quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Curso de Normalização para Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses

DIVULGAÇÃO
Desconto para inscrições pagas até o dia 05/10/2009: confira

CURSO DE NORMALIZAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES E TESES

Objetivo
Revisão das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, com o objetivo de fornecer subsídios para elaboração de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses; e revisão da norma de Vancouver, para referências. Também é feito exposição geral de como utilizar os recursos do Word para facilitar a formatação de seu trabalho.A instrutora, que possui 10 anos de experiência em normalização de mais de 2000 documentos, entre monografias, dissertações, teses, relatórios e artigos, interpreta e transmite de forma fiel as recomendações da ABNT para normalização de documentos.

Conteúdo Programático
NBR 12225 – Lombada
NBR 6027 – Sumário
NBR 6028 – Resumos
NBR 6024 – Numeração Progressiva
NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos
NBR 10520 – Citações
NBR 6023 – Referências
NBR 6034 – Índice
VancouverMetodologia
Aulas expositivas e participativas;
Exercícios práticos.

Instrutora
Deisi Hauenstein - Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Consultora para Normalização Técnica de documentos segundo normas nacionais (ABNT) e internacional (VANCOUVER). Autora do livro “Monografias, Dissertações e Teses: guia completo para normalização segundo a ABNT, editora Nova Prova, de 2008. MateriaisNBR 12225 – Lombada NBR 6027 – Sumário NBR 6028 – Resumos NBR 6024 – Numeração Progressiva NBR 14724 –Trabalhos AcadêmicosNBR 10520 – CitaçõesNBR 6023 – Referências NBR 6034 – Índice
Norma de Vancouver

Carga Horária
16 h/aulas

Custo
Profissionais: R$195,00 (Inclui livro sobre normalização)
Estudantes (Técnico e Graduação): R$170,00 (Inclui livro sobre normalização - Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)

Formas de pagamento
Desconto de 10% para pagamento efetuados até 05/10, em até 2 vezes (1 entrada + 1 parcela)Após 05/10 pagamento em até 2 vezes (1 entrada + 1 parcela) sem desconto

Data: 27 a 30 de outubro de 2009
Horário: Das 14 h às 18 h
Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS
Serviços:
Coffee Break
Certificado de participação
Livro de Normalização: HAUENSTEIN, Deisi. Monografias, Dissertações e Teses: guia completo para normalização segundo a ABNT. Porto Alegre: Nova Prova, de 2008. (Obra comercializada para todo o Brasil via livrarias ou diretamente com a INFORMAR Ltda.). Como comprar sem realizar o curso?

INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042
E-mail: atendimento@informar-rs.com.br Site: http://www.informar-rs.com.br

Um mundo visto com as mãos

UM MUNDO VISTO COM AS MÃOS

O colega de trabalho, Paulo Pires, foi a inspiração que a bibliotecária e escritora Débora Jardim Jardim precisava para escrever mais um de seus livros voltados para o público infantil. A amizade e a confiança nascidas entre os dois foram parar nas páginas de Meu Amigo é Diferente!. Débora quis contar uma história infantil, mas foi além. Chegou, de forma delicada e criativa, à discussão sobre o preconceito e as diferenças. No livro os personagens são Clara, uma menina que adora ler, e Carlinhos um menino cego que lhe apresenta um mundo diferente onde as imagens não existem, só as que ele vê em sua imaginação. A medida que a história acontece Clara vai conhecendo outros valores e aprendendo a aceitar e, principalmente, entender o diferente.
Débora e Paulo são funcionários da Biblioteca Martinho Lutero, da Ulbra Canoas e a afinidade entre os dois se estabeleceu logo no primeiro contato. Quando perguntou para ele como “funcionava” o alfabeto braile, recebeu, além da explicação, seu nome traduzido no sistema de leitura para cegos. Débora conta que conhecer Paulo foi especial, com ele aprendeu muita coisa, principalmente como agir diante dos obstáculos da vida. À amizade, soma-se à cooperação. Débora é quem, normalmente, auxilia Paulo em seus deslocamentos pela universidade, e revela, às gargalhadas, que às custas do bom humor do amigo, às vezes é carinhosamente chamada de Laika, a labradora guia.
Débora quer mostrar em seu livro que as pessoas, mesmo sendo diferentes, têm muito que aprender umas com as outras. Na história de Clara e Carlinhos o mundo é o mesmo, mas visto de maneiras diferentes, o dela um mundo de perguntas, o dele um mundo em braile e juntos fazem descobertas importantes para suas vidas.
Para Paulo, maior que a emoção de ser transformado em personagem de uma história infantil é a oportunidade de discutir a questão das diferenças e promover a inclusão. Segundo ele, todos falam em inclusão, mas nem todos estão preparados para isso.
Mesmo voltado ao público infantil o livro de Débora desperta a discussão sobre a falsa inclusão que vivemos. “Todos defendem a inclusão, mas não há estrutura física para a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, destaca Débora.
O livro Meu Amigo é Diferente! é uma produção independente de Débora. Sem apoio ou patrocínio, todas as despesas foram arcadas por ela. Contratou Nádia Poltosi para ilustrar e publicou pela LEW Editora. Débora vai apresentar seu livro no Projeto Vemos com as Mãos, na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, em Alvorada. Em outubro Meu Amigo é Diferente! será lançado no Museu Carlos Nobre, em Guaíba, e na Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da ULBRA Canoas e em novembro lança o livro na Feira do Livro de Porto Alegre.
Em breve o livro será transformado em CD para ser distribuído em escolas especiais e Débora ainda tem um sonho, ter seu livro publicado em braile.
Interessados em adquirir o livro, ele está à venda nas Livrarias Multiversitária e Sulina no campus Canoas, ou diretamente com a autora pelo fone (51) 9605.8063.

Convite - Fórum Estadual pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

Fórum Estadual pela
Melhoria das
Bibliotecas Escolares

CONVITE


O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidá-los para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 09/10/2009, às 14horas, no Auditório da SMEC, na Rua Cel.Oscar Jost, nº1551, em Santa Cruz do Sul, com a seguinte programação:

VII ENCONTRO PELA MELHORIA DASBIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES NAOKTOBERFEST

14h - Abertura com presença de representantes do CRB-10/CFB, FABICO/UFRGS, Câmara Rio-Grandense do Livro, SMED Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires Palestra - Ativando a Biblioteca EscolarProf. Dr. Iara Bittencourt Neves – FABICO/UFRGSLoiva T. Serafini - CRB -10 – Com. Educ. e Cultura
15h - Sistema Municipal de Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares de Santa Cruz do Sul
Bibliotecário Jair TevesRelato de experiências e boas práticas em bibliotecas escolares: projetos de organização e dinamização de bibliotecas escolares - Projeto Xadrez; Contação de Histórias; Projeto de Capacitação de Segmentos; Projeto de Capacitação dos Agentes; Apresentação das Atividades das Bibliotecas Escolares.
16h Vontade de Ler e Bibliotecas Escolares - Projeto Lajeado - Leitor
Maristela Juchum - Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado
17h – Animação Cultural - Biblioteca Pública de Venâncio Aires - Relato da Bibliotecária Rosaria Garcia Costa , no âmbito da Biblioteca Publica Municipal e Bibliotecas Escolares
17 horas 30min - Encerramento
19h - Visita ao Parque da OKTOBERFEST

INSCRIÇÃO GRATUITA
Vagas limitadas – 114 lugares

Informação e inscrições com Denise e Beatriz
Fones: (51) 3232-2880 ou (51) 3232-2856 (das 9h às 18h)
Emails: fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br
Data: 09 de outubro de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da SMEC Rua Cel. Oscar Jost, 1551Santa Cruz do Sul – RS

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM
“Biblioteca Escolar, porta aberta para a leitura”

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Curso - Arquivos Eclesiásticos

CURSO: ARQUIVOS ECLESIÁSTICOS

Instrutor: Profº Luiz Rogério Nogueira é consultor, conferencista, autor dos livros “Administração Paroquial”, “Secretaria Paroquial”, “Gestão Administrativa Financeira Paroquial” e “Acolher para Evangelizar” pela Editora Vozes; dos DVDs “Redação”, “Raciocínio Lógico” e “Administração Eclesiástica”; do CD de contos “O medo de errar conduz ao erro”; da cartilha “Um dia feliz”, escreveu diversos artigos em revista e jornais de circulação nacional
OBJETIVOS: Os arquivos eclesiásticos são importantíssimos para a reconstrução da história nacional, pois são documentos que relatam, entre outras, as leis, as atividades econômicas e sociais e principalmente os costumes dos nossos antepassados. No que respeita aos livros paroquiais têm eles grande importância social e histórica. O maior volume de documentos conservados pela Igreja no Brasil é constituído pelos registros paroquiais ou assentamentos de batizados, casamentos, óbitos e crismas. São os únicos registros de pessoas até a segunda metade do séc. XIX. Outro conjunto documental, produzido com o mesmo nome, resultou da regulamentação da Lei de Terras de 1850. É sabido, que antes da proclamação da República, em 1889, e a criação dos registros civis, era a Igreja que se encarregava do registros da população. Esses registros demográficos, contidos nos livros de batizados, casamentos e óbitos anteriores à Proclamação da República, têm valor jurídico. Nesse sentido, a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe que os registros civis de arquivos religiosos e entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil, ficam identificados como de interesse público e social. Esta documentação, no pensamento da Igreja, é um patrimônio para ser transmitido e utilizado, por isso ela vela sobre esta riqueza cultural e dispõe sobre ela também no Direito Canônico, que é o conjunto de normas e leis que regem a Igreja Católica, aplicáveis a todos os seus batizados e aos que dela não se separaram formalmente.
PÚBLICO ALVO: Arquivistas, auxiliares administrativos, estudantes, padres, diáconos, administradores Paroquiais, secretárias, secretários, seminaristas, profissionais em busca de atualização, aprofundamento e formação continuada.
PROGRAMA
- Registros Eclesiásticos
- Li­vros paroquiais
- Gerenciando Documentos
- Guarda permanente
- Métodos básicos e padronizados
- Agentes de deterioração
- Rotinas de conservação
- Tabela de Temporalidade
- Terminologia Arquivística
Carga horária: 12 horas.
Data: 7 e 8 de outubro de 2009
Local: Auditório do Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário: 10hs às 18hs 07/09
10hs ás 15hs 08/09
Investimento: Profissional - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00
Inscrições até o dia 6 de outubro de 2009, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 10 às 12h e das 13 às 17h, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541).
Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
OBS.: dias 28 e 29 de outubro Curso de Gestão de Documentos com Margareth da Silva FICHA DE INSCRIÇÃO
Sócio da AAB ( ) sim ( ) Não Profissional ( ) Estudante ( )
Nome________________________________________________________________
End. resid.____________________________________________________________
Bairro________________ Cidade_____________________UF____ CEP __________
Tel. __________________ Fax ________________ E-mail ______________________ ______________________________________________________________________ENDEREÇO COMERCIAL
Local Trab._______________________________ End. _________________________
______________________________________________________________________
Bairro_________________ Cidade ___________________ UF______ CEP ________
Função ________________________________________
Tel.________________ Fax __________________ E-mail _______________________ Assinatura _______________________________________
VALOR PAGO: R$____________

Seminário

Seminário
Bibliotecas Públicas
França: um sistema em mutação

No âmbito do Ano da França do Brasil, a Embaixada da França no Brasil, através do Bureau du Livre, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura, promovem o Seminário Bibliotecas Públicas - França: um sistema em mutação.
Diretores de modernas e atuantes bibliotecas francesas apresentarão um sistema em constante mutação, tanto para interagir com a evolução das tecnologias da informação e conhecimento, quanto para atender as novas demandas dos leitores.

