. 2009.
Veja v. 42, n. 26, 1 jul. 2009.
Veja v. 42, n. 27, 8 jul. 2009.
Veja v. 42, n. 28, 15 jul. 2009.
Veja v. 42, n. 30, 29 jul. 2009.
Veja v. 42, n. 35, 2 set. 2009.
Veja v.42 n.43, 28 out.2009
Veja v. 42, n. 46, 18 nov. 2009.
Veja v. 42 n.48, 2 dez. 2009.
Veja v.42 n.49, 9 dez.2009
Veja v.42 n.51, 23 dez.2009
Você S/A abr. 1998.
Você S/A out. 1998.
Você S/A nov. 1998.
Você S/A dez. 1998.
Você S/A jan. 1999.
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Você S/A fev. 2000.
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Você S/A out. 2003.
Você S/A mar. 2004.
Você S/A abr. 2004.
Você S/A maio 2004.
Você S/A jun. 2004.
Você S/A fev. 2006.
Você S/A fev. 2008.
Você S/A jun. 2008.
Você S/A ago. 2008. 2 ex.
Você S/A set. 2007.
Você S/A Exame ed. especial 2007.
Você S/A dez. 2008.

Doação de Livros

Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha - Livros

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O atendimento das solicitações será realizado de acordo com a ordem de recebimento, sendo que as despesas de envio serão de nossa responsabilidade.
Estas doações destinam-se apenas para Instituições .

Lista 1/2010

ALMANAQUE Abril. São Paulo: Ed. Abril, 1990.

ALMEIDA, Fernando José de. Proinfo: projetos e ambientes inovadores. Brasília: Ministério da educação, 2000. (Série de estudos educação à distância).

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Proinfo: informática e formação de professores, v.1. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

AMMANN, Safira Bezerra. Participação social. São Paulo: Cortez, 1978

ANGÉLICO, João. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Instalações elétricas de baixa tensão: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1990.

BACKER, Morton. Contabilidade de custos. São Paulo: McGraw-Hill, 1972.

BELTRÃO, Odacir. Correspondência, linguagem e comunicação: oficial, bancária e particular. São Paulo: Atlas, 1973.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1980.

BERLITZ, Charles. As línguas do mundo. São Paulo: Círculo do livro, 1982.

BOOG, Gustavo G. O poder dos florais no trabalho. São Paulo: McGraw, 1995.

BOVA, Ben et al. Antologia de ficção científica. Porto Alegre: Globo, 1972. v.1

BOYNARD, Aluízio Peixoto; GARCIA, Edília Coelho; ROBERT, Maria Iracilda. A reforma do ensino. São Paulo: LISA, 1971.

BRAGA, Hugo Rocha. Como ler um balanço. Rio de Janeiro: Comphania Americana.

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BUFFA, Elwood S. Administração da produção. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e científicos, 1975. v. 2.

CAMILLO, Camila Righi Medeiros. A avaliação como um dispositivo pedagógico no contexto da educação de surdos. 39f. Projeto de dissertação de mestrado UFSM.Santa Maria : Ed. do autor, 2007.

CANFIELD, Bertrand R. Relações públicas. São Paulo: Livraria Pioneira, 1970. v. 1

CANFIELD, Bertrand R. Relações públicas. São Paulo: Livraria Pioneira, 1970. v. 2

CANTELE, Bruna Renata. Arte: linguagem visual: ensino fundamental 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP, [199-?]. v. 1

CANTELE, Bruna Renata. Arte: linguagem visual: ensino fundamental 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP, [199?]. v. 2

CARVALHO, Benjamin de A. Desenho geométrico. Rio de Janeiro: Técnico, 1974.

CASTILHOS, Áurea. Liderando grupos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

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CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1993. v.1

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1993. v.2

COLO, Paulo Antônio de. Reflexão : a humanidade, sua origem e seu destino. Mafra : Avenida, 2009.

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FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do Estado capitalista. São Paulo: Cortez, 1980.

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GUIA do executivo: Porto Alegre e serra gaúcha. São Paulo: Gazeta Mercantil, 1999.

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O HOMEM e o sagrado: a religiosidade através dos tempos. 2. ed. Canoas: ULBRA, 1996.

