quinta-feira, 30 de julho de 2009

O CRB 10 agradece aos profissionais que trabalham em biblioteca escolar que já responderam ao questionário abaixo e reintera a solicitação para aqueles que ainda não o fizeram.

O Sistema CFB/CRB está fazendo um levantamento de informações sobre bibliotecas escolares e bibliotecários que atuantes em nosso Estado.
Através do Programa Mobilizador e do
Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares estamos construindo uma rede de apoio para estas bibliotecas.
Gostaríamos de saber quem trabalha em biblioteca escolar.
Caso este seja o teu caso, por favor responda as questões abaixo e envie para o CRB-10 .
Entraremos em contato com você para divulgar nossas ações. Obrigada

Você atua em Biblioteca Escolar? Municipal? Estadual?
Qual?
Endereço?
Telefone:
Email:

Museu Itinerante Memória Carris

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS, por ocasião da reunião mensal da Primeira Região Museológica do Sistema Estadual de Museus, que ocorrerá em sua sede, recepcionará, no dia 03 de agosto de 2009, o Museu Itinerante Memória Carris, um ônibus Monobloco de 1984, com visitação aberta ao público das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30.
O ônibus estará no estacionamento do prédio do Memorial, na Rua General João Telles, 369, 2º andar, bairro Bom Fim.

Mais informações sobre o ônibus itinerante do Memória Carris em http://memoriacarris.blogspot.com/.

Esperamos a sua visita e solicitamos a divulgação entre os interessados.
O Curso Formação Histórica da Cultura Ocidental

Momentos Decisivos, ministrado pelo Professor e historiador Voltaire Schilling, será oferecido no próximo semestre a partir do dia 3 de agosto.

O curso tem como objetivo oferecer um amplo panorama dos diversos aspectos da vida cultural, abarcando a literatura, as artes, os estilos arquitetônicos assim como as diversas escolas de pensamento filosófico e cientifico que fizeram com que os valores ocidentais adquirissem expressão universal. Os encontros acontecem sempre nas segundas-feiras, às 18h30, no Teatro Renascença, do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307).


Módulo III: A Civilização do Renascimento

A imprensa de Gutemberg e a revolução científica de Copérnico, Kepler e Galileu. As artes do Renascimento. Entre o realismo e a utopia: Morus e Maquiavel. A descoberta do Novo Mundo: Cristóvão Colombo e o início da globalização. O cisma da cristandade ocidental: Reforma e Contra-reforma. (datas: 3/8,10/8,17/8, 24/8)

As inscrições para o módulo são R$ 20,00 com desconto de 50% para estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos. O pagamento pode ser feito no primeiro encontro, na Livraria Ilhota (Av. Erico Verissimo, 307, das 9h às 12h e das 13h às 18h, 3289 8069) ou por depósito na conta da Coordenação do Livro e Literatura (Banco do Brasil, agência: 3798-2 e conta corrente: 73427-6), devendo ser apresentado o comprovante de pagamento.


Informações:

3289 8071/3289 8072 - Coordenação do Livro e Literatura

cll@smc.prefpoa.com.br

cursodoprofessorvoltaire.blogspot.com/

Entrega Domiciliar de Obras (a pedido)

Entrega Domiciliar de Obras

A Biblioteca do Unilasalle Canoas inova mais uma vez ao implantar o serviço de entrega domiciliar de obras. O serviço visa atender toda a comunidade acadêmica, ou seja, professores, Irmãos, colaboradores, estagiários e acadêmicos do Unilasalle. A exemplo de outros segmentos de mercado, esse serviço oferece vantagens e facilidades, tais como: entrega do material na residência do usuário; evita desgaste e inconveniente de carregar volumes muito pesados; rapidez no atendimento, principalmente em dias em que o acadêmico não tem encontros presenciais na universidade; conforto e economia para o usuário (tempo e custo de transporte).

Para utilizar o serviço é necessário fazer um cadastro, preenchendo o Termo de Ativação do Serviço disponível no balcão de atendimento da Biblioteca e no site da Instituição. Os empréstimos seguem as normas de utilização da Biblioteca e os pedidos podem ser solicitados através de formulário disponível no site ou pelo telefone. A entrega das solicitações será através do serviço de “Motoboy” e abrangerá a região de Canoas, Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Caxias, Torres entre outras. Exatamente como nos demais serviços de tele-entrega, o custo correspondente ao transporte ficará por conta do usuário, que deverá efetuar o pagamento no ato da entrega.

A Coordenadora da Biblioteca, Cristiane Pozzebom, explica que “a iniciativa vem ao encontro de uma tendência atual do mercado, que é suprir a falta de tempo e encurtar distâncias, levando o produto desejado até o local indicado pelo cliente”. Até o momento, não se tem notícias desse tipo de prestação de serviço em bibliotecas brasileiras.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site http://www.unilasalle.edu.br/canoas ou, através do telefone (51) 3476-8683.

Kátia Rosi Possobon
Bibliotecária de Referência
Unilasalle - Canoas
CRB-10/1782

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Anais do III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas O acesso aos arquivos e as tecnologias de informação

AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros

III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas O acesso aos arquivos e as tecnologias de informação

Nos dias 16 e 17 de março de 2009, com o apoio do CNPQ, CAPES, Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Nacional – Casa Civil, Modulcenter, FEMADE e Spool Systems, ocorreu no Rio de Janeiro o III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas.

O Encontro aprofundou o debate sobre o acesso às informações, os acervos arquivísticos disponíveis on-line, as ferramentas e recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação que possam atender às especificidades dos arquivos, bem como, propiciou o debate em torno das discussões sobre a questão da comunicabilidade entre os usuários e os serviços arquivísticos mediados pelos recursos das TICs, e pela descrição arquivística.

O Encontro contou com a participação dos conferencistas Jackie Dooley; Peter Van Garderen e Wendy Duff que abordaram a questão da evolução das normas arquivísticas nos Estados Unidos, o Projeto Ica-Atom do Conselho Internacional de Arquivos e a interação com os usuários dos arquivos na atualidade.

Para uma maior divulgação das conferências e debates ocorridos durante o evento foi publicado os Anais do III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas, disponível no site do evento.

Visite o site para fazer o download dos Anais do III Encontro http://www.aab.org.br/encontro/

Também estão disponíveis para download os conteúdos dos Encontros anteriores

Associação dos Arquivistas Brasileiros - AAB - aab@aab.org.brAv. Presidente Vargas, 1733- sala 903 • CEP: 20.210-030 Centro - Rio de JaneiroTel/Fax: 55 (21) 2507-2239 / 3852-2541
Instituição de ensino superior seleciona estagiário(a) para Biblioteca


Local: Centro de Porto Alegre

Horário: de segunda a sexta das 12h às 17h e sábados das 9h às 11h e das 12h às 15h.