Haverá tradução simultânea. Serão conferidos certificados.

Inscrições gratuitas:
bibliotecapublica@bperj.rj.gov.br
ou fax: (21) 2333-1415

Convite - Fórum pela Melhoria das Bibliotecas Escolares


Fórum Estadual pela
Melhoria das
Bibliotecas Escolares

CONVITE

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidá-los para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 09/10/2009, às 14horas, no Auditório da SMEC, na Rua Cel.Oscar Jost, nº1551, em Santa Cruz do Sul, com a seguinte programação:

VII ENCONTRO PELA MELHORIA DAS
BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES NA
OKTOBERFEST

14h - Abertura com presença de representantes do CRB-10/CFB, FABICO/UFRGS, Câmara do Livro, SMED Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires Palestra - Ativando a Biblioteca Escolar
Prof. Dr. Iara Bittencourt Neves – FABICO/UFRGS
Loiva T. Serafini - CRB -10 – Com. Educ. e Cultura
15h - Sistema Municipal de Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares de Santa Cruz do Sul
Bibliotecário Jair Teves
Relato de experiências e boas práticas em bibliotecas escolares: projetos de organização e dinamização de bibliotecas escolares - Projeto Xadrez; Contação de Histórias; Projeto de Capacitação de Segmentos; Projeto de Capacitação dos Agentes; Apresentação das Atividades das Bibliotecas Escolares.
16h Vontade de Ler e Bibliotecas Escolares - Projeto Lajeado - Leitor
Maristela Juchum - Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado
17h – Animação Cultural - Biblioteca Pública de Venâncio Aires - Relato da Bibliotecária Rosaria Garcia Costa , no âmbito da Biblioteca Publica Municipal e Bibliotecas Escolares
17 horas 30min - Encerramento

19h - Visita ao Parque da OKTOBERFEST
INSCRIÇÃO GRATUITA
Vagas limitadas – 114 lugares

Informação e inscrições com Denise e Beatriz
Fones: (51) 3232-2880 ou (51) 3232-2856 (das 9h às 18h)
Emails: fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br
Blog http://forumbibliotecasrs.wordpress.com
Data: 09 de outubro de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da SMEC Rua Cel. Oscar Jost, 1551
Santa Cruz do Sul – RS

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM
“Biblioteca Escolar, porta aberta para a leitura”

Vaga para Bibliotecário(a)

A Universidade de Passo Fundo seleciona profissional para atuar na Biblioteca Central:


Bibliotecário


Requisitos:

Superior completo em Biblioteconomia, com registro no CRB;
Experiência em serviço de referência;
Domínio da linguagem MARC (bibliográfico e autoridade);
Conhecimentos em CDU e base de dados;
Domínio de informática e de ferramentas de busca e estratégias de recuperação;
Noções básicas de línguas estrangeiras;
Boa expressão oral e escrita com facilidade para expressar ao grande público;
Disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais;


Oferecemos:

Média salarial de R$ 2.400,00
Convênio de assistência médica e hospitalar;
Plano de aposentadoria complementar – PREV/FUPF;
Demais benefícios;

Interessados deverão enviar currículo, com pretensão salarial, para o Setor de Seleção - Campus Universitário - Bairro São José, Caixa postal 611 - Passo Fundo CEP: 99001-970 ou pelo e-mail: selecaorh@upf.br , até dia 04/10/2009. Informações pelo fone (54) 3316-8139.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Doação de Duplicatas

Interessados contatar:
Clarice Pilla de Azevedo e Souza
Bibliotecária CRB10/923
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Núcleo de Informação e documentação - NID
Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia
Caixa Postal 474Av. Itália Km 8 s/n Campus Carreiros
Base Oceanográfica
Rio Grande RS
CEP 96201-900
Fone: (53) 32336511
BIBLIOTECA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA
RELAÇÃO DE TESES DUPLICADAS PARA DOAÇÃO


ALMEIDA, Leonardo Fonseca Borghi de. Caracterização e análise faciológicas da formação furnas (Prídoli-Devoniano Inferior) em afloramentos do bordo leste da bacia sedimentar do Paraná, estado do Paraná, Brasil. 1992. 227 f. Dissertação (Mestrado em Geologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 1992

AVANZO, Paulo Eduardo. A sedimentação no setor central da Baía de Maragogipe, BA. 1977. 83 f. Dissertação (Mestrado em Geologia). Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 1977.

BERGESCH, Marli. Fitoplâncton e nanoflagelados no estuário da Lagoa dos Patos e área costeira adjacente. 2003. 195 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2003.

CABRAL, Carlos Alberto Rebelo. A educação ambiental na pesca artesanal do camarão-rosa (Penaeus paulensis) em Rio Grande : análise de uma tentativa. 1997. 237 f. Dissertação (Mestrado em Eduacação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1997.

CASSAR, João Claúdio Martins. Modelo N-Isóbatas para evolução de praias. 1993 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica ). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 1993

FISCHER, Nayra Sanches. Pesca e avaliação da mortalidade total sobre a população de Mustelus Schmitti (Springer 1940) (Triakidae, Carcharhiniformes) na Plataforma Continental do Rio Grande do Sul. 1996. 71 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1996

GERALDI, Ricardo Marcelo. Distribuição espacial, recrutamento, crescimento e mortalidade de Erodona mactroides Bosc, 1802 (Mollusca, Pelecypoda) na Lagoa dos Patos, RS-Brasil. 2002. 166 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 2002.

JOST, Hardy. O quaternário da região norte da planície costeira do Rio Grande do Sul – Brasil. 1971. 80 f. Dissertação (Mestrado em Geociências). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1971

KANAK, Rosângela Braga. Ecologia experimental de Ruppia marítima L. em condições controladas de cultivo. 1986. 103 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ) Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1986.

LIMA, Alexandre Tadeu de Oliveira. Aplicação de imagens satelitais no mapeamento de aspectos geológicos. 1993. 68 f. Dissertação (Mestrado em Geociências). Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco/PE, 1993.

MAFALDA JÚNIOR, Paulo de Oliveira. Identificação, ocorrência e abundância de larvas da subordem Scombroidei (Pisces – Perciformes) no Atlântico Sul Ocidental (25-40s). 1989. 76 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1986.

MARQUES, Telésforo Martinez. Estudos geofísicos na área de Patumé – Bahia e suas aplicações à prospecção de cobre. 1976. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica). Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 1976.

NEVES FILHO, Sebastião da Costa. Variação da maré meteorológica no litoral sudeste do Brasil : 1965-1986. 1992. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 1992

PAIVA JÚNIOR, Fabrício Leite. Simulação numérica de ondas superficiais de gravidade. 1990. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica ). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 1990

PEIXOTO, Sílvio Ricardo Maurano. Crescimento e reprodução em cativeiro do camarão-rosa farfantepenaeus paulensis capturado no estuário da Lagoa dos Patos - Brasil. 1999. 99 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ) Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1999.

PREGNOLATTO, Yukimi Horigoshi. Estudo de alguns organismos carbonatados marinhos atuais utilizando a razão das atividades U234 / U238 e o teor em urânio. 1975. 71 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica). Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 1975.

REIS, Enir Girondi. Idade, crescimento e reprodução de Netuma barba (Siluriformes, Ariidae) no Estuário da Lagoa dos Patos (RS). 1982. 113 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1982.

REIS, Mauro Rodrigues. Análise morfoestrutural batimétrica da porção sul da Plataforma continental de Santa Catarina.. 1996. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1996.

ROBAINA, Luis Eduardo de Souza. Geoquímica dos carbonatos da formação Macaé, dos Campos de Pampo e Enchova, Bacia de Campos, Brasil. 1990. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geociências). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1990.

ROHN, Rosemarie. Evolução ambiental da bacia do Paraná durante o neopermiano no leste de Santa Catarina e do Paraná. 1994. 385 f. Tese (Doutorado em Geologia Sedimentar). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 1994

SENA, Florivaldo Oliveira. Identificação geofísica de corpos condutivos na região de Santa Luz – Bahia. 1977. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica). Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 1977.

SILVA, Maria Elizabeth Viñas Gomes da. Ostracodes da Plataforma de Sahul, NW da Austrália famílias bairdiidae Sars, 1888 e Cytherellidae Sars, 1866. 1981. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1981.

SILVA, Raymundo Wilson Santos. Métodos integrados de prospecção geofísica na área da Fazenda Poço da Vaca – Bahia. 1974. 78 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica). Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 1974.

VIEIRA, Helem Maria. Mineralogia, petrografia e geoquímica do complexo ultramáfico de Serrinha, São Gabriel, RS. 1981. 90 f. Dissertação (Mestrado em Geociências). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 1981.

VILAS BOAS, Daniela Fuhro. Distribuição e comportamento dos sais nutrientes, elementos maiores e metais pesados na Lagoa dos Patos – RS. 1990. 122 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica ). Universidade Federal do Rio Grande , Rio Grande/RS, 1990.

Curso: Winisis Nível II - Programando Bases de Dados

DIVULGAÇÃO:
Prezados,
Nos dias 2 e 3 de outubro estará sendo ministrado o curso WinISIS II – Programando Bases de Dados. Aproveite as informações já adquiridas com o uso operacional do software WinISIS e construa suas próprias bases de dados pessoais ou para seus clientes.
Próxima oportunidade: somente em 2010.
A seguir informações sobre o curso.
Atenciosamente,
Andréa.