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LEBEL, Jean-Jacques. Happening. Rio de Janeiro: Expressão e cultura, 1969.

LEITURAS obrigatórias. Porto Alegre: Universitário, 1999. 2 ex.

LEITURAS obrigatórias: vestibular da UFRGS ano 2000.Porto Alegre: Novo século, 1999.

LEITURAS obrigatórias: vestibular da UFRGS 2001/2002. Porto Alegre: Novo Século, 2000.

LENIN, Vladimir Ilich. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

LEONARDI, Angela Cantele. Desenho geométrico: linguagem visual: ensino fundamental 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP, [199-?]. v. 1. 2. ex.

LEONARDI, Angela Cantele. Desenho geométrico: linguagem visual: ensino fundamental 5ª a 8ª série. São Paulo: IBEP, [199-?]. v. 2. 2 ex.

LIMA, Boris Alexis. Contribuição à metodologia do serviço social. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.

LIMA, Lauro de Oliveira. O impasse na educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1969.

LUXEMBURG, Rosa. A acumulação do capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo; Anticrítica. São Paulo: Abril, 1984.

MALUF, Sahid. Curso de direito constitucional, v. 1. São Paulo: Sugestões literárias, 1972.

MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado (Programa do 1º ano do Curso Jurídico). São Paulo: Sugestões literárias, 1974.

MANDELLA, Winnie. Parte de minha alma. São Paulo: Círculo do livro,1984.

MANUAL de exercícios de lógica. Porto Alegre: ed. Unisinos, 1974.


MANUAL do Promotor de Justiça do Meio Ambiente. Ministério Público Estado do Espírito Santo, 2009. 846p.

MANUAL da regularização fundiária plena. Ministério das Cidades, 2009.

MANUAL de segurança da criança e do adolescente. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2003.

MANUAL Geral da redação. São Paulo: Folha de São Paulo, 1987.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 1996.

MARQUES FILHO, Teotônio. Vestibular 87. Belo Horizonte: O lutador, 1986.

MATERIAL pedagógico. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e cultura, 1981. v.1

MATERIAL pedagógico. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e cultura, 1981. v.1

MAYER, Raymond R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1972. v.1

MAYER, Raymond R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1972. v.2

MEDEIROS, Antônio Paulo Cachapuz de. O poder legislativo e os tratados internacionais. Porto Alegre: L&PM, 1983.

MEDIANTE!: televisão, cultura e educação. Brasília: Ministério da educação, 1999. (Série de estudos educação a distância). 2 ex.

MINISTÉRIO do desenvolvimento, indústria e comércio exterior. Treinamento em exportação para o setor empresarial de pequeno porte – capacitação de agentes de comércio exterior- apostila.
Brasília : Senai,2001

MINISTÉRIO do desenvolvimento, indústria e comércio exterior. Treinamento em comércio exterior - apostila. Brasília : Senai,2001

MODERNAS técnicas de planejamento e controle da produção. Salvador: EDEB, 1970. v. 1
MODERNAS técnicas de planejamento e controle da produção. Salvador: EDEB, 1970. v. 2
MOSQUERA, Juan J. Mouriño. Porto Alegre: Sulina, 1980.

MUNICÍPIO do século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: Cepam, 1999.

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NIVEN, Larry. Antologia de ficção científica, v. 3. Porto Alegre: Globo, 1973.

NOVO manual didático de pesquisas: guia do vestibulando. São Paulo: Edial, [199?].

OHNSON, Robert W. Administração financeira. São Paulo: Livraria Pioneira, 1973. v. 2

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PARETO, Vilfredo. Manual de economia política. São Paulo: Abril, 1984.

PENHA, Eli Alves. A criação do IBGE no contexto da centralização política no Estado Novo. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. (Memória institucional; 4).

PENTEADO, José de Arruda. Curso de desenho. São Paulo: Nacional, 1970.

PÉREZ-RAMOS, Aidyl M. De Queiroz. Estimulação precoce: serviços, programas e currículos. 2 ed. Brasília: Ministério da ação social, 1992.