Atividades: auxiliar em atendimento aos alunos, digitação de dados, envio e recebimento de e-mails, pesquisa em internet, formação do banco de dados e demais atividades de secretaria e da biblioteca, empréstimos de livros, controle de acervos.

Requisitos: Digitação (Básico), Excel (Básico), Internet (Básico), PowerPoint (Básico), Windows (Básico), Word (Básico).

Bolsa auxílio: R$ 500,00 (nível técnico e superior)
Vale refeição: Sim (R$ 6,00)
Vale transporte: Sim (2)

Possibilidade de efetivação!


Interessados enviar currículo para biblioteca@i-uma.edu.br

URGENTE - Bibliotecários Escolares

Para Profissionais que trabalham em biblioteca escolar

O Sistema CFB/CRB está fazendo um levantamento de informações sobre bibliotecas escolares e bibliotecários que atuantes em nosso Estado.
Através do Programa Mobilizador e do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares estamos construindo uma rede de apoio para estas bibliotecas.
Gostaríamos de saber quem trabalha em biblioteca escolar.
Caso este seja o teu caso, por favor responda as questões abaixo e envie para o CRB-10 .
Entraremos em contato com você para divulgar nossas ações. Obrigada

Você atua em Biblioteca Escolar? Municipal? Estadual?
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Endereço?
Telefone:
Email:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CONVITE - Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

“Biblioteca Escolar, porta aberta para a leitura”
Fórum Gaúcho pela Melhoria da Biblioteca Escolar
C O N V I T E

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 07/08/2009, às 14h, no Auditório do FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 em Porto Alegre, com a seguinte programação:

III ENCONTRO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

14h - ABERTURA E AÇÕES DO FÓRUM
Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - Nêmora Arlindo Rodrigues
Presidente do CRB-10 - Débora Dornsbach Soares
Direção da FABICO - Vice -Diretora e Prof. Regina Helena Van Der Laan
Câmara Municipal de POA -Vereadora Fernanda Melchionna e Silva–Frente Parlamentar de Bibliotecas Escolares
Comissão de Educação e Cultura – CRB – 10 - Loiva Teresinha Serafini – Ana
Griebler e Sonia Zanotto
14h 30min –Sistema Municipal de organização de biblioteca escolares de Novo Hamburgo -
Prof. Leandro Lemos Prado
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES.
15h15min - WEB 2.0 em Bibliotecas Escolares

A Web 2.0 veio revolucionar a forma como lidamos com a Internet. O mundo da informação deixou de ser estático e fechado sobre si mesmo, para passar a ser dinâmico e colaborativo, dispondo-se a ir ao encontro dos interesses do utilizador. De mero espectador, o utilizador passou a controlar o conteúdo, a forma como a ele acede e como estrutura a informação disponível. Num universo em constante mutação, é responsabilidade do bibliotecário, enquanto profissional da informação, adaptar-se à evolução da tecnologia e dela tirar o melhor partido. Nesse sentido, o objetivo desta palestra é dar a conhecer o vasto leque de serviços, ferramentas e softwares da Web 2.0 na área das bibliotecas escolares, salientando o que estas ferramentas podem trazer para o serviço e para os utilizadores.

Professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e acessabilidade FABICO.
16h15 min - Sistema Municipal de organização de biblioteca escolares de Lindolfo Collor - Márcia Tatina Dieter - Diretora da Cultura e Turismo
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES.

INSCRIÇÃO GRATUITA / Vagas limitadas – 150 lugares
Informação – inscrição – com Denise e Beatriz – http://crb10.isishome.net/bib-e Fones: 51 3232-2880 ou 51 3232-2856 fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br – Horário de atendimento- 9h as 18h.
Data: 07 de agosto de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da FABICO – Térreo – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 Porto Alegre – RS

VENHA, NÓS TE CONVIDAMOS, SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA
IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM

http://crb10.isishome.net/bib-e - Fones: 51 3232-2880 ou 51 3232-2856
fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br

Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação

O CENTRO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – CADEP, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA- URCAMP TRAZ PARA PORTO ALEGRE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Investimento: sem taxa de inscrição 18 parcelas de R$ 221,00

horário das aulas: quinzenais, sexta-feira (das 19:00 as 22:30) e sábado (das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00h)- Quinzenal

Aulas presenciais

Inicio das aulas: 31 de julho a 12 de dezembro (de 13 de dezembro a 04 de março férias), retorno dia 05 de março e encerra dia 25 de setembro.

Professores: Mestres e Doutores altamente qualificados na área

Maiores informações e inscrições:site www.cadeprs.com.br tel.(53)3233. 1364

últimas vagas

Objetivos:

· Desenvolver uma visão sistêmica e integral para a gestão do conhecimento, da informação, da tecnologia e da inovação tecnológica nas organizações atuais;

· Desenvolver competências para análise e desenvolvimento da estrutura, do processo, da criação, do armazenamento e do compartilhamento da informação e do conhecimento nas organizações;

· Sintetizar e coordenar conhecimentos e melhores práticas das áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação para a capacitação e aperfeiçoamento da gestão do conhecimento, da informação e documentação.

Módulos:

· Bases epistemológicas em organização do conhecimento

· Fundamentos da teoria da informação

· Elementos éticos em organização e representação do conhecimento

· Leitura e informação

· Tecnologias da informação

· Metodologia de pesquisa em ciência da informação

· Arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação: fronteiras e diálogos

· Comunicação científica e o mundo eletrônico

· Modelização de domínios de conhecimento

· Cultura organizacional, sociedade e sistemas de informação

· Informação, conhecimento e inteligência organizacional: tecnologias de informação e comunicação aplicadas nesse contexto

Público-alvo: áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação.

O personagem que dá o nome à Biblioteca

O PERSONAGEM QUE DÁ NOME À BIBLIOTECA

Confira um dos posts que foram destaque no Blog do + Canoas na semana de estreia. Para saber mais sobre o que rola na cidade, acesse www.zerohora.com/canoas

Recentemente, foi reaberta a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em seu novo endereço, na Rua Ipiranga, 105, Centro. Entre as novidades, temos a ampliação de seu acervo literário, além de ter espaço para exposições artísticas, local para o público infantil e moderna sala com computadores com acesso à internet. O horário de funcionamento é das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. O telefone é 3462-1622. Confiram!

João Palma da Silva (foto ao lado), meu avô, nasceu em Santa Maria no dia 27 de abril de 1913. Foi oficial do 3° Regimento de Aviação de Canoas – criado com a instalação do Ministério da Aeronáutica –, telegrafista da estrada de ferro, juiz de paz, membro do Conselho Municipal de Cultura e assessor de imprensa da prefeitura de Canoas.