CURSO WINISIS NÍVEL II- PROGRAMANDO BASES DE DADOS

Objetivo
Fornecer conhecimentos para que os profissionais ou estudantes das mais variadas áreas possam ter autonomia na criação de bases de dados, possibilitando personalizá-las conforme as necessidades e gostos de cada instituição. Após o curso o aluno estará apto a planejar, implantar e desenvolver bases de dados, considerando as suas reais necessidades.
Público alvoQualquer pessoa que queira criar uma base de dados.
Requisitos
Noções básicas de informática. Para melhor desempenho do aluno recomenda-se já ter trabalhado com o software ou ter realizado o curso WinISIS Opercaional.
Conteúdo Programático
Apresentação do programa WinISIS suas versões;
Estrutura de uma base de dados em WinISIS – Conceitos;
Planejamento de Bases de dados;
Procedimentos de Aquisição e Download do programa;
O que são e como criar campos, subcampos, tags, MFNs, e formatos de exibição;
Apresentação dos menus :
Arquivo invertido; Dicionário de termos;
Impressão de resultados de pesquisas, registros marcados e limites de MFNs;
Construção de Base de dados em WinISIS;
Criação de campos e subcampos (FDT) :
Desenvolvimento de planilhas de entrada de dados (FMT);
Configuração de valores default ;
Indexação de campos - Criação de (FST);
Entrada de dados;
Como criar novos registros;
Copiar registros existentes usando modelos;
Edição de registros já existentes;
Como salvar pesquisas;
Cópia de segurança (backup).
Metodologia
Aula teórica e prática.
Instrutora
Andréa Fontoura da Silva Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Acadêmica de Arquivologia pela mesma universidade. Assessora na criação de bases de dados CDS/ISIS e suporte técnico aos usuários. Professora dos cursos de Redes e Sistemas de Informação I e II e de Informática para Concursos.
Serviços:
Coffee Break;
Apostila com o conteúdo;
Certificado de participação.
Carga Horária
16 horas
Custo
Profissional: R$ 230,00
Estudantes (Curso Técnico e Graduação): R$ 200,00 (Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)
Formas de Pagamento
Em até 2 vezes (1 entrada + 1 parcela).
Datas: 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado).
Horário: Das 8 h 30 min às 12 h 30 min / 13 h 30 min às 17 h 30 min
Local: INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - 51 3029-7042

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vaga para Bibliotecário

VAGA: BIBLIOTECÁRIO JUNIOR (PERIÓDICOS)
LOCAL: Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (Campus Porto Alegre)
HORÁRIO: Manhã e tarde (44 h semanais)
Requisitos:
- Superior completo em Biblioteconomia;
- Registro no CRB;- Habilidade para atendimento ao público;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Ser comunicativo(a) e dinâmico(a);
- Conhecimentos em informática e ferramentas de busca;
- Preferencialmente experiência em catalogação, classificação e indexação de periódicos (AACR2, CDU, MARC 21);
- Preferencialmente conhecimento do Sistema Gerencial de Bibliotecas
- Pergamum;

Benefícios: Unimed, VR e VT
Salário: R$ 1.690,00
Interessados enviar curriculo sob o título da vaga para bibpoa@uniritter.edu.br

Falecimento

Boa tarde!

É com imenso sentimento de pesar que participo o Falecimento da Bibliotecária Odila Ross, ocorrido em 24 de Setembro em Cerro Largo RS.

Bibliotecária formada em 2008, pertencente à Congregação Filhas do Amor Divino.

Atenciosamente,

Aline Vicente
Bibliotecária CRB10/1786

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vaga para Bibliotecário(a)

Empresa de RH está selecionando Bibliotecário(a) conforme anúncio abaixo.

Bibliotecário(a) com conhecimento do Sistema Pergamum.
Horário a combinar.
Carga horária 40hs.

Enviar currículo parathiago@gestaoerh.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CONVITE - BIblioteca Pública do Estado/SEDAC

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO/SEDAC
Projeto Viver Cultura na Biblioteca


SARAU BRAILLE DE PRIMAVERA
24 de Setembro
2009
19 horas


Programa – 19h
André Vicente da Silva – Piano
Roberto Pinheiro – Piano
André Leite – Poesia
Vera Catarina de Los Santos – Canto
Marli Loro – Canto
André Vicente da Silva
Sonata Opus 49.2 - Beethoven
Asa Branca – Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
Roberto Pinheiro
Adios Nonino
Libertango
Vera Catarina de Los Santos –
O Rouxinol – Fado de Lisboa
Le Clair de R´Irie (Cascata de Risos) - Daniel Auber
Marli Loro:
Róseas Flores da Alvorada – A.A.
Voi che sapete – Mozart
Plaisir d´amour – Martini


LOCAL: Sala Luis Cosme da Discoteca Natho Henn,
4º andar da CCMQ - (Andradas, 736)
Promoção: Biblioteca Pública do Estado/SEDAC, Discoteca Pública Natho Henn
Apoio: Associação dos Amigos da Biblioteca – ENTRADA 1 ou 2 Cds ou DVDs

Vaga para estágio

ESTAGIÁRIO DE BIBLIOTECONOMIA


Local: Centro de Informação e Documentação (CID) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (atrás do Instituto de Cardiologia) Bairro: Santana

Horário: turno da tarde

Semestre: a partir do 3º semestre

Valor da Bolsa: aproximadamente R$438,00 (valor da bolsa altera conforme semestre).

Número de Vagas: 1

Contato: Geisa Costa Meirelles, telefones: (51) 3901.1071/1078 (Agendar entrevista)

Aprendizagem: tarefas diversificadas: atendimento ao usuário empréstimo (software Zeus), referência, alimentação da base de dados Lildbi (winisis), editoração de publicações, distribuição das publicações.

Lista de duplicatas para doação

Prezados Colegas:
encaminhamos, em anexo, a listagem de obras disponíveis para doação da Biblioteca do TJMRS. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada.

Att.,
Francine Feldens
Bibliotecária Pesquisadora-Judiciária
Biblioteca do Tribunal de Justiça Militar/RS(51) 3214.1084
biblioteca@tjm.rs.gov.br



LISTA DE DUPLICATAS PARA DOAÇÃO

ITEM
REFERÊNCIA
PERIÓDICOS
Nº EXS.

