sexta-feira, 29 de maio de 2009
UNESP: Concurso Docente: Edital 225/2009
Departamento: Ciência da Informação
Disciplina/conjunto de disciplinas: “Direito Notarial”, “Introdução ao Direito Público e Privado” e “Documentação Contábil” Período de Inscrição: de 18/05/2009 até 16/06/2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Curso a distância de Atualização em Normalização Bibliográfica - Minas Gerais
A Biblioteca Universitária e o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG promovem, a partir de 2 de agosto de 2009, o 3º Curso de Atualização em Normalização Bibliográfica , na modalidade a distância . A coordenação é de Júnia Lessa França, uma das autoras do Manual para Normalização de Publicações Técnico-científicas (Editora UFMG), obra de referência na área, já na 8ª edição, revista (2009).
O objetivo é atualizar bibliotecários, pesquisadores, estudantes e profissionais de editoração com relação às normas da ABNT para publicações. O curso, de extensão, com duração de 182 horas é ministrado ao longo de cinco meses (agosto a dezembro).
Segundo a coordenadora, a bibliotecária Júnia Lessa França, a iniciativa se repete devido aos bons resultados obtidos nas duas primeiras edições. O curso é composto de 20 tópicos divididos em dois módulos, com exercícios para fixação de conceitos e de correção.
O curso é aberto à comunidade e vale certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Biblioteca Universitária da UFMG. São oferecidas 100 vagas por semestre e o investimento é de R$ 990 a vista ou em seis parcelas de R$ 165.
Outras informações podem ser obtidas no site da FUNDEP ou pelo telefone (31) 3409-4220.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 26 de julho de 2009, no seguinte endereço: www.fundep.ufmg.br .
Acesse>Cursos e eventos>Ciência da Informação.
FÓRUM GAÚCHO PELA MEHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - CONVITE
C O N V I T E
O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 05/06/2009, às 14h, no Auditório do FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO – Rua Ramiro Barcelos, nº em Porto Alegre, com a seguinte programação:
I ENCONTRO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
14h RECEPÇÃO
Apresentação do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e do Projeto Mobilizador
Loiva Teresinha Serafini – Vice-Presidente do Conselho Regional de
Biblioteconomia e Coordenadora da Comissão de Educação e Cultura
Manifesto da UNESCO pelas Bibliotecas Escolares
Prof. Dra. Iara Bitencourt Neves
14h30min BIBLIOTECAS ESCOLARES, QUEM SOMOS NÓS?
Apresentação do roteiro para diagnóstico das bibliotecas escolares
Bibliotecária Ana Gribler - Atua na Biblioteca da Escola Técnica da UFRGS
15h – RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Neste espaço serão apresentadas três sistemas municipais de organização de bibliotecas escolares
17h – DEBATES
Com deliberação sobre programação pra 2º Semestre e Encontro Anual
INSCRIÇÃO GRATUITA / Vagas limitadas – 150 lugares
Informação – inscrição – com Denise e Beatriz – http://crb10.isishome.net/bib-e -
Local: Auditório da FABICO – Térreo – Rua Ramiro Barcelos, nº
Porto Alegre – RS
OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO
Disponibilidade de tempo: turno da tarde
Benefícios: Bolsa + Auxílio Alimentação no valor de R$95,70 + Auxílio Transporte no valor de R$ 4,60 por dia.
25ª Feira do Livro de Canoas
25ª Feira do Livro de Canoas
De 20 de junho a 4 de julho
Calçadão da Avenida Tiradentes
Praça da Bandeira
Tema: Canoas 70 anos
Patrono Municipal: Antônio José Giacomazzi
Patrono Estadual: Luis Augusto Fischer
Escritor homenageado: Euclides da Cunha
PARTICIPE
Participe da nossa programação. Se você tiver alguma atividade que possa ser incluída entre em contato.
Telefone: 3478-4449
E-mail: andrea.falkenberg@canoas.rs.gov.br
Curso Empreendedorismo para Profissionais da Informação
Instrutor:Nelson Oliveira da Silva – Bibliotecário CRB 10/854 – www.nelsonoliveiradasilva.com.br
Formado pela UFRGS. Atuou como Auditor interno da ISO 9000 no Sistema Senai-RS e como Avaliador do PGQP-RS. Experiência em Biblioteca Universitária, implantacao e treinamento de sistemas de automação de bibliotecas.