Durante a vida militar, fez curso de comandante de pelotão, nível universitário na Aeronáutica e curso de aperfeiçoamento em São Paulo. Ingressou na Academia Rio-Grandense de Letras em 6 de novembro de 1968.

Como escritor, poeta, jornalista e historiador, prestou relevantes serviços ao município e ao Estado, sendo homenageado com o título de Cidadão Honorário de Canoas. Na área do tradicionalismo, assessorado pelo historiador Walter Spalding, fundou, em 6 de julho de 1955, o Rancho Crioulo Centro Canoense de Tradições e foi agraciado com o título de Pioneiro do Tradicionalismo em Canoas.

João Palma da Silva faleceu em setembro de 1978, em Canoas, onde residiu de 1937 até esta data com sua esposa, Eva Palma da Silva, com a qual teve três filhos: Walmir, Airton e Eva. Em homenagem a este canoense por adoção, a biblioteca pública de Canoas passou a se chamar Biblioteca Municipal João Palma da Silva.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vaga para Bibliotecária

Divulgamos uma vaga para Bibliotecária em nossa Escola. Os currículos podem ser enviados para o e-mail sheila@escoladapaz.com.br

Segue detalhes da vaga:

* Bibliotecária ou empresa de assessoria
* Para supervisão/assessoria de 12 horas semanais (horário a combinar)
* Com conhecimentos na área da saúde
* Valor hora R$12,55

Demosntração do Sistema ABCD-Nova versão do CDS/Isis

Demonstração do Sistema ABCD - Nova versão do CDS/ISIS


Convidamos a todos da comunidade para que possam estar conosco

no dia 28/07 – terça-feira às 14h

14:00h – Credenciamento e Coffee Break de confraternização

15:00h – Início

Tema: Migração e aplicação num caso geral

Palestrante: Alisson de Castro - MODAL

O Sistema ABCD é a nova versão do sistema WINISIS desenvolvido pela BIREME/UNESCO, que será distribuído de forma gratuita e open source.
Este aplicativo é um suíte de módulos, tornando assim uma ferramenta completa para administração de uma unidade de informação

Maiores informações no Blog da Modal

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Local: Fundação Carlos Chagas

Av. Prof. Francisco Morato nº 1565 - Jd. Guedala - 05513-900 - São Paulo SP – Brasil

Como chegar: Linhas de ônibus que passam na Av. Prof. Francisco Morato

  • Campo Limpo
  • Jd. Guarau
  • Pq do Engenho

Desembarque: Av. Prof. Francisco Morato, 1248 parada: Roquete Pinto cb

(Link Google Maps)

A reunião é gratuita !!!

Contamos com sua presença

Maria Cândida de A. Figueiredo
Coordenação do Grupo de Usuários de CDS/ISIS

Bibliotecas Escolares - Notícia

Comissão da Câmara aprova exigência de biblioteca em todas as escolas públicas

Da Redação*
Em São Paulo
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou uma proposta que exige a instalação de bibliotecas em todas as escolas públicas de educação básica. Para cuidar do acervo, bibliotecários com formação superior deverão ser contratados.

O texto, aprovado nesta quarta-feira (15), determina ainda que o acervo seja permanentemente atualizado e mantido em local próprio, atraente e acessível, com acesso à internet.

O projeto também estabelece que cada sistema de ensino poderá organizar o trabalho dos bibliotecários - inclusive para que eles atendam a mais de uma biblioteca escolar cada um.

Segundo o texto do projeto de lei, os sistemas de ensino da União, dos estados e dos municípios deverão garantir capacitação específica aos bibliotecários para atuar como mediadores entre os alunos e a leitura. A proposta define um prazo de cinco anos para implantação das medidas previstas.

A proposta será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde será votada em definitivo.

Legislação atual

Segundo o Plano Nacional de Educação, a "atualização e ampliação do acervo das bibliotecas"está entre as metas do ensino fundamental. Em relação ao ensino médio, um dos objetivos é estabelecer padrões mínimos nacionais de infraestrutura que incluam "espaço para a biblioteca".

Já a Lei 10.753/03, que institui a Política Nacional do Livro, determina que o Poder Executivo tenha programas anuais de manutenção e atualização do acervo de bibliotecas públicas, universitárias e escolares. Essa lei também exige, para efeito de autorização de escolas, a existência de acervo mínimo de livros para as bibliotecas escolares.

Atualmente, o Ministério da Educação desenvolve o Programa Nacional Biblioteca da Escola, por meio do qual distribui livros para todas as escolas públicas, a partir do número de alunos. Uma escola com até 250 alunos, por exemplo, recebe 20 livros (0,08 livro por estudante).

* Com informações da Agência Câmara
Vamos ficar de olho nesta votação!!!

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento da Bibliotecária e Profa. do DCI/UFPE, SUSANA SCHMIT originária deste CRB, na madrugada de domingo de infarto.

Vaga de Estágio

Vaga de Estágio

A Biblioteca da Procuradoria Geral do Estado seleciona estagiários de Biblioteconomia a partir do 2° semestre.
Contato com Carla ou Larissa, telefone: 32881656

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CURSO: APRENDENDO A TRABALHAR COM O PERGAMUM

Ministrante: Cirineo Zerene

MiniCurriculo: Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – 2002. Especialista em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – 2009. Bacharel em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – 1997. Atualmente bibliotecário do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. Bibliotecário de Referência da PUCPR 2002-2004. Bibliotecário do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas 2004-2007 Bibliotecário responsável pelo Setor de Processamento Técnico da PUCPR 2007-2008.

Objetivo Geral: Capacitar os participantes para o uso pleno do software.
Metodologia: Apresentações teórica e expositiva, exercícios práticos para a fixação das informações, visitas a sites das instituições que utilização o Pergamum.
Conteúdo programático: Módulo Catalogação com MARC, Estrutura dos registros bibliográficos, Exportação para o CCN, Módulo Circulação de Materiais, Consulta e Cadastro de fornecedores, Inventário, Módulo Relatórios, Módulo Consulta, Módulo Parâmetros, Levantamento bibliográfico; COMUT, ICAP; Estatísticas gerais.
Investimento: R$ 540,00 - profissionais não associados (1+2x R$180,00)
R$ 420,00 - profissionais associados (1+2x R$140,00)
R$ 360,00 - estudantes não associados (1+2x R$120,00)
R$ 300,00 - estudantes associados (1+2x R$100,00)
Data: 8, 9, 10 e 11 de setembro das 18h às 22hDia 12 de setembro (sábado) das 8h às 12h
Local: Laboratório BU UFSC - Florianópolis
A ACB reserva-se no direito de cancelar ou adiar o curso se não houver a quantidade mínima de inscritos.

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Marketing e DivulgaçãoACB - Gestão 2008-2009

XXVIII Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina

XXVIII Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina, a ser realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2009 no Auditório da Faculdade SENAC, no Centro de Florianópolis/SC.