01
BOLETIM CIENTÍFICO – Escola Superior do Ministério Público da União. Brasília: ESMPU, v. 6, n. 22/23, jan./jun., 2007.
1
02
BOLETIM CIENTÍFICO – Escola Superior do Ministério Público da União. Brasília: ESMPU, v. 6, n. 24/25, jul./dez., 2007.
1
03
A FORÇA POLICIAL. São Paulo: Policia Militar do Estado de São Paulo, v. 14, n. 56, out./dez., 2007.
1
04
A FORÇA POLICIAL. São Paulo: Policia Militar do Estado de São Paulo, v. 15, n. 58, abr./jun., 2008.
1
05
A FORÇA POLICIAL. São Paulo: Policia Militar do Estado de São Paulo, v. 15, n. 59, jul./set., 2008.
1
06
REVISTA DA ESCOLA NACIONAL DA MAGISTRATURA. Brasília: Escola Nacional da Magistratura, v. 2, n. 4, out. 2007.
1
07
REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR. Brasília: Procuradoria-Geral do Ministério Público Militar da União, v. 33, n. 20, nov. 2007.
2
08
LEX: Legislação Federal e Marginalia. São Paulo: Lex, v. 72, n. 11, nov. 2008.
2
09
REVISTA DE ESTUDOS E INFORMAÇÕES. Belo Horizonte: TJMMG, n. 22, jul. 2008.
1
10
JURISPRUDÊNCIA CATARINENSE. Florianópolis: TJSC, v. 32, n. 114, 2008.
1
11
JURISPRUDÊNCIA CATARINENSE. Florianópolis: TJSC, v. 32, n. 115, 2008.
1
12
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 43, set./out. 2003.
2
13
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 44, nov./dez. 2003.
1
14
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 45, jan./fev. 2004.
7
15
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 46, mar./abr. 2004.
2
16
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 47, mai./jun. 2004
1
17
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 8, n. 48, jul./ago. 2004.
1
18
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 9, n. 53, mai./jun. 2005.
1
19
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 9, n. 54, jul./ago. 2005.
1
20
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 9, n. 55, set./out. 2005.
1
21
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 9, n. 56, nov./dez. 2005.
1
22
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 9, n. 57, jan./fev. 2006.
1
23
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n.59, mai./jun. 2006.
1
24
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n. 60, jul./ago. 2006.
1
25
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n.61, set./out. 2006.
1
26
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n. 62, nov./dez. 2006.
1
27
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n. 63, jan./fev. 2007.
1
28
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 10, n. 64, mar./abr. 2007.
1
29
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, n. 67, set./out. 2007.
1
30
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 17, n. 68, dez. 1988.
1
31
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 18, n. 69, mar. 1989.
1
32
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 23, n. 91, set. 1994.
1
33
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 23, n. 92, dez. 1994.
1
34
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 24, n. 94, jun. 1995.
1
35
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 25, n. 100, dez. 1996.
1
36
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 26, n. 101, mar. 1997.
1
37
JULGADOS DO TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, v. 23, índice geral nº 9, 1994, vols. 81 a 90.
1
38
REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RS. Porto Alegre: TCERS, v. 22, n. 38, 2005.
1
39
MULTIJURIS: Primeiro grau em ação. Porto Alegre: TJRS V. 3, n. 6, 2008.
1
40
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 1, n. 1 e 2, 2001.
1
41
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 2, n. 3, 2002.
2
42
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 2, n. 4, 2002.
2
43
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 3, n. 5, 2003.
3
44
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 3, n. 6, 2003.
1
45
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 4, n. 7, 2004.
1
46
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 4, n. 8, 2004.
1
47
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 5, n. 9, 2005.
2
48
REVISTA JUSTIÇA & HISTÓRIA. Porto Alegre: TJRS, v. 5, n. 10, 2005.
1
49
REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: STJ, v. 1, n. 3, nov. 1989.
1
50
REVISTA TRABALHO E AMBIENTE. Caxias do Sul: EDUCS, v.3, n. 5, jul./dez. 2005.
1
51
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 23, n. 90, jul./set. 2000.
1
52
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 23, n. 91, out./dez. 2000.
1
53
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 24, n. 95, out./dez. 2001.
1
54
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 26, n. 101, abr./jun. 2003.
1
55
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 26, n. 102, jul./set. 2003.
1
56
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 27, n. 104, jan./mar. 2004.
1
57
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 27, n. 105, abr./jun. 2004.
1
58
REVISTA CULTURA E FÉ. Porto Alegre: IDC, v. 28, n. 108, jan./mar. 2005.
1
59
REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA FMP. Porto Alegre: FMP, n. 1, 2007.
1
60
REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA FMP. Porto Alegre: FMP, n. 2, 2008.
1
68
REVISTA DE ESTUDOS CRIMINAIS. Porto Alegre: Notadez, v. 9, n. 32, jan./mar. 2009.
1
69
JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Brasília: STM, v. 15-16, n. 1-2, jan. 2006/dez. 2007.
1
70
REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Atuação e intervenção do Ministério Público: legislação. Ed. Especial. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, n. 20, 1986.
1
71
REVISTA HUMANITAS ET MILITARIS. Florianópolis: Associação Internacional das Justiças Militares, v. 2, n. 2, nov. 2005.
2
72
REVISTA HUMANITAS ET MILITARIS. Florianópolis: Associação Internacional das Justiças Militares, v. 1, n. 3, out. 2007.
1
73
SÚMULA DA JURISPRUDÊNCIA PREDOMINANTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: aprovada na sessão de 13/12/1963. Rio de Janeiro: Auriverde, 1981.
1
74
REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA QUARTA REGIÃO. Porto Alegre: Emagis, v. 18, n. 1-66, 2007.
1
76
REVISTA IOB DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. São Paulo: IOB, v. 1-48, n. 8. (CD-Rom)
1
77
RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. SÚMULAS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: TJRS, n. 1 a 12, 1989. (Cadernos da biblioteca; 4)
1
78
REVISTA DIREITO MILITAR. Florianópolis: AMAJME, v. 12, n.76, mar./abr. 2009.
3
79
REVISTA HUMANITAS ET MILITARIS. Florianópolis: Associação Internacional das Justiças Militares, v. 1, n. 4, nov. 2008.
1
80
A FORÇA POLICIAL. São Paulo: Policia Militar do Estado de São Paulo, v. 10, n. 38, abr./jun., 2003.
1
81
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 50, 10 dez. 2003.
1
82
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 52, 19 fev. 2004.
1
83
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 59, 15 jun. 2004.
1
84
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 60, 30 jun. 2004.
1
85
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 61, 15 jul. 2004.
1
86
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 64, 31 ago. 2004.
1
87
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 65, 15 set. 2004.
1
88
AMB INFORMA. Brasília: AMB, n. 82, jan./fev. 2006
1
89
JORNAL DA AMAJME. Florianópolis: AMAJME, v. 12, n. 73, jan./fev. 2008.
1
90
JORNAL DA AMAJME. Florianópolis: AMAJME, v. 13, n. 80, mar./abr. 2009.
1
91
BOLETIM DO FÓRUM MUNDIAL DE JUÍZES. Porto Alegre: FMJ, v. 1, n. 1, 2005.
1
92
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.16, n.62, abr./jun. 1979.
1
93
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.19, n.76, out./dez. 1982.
1
94
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.21, n.82, abr./jun. 1984.
1
95
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.22, n.86, abr./jun. 1985.
1
96
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.26, n.102, abr./jun. 1989.
1
97
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.27, n.105, jan./mar. 2000.
1
98
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.27, n.106, abr./jun. 1990.
1
99
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.27, n.107, jul./set. 1990.
1
100
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.29, n.115, jul./set. 1992.
1
101
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.28, n.112, out./dez. 2000.
1
102
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.37, n.147, jul./set. 2000.
1
103
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.37, n.148, out./dez. 2000.
1
104
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.21, n.81, jan./mar. 1984.
1
105
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.22, n.88, out./dez. 1985.
1
106
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.30, n.119, jul./set. 1993.
1
107
REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA. Brasília: Senado Federal, v.38, n.150, abr./jun. 2001.
1
108
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.14, n. 72, fev. 1979.
1
109
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.14, n. 74, t. 1 e t. 2, abr. 1979.
1
110
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.14, n. 74, t. 2, jun. 1979.
2
111
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.14, n. 75, ago. 1979.
1
112
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.15, n. 78, fev. 1980.
1
113
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.15, n. 80, jun. 1980.
2
114
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, v.15, n. 81, ago. 1980.
2
115
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, índice geral 8, 1980.
2
116
REVISTA DE JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS. Porto Alegre: TJRS, índice geral 9, 1982.
1
118
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RS. Porto Alegre: AJURIS, v.23, n.67, jul. 1996.
1
119
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RS. Porto Alegre: AJURIS, v.25, n.72, mar. 1998.
1
120
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RS. Porto Alegre: AJURIS, v.1, ed. especial, mar. 1988.
1
121
FASCÍCULOS DE CIÊNCIAS PENAIS. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, v. 3, n.3, jul./set. 1990.
1
122
FASCÍCULOS DE CIÊNCIAS PENAIS. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, v. 5, n.3, jul./set. 1992.
1
123
REVISTA DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia: UFU, v.28, n.1, jun. 1999.
1
124
REVISTA DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Uberlândia: UFU, v.28, n.2, dez. 1999.
1
129
REVISTA DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO. Porto Alegre: PGE-RS, v. 19, n. 47, 1989.
1
130
REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RS. Porto Alegre: TCERS, v. 13, n. 21, 1994.
1
131
CADERNOS DE JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE. São Paulo: APM, 2001.
1
132
CADERNOS DE JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE. São Paulo: APM, 2002.
1
133
LEX: LEGISLAÇÃO FEDERAL E MARGINÁLIA. São Paulo: LEX, 1999. (cd-rom jan./dez.)
1
134
REVISTA DO TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS. Brasília: TFR, n. 145, mai. 1987.
1
135
ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PROCURADORES DE ESTADO. Caxias do sul, 1973.
4
136
REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DE PELOTAS. São Lourenço do Sul: EDDA, v. 6, n. 10, set. 1962.
1
137
CADERNOS JURÍDICOS DA ELETRICIDADE. Belo Horizonte: IDE, n.11, 1972.
1
138
CADERNOS JURÍDICOS DA ELETRICIDADE. Belo Horizonte: IDE, n.12, 1972.
1






























ITEM
REFERÊNCIA
LIVROS
Nº EXS.
01
RIO GRANDE DO SUL. Assembléia Legislativa. Comissão de economia e desenvolvimento. Relatório Final 2008. Porto Alegre: Comissão de Economia e Desenvolvimento, 2008.
1
02
1) GARCIA, Basileu. Instituições de direito penal. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Max Limonad, 1954. v.1, t.2
1
03
NEGRÃO, Theotonio. Código civil e legislação civil em vigor. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. (série RT legislação)
1
04
SANTOS, J. M. de Carvalho. Código civil brasileiro interpretado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1937. v. 25.
1
05
LEMOS SOBRINHO, Antonio. Legítima defesa: exposição systematica da doutrina no direito penal brasileiro. Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro dos Santos, 1925.
1
06
GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução à ciência do direito. 7. ed., rev. Rio de Janeiro: Forense, 1976.
1
07
FULGENCIO, Tito. Da posse e das ações possessórias: theoria legal, jurisprudencia, pratica. São Paulo: Livraria acadêmica, 1922.
1
08
MALTA, Christovão Piragibe Tostes; BALAGUER, João Carlos B. Você conhece processo civil? 2. ed., rev. e aum. Rio de Janeiro: Rio, 1978.
1
09
CALDAS, Gilberto. A técnica de advogar na área criminal. 3. ed. São Paulo: Leud, 1980.
1
10
CENEVIVA, Walter. Lei dos registros públicos comentada. 4. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 1983.
1
11
JESUS, Damásio E. de. Comentários ao código penal: parte geral. São Paulo: Saraiva, 1985. 2 v.
1 de cada
12