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PONTES, Valmir. Programa de direito administrativo. São Paulo: Sugestões Literárias, 1973.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PRÊMIO Badesul de jornalismo – 1981: mate, um novo tempo: dificuldades enfrentadas pela pequena e média empresas. Porto Alegre: Associação RioGrandense de Imprensa, 1982.

A PRODUÇÃO cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado aberto, 1982.

PROJETO saúde, v. 1. Rio de Janeiro: Biologia e Saúde, [199-?].

PROJETO saúde, v. 3. Rio de Janeiro: Biologia e Saúde, [199-?].

RAMOS, Fernão et al. História do cinema brasileiro. São Paulo: círculo do livro, 1987.

REBELLATTO, Germano. Curso de artes gráficas. Canoas: Ed. La Salle, 1985.

REGRAS oficiais de natação. Rio de Janeiro: Sprint, [199-?].

REGRAS oficiais de futebol de campo. Rio de Janeiro: Sprint, [198-?].

REGRAS oficiais de futsal 2002-2003. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

RIES, Bruno Edgar; TARGA, Jacintho F.; SETTINERI, Luiz. Educação psicocinética: considerações bio-psico-didáticas para a educação física. Porto Alegre: Sulina, 1979.

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SÁ, A. Lopes de. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 1969.

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SÁ, A. Lopes de. Leasing e finanças de empresas. Rio de Janeiro: APEC, 1972.

SHIPLEY, C. Morton. Síntese de métodos didáticos. Porto Alegre: Globo, 1969.

SILVA, De Plácido. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1994. v. 1 e v. 2.

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SILVA, Haike Roselane K. da. Sogipa: uma trajetória de 130 anos. Porto Alegre: Palloti, 1997.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOSSINTÉTICOS, IV e CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNIA AMBIENTAL, V, 2003, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre : [s.n], 2003

SIMPÓSIO INTEGRAÇÃO ENTRE A CLÍNICA E A PSIQUIATRIA, 4., 1987, Ribeirão Preto: Biogalênica, 1987.

SIMSON, Vyv; JENNINGS, Andrew. Os senhores dos anéis: poder, dinheiro e drogas nas olimpíadas modernas. São Paulo: Círculo do livro, 1992.

SOBRE VIDA, v. 1. Rio de Janeiro: Biologia e saúde, [199?]. 2 ex.

SOBRE VIDA, v. 2. Rio de Janeiro: Biologia e saúde, [199?].

SOBRE VIDA, v. 3. Rio de Janeiro: Biologia e saúde, [199?].

SUVOROV, Y.P; GRISHIN, O.N. Voleibol iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1990. v.1

SUVOROV, Y.P; GRISHIN, O.N. Voleibol iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1990. v. 2

TANNENBAUM, Robert. Liderança e organização. São Paulo: Atlas, 1972.

THE OXFORD companion to the english language. New York: Oxford, 1992.

VASCONCELOS, Carlos Roberto Teixeira de. Inglês. Erechim: Edelbra, [199-?]. (Coleção Manual do estudante de ensino globalizado).

VERDOUX, Christiane [et. al.]. Enciclopédia da vida sexual da fisiologia à psicologia. São Paulo: Abril, 1976.

VERDOUX, Christiane [et. al.]. Enciclopédia da vida sexual da fisiologia à psicologia: 10/13 anos. São Paulo: Abril, 1976.

VERDOUX, Christiane [et. al.]. Enciclopédia da vida sexual da fisiologia à psicologia: 14/16 anos. São Paulo: Abril, 1976.

VERDOUX, Christiane [et. al.]. Enciclopédia da vida sexual da fisiologia à psicologia: 17/18 anos. São Paulo: Abril, 1976.

VIANA, Fernando. Manual didático de pesquisas. São Paulo: Didática paulistas, 1997.