Todas as informações disponíveis estão no site do evento, basta acessar: www.painel2009.acbsc.org.br


Atenciosamente,
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Marketing e DivulgaçãoACB - Gestão 2008-2009www.acbsc.org.

NOVO SITE ACBO

NOVO SITE ACBO

novo site terá mais agilidade na divulgação das informações da Associação Catarinense de Bibliotecários, com as publicações das ações, projetos, cursos e eventos.Possibilitará também o cadastro gratuito aos associados e visitantes para recebimento de Newsletters (e-mails) com informações de cursos, eventos, materiais de venda etc.
Em breve será lançada a Loja Virtual, o que permitirá maior agilidade e dinamismo para a venda de materiais, inscrição para cursos/eventos e inscrição de novos sócios.
Acesse: www.acbsc.org.brContamos com você na ACB, participe, faça parte desta história. Atenciosamente,
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Marketing e DivulgaçãoACB - Gestão 2008-2009www.acbsc.org.br

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vaga para Bibliotecário(a)

A Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo (FAAPF) está contratando bibliotecário (a).

Requisitos:
- formação superior completa com registro no ativo no CRB;
- experiência mínima de (1) um ano em bibliotecas de Ensino Superior;
- habilidade de relacionamento interpessoal e boa comunicação
Interessados enviar currículo para angloamericano.fpf@angloamericano.edu.br constando no assunto, VAGA DE BIBLIOECÁRIO (A)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Vaga de estágio

A biblioteca do Colégio La Salle São João está selecionando estagiário(a) para o turno da tarde.

Necessário:
- Trabalho em equipe,
- Iniciativa,
- Ser pró-ativo,
- Ter conhecimento na base Pergamum.


Enviar currículos para biblioteca@lssj.com.br

Convite para Reunião do Grupo Jurídico

Prezados (as) Colegas:

Convidamos a todos(as) para participarem da reunião mensal do grupo Jurídico que ocorrerá na 4ª feira, dia 22 de julho, às 14h, na Sede da Associação Riograndense de Bibliotecários - ARB, na Rua Barão do Gravataí, 244 Conj. 705.

Pauta:
1. Relatório do CBBD 2009.

2. Assuntos Gerais.

Contamos com sua presença.

Atenciosamente,

Coordenação GIDJ 2007/2009

Joceli Müller ( UFRGS - Fac. Direito) Coordenadora F. 3308-3480
Bárbara Vianna - 1a. Secretária 9180-8379
Katia M. Leal (FMP) - 2a. Secretária
Ivete Tazima (JFRS) - 1a. Tesoureira - F. 3214-9047
Vera Regina Coutinho - 2a. Tesoureira -

Vaga de estágio

Vaga estágio de biblioteconomia a partir 3º semestre

Local: Biblioteca do CIT - Centro de Informações Tecnológicas
Endereço: Rua Domingos Crescêncio, 132 - 8º andar
Fone: 2139-9200
Contato com Márcia
Bolsa da FDRH - valor da bolsa conforme o semestre.
Carga horária: 5 horas diarias (13h-18h)
Enviar currículo para: marcia-stypulkowski@fepps.rs.gov.br

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Doação de Duplicatas

Interessados em receber as duplicatas listadas abaixo contatar:

Márcia - biblioteca CIT
fone: 51-2139-9200
e-mail: marciasty@yahoo.com.br




RELAÇÃO DE DUPLICATAS


PERIÓDICOS


Boletim da Saúde
v. 18, n. 2, jul./dez. 2004
v. 20, n. 1, jan./jun. 2006 (2 ex.)
v. 20, n. 2, jul./dez. 2006


Boletim Epidemiológico (Sec. Mun. Porto Alegre)
v. 9, n. 32, nov. 2006 (2 ex.)
v. 9, n. 33, maio 2007 (2 ex.)


Boletín Terapéutico Andaluz
v. 24, n. 5, 2008 (3 ex.)
v. 24, n. 6, 2008 (3 ex.)
v. 24, índice anual (3 ex.)


Cempre Informa
v. 15, n. 91, jan./fev. 2007
v. 16, n. 99, maio/jun. 2008


Epidemiologia e Serviços de Saúde
v. 15, n. 3, jul./set. 2006
v. 15, n. 4, out./dez. 2006
v. 16, n. 1, jan./mar. 2007 (2 ex.)
v. 16, n. 2, abr./jul. 2007
v. 16, n. 3, jul./set. 2007 (3 ex.)
v. 16, n. 4, out./dez. 2007 (2 ex.)
v. 17, n. 1, jan./mar. 2008
v. 17, n. 3, jul./set. 2008 (3 ex.)


Ficha de Novedad Tarapéutica
n. 5, 2008 (3 ex.)
n. 6, 2008 (3 ex.)


Pharmacia Brasileira
v. 10, n. 57, jan./fev. 2007
v. 10, n. 58, mar./abr. 2007
v. 10, n. 59/60, maio/ago. 2007 (3 ex.)
v. 10, n. 62, nov./dez. 2007
v. 11, n. 64, mar./abr. 2008
v. 11, n. 65, maio/jun. 2008
v. 11, n. 66, jul./ago. 2008
v. 11, n. 67, set./out. 2008
v. 12, n. 69, jan./fev. 2009


Radis
n. 56, abr. 2007
n. 59, jul. 2007
n. 71, jul. 2008


Revista Baiana de Saúde Pública
v. 30, n. 1, 2006
v. 30, n. 2, 2006
v. 31, n. 2, 2007
v. 32, n. 2, 2008 (2 ex.)


Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
v. 4, n. 5, set./out. 2006
v. 5, n. 4, jul./ago. 2007
v. 5, n. 5, set./out. 2007
v. 5, n. 6, nov./dez. 2007


Revista de Saúde Pública
v. 40, n. 4, ago. 2006
v. 40, n.5, out. 2006
v. 41, n. 1, fev. 2007
v. 41, n.2, abr. 2007 (2 ex.)
v. 41, suplemento 2, dez. 2007
v. 42, n. 3, jun. 2008
v. 42, n. 4, ago. 2008
v. 42, n. 5, out. 2008
v. 42, suplemento 1, junho 2008


LIVROS


BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Jornadas Científicas do NISAN: 2004-2005. Barueri: Minha Editora, 2007.

______ Jornadas Científicas do NISAN: 2006-2007. Barueri: Minha Editora, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Direitos dos Usuários dos Serviços e das Ações de Saúde no Brasil: Legislação Federal compilada – 1973 a 2006. Brasília, DF: MS, 2007. (2 ex.)

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.) et al. Manual CrechEficiente: guia prático para educadores e gerentes. Barueri: Minha Editora; São Paulo: Unifesp-EPM, 2006.