13
PONTES DE MIRANDA. Comentários à constituição de 1967. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1968. t. 1 e t.5.
1 de cada
14
BRASIL. SENADO FEDERAL. Legislação Consolidada do Servidor Público. 4.ed. Brasília: Senado federal, 2006.
1
15
BRASIL. SENADO FEDERAL. Código de proteção e defesa do consumidor e legislação correlata. Brasília: Senado Federal, 2004.
1
16
BRASIL. SENADO FEDERAL. Legislação Sobre Direitos Autorais. 2.ed. Brasília: Senado Federal, 2007.
1
17
SANTOS, J. M. de Carvalho. Código de Processo Civil Interpretado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1940. v.4
1
18
RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Parlamentares Gaúchos: José Antônio Flores da Cunha: discursos (1909-1930). Porto Alegre: ALRS, 1998. (Perfis parlamentares gaúchos; 3)
1
19
RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. Parlamentares Gaúchos: Leonel Brizola: perfil, discursos e testemunhos (1922-2004). Porto Alegre: ALRS, 2004. (Perfis parlamentares gaúchos; 8)
1
20
SEMINÁRIO ASPECTOS DA QUESTÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL. São Paulo: Unafisco: FGV, 1995. (realizado 15 e 16 de maio de 1995)
1
21
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988. Ed. Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
1
22
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988. Ed. Atual. Brasília: Câmara dos Deputados, 1997.
1
23
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: Assembléia Legislativa, 1989.
1
24
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1967. São Paulo: Atlas, 1987. (Manuais de Legislação Atlas)
1
25
ESTATUTO DA ADVOCACIA. Porto Alegre: OAB/RS, 93/95.
1
26
Democratização do Poder Judiciário Brasileiro: Ato Público. Porto Alegre: AJURIS, 2002.
1
27
ARAÚJO, João Vieira de. O Código Penal Interpretado. Ed. Fac-sim. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1901. 2 v. (História do Direito Brasileiro)
1 de cada
28
HELP! APLICATIVOS: Guia prático do usuário Zero Hora. São Paulo: Klick, 1997.
1
29
LACERDA, Galeno. Direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2000. 2 v.
1 de cada
30
CAMPANHA PELA EFETIVIDADE DA JUSTIÇA: Propostas da comissão para a efetividade da justiça da AMB: caderno 1. Brasília: AMB, 2004.
1
31
VARGAS, Manuel Vargas. Tratado de la acción Pauliana concursal: los efectos retroactivos de la declaración de quiebra em el derecho chileno y comparado. Santiago: Ediar, 1949. v.1.
1
32
MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de segurança e ação popular. 8.ed. ampl. São Paulo: Revista dos tribunais, 1982.
1
33
SIMON, Pedro (org.) Alberto Pasqualini: textos escolhidos. Brasília: Senado federal, 2001.
1
34
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Meio ambiente. Brasília: ESMPU, 2004. (Grandes eventos)
1
35
FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Roteiro das falências e concordatas. 6.ed. rev., aum., atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1984.
1
36
RAMALHO, Ruben. Curso teórico e prático de falência e concordatas. São Paulo: Saraiva, 1984.
1
37
GAROTINHO, Anthony. Autonomia do Poder Judiciário. Rio de Janeiro: FUG, 2005. (Coleção Políticas Públicas)
1
38
PINTO, Luís Flodoardo Silva. Amazônia: retrato de uma região questionada. Porto Alegre: AGE, 2002.
1
39
FERREIRA, Luís Pinto. Posse, ação possessória e usucapião. 2.ed. ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 1983.
1
40
RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. A justiça eleitoral do Rio Grande do Sul de 1932 a 1937. Porto Alegre: TRE, 1998.
1
41
ALVARES, Walter T. Direito comercial. 2.ed. São Paulo: Sugestões Literárias, 1971.
1
42
LOBO, Carlos Augusto da Silveira (coord.); ARRUDA, José Soares. Shopping Centers: aspectos jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1984.
1
43
SOUZA, Sylvio Capanema de. A nova lei do inquilinato: comentários artigo por artigo: jurisprudência: formulários: legislação. Rio de Janeiro: Forense, 1979.
1
44
JOVCHELOVITCH, Marlova. Encontros dialógicos: uma vivência em Serviço Social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1989.
1
45
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA. Rio de Janeiro: Embaixada da República Federal da Alemanha, 1963.
1
46
SODERMAN, Harry; O’CONNELL, John J. Modern criminal investigation. New York: Funk & Wagnalls company, 1951.
1
47
SAMPAIO, Carlos Alberto Huet de Oliveira. Justiça Militar Brasileira. Brasília: STM, 1976. (palestra)
1
48
ABREU, César. Governo Judiciário. Florianópolis: TJ/SC, 2009.
1
49
BRASIL. SENADO FEDERAL. Reforma administrativa: decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Brasília: Senado Federal, 1970.
1
50
BRASIL. Supremo Tribunal Federal: Homenagens prestadas aos ministros que deixaram a corte no período de 1960 a 1975. Brasília: STF, 1975.
1
51
ALEMANHA. Ley fundamental de la República Federal de Alemania. Alemanha: Essen-Werden, 1971.
1
52
BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Obras raras na biblioteca do Ministério da Justiça. Ed. comemorativa. Brasília: Secretaria de documentação e informática, 1981.
1
53
SANTOS, José cândido dos. Anatomia do júri: nem só a defesa busca a justiça. Porto Alegre: Grafosul, 1980.
1
54
QUINTANO RIPOLLÉS, Antonio. Compendio de derecho penal. Madrid: Revista de derecho privado, [s.d.]. 2 v.
1 de cada
55
MAGNE, Augusto. Dicionário etimológico da Língua latina: famílias de palavras e derivações vernáculas. Rio de Janeiro: INL, 1961. v. 4.
1
56
CARBONELL, Márcio. Manual do empregador. Porto Alegre: Globo, 1958.
1
57
BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Mário Guimarães: centenário do seu nascimento 12.04.1989. Brasília: STF, 1989.
1
58
BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Oscar Dias Corrêa: discursos proferidos no STF, a 1º de março de 1989, por motivo de sua aposentadoria. Brasília: STF, 1989.
1
59
BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Djaci Alves Falcão: discursos proferidos no STF, a 8 de março de 1989, por motivo de sua aposentadoria. Brasília: STF, 1989.
1
60
LEGISLAÇÃO DE FINANÇAS DA BRIGADA MILITAR. Porto Alegre: Polost/APESP, 2003.
3
61
LEDUR, Nelton Henrique Monteiro. Constituição federal: anotada para as polícias militares. Porto Alegre: Polost/APESP, 2003.
2
62
SUGESTÕES AO PROJETO DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL: projeto n. 633/75, do Congresso Nacional. Porto Alegre: AJURIS: OAB-RS, 1980. 256 p.
1
63
REGIMENTO JURÍDICO DOS MILITARES ESTADUAIS. 2.ed. Porto Alegre: Polost/APESP, 2003.
2
64
REGULAMENTO DE UNIFORMES DA BRIGADA MILITAR. Porto Alegre: Polost/APESP, 2004.
3
65
BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Aula magna. Brasília: STF, 2003. (CD-ROM)
1
66
BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. HC Nº 82.424-2: racismo - discriminação contra o povo judeu. Brasília: STF, 2003. (DVD)
1

Lista de Doação

Prezados Colegas,

encaminho, em anexo, lista de duplicatas para doação. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada e ficarão disponíveis para retirada na Biblioteca da PGE/RS.

Att.,

Larissa Kochanowski
Bibliotecária PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO RSPIDAP/BIBLIOTECA
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 13. andar
Centro Administrativo - Porto Alegre
Telefone: 51 - 32881656 / Fax: 51 - 3288-1652