Vaga: Bibliotecário Júnior

VAGA: BIBLIOTECÁRIO JUNIOR

LOCAL: Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (Campus Porto Alegre)
HORÁRIO: Manhã e noite (44 h semanais)
Requisitos:
- Superior completo em Biblioteconomia;
- Registro no CRB;
- Habilidade para atendimento ao público;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Ser comunicativo(a) e dinâmico(a);
- Domínio de ambiente windows e ferramentas de busca;
- Conhecimento de formato MARC 21, AACR2, CDU e Normas ABNT
- Preferencialmente conhecimento do Sistema Gerencial de Bibliotecas - Pergamum;
Benefícios: Unimed, VR e VT
Salário: R$ 1.690,00
Interessados enviar curriculo sob o título da vaga para bibpoa@uniritter.edu.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pesquisa

Prezado bibliotecário
Estou realizando um estudo sobre Estágio em Bibilioteconomia para produção de um livro ou artigo sobre o assunto e, para tal estou colhendo dados por meio de um questionário.

Prezados Colegas Bibliotecários,
O presente contato tem o intuito de solicitar gentilmente sua participação na obtenção de dados para realização de um estudo sobre Estágio acadêmico. O objetivo central da pesquisa é: Analisar até que ponto os estágios curriculares obrigatórios ou não dos Cursos de Biblioteconomia são essenciais para os acadêmicos no delineamento de sua empregabilidade.
A sua pronta colaboração respondendo o questionário (abaixo) é fundamental para geração de novos conhecimentos importantes sobre área da Biblioteconomia,

Obrigada,

Profa. Marli Dias de Souza Pinto


Questionário


Obs.: O termo empregabilidade esta relacionado às ações empreendidas pelas pessoas para desenvolverem suas habilidades e buscarem conhecimentos favoráveis, com vistas a obterem uma colocação no mercado de trabalho


Estágio é definido pela Lei 11788 de 25 de setembro de 2008. ?Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma e Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória?.


Dados sobre Estágio


1 Instituição de Ensino de Superior que você graduou-se em Biblioteconomia?



2 Em que ano você se graduou?


3 Você realizou estagio não obrigatório durante o seu curso?

Sim ( ) Não ( ) se, sim em que área e local


4 Você realizou estágio obrigatório?

Sim ( ) Não ( ) se, sim em área e local



5 Qual o objetivo e importância do estágio não obrigatório e do estagio obrigatório na sua percepção?




6 Em que momento o acadêmico deveria iniciar as atividades inerentes ao estágio obrigatório?




7 Para você o estágio foi um determinante significativo para a sua empregabilidade?




8 Você percebe o Trabalho de Conclusão de Estágio também como determinante fundamental de complementação do ensino-aprendizagem e da pesquisa?



9 Com relação a conhecimento (saber); habilidades (saber fazer) e atitudes (ser humano) o quê o estagio lhe acrescentou?




10 Que inovações importantes você acrescentaria as atividades de Estágio obrigatório e não obrigatório?


Marli Dias de Souza Pinto
Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

Parabéns Formandos !!!!

O CRB-10 PARABENIZA OS NOVOS BIBLIOTECÁRIOS E DESEJA SUCESSO NA VIDA PROFISSIONAL
GESTÃO 2009-2011


FORMANDOS UFRGS 2009/2 COLAÇÃO DE GRAU - 13/03/2010

ADRIANE CURI DA SILVA
ANA PAULA MEDEIROS MAGNUS
ANDREA INES CALINI
CARMEN LUCIA OLIVEIRA COSTA
CAROLINE SILVEIRA SARMENTO
CLARISSE OLGA REND
DIEGO MONSANI
ELISABETRE LORENSI FERREIRA
GISELE STREY
GRACIELA CORREA TRAVESSAS
GRAZIELA MONACO VARGAS
JOÃO VITOR DITTER WALLAUER
JULIANO LEAL CAMARGO
LEONISE VERZONI GONZALES
LUCIA HELENA CUNHA VIDAL
LUCIANA KRAMER PEREIRA
LECI DA SILVA SILVEIRA
MARCELO RIBEIRO BOHM
MARCIA PADILHA SARTORI
MARCIA TEREZINHAMETZ
MARIA TEREZA RIBEIRO DUARTE
REINALDO ROLLSING
ROBERTO CARLOS CARDOSO
ZULEIKA DE SOUZA BRANCO