TADDEI, José Augusto de A. C. et al. Desvios Nutricionais em Menores de Cinco Anos. São Paulo: Unifesp, 2002.


PROGRAMA de Actualización en Ginecología y Obstetricia Mediante el Sistema de Educación Médica Continua a Distancia: segundo ciclo, módulo 4. Buenos Aires: Panamericana, 1998.

PROGRAMA de Actualización en Ginecología y Obstetricia Mediante el Sistema de Educación Médica Continua a Distancia: tercer ciclo, módulo 1. Buenos Aires: Panamericana, 1998.

PROGRAMA de Actualización en Ginecología y Obstetricia Mediante el Sistema de Educación Médica Continua a Distancia: tercer ciclo, módulo 2. Buenos Aires: Panamericana, 1998.

PROGRAMA de Actualización en Ginecología y Obstetricia Mediante el Sistema de Educación Médica Continua a Distancia: tercer ciclo, módulo 3. Buenos Aires: Panamericana, 1998.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Revista Veja Digital

Divulgamos um Link de acesso à todas as revistas Veja, editadas pela Abril nesses últimos 40 anos.
Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas. É um trabalho impressionante que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para eventuais trabalhos de pesquisa. A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968. O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse. O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.
Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos. Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa.
Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço:http://veja.abril.com.br/acervodigital/

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Atualização em CDU



INFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.informa:
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CDU


ObjetivoAtualizar os profissionais Bibliotecários quanto ao uso da 2ª edição Padrão Internacional da CDU em Língua Portuguesa, editada pelo IBICT em 2007, atualizada anualmente, identificando alterações e atualizações da mesma.

Público alvoProfissionais que desejam se atualizar para o uso da 2ª edição, Padrão da CDU em Língua Portuguesa.

RequisitosFormação em Biblioteconomia.

Conteúdo Programático
CDU - Caracterização da 2ª edição, Padrão Internacional em Língua Portuguesa e suas atualizações, Tabelas Sistemáticas – utilização de classes específicas. Expansão das tabelas. Apresentação da Classe 004. Exemplos e exercícios práticosTabelas Auxiliares – alterações significativas. Exemplos e exercícios práticos.

Metodologia⇒Aulas teórico-prática

InstrutoraMaria Lúcia DiasBacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Professora da disciplina de Linguagens de Indexação II do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS desde 1996. Bibliotecária-chefe da Biblioteca Setorial da Faculdade de Agronomia da UFRGS desde 1994.

MateriaisApostila em CD-Rom e material didático.OBS: O aluno deverá trazer a 2ª edição - Padrão Internacional da CDU em Língua Portuguesa.

Carga Horária16 horas

CustoR$280,00

Formas de pagamento:1) Até 05/08/2009 com 10% de desconto em até 3 vezes (com cheque)
2) De 05/08/2009 a 15/08/2009, sem desconto, em até 3 vezes (entrada + 2 vezes com cheque)
3) Após 16/08/2009, sem desconto em até 2 vezes (entrada + 1 com cheque).

Data: 24 a 27 de agosto de 2009.Horário: 14 h às 18 hLocal de realização: INFORMAR - Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

ServiçosCoffee BreakCertificado de participação

INSCRIÇÕESINFORMAR - Gerência de Documentos e Informações Ltda.Endereço: Av. Goethe, n. 23, Loja 09 - Porto Alegre/RSHorário: Segunda-feira: Das 14 h às 18 h.De terça a sexta-feira: Das 8 h às 12 h / 13 h 30 min às 18 h.Telefone: (51) 3029 7042 E-mail: atendimento@informar-rs.com.br Site: http://www.informar-rs.com.br

::PRÉ-INSCRIÇÃO::

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Cancelamentos:Cancelamentos por parte do candidato devem ser feitos por escrito em até 5 dias antes da data do curso. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, consideram-se as seguintes alternativas:a) o valor pago poderá ser utilizado integralmente para qualquer outro curso de igual valor, ou como abatimento em curso de maior valor. b) em caso de desistência por parte do aluno, com solicitação de reembolso, será feita a devolução de 80% do valor pago, sendo 20% retidos a título de taxas administrativas. Cancelamentos, adiamentos ou qualquer outra modificação na realização do curso que ocorram por parte da INFORMAR, e que impossibilitem a participação do candidato, a devolução do valor será feita integralmenteno prazo de até 3 dias.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

ENQUETE

Prezados Colegas

Considerando a importância da divulgação da profissão em nível nacional, contamos com o apoio de todos os profissionais, no sentido de enviar sugestões, na indicação de nomes, telefones e endereços de Bibliotecários que têm se destacado por boas práticas na área, bem como a síntese dos projetos e/ou atuações de destaque.
Sugestões deverão ser enviadas até 25/07/2009, para o e-mail crb10@terra.com.br.
Atenciosamente

Débora Dornsbach Soares - CRB-10/1700
Presidente

Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação

O CENTRO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – CADEP, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA- URCAMP TRAZ AGORA PARA PORTO ALEGRE CURSO
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Investimento: sem taxa de inscrição 18 parcelas de R$ 221,00

horário das aulas: quinzenais, sexta-feira (das 19:00 as 22:30) e sábado (das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00h)- Quinzenal

Aulas presenciais local à confirmar

Inicio das aulas: 31 de julho a 12 de dezembro (de 13 de dezembro a 04 de março férias), retorno dia 05 de março e encerra dia 25 de setembro.

Professores: Mestres e Doutores altamente qualificados na área

vagas limitadas



Objetivos:
· Desenvolver uma visão sistêmica e integral para a gestão do conhecimento, da informação, da tecnologia e da inovação tecnológica nas organizações atuais;
· Desenvolver competências para análise e desenvolvimento da estrutura, do processo, da criação, do armazenamento e do compartilhamento da informação e do conhecimento nas organizações;
· Sintetizar e coordenar conhecimentos e melhores práticas das áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação para a capacitação e aperfeiçoamento da gestão do conhecimento, da informação e documentação.

Módulos:

· Bases epistemológicas em organização do conhecimento
· Fundamentos da teoria da informação
· Elementos éticos em organização e representação do conhecimento
· Leitura e informação
· Tecnologias da informação
· Metodologia de pesquisa em ciência da informação
· Arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação: fronteiras e diálogos
· Comunicação científica e o mundo eletrônico
· Modelização de domínios de conhecimento
· Cultura organizacional, sociedade e sistemas de informação
· Informação, conhecimento e inteligência organizacional: tecnologias de informação e comunicação aplicadas nesse contexto


Público-alvo: áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação.