Lista de duplicatas para doação
1. Códigos Civil, Comercial, Processo Civil e Constituição Federal (4 em 1). 2. ed.
São Paulo: Saraiva, 2006. (dois exemplares)
2. Códigos Tributário, Processo Civil e Constituição Federal (3 em 1). 2. ed. São
Paulo: Saraiva, 2006.
3. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
26. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
4. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
27. ed. São Paulo: Saraiva, 1996. (cinco exemplares)
5. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
25. ed. São Paulo: Saraiva, 1994.
6. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
28. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.
7. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
29. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
8. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
33. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
9. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
31. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
10. Código de Processo Civil. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
11. Código de Processo Civil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 1987.
12. SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. 13. ed. São
Paulo: Saraiva, 1993. v. 3
13.NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor. 6.
ed. São Paulo: Saraiva, 1986.
14. NEGRÃO, Theotonio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor.
21. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.
15. Novo código Civil Comparado. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2002.
16.ASSIS, Araken de. Manual do Processo de Execução. 4. ed. São Paulo: Revista
dos Tribunais, 1997.
17. Constituição Federal, Código Civil e Código de Processo Federal. 3. ed. Porto
Alegre: Verbo Jurídico, 2003.
18. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 7. ed. São Paulo: Saraiva,
1993.
19. HARADA, Kiyoshi. Código Tributário.5. ed. São Paulo: Rideel, 1999.
20. TEIXEIRA, Antonio Luiz Meirelles. Código Civil. 5. ed. São Paulo: Ed. Rideel, 1999.
21. Código Penal. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
22. Código de Processo Civil. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
23.LOPES FILHO, Mario Rocha. O Tribunal do Júri e Algumas Variáveis Potenciais de
Influência. Porto Alegre: Nuria Fabris. 2008.
24.MARTINS, Sergio Pinto. Direito Processual do Trabalho. 3. ed. São Paulo: Atlas,
1995.
25.CRETELLA JÚNIOR, J. Prática do Processo Administrativo. 2. ed. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1998.
26. Constituição Federal, Código Comercial e Código Tributário Nacional. 3. ed. Porto
Alegre: Verbo Jurídico, 2004.
27.DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 5. ed. São Paulo: Ed. Atlas,
1995.
28.CARNEIRO, Athos Gusmão. Do Rito Sumário na Reforma do CPC Lei n. 9.245, de
26-12-1995. São Paulo: Saraiva, 1996.
29.CARNEIRO, Athos Gusmão. O Novo Recurso de Agravo e Outros Estudos. Rio de
Janeiro: Forense, 1996.
30.SERVÍDIO, Américo. Dispensa de Licitação Pública. São Paulo: Revista dos
Tribunais, 1979.
31. BRUM, Jander Maurício. Agravo, Inovações e Comentários. Rio de Janeiro: Ed.
Aide, 1996.
32. Previdência ou imprevidência? Porto Alegre: Ajuris, 2001. 205 p.
33.CÂMARA, Luiz Antonio, SILVA, Jorge Vicente. Código de Processo Penal. 2. ed.
Curitiba: Juruá, 1993.
34.MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 5. ed. São Paulo:
Malheiros Editores, 1995.
35.Código de Processo Civil. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
36. Código de Processo Penal. 38. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
37. SAAD, Eduardo Gabriel. CLT Comentada. 31. ed. São Paulo: LTR, 1999.
38. Reforma Administrativa Decreto-Lei N: 200, de 25-02-67. 19. ed. São Paulo:
Atlas,1982.
39. MARIN, Plínio. Prática de Registros Públicos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1976.
40. COSTA, Tito. Recursos em Material Eleitoral. 2. ed. São Paulo: Revista dos
Tribunais, 1986.
41. VALÉRIO, Walter Paldes. Programa de Direito Tributário. Porto Alegre: Sulina,
1971.
42. OLIVEIRA, Juarez. Código de Processo Civil. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1988.
43.ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Vademecum Universitário de Direito. 8. ed. São
Paulo: Jurídica Brasileira, 2005.
44.FERREIRA JÚNIOR, Mário; SANTOS, Ozéias Jesus. Vademecum Jurídico. São
Paulo: Editora Lex, 1997.
45.MONTEIRO, Samuel. Recurso Especial e Extraordinário e Outros Recursos. 2. ed.
São Paulo: Editora Hemus, 1995.
46.Coletânea de Decisões Tributárias Federais. São Paulo: Saraiva, 1993.
47.Classificação Internacional de Doenças - Revisão 1975. 1980, v. 2.
48. LIMA, Jesus Costa. Dicionário de Jurisprudência do Tribunal Federal De decretos.
São Paulo: Revista dos Tribunais, 1979.
49. MIRABETE, Júlio Fabbrini. Execução Penal.2. ed. São Paulo: Atlas, 1988.
50. PAULA, Alexandre de. Código de Processo Civil Anotado. 5. ed. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1992. 4. volumes.
51. MARTINS, Ives Gandra da Silva. Comentários ao Código Tributário Nacional. São
Paulo: Saraiva, 1998.
52. REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Familiar. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 1984.
v.1
53. Código Civil, Código de Processo Civil e Constituição Federal. São Paulo: Ed. Iglu,
2004.
54. Constituição da República Federativa do Brasil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
55. Constituição da República Federativa do Brasil. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
56. Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
57. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
58. Constituição da República Federativa do Brasil. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
59. Constituição da República Federativa do Brasil. 12. ed. Porto Alegre: Corag, 2002.
(dois exemplares).
60. Constituição da República Federativa do Brasil. 11. ed. Porto Alegre: Corag, 2002.
61. Constituição da República Federativa do Brasil. 9. ed. Porto Alegre: Corag, 2001.
62. Constituição da República Federativa do Brasil. 5. ed. Porto Alegre: Corag, 1996.
(cinco exemplares).
63. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 11. ed. Porto Alegre: Corag. , 2003.
(dois exemplares).
64. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 10. ed. Porto Alegre: Corag, 2002.
65. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 6. ed. Porto Alegre: Corag, 1998.
(dois exemplares).
66. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: Corag, 1996.
(onze exemplares).
67. BUSSADA, Wilson. Contravenções penais interpretadas pelos tribunais: legislação,
jurisprudência. 4. ed. São Paulo: Liber Juris, 1979.
68. MONTEIRO, Divaldo. Repertório de Jurisprudência do Servidor. José Confino Ed.,
1976.
69. PINTO, Teresa Arruda Alvim. Agravo de Instrumento. São Paulo: Revista dos
Tribunais, 1991.
70. GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Dos Crimes Contra a Pessoa. 2. ed. São
Paulo: Saraiva, 1999.
71. PADILHA, Luiz Roberto Nuñes. Teoria Geral dos processos cíveis, penais,
trabalhistas, administrativos, legislativos e desportivos. Faculdade de Direito da
UFRGS, 2002.
72.VIEIRA, Jair Lote. Código Eleitoral e Legislação Complementar. São Paulo: Ed.
Jalovi, 1976.
73. PAULSEN, Leandro. Direito Tributário, Constituição e Código Tributário, À Luz da
doutrina e da Jurisprudência. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.
74. NEVES, Elza Ferreira. 1.000 Perguntas Direito do Trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro:
Ed. Rio, 1982.
75. FÉDER, João. Crimes da Comunicação Social. São Paulo: Revista dos Tribunais,
1987.
76. BARRETO, Carlos Roberto. Os Procedimentos Penais na Lei de Imprensa. São
Paulo: Saraiva, 1990.
77. Código de Processo Civil. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1980.
78.Código Comercial Brasileiro. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 1982.
79. Código Comercial Brasileiro. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 1978.
80. Código Tributário Nacional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
81. Código Tributário Nacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1984.
82.Código Tributário Nacional. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
83. Código Penal. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 1978.
84. CAHALI, Yussef Said (Org.). Código Civil, Código de Processo Civil e Constituição
Federal. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
85. Código Tributário Nacional. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
86. Código Comercial, Código Tributário Nacional e Constituição Federal. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1999.
87. MARCATO, Antonio Carlos. Procedimentos Especiais. 7. ed. São Paulo:
Malheiros, 1995.
88. MARINONI, Luiz Guilherme. Tutela Cautelar e Tutela Antecipatória. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1994.
89. OLIVEIRA, Francisco Antonio de. O Processo na Justiça do Trabalho. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1990.
90. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. 15. ed. São
Paulo: Ltr, 1990.
91. Coletânea Básica Penal. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2007.
92. PORTO, Sérgio Gilberto. Coisa Julgada Civil. 2. ed. São Paulo: Ed. Aide, 1998.
93. GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Recursos no Processo Penal. 2. ed. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1997.
94. Lei de Imprensa, Profissão de Jornalista. São Paulo: Ed. Edipro, 2009.
95. MIRANDA, Lorena. Idiossincrasias (poesias). 2003.
96. SILVA, Luís Renato Ferreira da. Revisão dos Contratos: do Código Civil ao Código
do Consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
97.CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 26. ed.
São Paulo: Saraiva, 2001.
98. NOBRE, Freitas. Comentário à Lei de Imprensa. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1985.
99.Código Tributário Nacional. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. (dois exemplares).
100.Código Tributário Nacional. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.
101.Código Tributário Nacional. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
102. Código Tributário Nacional.21. ed. São Paulo: Saraiva, 1992.
103.Código Civil. 47. ed. São Paulo: Saraiva, 1996. (dois exemplares).
104. Código Civil. 44. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.
105. PELICANO, Helcias. Código Comercial Brasileiro e legislação comercial em vigor.
2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.
106. Código Comercial. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.
107. Código Comercial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1987.
108. Código Comercial. 34. ed. São Paulo: Saraiva, 1989.
109. Código Comercial. 38. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.
110. Código Tributário Nacional. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
111. Código Tributário Nacional. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.
112. NEGRÃO, Theotonio. Código Civil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
113. NEGRÃO, Theotonio. Código Civil e legislação civil em vigor. 14. ed. São Paulo:
Saraiva, 1995.
114. Código Civil. 49. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
115. Código Civil. 50. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
116. Estatutos Jurídicos de Licitações e Contratos Administrativos. 2. ed. São Paulo:
Saraiva, 1990.
117. Código e Organização judiciária do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto
Alegre: Livraria do Advogado, 1996. (dois exemplares).
118. Lei N.º 4.320 de 17 de março de 1964. 12. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
119. Vademecum Jurídico. São Paulo: Lex, 1997.
120. PIRES, Jarbas Ferreira. Atos dos Tabeliães. Rio de Janeiro: Forense, 1959. v.1.
121. REIS, Alexandre Cebrian Araújo, GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Processo
penal, parte geral. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. (Sinopses Jurídicas, 14).
122. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito das coisas. 6. ed. São Paulo: Saraiva,
2003. (Sinopses Jurídicas, 3)
123. OLIVEIRA, Lígia de Azevedo. Confraria das Borboletas. Edicom, 1999.
124. ACHUTTI, Aloyzio (org.).Coleção Academia sul – riograndense de Medicina,
Homenagem à Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul,
1988. Tomo I.
125. ACHUTTI, Aloyzio (org.). Coleção Academia sul – riograndense de Medicina,
Estendendo a Formação de Médica, 1999. Tomo II.
126. GEORGIADIS, Carolina et al..Tribunal de Justiça do RS: 125 anos de história.
Porto Alegre: Departamento de Artes Gráficas, Tribunal de Justiça do RS, 1999.
127. ACHUTTI, Aloyzio (org.). Coleção Academia sul – riograndense de Medicina,
Continuando a Formação de Médica, 2007. Tomo III.
128. Jurisprudência Criminal, Nulidades Processuais. Rodrigues. São Paulo: Ed. Cone,
1993. 4 v.
129. Estatuto e Regime, Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do RS.
11. ed. Porto Alegre: Corag, 1998. 2. ex.
130. Estatuto e Regime, Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do
RS. 6. ed. Porto Alegre: Corag, 1996 (cinco exemplares).
131. Estatuto e Regime, Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do
RS. 7. ed. Porto Alegre: Corag, 1996.
132. Estatuto e Regime, Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do RS.
10. ed. Porto Alegre: Corag, 1997.
133. Estatuto dos Servidores da Polícia Civil. 3. ed. Porto Alegre: Corag, 1996. (3. ex.).
134. Estatuto do Funcionário Público Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Porto
Alegre: Corag, 1990.
135. Estatuto do Funcionário Público Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Porto
Alegre: Corag, 1993.
136. Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do RS.
Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1994.
137. Lei Orgânica do Município de Quaraí, 1990.
138. Estatuto da Terra, Lei n.º 4.504, de 30 de novembro de 1964.
139. Regimento Interno do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região. São Paulo: Ed.
Jalovi, 1990.
140. Orientações para a Criação de Comissões Municipais de Emprego. 2. ed. Brasília:
MTb, SPES, 1998.
141. Estatuto dos Servidores Militares da Brigada Militar. 3. ed. Porto Alegre: Corag,
2001.
142. Decreto n.º 33.178, de 2 de maio de 1989. Porto Alegre: Corag, 1989.
143. Regimento Interno da Câmara Municipal de Santa Maria, 1990.
144. Estatuto dos Policiais – Militares do RS, Lei N.º 7.138 de 30 de janeiro de 1978.
145. Novo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual. 2. ed.
Porto Alegre: Corag, 1998.
146. Licitações, Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993. 6. ed. Porto Alegre: Corag,
1998.
147. Estatuto dos Servidores Militares da Brigada Militar. Porto Alegre: Corag, 1997.
148. Considerações sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2. ed. ESMPU,
2002.
149. Lei de Imprensa. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1985. (Série Legislação Brasileira). (2.
ex.)
150. O Trabalhador e o HIV/AIDS. 2. ed. Brasília: MTE, Assessoria Internacional, 2000.
151. Direitos dos Usuários dos Serviços e das Ações de Saúde no Brasil. Brasília – DF,
Ministério da Saúde, 2007.
152. Caderno de Pesquisa Discente. Porto Alegre: Ritter dos Reis, mar./jul. 2001. v. 1.
153. Relatório de Avaliação de Programa, Programa Segundo Tempo. TCU, 2006.
154. Valores do Vale, Perfil Socioeconômico do Vale do Taquari – RS. Univates, 2003.
v. 1
155. ZIMMERMANN, Dagma. Direito penal: antijuridicidade. 2000. (Coleção Passe e
Repasse)
156. Constituição Federal, legislação administrativa, legislação ambiental. 3. ed. Porto
Alegre: Verbo Jurídico, 2005.
157. Constituição Federal, código civil, código de processo civil. 6. ed. Porto Alegre:
Verbo Jurídico, 2005.
158. Coleção Os Novos Municípios Gaúchos. Porto Alegre: Corag, 1988. (87 v.).
Lista de Periódicos
1. Revista dos Tribunais – (591-94, 597-601, 603-09, 612-50, 687-97, 723-42)
2. Coletânea de Leis e Decretos. Editora Corag, 1982, 1988 1-2, 1989 1-2, 1990 1-2,
1991 1-2, 1992 1-2 (2 ex. v. 2).1993 1-2, 1994 1-2, 1995 1-2, 1996 1, 2003 1-2,
2005 1
3. Ajuris n. 58, 63-67, 72-73, 74 (4 ex.). Edições Especiais: março 1998 (2. ex.); Tomo
I (2. ex.)e Tomo II, novembro 1998 (3. ex.); julho de 1999.
4. Revista da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, n. 17 e 19, 2005.
5. Revista da Faculdade de Direito Ritter do Reis, v.2, n.2, ago./dez. 1999 (4. ex.).
6. Justiça e História: Revista do Centro de Memória do Judiciário, v. 1, n. 1- 2, 2001
(3. ex.).
7. Justiça e História: Revista do Centro de Memória do Judiciário, v. 3, n. 6, 2003.
8. Ementário de Acórdãos TARF. 1985, 1992.
9. Marco Regulatório:Revista da AGERGS, n. 1, 1999. (2. ex.).
10. Direito Tributário em Questão: Revista da FESDT, n. 1- 2, 2008.
11. Revista de Jurisprudência, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul,
v. 16, n. 86, junho de 1981.
12. Julgados do Tribunal de Alçada do Estado do Rio Grande do Sul, v. 21, n. 82,
Junho de 1992.
13. Julgados do Tribunal de Alçada do Estado do Rio Grande do Sul, v. 21, n. 84,
dezembro de 1992.
14. Ementário da Jurisprudência do Tribunal Federal de Recursos, v. 9, índice n. 84-
89.
15. Anuário da justiça 2007. São Paulo: Conjur / FAAP, 2007. 306 p. (Revista
Consultor Jurídico).
16. Revista do Procurador Federal, Associação Nacional dos Procuradores Federais –
ANPAF. Edição Especial do Cinquentenário da Carreira de Procurador Federal.
Editora Consulex, n. 3, novembro 2003.
17. Revista Temática ESAERS: Teto Remuneratório do servidor Público, Emenda
Constitucional n.º 19, v. 1, n. 1. (2. ex.).
(Periódicos- CD-ROM)
18. Revista do STJ, n. 173-188, janeiro/2004 a abril/2005.
19. Revista Brasileira de Direito de Família. Porto Alegre: Síntese, n. 1-28, abr./jun.
1999 a fev./mar. 2005.
20. Revista Brasileira de Direito de Família. Porto Alegre: Síntese, n. 1-16, abr./jun.
1999 a jan./mar. 2003.
21. Revista de Direito Internacional e Econômico. Porto Alegre: Síntese, n.1-4, outubro/
2002 a setembro/2003.
22. Síntese Trabalhista. : Síntese, n. 60-192, junho/1994 a junho/2005.
23. Síntese Trabalhista. : Síntese, n. 60-180, junho/1994 a junho/2004.
24. Síntese Trabalhista. : Síntese, n. 60-159, junho/1994 a setembro/2002.
25. Síntese Trabalhista. : Síntese, n. 60-147, junho/1994 a setembro/2001.
26. Síntese Trabalhista : Síntese, n. 60-120, junho/1994 a junho/1999.
27. Síntese Trabalhista : Síntese, n. 60-108, junho/1994 a maio/1998.
28. Síntese Trabalhista : Síntese, n. 60-94, junho/1994 a abril/1997.
29. Direito Público. Porto Alegre: Síntese, n. 1-4, /2003 a junho/2004.
30. Revista Jurídica. Porto Alegre: Notadez, n. 200-272, junho/1994 a junho/2000.
31. Revista Jurídica. Porto Alegre: Notadez, n. 200-263, junho/1994 a setembro/1999.
32. Ciência Jurídica. Belo Horizonte: Ciência Jurídica, n. 1-107, janeiro/1987 a outubro/
2002.
33. Ciência Jurídica. Belo Horizonte: Ciência Jurídica, n. 1-104, janeiro/1987 a
abril/2002.
34. Ciência Jurídica do Trabalho. Belo Horizonte: Ciência Jurídica, janeiro/1998 a
outubro/2002.
35. Ciência Jurídica do Trabalho. Belo Horizonte: Ciência Jurídica, jan./dez. 1998.
36. Revista IOB de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre: IOB/Thomson, n. 1-42,
1999 a jul./ago. 2006.
37. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre: Síntese, n. 1-24,
1999-2003.
38. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre: Síntese, n. 1-17,
1999-2002.
39. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre: Síntese, n. 1-6,
1999-2000.
40. Justiça do Trabalho. Porto Alegre: HS Editora, n.169-228, janeiro/1998 a dezembro/
2002.
41. Justiça do Trabalho. Porto Alegre: HS Editora, n.169-216, janeiro/1998 a dezembro/
2001.
42. Justiça do Trabalho. Porto Alegre: HS Editora, n.169-192, janeiro/1998 a dezembro/
1999.
43. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-48, junho/1998 a
abril/2006.
44. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-36, junho/1998 a
abril/2004.
45. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-30, junho/1998 a
abril/2003.
46. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-24, junho/1998 a
abril/2002.
47. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-18, junho/1998 a
abril/2001.
48. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-12, junho/1998 a
abril/2000.
49. Revista de Estudos Tributários. Porto Alegre: IOB/Síntese, n.1-6, junho/1998 a abril/
1999.
50. Revista IOB de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: Síntese, n. 1-30,
março/2000 a fev./mar. 2006.
51. Revista ISíntese de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: Síntese, n.
1-36, março/2000 a março/2005.
52. Revista Síntese de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: Síntese, n. 1-18,
março/2000 a março/2003.
53. Revista Síntese de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre: Síntese, n. 1-12,
maio/2000 a março/2002.
54. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-16, 1999/2002.
55. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-9, 1999/2001.
56. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-6, 1999/2000.
57. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-5, 1999/2000.
58. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-4, 1999.
59. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-3, 1999.
60. Interesse Público. Belo Horizonte: Fórum, n. 1-2, 1999.
61. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, 1997-2004.
62. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, 1997-2003.
63. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, 1997-2002.
64. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, 1997-2001.
65. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, 1997-2000.
66. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, janeiro/1997 a dezembro 1999.
67. Revista Jurídica Consulex. Brasília, DF: Consulex, jan./dez. 1997.
68. Revista do Direito Trabalhista - RDT. São Paulo: Consulex, 1997 a dezembro/2007.
69. Revista do Direito Trabalhista - RDT. São Paulo: Consulex, 1997 a novembro/2007.
70. Revista do Direito Trabalhista - RDT. São Paulo: Consulex, 1997 a outubro/2007.
71. Revista do Direito Trabalhista - RDT. São Paulo: Consulex, 1997 a março/2006.
72. Revista do Direito Trabalhista - RDT. São Paulo: Consulex, 1997 a janeiro/2006