Pierre Lèvy abre Semana da Informação


Pierre Lèvy abre Semana da Informação

Com o já tradicional otimismo em relação à rede de computadores como forma de ligação entre as populações, o professor e filósofo da comunicação e da informação Pierre Lèvy atraiu ao auditório do Cidec-Sul, na FURG, mais de mil pessoas. A palestra abriu a programação da 2ª Semana da Ciência da Informação, que vai até dia 19 e marca as comemorações dos 35 anos do curso de Biblioteconomia da FURG.Pela primeira vez em Rio Grande, o filósofo palestrou e respondeu a perguntas sobre sua extensa obra. Ele estuda principalmente as relações humanas a partir da rede mundial de computadores e considera positiva e até obrigatória a utilização de redes de relacionamento como Orkut, Twitter ou Facebook, por exemplos, para criar o que chama de “inteligência coletiva”.Para Lèvy, a mídia digital trouxe uma revolução muito maior que as mudanças mundiais anteriores, provocadas pela descoberta da escrita, do alfabeto ou da imprensa. Ele acredita também na criação futura de uma língua universal específica para o mundo virtual e que as instituições hoje existentes terão que pensar uma nova forma de organização.No público, estavam estudantes de ensino médio e superior, professores e profissionais de várias áreas do conhecimento que tiveram perguntas respondidas e livros autografados pelo professor.

Curso: Protocolo e Arquivo Corrente

Curso: Protocolo e Arquivo Corrente

Instrutora: Tânia Maria de Souza Pimenta possui o curso de MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, é arquivista pela Uni-Rio, contadora pela UFRRJ, professora pela FANIP. Sua experiência profissional inclui o cargo de Arquivista Chefe do Arquivo Central da Fundação Getulio Vargas, docência em cursos de Contabilidade e práticas de Arquivologia para a FGV, GLOBOSAT, SONANGOL e INPI. Membro da Diretoria da Associação dos Arquivistas Brasileiros no período 1997-2001, onde integrou o Grupo responsável pela elaboração do “Código de Ética dos Arquivísticas

Objetivo: Orientar arquivistas, estudantes de Arquivologia e profissionais que lidam com documentos quanto à importância da Gestão de documental, no sentido de preservar e garantir o acesso à informação.

Programa:
I – Conceituação
1 – Arquivo: documento de arquivo
2 – As três idades
3 – Gestão de documentos
4 – Protocolo
5 – Valor primário e valor secundário

II - Arquivo corrente
1 – Objetivos – Funções – Modelos
2 – classificação
3 – Métodos de Arquivamento
4 – Procedimentos de Gestão (de um Serviço de Arquivo Corrente)

III - Protocolo
1 – Operações (recebimento, registro, conferencia, etc.)
2 – Instrumento de Gestão (formulários, manuais, sistemas)
3 – Protocolo Eletrônico

IV- Exercícios

Carga horária: 16 horas.
Data: 29 e 30 de março de 2010
Local: Auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Amoroso Lima, 15 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 9hs às 17hs

Investimento:
Profissional - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00

Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00

Inscrições até o dia 25 de março de 2010, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) de 10 às 12h das 13 às 17h:30, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541.

Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).Tel (021) 3852-2541 / 25072239
E-mail: aab@aab.org.br FICHA DE

INSCRIÇÃO
Sócio da AAB ( ) sim ( ) Não Profissional ( ) Estudante ( ) Nome________________________________________________________________ End. resid.____________________________________________________________ Bairro________________ Cidade_____________________UF____ CEP __________ Tel. __________________ Fax ________________ E-mail ______________________ ______________________________________________________________________ENDEREÇO COMERCIAL Local Trab._______________________________ End. _________________________ ______________________________________________________________________ Bairro_________________ Cidade ___________________ UF______ CEP ________ Função ________________________________________ Tel.________________ Fax __________________ E-mail _______________________ ______________________________________________________________________ Assinatura _______________________________________ VALOR PAGO: R$____________

Doação de Diários Oficiais

A Biblioteca da CEEE oferece em doação sua coleção de Diários Oficiais.
Solicitamos que as manifestações de interesse sejam feitas até a próxima terça-feira dia 16 de março.
Contatos pelo e-mail biblioteca@ceee.com.br
ou pelo telefone (51) 3382.4430
com Cristina ou Marina.

Diário Oficial da União: Completa desde junho de 1951 até dezembro de 2007.

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1954-1956;
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