Trabalha com consultoria desde 2005. Moderador e gestor de conteúdo do grupo de mensagens BIBLIOVAGAS.
Objetivo:O mercado atual exige constante atualização técnica e profissionais que saibam agir de forma pró-ativa, abrindo mercados, sabendo como negociar e estabelecer seus honorários.Este curso ajudará o profissional a decidir sua forma de atuação (Abrir uma empresa X Profissional autônomo), mostrando todas as etapas necessárias para se obter sucesso no mercado atual.
Ementa:
1. Empreendedorismo
1.1 Características do Empreendedor
1.2 Etapas do processo empreendedor
2. Perfil do profissional
2.1 Levantamento do perfil
2.2 Capacidades técnicas
3. Mercado alvo
3.1 Definição de mercado
3.2 Definição de produtos e serviços
3.3 Definição de preços e honorários
4. Abrir uma empresa X Profissional autônomo
4.1 Custos para abrir uma empresa
4.2 Custos fixos e variáveis
4.3 Trabalho autônomo: vantagens/desvantagens
5. Plano de negócios
5.1 Análise do Setor
5.2 Plano estratégico
5.3 Plano operacional
Carga horária : 8 horasData: 30/05/2009
Local: ARB – Rua Barão do Gravataí, 244 – conj, 705 – Porto Alegre - RS
Investimento: R$ 80,00 sócios da ARB; R$ 100,00 demais interessados.
Horário : das 08:00h as 12:00h e 14:00h as 18:00h
Inscrições: ARB – fone: (51) 3392-5046 e-mail: arb@arb.org.br
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Concerto para Máquina de Escrever
Survivor Teymuralp playing typewriter on Symphonic Orchester
Clique no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=hT_q3QRFeN0
Porto Alegre: Seminário Cultura Francesa
Literatura, Cinema, Psicanálise, Filosofia, História e Culinária
O ano de 2009 é o ano da França no Brasil. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam o seminário Cultura Francesa. Um dos principais objetivos do seminário é traçar um panorama da Cultura e do Pensamento Francês, procurando evidenciar paralelos entre as diferentes áreas. Os encontros serão aos sábados, das 9h30-12h30, no Teatro Renascença, do Centro Municipal de Cultura.
O preço da inscrição para todo o seminário é de R$ 20,00, com desconto de 50% para estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos. O pagamento pode ser feito nos sábados ou por depósito na conta bancária da Coordenação do Livro e Literatura (Banco do Brasil, agência: 3798-2 e conta corrente: 73427-6 - trazer o comprovante de pagamento).
Informações: seminarioculturafrancesa.blogspot.com
3289-8071/8070 - cll@smc.prefpoa.com.br
23/05
Uma visão panorâmica sobre a França - Monsieur Roche
As artes plásticas francesas - Paulo Gomes
30/05
Baudelaire, o poeta maldito - Maria do Carmo
O realismo de Flaubert - Monsieur Ponge
06/06
Roland Barthes - a estruturação da Semiótica - Renata Requião
Montaigne e o Humanismo - Luís Augusto Fischer
13/06
O Simbolismo na França - Ana Mello
O Sabor da França: a culinária - Chef Philippe Remondeau
20/06
A Escola Estruturalista - Valdir Flores
O pensamento de Jacques Lacan - Robson Freitas Pereira
27/06
Cinema Francês - Roger Lerina
Pós-estruturalistas - Juremir Machado da Silva
Participe dos Eventos da Coordenação do Livro e Literatura:
- Maratona Literária 2, dia 29 de maio, às 19h, no Centro Municipal de Cultura.