Maiores Informações tel. (53) 3233.1364 ou pelo e-mail: cadeprs@gmail.com site: www.cadeprs.com.br

Vaga de estágio - Correção de horário

VAGA DE ESTÁGIO:BIBLIOTECONOMIA

Disponibilidade de 2 vagas:Biblioteca da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a outra de 4h é para o Deptº de Farmacologia da UFCSPA

Ø 1 no turno da tarde (13h às 17h);
Ø 1 no turno da noite (15h30min às 21h30min).

FUNÇÕES:
- Atendimento ao público;
- Localização e organização dos livros nas estantes;
- Sistema PHL (circulação dos materiais);

Contato: Ruth Oliveira - Bibliotecária CoordenadoraFone: 3303-8735/8736
E-mail: biblio@ucspa.edu.br

terça-feira, 7 de julho de 2009

Vaga de Estágio

VAGA DE ESTÁGIO:
BIBLIOTECONOMIA

Disponibilidade de 2 vagas:

Biblioteca da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a outra de 4h é para o Deptº de Farmacologia da UFCSPA

Ø 1 no turno da tarde (13h às 17h);
Ø 1 no turno da noite (16h30min às 21h30min).

FUNÇÕES:
- Atendimento ao público;
- Localização e organização dos livros nas estantes;
- Sistema PHL (circulação dos materiais);


Contato: Ruth Oliveira - Bibliotecária Coordenadora
Fone: 3303-8735/8736
E-mail: biblio@ucspa.edu.br

Concurso em Pernambuco

Estão abertas, até o dia 20/07/2009, as inscrições do concurso para docente da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação. Até o momento não há inscritos. Abaixo seguem as áreas e respectivas vagas e titulação exigidas.

Organização e Tratamento da Informação - 1 Vaga - Doutor em Ciência da Informação ou em áreas afins. Graduação em Biblioteconomia.
Recursos e Tecnologia da informação - 2 Vagas - Doutor em Ciência da Informação ou em áreas afins.

Para maiores informações sobre o concurso: http://www.proacad.ufpe.br/dde/edital_prof_magisterio_superior_2009/edital_25_18022009_recife.html

Para maiores informações sobre a UFPE: http://www.ufpe.br/new/fr_sobre.html

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pauta da Reunião de Julho de 2009 do Grupo GISIS/RS


PAUTA DA REUNIÃO DE JULHO DE 2009 DO GRUPO GISIS/RS

O Grupo de Usuários de CDS/ISIS do Rio Grande do Sul - GISIS/RS, convida a todos os interessados na utilização dos softwares da família CDS/ISIS a participarem de sua próxima reunião.
REUNIÃO DE JULHO – 08/07/2009 - QUARTA-FEIRA DATA: 08/07/2009, (quarta-feira). LOCAL: Biblioteca da Santa Casa Bibliotecária: Sandra Gueths FeldmannHORÁRIO: 14 h às 16 h. ENDEREÇO: Rua Prof Annes Dias 295 - Centro Porto Alegre - RS - Brasil Entrada pela portaria da AdministraçãoTELEFONE: (051) 3214-8573
PAUTA PARA ESTA REUNIÃO
1.ABCD versão 0.8 para Windows - novidades.2.Curso sobre o ABCD na América Latina.3.NBRISO/IEC9126-1 - Engenharia de software - Qualidade de produto - Parte 1: Modelo de qualidade: usando a norma no processo de desenvolvimento de software.4. Visita às obras do Centro Cultural da Santa Casa.
AGRADECIMENTOS
A coordenação do GISIS-RS agradece à Empresa Control Informação e Documentação, pela forma generosa com que recebeu o Grupo GISIS/RS em junho.
Se você deseja receber a Reunião do GISIS em sua instituição, por favor, entre em contato (gisis@grupos.com.br ), para que possamos avaliar a possibilidade..
Contamos com a presença e participação de todos no dia 08/07/2009.
Atenciosamente,
Andréa Fontoura Coordenadora do GISIS/RS (0 XX 51) 3029-7042 (0 XX 51) 9297-9927
Fernanda Handke Secretária do GISIS/RS (0 XX 51 3388-3055 ) (0 XX 51 9311-8180 )

sexta-feira, 3 de julho de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO
É com pesar que o CRB-10 informa o falecimento de DORINHA TEIXEIRA SIEGMANN, registrada neste Conselho no ano de 1967, foi uma das pioneiras da profissão no estado, onde sempre a desempenhou com dedicação.
O velório será na Capela C do Cemitério São Miguel e Almas e o enterro será realizado dia 04/07/2009 às 14 horas.

Bibliotecário Vencedor do Concurso Literário FEBAB

Tenho o prazer de comunicar ao Conselho Regional e de convidar os colegas bibliotecários que estarão presentes ao XXIII CBBD em Bonito que prestigiem a premiação do meu novo livro "A Condição Civilizatória: uma visão essencialista da informação, da inovação e do conhecimento", vencedor do I Concurso Literário FEBAB, realizado em parceria com a C3 Distribuidor de Livros.

A premiação será realizada no dia 06 de julho, às 16h, no Auditório Guaiacurus do Centro de Convenções de Bonito, durante o XXIII CBBD.

Primeiro lugar:
Autor: Adalberto Diehl Rodriguez (Rio Grande do Sul)
Título: A Condição Civilizatória: uma visão essencialista da Informação, da Inovação e do Conhecimento

Segundo lugar:
Autor: Claudia Teresinha Stocker (Sergipe)
Título: Os Caminhos e Descaminhos da Leitura na Aquisição de Informação e Conhecimento

Terceiro lugar:
Autor: Raquel Pacheco (Santa Catarina)
Título: Biblioteca Escolar: conquistando respeito e admiração

Vaga de Estágio

VAGA DE ESTÁGIO:
BIBLIOTECONOMIA

Disponibilidade de 2 vagas:
Ø 1 no turno da manhã (7h30min às 12h30min);
Ø 1 no turno da noite (17h30min às 22h30min).

FUNÇÕES:
- Atendimento ao público;
- Inserção de dados na base (PERGAMUM);
- Pesquisa em bases de dados especializadas na área de Direito;
- Arquivamento de material.

PRÉ-REQUISITOS:
- Aptidão para atendimento ao público;
- Conhecimentos básicos em CDU;
- Conhecimentos básicos em indexação;
- Conhecimentos básicos no sistema Pergamum;
- Domínio em ferramentas de texto (Word);
- Conhecimentos em navegação web;


Nível Universitário: Valor da Bolsa: R$450,00 + Vale-Transporte

Nível Técnico: valor da Bolsa: R$300,00 + vale-transporte


Contato: Katia Minatto Leal – bibliotecária
Fone: 3027-6562
E-mail: katia@fmp.com.br

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ENQUETE

Prezados Colegas
Considerando a importância da divulgação da profissão em nível nacional, contamos com o apoio de todos os profissionais, no sentido de enviar sugestões, na indicação de nomes, telefones e endereços de Bibliotecários que têm se destacado por boas práticas na área, bem como a síntese dos projetos e/ou atuações de destaque.
Sugestões deverão ser enviadas até 25/07/2009, para o e-mail crb10@terra.com.br.
Atenciosamente
Débora Dornsbach Soares - CRB-10/1700
Presidente

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

C O N V I T E

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 03/07/2009, às 14h, no Auditório do FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 em Porto Alegre, com a seguinte programação:
II ENCONTRO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


14h - O Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares do Projeto Mobilizador e as Diretrizes para bibliotecas Escolares nas Conferências Municipais,
Loiva Teresinha Serafini – Vice-Presidente do Conselho Regional de
Biblioteconomia e Coordenadora da Comissão de Educação e Cultura.