Convite - Casa de Cultura Mário Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana

convida para a estreia
do espetáculo multimídia (cinema, literatura e música)


MAELSTRÖM


em homenagem ao bicentenário de nascimento de Edgar Allan Poe


apresentado pelo grupo

UM OLHAR SÓ
Tomaz V. Borges (cineasta)
Paulo Bacedônio (poeta)
Carlos Bica (músico)



Sábado, 26 de Setembro de 2009, à 1:00 h (da madrugada)


Entrada Franca


Acervo Mario Quintana – Mezzanino

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Brasil



Parceiros Culturais
Acervo Mario Quintana/CCMQ
Instituto Cultural Português
Revista Literária Paralelo 30
Casa do Poeta Latino-Americano



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Convite Inauguração CRER-PoA na Biblioteca da SMAM






Em nome do Secretário Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Professor Garcia, temos a honra de reiterar o convite para sua participação na inauguração do Centro de Referência em Energias Renováveis - CRER de Porto Alegre, que será realizada na quarta-feira, dia 23 de setembro de 2009, às 17:30, na sede da SMAM, na Av. Carlos Gomes, 2120, junto à Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier.
O CRER-PoA está sendo implantado visando promover e incentivar, através de ações e projetos, o uso de tecnologias em Energias Renováveis e Eficiência Energética no âmbito das comunidades locais e regionais.


Solicitamos a confirmação de sua participação, ou de representante, através do e-mail crer@smam.prefpoa.com.br.

Segue em anexo convite para o seminário “Eficiência Energética e Energias Renováveis em Cidades Brasileiras” que ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro. Link para informações e inscrições: http://www1.portoalegre.rs.gov.br/smaminscricoes.

Cordialmente,

Equipe de coordenação do CRER-PoA.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Curso: Arquivos Eclesiásticos

CURSO: ARQUIVOS ECLESIÁSTICOS

Instrutor:
Profº Luiz Rogério Nogueira é consultor, conferencista, autor dos livros “Administração Paroquial”, “Secretaria Paroquial”, “Gestão Administrativa Financeira Paroquial” e “Acolher para Evangelizar” pela Editora Vozes; dos DVDs “Redação”, “Raciocínio Lógico” e “Administração Eclesiástica”; do CD de contos “O medo de errar conduz ao erro”; da cartilha “Um dia feliz”, escreveu diversos artigos em revista e jornais de circulação nacional
OBJETIVOS: Os arquivos eclesiásticos são importantíssimos para a reconstrução da história nacional, pois são documentos que relatam, entre outras, as leis, as atividades econômicas e sociais e principalmente os costumes dos nossos antepassados. No que respeita aos livros paroquiais têm eles grande importância social e histórica. O maior volume de documentos conservados pela Igreja no Brasil é constituído pelos registros paroquiais ou assentamentos de batizados, casamentos, óbitos e crismas. São os únicos registros de pessoas até a segunda metade do séc. XIX. Outro conjunto documental, produzido com o mesmo nome, resultou da regulamentação da Lei de Terras de 1850. É sabido, que antes da proclamação da República, em 1889, e a criação dos registros civis, era a Igreja que se encarregava do registros da população. Esses registros demográficos, contidos nos livros de batizados, casamentos e óbitos anteriores à Proclamação da República, têm valor jurídico. Nesse sentido, a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe que os registros civis de arquivos religiosos e entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil, ficam identificados como de interesse público e social. Esta documentação, no pensamento da Igreja, é um patrimônio para ser transmitido e utilizado, por isso ela vela sobre esta riqueza cultural e dispõe sobre ela também no Direito Canônico, que é o conjunto de normas e leis que regem a Igreja Católica, aplicáveis a todos os seus batizados e aos que dela não se separaram formalmente.
PÚBLICO ALVO: Arquivistas, auxiliares administrativos, estudantes, padres, diáconos, administradores Paroquiais, secretárias, secretários, seminaristas, profissionais em busca de atualização, aprofundamento e formação continuada.
PROGRAMA
- Registros Eclesiásticos
- Li­vros paroquiais
- Gerenciando Documentos
- Guarda permanente
- Métodos básicos e padronizados
- Agentes de deterioração
- Rotinas de conservação
- Tabela de Temporalidade
- Terminologia Arquivística
Carga horária: 12 horas.

Data: 7 e 8 de outubro de 2009
Investimento:
Profissional - R$ 400,00
Estudante não sócio – R$ 200,00
Os sócios da AAB quites com suas anuidades terão desconto no valor acima.
- Sócio profissional – valor do investimento: R$ 160,00
- Sócio estudante – valor do investimento: R$ 80,00
Inscrições até o dia 5 de outubro de 2009, na AAB (Av. Presidente Vargas, 1733 – sala 903 – Centro) das 10 às 12h e das 13 às 17h, ou através de depósito bancário (Banco do Brasil - Agência 0183-X C/C 8474-3 e posterior envio do comprovante bancário e ficha de inscrição por Fax (021) 3852-2541).

Mais informações: Associação dos Arquivistas Brasileiros (Av. Presidente Vargas, 1733 sala 903, Centro – RJ).
Tel (021) 3852-2541 / 25072239 E-mail: aab@aab.org.br
OBS.: dias 28 e 29 de outubro Curso de Gestão de Documentos com Margareth da Silva

Curso Documentação Jurídica I - Introdução

DIVULGAÇÃO

Ainda dispomos de algumas vagas para o curso de Informação Jurídica I, que ocorrerá no sábado, dia 26/09/2009
Garanta já sua vaga - Vagas limitadas



CURSO DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA I - INTRODUÇÃO
Objetivo
Enriquecer as competências globais dos profissionais que atuam ou que pretendem atuar na área de direito. Introdução aos conceitos jurídicos fundamentais. Exemplificar os principais tipos de documentação jurídica: Legislação, Doutrina e Jurisprudência. Capacitação para o manuseio desses documentos e identificação de suas características essenciais.Público-alvoEstudantes de direito, profissionais que trabalham em bibliotecas e centros de documentos da área de direito e interessados em geral.