Informações: maratonaliteraria.blogspot.com
- PREFÁCIO AO VIVO 2, dia 03 de junho, às 19h, no Centro Municipal de Cultura. Informações: prefacioaovivo.blogspot.com
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Empregados de conselhos profissionais não têm estabilidade
13/05/2009 Empregados dos conselhos profissionais – federais e regionais – podem ser dispensados sem motivação, pois não possuem estabilidade no emprego. Com este fundamento, a Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a agravo de instrumento de uma bibliotecária do Rio Grande do Sul. O relator, ministro Pedro Paulo Manus, observou em seu voto que os conselhos que fiscalizam o exercício profissional têm autonomia administrativa e financeira e são considerados autarquias atípicas e, assim, a seus funcionários não se aplicam as regras destinadas aos servidores públicos.
Demitida em janeiro de 2004 do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (RS), após mais de sete anos de serviços prestados à autarquia, a trabalhadora pleiteou, na 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS), a reintegração ao emprego, alegando a estabilidade prevista no artigo 41 da Constituição Federal, apesar de não ter prestado concurso público. A Vara julgou improcedente o pedido e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) manteve a sentença, esclarecendo que os conselhos de fiscalização profissional, apesar de criados por lei, “não prestam serviço público típico”, pois suas atividades são voltadas “ao atendimento de interesses de categoria específica”. Não teriam, assim, o status de verdadeira autarquia. Para o TRT/RS, por não se sujeitarem ao controle administrativo ou financeiro do Estado, os conselhos “sequer equiparam-se às empresas públicas e sociedades de economia mista”.
No agravo de instrumento que visava a destrancar recurso barrado no TRT, a trabalhadora afirmou que a decisão seria contrária à Constituição Federal e à Súmula nº 390 do TST. O ministro Pedro Paulo Manus, porém, afastou essas alegações. Em sua fundamentação, ele afirmou que os conselhos regionais e federais, embora denominados entidades autárquicas, “têm por objeto a fiscalização das atividades dos profissionais a eles vinculados e, portanto, não se inserem no âmbito da administração pública direta nem indireta, não podendo ser considerados autarquias strictu sensu, mas, sim, autarquias atípicas”. Acompanhando o voto do relator, a Sétima Turma negou provimento ao agravo de instrumento. ( AIRR-274/2004-020-04-40.8)
(Lourdes Tavares)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4404
imprensa@tst.gov.br
extraído de http://ext02.tst.jus.br/pls/no01/NO_NOTICIASNOVO.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=9220&p_cod_area_noticia=ASCS acesso em 15 maio 2009.
CRB-10 : Gestão 2009-2010 : Diretoria e Comissões
Diretoria
Presidente: Débora Dornsbach Soares, CRB-10/1700
Vice-Presidente: Loiva Teresinha Serafini, CRB-10/1051
1ª Secretária: Nariman Marisa Nemmen, CRB-10/1767
2ª Secretária: Sonia Regina Zanotto, CRB-10/997
Tesoureiro: Regis Maria Domingues, CRB-10/205
Comissão de Fiscalização
Coordenadora: Simone Costa da Silva, CRB-10/1564
Barbara Ieger Vianna, CRB-10/1410
Nelson Oliveira da Silva, CRB-10/854
Anelise Tolotti Dias Nardino, CRB-10/1673
Bibliotecária Fiscal: Ana Lucia Wagner, CRB-10/1396
Comissão de Ética Profissional
Coordenadora: Andréa Campello Beneduzi, CRB-10/1661
Clériston Ribeiro Ramos, CRB-10/1889
Ana Cristina de F. Griebler, CRB-10/933
Comissão de Divulgação
Coordenadora: Angélica C. Dias Miranda, CRB-10/1102
Simone Costa da Silva, CRB-10/1564
Andréa Campello Beneduzi, CRB-10/1661
Eugenio Carlos Gallicchio Hansen, CRB-10/1419
Paulo Cattelan, CRB-10/1060
Comissão de Tomada de Contas
Coordenador: Nelson Oliveira da Silva, CRB-10/854
Eugenio Carlos Gallicchio Hansen, CRB-10/1419
Angélica C. Dias Miranda, CRB-10/1102
Comissão Temporária de Educação e Cultura
Coordenadora: Loiva Teresinha Serafini, CRB-10/1051
Sonia Regina Zanotto, CRB-10/997
Paulo Cattelan, CRB-10/1060
Ana Cristina de F. Griebler, CRB-10/933
Simone Costa da Silva, CRB-10/1564