14h30min - Diretrizes da conferencia nacional de educação sobre o nosso ponto de vista.

Professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e acessabilidade FABICO.

16h - Intervalo .

16h15min – RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES.
Neste espaço será apresentado o Sistema Municipal de organização de biblioteca escolares de Cidreira - Bibliotecária Maria Salete Ribeiro.

16h50min - RELATO da Bibliotecária Eroni Kern Schercher consultora, no âmbito das bibliotecas escolares e municipais.

17h 30min - Debates.


INSCRIÇÃO GRATUITA / Vagas limitadas – 150 lugares
Informação – inscrição – com Denise e Beatriz – http://crb10.isishome.net/bib-e Fones: 51 3232-2880 ou 51 3232-2856 fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br – Horário de atendimento- 9h as 18h.
Data: 03 de julho de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da FABICO – Térreo – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705
Porto Alegre – RS

VENHA, NÓS TE CONVIDAMOS, SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O CENTRO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL – CADEP, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMAPANHA- URCAMP TRAZ PARA RIO GRANDE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Investimento: sem taxa de inscrição 18 parcelas de R$ 221,00

horário das aulas: quinzenais, sexta-feira (das 19:00 as 22:30) e sábado (das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00h)- Quinzenal

Aulas presenciais

Inicio das aulas: 31 de julho a 12 de dezembro (de 13 de dezembro a 04 de março férias), retorno dia 05 de março e encerra dia 25 de setembro.

Professores: Mestres e Doutores altamente qualificados na área

Maiores informações e inscrições:site www.cadeprs.com.br tel.(53)3233. 1364ou ainda na Napoleão Laureano, 278
Rio Grande -RS

últimas vagas



Objetivos:
· Desenvolver uma visão sistêmica e integral para a gestão do conhecimento, da informação, da tecnologia e da inovação tecnológica nas organizações atuais;
· Desenvolver competências para análise e desenvolvimento da estrutura, do processo, da criação, do armazenamento e do compartilhamento da informação e do conhecimento nas organizações;
· Sintetizar e coordenar conhecimentos e melhores práticas das áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação para a capacitação e aperfeiçoamento da gestão do conhecimento, da informação e documentação.

Módulos:

· Bases epistemológicas em organização do conhecimento
· Fundamentos da teoria da informação
· Elementos éticos em organização e representação do conhecimento
· Leitura e informação
· Tecnologias da informação
· Metodologia de pesquisa em ciência da informação
· Arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação: fronteiras e diálogos
· Comunicação científica e o mundo eletrônico
· Modelização de domínios de conhecimento
· Cultura organizacional, sociedade e sistemas de informação
· Informação, conhecimento e inteligência organizacional: tecnologias de informação e comunicação aplicadas nesse contexto


Público-alvo: áreas de administração, ciência da informação, comunicação, marketing, arquivologia, biblioteconomia e tecnologia da informação

Conferência Anual da SUV e IV de Arquivos Científicos

Conferência Anual da SUV e IV Encontro de Arquivos Científicos

O evento que será realizado no período de 8 a 11 de setembro estará voltado para questões pertinentes ao reconhecimento dos arquivos de instituições universitárias e de pesquisa considerando sua dimensão cultural. Em 2009, o evento promoverá a vinda de especialistas estrangeiros para possibilitar o intercâmbio de informações entre os profissionais com o objetivo de analisar a problemática da organização, gestão e preservação dos arquivos produzidos no âmbito da prática científica e tecnológica no Brasil e em outros países. Além disso, o evento permitirá uma maior aproximação com o Conselho Internacional de Arquivos.
O evento já conta com o apoio do CNPq, FAPERJ, Arquivo Nacional e da Associação dos Arquivistas Brasileiros.
Participe! Informações sobre inscrições estão disponíveis no website do evento: http://www.dundee.ac.uk/archives/SUV2009/

Folha do Livro

Folha do Livro 15/Ano 02 – Porto Alegre, 29 de junho de 2009



Feira do Caminho do Livro traz universo da HQ Desfile de cosplayers e show com Frank Jorge são algumas das atrações

Marcada para sábado, 4 de julho, a próxima edição da Feira do Caminho do Livro apresenta uma mostra do universo da história em quadrinhos (HQ) no centro de Porto Alegre. Com início às 10h, na rua Riachuelo, entre a avenida Borges de Medeiros e o Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano, o evento traz várias atrações, todas gratuitas, como mesa- redonda com os quadrinistas Bira Dantas e Rodrigo Rosa sobre Adaptações de Clássicos da Literatura Brasileira, oficina de cartum, sessão de autógrafos com alguns dos principais quadrinistas do Estado e apresentações artísticas, além da tradicional comercialização de livros. Promovida pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL) e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Projeto Viva o Centro e da Coordenação do Livro e da Literatura, da Secretaria Municipal da Cultura, o Caminho do Livro reúne, dia 4, além dos expositores habituais, empresas especializadas em HQs como a Tutatis, a Jambô, a Terceiro Mundo e a Dulcinéia Livros.
Confira toda a programação abaixo:
10h30 - Apresentação do Homem Banda e da Cia Pé de Dois e intervenções: Trilha de Arte do Grupo Artista Livre do Atelier - Atelier Livre da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
11h - Sessão de autógrafos de Santiago, Rodrigo Rosa, Edgar Vasques e Cláudio Levitan, no Espaço de Autógrafos (frente à Livraria Isasul)
11h30 - Apresentação de cosplayers, com o Conselho Jedi
13h - Apresentação do Homem Banda e da Cia Pé de Dois
13h - Oficina de Cartum com Marcos Pinto
14h - Mesa-redonda Adaptações de Clássicos da Literatura Brasileira, com Bira Dantas e Rodrigo Rosa, no Cultural.
15h - Apresentação do músico Frank Jorge
Serviço:
O quê? Feira do Caminho do Livro
Quando? Sábado, 4 de julho, das 10h às 16h
Onde? Rua Riachuelo, entre a avenida Borges de Medeiros e o Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano
Quanto? Entrada gratuita