Carga Horária
8 horas
Custo
Profissional: R$145,00
Estudante (Curso Técnico e Graduação): R$120,00 (Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)

Data: 26 de setembro de 2009
Horário: 9 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h 30 min
Local: Informar - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS
INSCRIÇÕES
INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.
Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.
Telefone: (51) 3029 7042

Doação de Periódicos

Interessados em receber as duplicatas listadas abaixo, favor contatar:

Clarice Souza
Biblioteca Setorial de Pós-Grad. Em Oceanografia
Fone: (53) 32-33-65-11
e-mail: nidocea@furg.br

RELAÇÃO DE DUPLICATAS PARA DOAÇÃO PERIÓDICOS

TÍTULO
ISSN
NÚMEROS DISPONÍVEIS

Atlântica
0102-1656
v.3, único, 1978v.5, n.1, 1982v.5, n.2, 1982v.7, único, 1984v.12, n.1, 1990v.12, n.2, 1990v.14, único, 1992v.15, único, 1993v.16, único, 1994v.17, único, 1995v.18, único, 1996v.19, único, 1997v.20, único, 1998v.22, único, 2000v.24, n.2, 2002v.25, n.1, 2003v.25, n.2, 2003v.27, n.1, 2005v.27, n.2, 2005v.28, n.2, 2006v.29, n.1, 2007v.29, n.2, 2007v.30, n.1, 2008v.30, n.2, 2008

Acta Biológica Paranaense
0301-2123
v.33, n.1/4, 2004


Algoological Studies
0342-1120
v. 117, n. 83

Arquipélago
0873-4704
n. 14A, 1996

Boletim Técnico-Científico Do CEPNOR
1676-5664
v.8, n.1, 2008

Breviora
0006-9698
n. 67, 1957n. 373, 1971n. 412, 1973

Contributions in Marine Science
0082-3449
v. 25, 1982

Ergebnisse der Limnologie
0071-1128
n. 10, 1978n. 35, 1992 n. 36, 1992n. 37, 1992n. 39, 1993n. 40, 1994

FAO Fisheries Synopsis
0014-5602
n. 42, 1969
n. 83, 1970
n. 80 rev. 1, 1984
n. 139, 1984

FAO Fisheries Report
0429-9337
n. 309, 1984

Geotrópica
0122-8579
n. 1, 1996
n. 3, 1998

Journal of the Brazilian Society of ecotoxicology
1809-8401
v.1, n.1, 2006

Journal of Coastal Research
0749-0208
n. 47 nesp, 2007

Nauplius
0104-6497
v. 5, n.1, 1997

Plant Science Bulletin
0032-0919
v. 44, n. 3, 1998

Smithiana
1684-4130-
n. 9, 2008
n. 10, 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Curso de Catalogação em MARC21, na prática

DIVULGAÇÃO

Aproveite o desconto de 10% concedido as inscrições com pagamento efetuado até o dia 18/09/2009
Vagas limitadas

CURSO DE CATALOGAÇÃO, EM MARC21, NA PRÁTICA
Ferramenta de exercício: Base de dados PERGAMUM

Objetivo
Mediante exercícios práticos e individuais, o curso enfatiza a catalogação em base de dados no formato MARC21. Para a prática é utilizada uma base de dados Pergamum – software nacional considerado o mais completo para gerenciamento de acervos de bibliotecas e cuja estrutura do módulo de catalogação possibilita ampla aplicação das regras de catalogação no formato MARC21. Desta forma o aluno exercitará o uso de todos os campos e subcampos necessários para a catalogação neste formato, podendo aplicar este conhecimento a qualquer outra base em MARC21, revisando as regras de catalogação pelo AACR2. Público alvoBibliotecários e estudantes de biblioteconomia que já tiverem cursado as disciplinas de catalogação.

Metodologia
Aulas com exercícios práticos em base de dados em formato MACR21, com revisão e orientações quanto ao uso das regras de catalogação.

Carga Horária16 h/aulas

Custo
Profissional: R$330,00
Estudante (Graduação): R$290,00 (Obrigatório a apresentação do documento comprobatório de matrícula)

Formas de pagamento
Pagamentos até 18/09 com 10% de desconto em até 1 + 2 parcelas
Pagamentos em 19/09 até 02/10: em até 1 + 2 parcelas
Pagamentos após 02/10: em até 1 + 1 parcela
Data: 14 e 15 de outubro de 2009
Horário: 8 h 30 min às 18 h 30 min - com uma hora de intervalo para almoço

Local de realização: Sede da INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.informar-rs.com.br/index.php?page=26

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Convite - Lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura

Prezados Senhores:


O Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares encaminha convite para o lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, que será realizado no dia 24 de setembro, no teatro Glenio Perez da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, às 9h.

CRB-10
Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região

Curso de Especialização

Prezados

É com prazer que informamos que o início do curso de Especialização em Ciência da Informação- Rio Grande em parceria com a URCAMP - Universidade da Região da Campanha será dia 18/09 às 19h no Cadep, localizado na Rua Dr. Napoleão Laureano, 278 - Centro - Rio Grande.Com a prof.ª Dr. Marli Dias do módulo Bases Epistemológicas em Organização do Conhecimento.
Lembramos de que ainda temos vagas em aberto, interessados podem entrar em contato conosco através dos nº (53)3233.1364/81228144/81228130/81228112 ou através do nosso site www.cadeprs.com.br e e-mail cadeprs@gmail.com
Atenciosamente,
Flávia Oliveira
Bibliotecária CRB-10/1946
Cadep Rio Grande

PPGCOM/UFRGS - Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna pública a abertura do Processo Seletivo, de 21 de setembro a 23 de outubro de 2009, para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação, em março de 2010. Os detalhes estão disponíveis no endereço http://www.ppgcom.ufrgs.br.
Salientamos que o Programa recebe egressos de diversos cursos de graduação, incluindo Biblioteconomia, Arquivologia e Comunicação Social, entre outros. As linhas de pesquisa contempladas estão especificadas no arquivo abaixo.
LINHAS DE PESQUISA DO PPGCOM/UFRGS


Linha 1 – INFORMAÇÃO, REDES SOCIAIS E TECNOLOGIAS

EMENTA: Estudos de cunho teórico, metodológico e aplicado, abordando a produção e o uso da informação para a compreensão de fenômenos sociais mediados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir dos seguintes enfoques: cibercultura; comunicação científica; interação mediada por computador; redes sociais na internet; imagem enquanto informação e comunicação. Desenvolvimento e aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas adequadas aos temas e objetos de pesquisa da linha.

PROFESSORES: Dr. Alex Primo; Drª. Helen Frota Rozados; Drª. Ida Regina Stumpf; Drª. Sônia Caregnato.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Cibercultura. Interação mediada por computador. Redes sociais online. Comunicação científica. Produção científica. Revistas científicas. Imagem como linguagem de informação e comunicação. Imagem na construção do conhecimento. Vídeo enquanto objeto de aprendizagem. Repositórios digitais. Busca e uso de informações.


Linha 2 - JORNALISMO E PROCESSOS EDITORIAIS

EMENTA: Pesquisas sobre jornalismo e processos editoriais nas seguintes abordagens: fundamentação teórica e epistemológica; linguagem e produção de sentidos; identidade, ética e campo profissional; jornalismo especializado; história da edição e do jornalismo; economia política das organizações jornalísticas e editoriais; rotinas de produção, edição e circulação em diferentes meios; imagem, tecnologia e design;.

PROFESSORES: Dra. Ana Cláudia Gruszynski; Drª. Cassilda Golin Costa; Dr. Flávio Antônio Camargo Porcello; Drª. Ilza Tourinho Girardi; Drª. Marcia Benetti; Drª. Virginia Pradelina da Silveira Fonseca.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Teorias do jornalismo e da notícia. Sociologia da profissão. Ética. História da Imprensa e do Jornalismo. Historia da Produção editorial. Economia política das organizações jornalísticas e editoriais. Jornalismo e discurso. Webjornalismo. Telejornalismo. Jornalismo e política. Jornalismo cultural. Jornalismo ambiental. Imagem, tecnologia e design. Processos e produção editorial.


Linha 3 - LINGUAGEM E CULTURAS DA IMAGEM

EMENTA: Pesquisa linguagem e culturas criadas pelos diferentes tipos de imagem. As problemáticas dos suportes e formatos midiáticos e suas estéticas. A imagem enquanto arquivo e patrimônio, e como bem cultural produtor de memória e de imaginários. A constituição semiótica das imagens e seus modos de produção, circulação, armazenamento e consumo. Os meios audiovisuais e as convergências tecnológicas.

PROFESSORES: Dr. Alexandre Rocha da Silva, Dra. Lizete Dias de Oliveira; Dra. Miriam de Souza Rossini.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Linguagem e estética dos meios e produtos audiovisuais. A produção audiovisual de memória e imaginários. Arquivo, museu e patrimônio. Imagem como bem cultural. Teorias do cinema, do vídeo e da televisão. Cinema brasileiro. Semiótica, desconstrução e audiovisualidades. Micropolíticas da imagem. Arqueologia da mídia.


Linha 4 - MEDIAÇÕES E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS

Ementa: Processos de mediação e de representação nos campos da comunicação, da informação e de suas interfaces com a cultura e a política, a partir das seguintes perspectivas: representações sociais; práticas socioculturais; identidades e diversidades culturais; construção de narrativas sociais e memória; cidadania e redes de sociabilidade; comunicação política e políticas de comunicação; comunicação pública, institucional e organizacional. Análise de processos de produção, recepção, circulação, consumo e apropriação de bens culturais e simbólicos relacionados às práticas comunicacionais e informacionais em diferentes meios, suportes, grupos e contextos sociais e políticos.

PROFESSORES: Dra. Karla Muller, Dra. Maria Helena Weber, Dra. Nilda Jacks, Dr. Rudimar Baldissera, Dr. Valdir Morigi.

TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO: Comunicação e identidades culturais. Cultura e meios de comunicação de fronteira. Fronteiras culturais. Comunicação institucional e organizacional. Comunicação Política. Comunicação pública. Imagem Pública. Identidade, Imagem e Opinião Pública Representações da política na mídia. Recepção e consumo de bens culturais. Mediações e narrativas sociais. Poder, estratégia e Comunicação e Informação. Cultura, imaginário e redes de comunicação. Cultura e memória. Identidade e representações sociais. Cidadania e sociabilidade.