Adote um Escritor Serão realizados 35 encontros para alunos da EJA

O Programa de Leitura Adote um Escritor, que a CRL mantém, desde 2002, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, promove, este ano, 130 encontros em escolas municipais da cidade, na etapa prévia e durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Anteriormente, haviam sido divulgados os nomes dos autores adotados pelas escolas de educação infantil, especiais, de ensino fundamental, básico e médio, que totalizam 95.
Dessas, 35 escolheram um autor extra para manter encontro com os alunos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme consta no link http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/55adote_ejax.doc

Fome de Ler Definidas as escolas que participarão do programa

Vinte e seis escolas localizadas nos municípios de Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Camaquã, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes sediarão, em 2009, os encontros do Programa de Leitura Fome de Ler, desenvolvido, desde 2003, pela CRL em parceria com o Curso de Letras da Ulbra/Guaíba.
Este ano, as escolas estaduais que participam do Fome de Ler passam a receber os autores através de articulação estabelecida com o Programa de Leitura Lendo pra Valer (parceria CRL e Secretaria de Estado da Educação), criado no ano passado.
Desta forma, será facilitado o acesso dos alunos e educadores às obras dos autores, que serão disponibilizadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas -SEBE, da SEC, preservando-se o assessoramento pedagógico prestado pela Ulbra aos educadores que atuam como mediadores da leitura nas escolas, que são, em grande parte, alunos de seu curso de Letras.
As listas das escolas estaduais e municipais contempladas este ano pelo Fome de Ler estão nos links: http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/ encontros_estaduais2009.doc
http://www.feiradolivro-poa.com.br/downs/encontros_municipais2009.doc


Começam dia 6 as inscrições para A Hora do Educador

A partir de segunda-feira, dia 6 de julho, estarão abertas as inscrições para os seminários, palestras, oficinas e outras atividades do ciclo A Hora do Educador, da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrem na Área Infantil e Juvenil (Cais do Porto).

Confira, abaixo, a programação:

- 30 de outubro, das 9 às 21h, na Casa do Pensamento – Ciclo de oficinas O prazer das formas breves. Mais informações: Folha do Livro 06.

- 2 a 4 de novembro, na Casa do Pensamento, Ducha das Letras e Ateliê da Imagem – Por um espaço especial para a Literatura na escola, seminário realizado em parceria com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil- AEI-LIJ. Veja a programação completa na Folha do Livro 03.

- 3 de novembro, às 18h, na Casa do Pensamento – O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? – Com a palavra o educador, mesa-redonda com Elisabeth Serra, Vera Teixeira de Aguiar e Ieda de Oliveira.

- 3 de novembro, às 18h, na Arena das Histórias – Brincando com Arte, oficina com Viviane Juguero.

- 4 de novembro, às 16h – O que é qualidade em ilustração infantil e juvenil – Com a palavra o ilustrador, mesa-redonda com Renato Alarcão, Rosinha Campos e Ieda de Oliveira (mediadora).

- 4 de novembro, às 18h – Abertura do Seminário Por que ler os clássicos da Literatura Infantil e Juvenil? Palestra de Ninfa Parreiras. Mediação: Elaine Maritza

Promoção: Confraria Reinações. O Seminário continua, na Ducha das Letras, nos dias 6, 7, 9, 11 e 13, às 19h.

- 4 de novembro, às 18h, na Ducha das Letras – Escola é lugar de ler jornal?, palestra com Carmen Lozza.

- 5 de novembro, às 9h, na Ducha das Letras – Processos de produção literária e produção crítica, oficina com Ieda de Oliveira.

- 5 de novembro, às 18h, na Ducha das Letras – Teatro na escola – Criação e adaptação de textos, com Viviane Juguero.

- 5 a 8 de novembro, no Teatro Sancho Pança, na Casa do Pensamento, na Ducha das Letras e na Arena das Histórias – 2º Seminário A arte de contar histórias:Contadores populares, coordenado por Celso Sisto. Mais informações: Folha do Livro 06

- 6 de novembro, às 15h, na Ducha das Letras – Psicanálise infantil de ontem e hoje, palestra com Celso Gutfreind – Público-alvo: educadores de escolasa especiais e outros interessados.

- 9 de novembro, às 14h, no Ateliê da Imagem – Montagem de exposições na escola, oficina com Adriano Pedroso.

- 9 e 10 de novembro, das 10 às 21h, na Casa do Pensamento – 4º Mutação na Feira – HQs, zines e outras histórias, palestras, oficinas e bate-papos sobre HQ.

- 9 a 11 de novembro, das 9 às 18h, na Ducha das Letras – Curso de qualificação para educadores em participação social, solidariedade e mobilização jovem. Promoção: Parceiros Voluntários.

- 9 de novembro, às 16h, no Ateliê da Imagem – Oficina de contação de histórias com ênfase nas técnicas de invenção desenvolvidas por Gian Rodari, com Marta Lagarta.

- 10, às 9h , no Ateliê da Imagem – Oficina Construindo imagens, colorindo histórias, com Cristina Biazetto.

- 10, às 18h, na Ducha das Letras – A cultura oral e a formação do leitor, com Juracy Saraiva

- 11 de novembro, na Casa do Pensamento, das 10h30min às 18h30min – 10º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS. Convidado especial: Márcio Vassalo

- 11 a 14 de novembro, das 14 às 21h, na Casa do Pensamento e Ducha das Letras – 1ª Semana da Literatura Digital na Feira do Livro de Porto Alegre (leia mais a respeito na Folha do Livro 02).

- 13 de novembro, às 9h, na Ducha das Letas - Oficina Estilos de ler, estilos de ver: encantamento, beleza e estranheza na literatura infantil, com Márcio Vassalo.

- 13 de novembro, das 9 às 13h, na Casa do Pensamento – A cor da escola: desconstruindo imagens, mesa-redonda com Heloisa Pires Lima e Cuti. Promoção: Cecune

- 15 de novembro, às 14h, na Casa do Pensamento – Seminário sobre a Surdez - mesa-redonda. Coordenação: Adriana Sommacal.

- 15 de novembro, às 20h, na Casa do Pensamento – Aula-espetáculo com Mário Pirata.
Vitrina da Leitura
- O blog www.bibliotecamorrodacruz.blogspot.com foi criado para informar, debater e partilhar as atividades desenvolvidas na Emef Morro da Cruz, de Porto Alegre e em sua biblioteca, para promover a socialização de acontecimentos, conhecimentos e idéias. - Seguem abertas as inscrições para o Seminário A Arte de Contar Histórias que se realiza nos dias 9 e 10 de julho, na programação da Feira de Promoções Cachoeirinha 2009, no estacionamento do Hipermercado BIG, com apoio da CRL. Informações: www.historiasaopedoouvido.blogspot.com ou 8190.3757.